Páginas

sábado, 6 de abril de 2013

Populous (1991): How to Use


Olá todos!
Rodrigo novamente trazendo mais um How to Use para a seção Master Guide: é a vez de um dos meus jogos de estratégia preferidos do Master: Formaremos um só povo na luta contra o mal.Vamos brincar de D'us com Populous!

Quem fez esta obra foi a Eletronic Arts, que muitos alegam que a versão Master System ficou mais bonita que o original. Comprei este jogo no fim de vida do Master System atraído pela linda capa. Mas nunca pensei que jogaria este jogo até os dias de hoje, pois não foi um gato por lebre. Pena que o tempo não permitiu que a capa continuasse na minha coleção, o jogo sim. Como é um jogão que não dá pra simplesmente pegar sem manual, resolvi passar em primeira mão o Guide com tudo que você precisa pra sair detonando mundos.  


DEUS POR FAVOR APAREÇA NA TELEVISÃO...
Populous tem um proposta mais megalomaníaca que Sim City. Você é a própria Divindade e tem de fazer progredir mundos. Eu não acreditei quando a contracapa dizia que eram 4000 mundos com apenas 2 Mega... E a numeração dos mundos realmente chega à 3999. Você começa um mundo com uma pequenina população na Idade da Pedra. Uma boa (loirinhos com bandeira azul) e má (moreninhos com bandeira vermelha, que coisa racista!). Seu objetivo é fazer a população do bem eliminar a população do mal. O numero de seguidores bons aumenta o seu Mana (Ele pode realizar milagres conforme mais fé recebe). Conforme você vence, um mundo com novas características, mais difícil aparece. E Você trocará o título de Mortal para Imortal.   

O Bem & O Mal

O MANA
Vamos falar dos pontos por  tópicos. O item primeiro que você tem que se ligar é a presença de 3 menus (trocados com o botão 2) e o Mapa. Observe o ponteiro na parte de cima da tela.   Este é o MANA, o poder de realizar milagres.  Quanto maior é a população boa, maior é o mana (veja o nível azul do lado do escudo). O Mau também tem um Mana que você não vê. Ele também é gasto quando você determina alguns eventos naturais. Eis os níveis:
1- Nivelamento da Terra: Pode aumentar ou diminuir a terra (para tornar a terra plana pra habitação ou abrir/fechar o caminho) do mapa desde tenha uma pessoa do bem ou bandeira azul na tela. 
2- Mover o Ank: Você pode mover o símbolo sagrado. Com ele, a população pode se deslocar para o mesmo lugar segundo suas ordens.  
3- Terremoto: Útil para aleatoriamente rebaixar a terra. Útil para derrubar construções do Mal.
4- Pântano: Aleatoriamente torna o terreno ruim pra habitar. O personagem que cai na "mancha" morre, apagando também a mancha do Pântano. 
5- Cavaleiro: Transforma o Líder em Cavaleiro ao som de uma campainha. O Cavaleiro tem a única função de matar o inimigo. 
6- Vulcão: Cria uma montanha que destrói habitações, difícil de 
7- Dilúvio: Alaga a maior parte do mundo. Mata aleatoriamente a maior parte da população. Escapam geralmente os lugares mais altos. 
8- Armageddon: Os Anks do Bem e do Mal vão para o Centro da Terra. Todas as habitações desaparecem, e as populações do bem e do mal se reúnem pra uma luta final no centro. Ganha o maior população.     

O primeiro mundo é o Genesis, é possível passar
 direto para o mundo que parou ,  bastando apertar
 o botão 2 e saber o nome do mundo antes do inicio do jogo.


HABILIDADES:
1- MOVENDO A TERRA
Com o Cursor (A Mãozinha) no Mapa você pode deslocar sua visualização ou Mexer na Terra. Para mexer a Terra, você segura o botão 1 e aperta para Cima (sobe o Terreno) ou para Baixo (desce o terreno). Isso gastará algum Mana, mas pouco. 
Para remover Pedras, árvores ou habitações só saem quando você rebaixa até achar água. Quando a terra está plana e sem obstáculos, um personagem passando pode construir uma habitação. Um terreninho, o personagem construirá uma Tenda (Idade da Pedra), um terreno grande plano ele poderá montar um castelo com 4 torres.  Você pode "matar"um personagem rebaixando água até os pés dele (já dei a dica...).   

Os três Menus são divididos desta forma:
À Direita é o Menu das Ordens; O abaixo à Esquerda é o de Visualizações; O acima à Esquerda, o de Poderes Divinos.

2- ORDENS
Você pode dar 4 ordens à sua população:
- Seguir o Ank (Cruz Egípcia): Personagens param de colonizar para seguir o Ank onde ele estiver. O primeiro a chegar se torna o Líder (carregará uma cruz ou crânio) e o povo seguirá o Líder. Se já houver, o Líder irá até o Ank.
- Colonizar (Bandeira): É a regra básica de procurar terrenos planos pra colonizar. Lembrando que as casas fazem o life dos personagens crescer e eles se multiplicarem, e andar demais os fazem morrer.
- Reunir (Boneco): A primeira ordem é unir personagens tornando-os um só, porém mais fortes, e quando não houver, colonizam áreas abertas.
- Guerrear (Espadas Cruzadas): A primeira ordem é partir pra luta se ver inimigos, e quando não houver, colonizam áreas abertas.

3- VISUALIZAÇÕES
Esse é o Menu menos importante. Talvez dois itens são indispensáveis
Pausa (zzz): Pause o game sem precisar de ir no Console
Mover o Ank (Ank): Clique e irá pro mapa, você poderá deixar o Ank onde quer que os personagens vão. É preciso ter o Líder pra mover o Ank. Se ele morrer, o Ank vai para o lugar da morte.
Escudo de Status (?): Clique em qualquer personagem ou habitação para saber seu status (nível tecnológico aparece em desenho de pedra à espada) e life (do verde ao amarelo).
Ver Ank ((Cruz)): Vai direto onde estão os Anks do Bem (Cruz) e do Mal (Crânio).
Ver Escudo ((Escudo)): Vai para onde está o Escudo
Ver Cavaleiro ((Capacete)): Visualiza os Cavaleiros ou os Líderes.
Ver Lutas ((Espadas Cruzadas)): Visualiza as Lutas que estão ocorrendo.


As informações sobre as Regras do mundo aparecem antes:
Qual o Terreno? O Mal cresce rápido ou devagar?
A inteligência do Mal é Alta ou Baixa?
Você pode elevar o terreno com pessoas perto ou só cidades?
A água Fatal (mata na hora) ou vai perdendo life devagar?
 Quantos seguidores tem? O que o Bem e o Mal podem fazer?  

MUNDOS
Decorou todas as regras? Eu sei, ainda não. Só pegando prática no primeiro mundo o Genesis que o Mal é bem devagar. E que tipo de mundos nós temos? Nós temos 7 tipos: Prados e Campos; Desertos, Glacial, Rochosos & Vulcânicos;  Futurístico e Bitmap.
Prados e Campos é o mundo padrão, parecendo um mundo verde medieval. Desertos usam a temática Faroeste (os Anks são totens e estrelas de Xerife), em que as pessoas morrem rápido. Glacial é o mais bonito, parecido com Prados e Campos, mas parece acrescentar uma bela dificuldade. Rochosos & Vulcânicos nos fará lembrar de construções como a Roma Antiga, um dos Ank parece um Espelho e a população se multiplica absurdamente.  Futurístico é dominado figuras geométricas, também de muita beleza. Já Bitmap parece um pesadelo do programador do game: A visualização é bem confusa, pois temos teclados e máquinas de escrever como habitações, canecas de escritório como pedras, Joystick de Atari como Ank e por aí vai.... 

Os Anks são iniciados no Centro do mundo, em geral
a população do Bem iniciará no Norte e a do Mal no Sul.
ESTRATÉGIAS
Agora podemos começar a jogar não sem antes algumas diquinhas pra vencer, leia quando já dominar os controles:
- Uma tática boa é mover o Ank de Habitação do Mal para Habitação do Mal, para que a população do Bem no simples "Seguir o Ank" conquiste em peso os principais castelos. 
- Só faça um Cavaleiro quando o Líder estiver forte, e perto de casas para fazer o novo líder logo.
- Se houver muitas casas fortes num canto do mundo mande um vulcão para destruir tudo.
- Uma forma de fazer a população crescer rápido é montar um castelo: De tempo em tempo abaixe o terreno ao lado do castelo para diminuir a construção (desde que não acabe com ela) e surgirá mais rápido um novo personagem. (Eu usei sempre este truque sujo...).
- Use terremotos apenas para terrenos baixos. 
- Quando o Bem e o Mal estiverem separados por ilhas e você estiver bem de população, mande um cavaleiro e construa uma ponte pra ele. Mova o Ank pela ponte para atrair o exército pro campo inimigo, poupando seu próprio terreno.   
- Evite pontezinhas que o Mal construa pra invadir a ilha no caso acima. Se um cavaleiro ou líder estiver vindo, você pode afundar o terreno e afogá-lo (mesmo que demore muito!...) e deixando algum pântano por perto.
- Use o Pântano e rebaixe o terreno no Ank do Mal, para impedir o acesso a ele.
- Só use o Dilúvio ou Armageddon quando tiver certeza de sua vantagem (Já vi o próprio Mal ganhando, virar a luta para mim, fazendo um dilúvio que acabou com todos o exército DELE). Tenha terrenos altos para o Dilúvio e a maioria para o Armageddon. 
_________________________________________________________
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Populous é diversão garantida pra muitos anos. Este parece um jogo complexo, mas quando você pegar as Ordens, o Ank e os Poderes fica bem fácil. Seja um bom deus, e divirta-se!

12 comentários:

  1. VEJA ONDE CHEGA A CAPACIDADE DO MASTER.JOGOS FANTÁSTICOS COMO Populous. BEM EXPLICADA A MATÉRIA E ÚTIL.
    REALMENTE ESSE JOGO AINDA É BEM ATUAL.VALEU PELAS DICAS RODRIGO. PARABÉNS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fabio.
      Este game me surpreendeu e ainda é viável na Era Playstation. As dicas estão aí pra qualquer um emular sem se arrepender.
      Até mais.

      Excluir
  2. Que 4000 mundos o que, o jogo tem mais de 65000, mas pra jogar esses tem que hackear pois o jogo tem uma defesa contra botar nomes de mundos acima do 5000 infelizmente... mas se quiser ver um pouco disso, bota o nome KILLOGOAL pra jogar a fase 4999 =P

    Não tenham medo de ter o mal como vizinho, vão buscando terreno usando o ank e atacando eles com pântanos (em algumas fases eles não desaparecem quando alguém afunda) .. que eventualmente vcs vão estar mais fortes.. \o/

    Um dilúvio pode afundar o mundo todo se ele for raso o bastante pra isso, então sempre tenham algumas construções em segundo ou terceiro andar (isso já me salvou muitas vezes, maioria dos mundos de rocha e lava a lava mata direto) O.o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pelo menos na capa do cartucho dizia algo parecido. Já tentei este nome Killogoal e não consegui.

      As dicas essencialmente são estas mesmas que vc citou. Mas mesmo assim, ainda achei mundo que afundei um cavaleiro na lava e ele demorou muito tempo pra morrer.
      =P

      Excluir
    2. Só re-explicando: as capas e manuais tem contradições de acordo com o país de jogo, mas nunca vc consegue jogar tantos mundos como ele promete, o jogo para.

      Excluir
  3. Eu cheguei a jogar a versão de Mega Drive, justamente, em meu "hiato" de 2 anos que tive de Master System (entre 1992 e 94).
    Embora eu tenha achado um game fantástico, assim como Centurion, Power Monger ou Dune, jogos de estratégia assim me davam sono e logo parava. "Depois, eu jogo mais", pensava mas, nunca acontecia tal retorno. Rss!
    Agora, o que me espantou mesmo agora foi saber que Populous de Master tem só 2 megas. Como é que conseguiram esta proeza? Impressionante!
    Até mais!

    P.S.: Mandou super bem no guide, Rodrigo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fui muito fã de jogos de construir. Rss
      Mas esse me pegou de jeito, é gostoso e os milhares de mundo (que já pesquisei que não tem consenso nem em versões nem em manuais de países diferentes) me surpreendem com os 2 Megas, coisa do programador que deve ser cobra! rss
      Abraço.

      Excluir
  4. De nada, Willians!
    Eu sou apaixonado por esse joguinho. Muitos colegas tinham medo de começar pelo fato de não terem manual, pois então montei um mini manual aqui no QG.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Cara incrivel é legal saber que tem gente que joga isso,eu jogo a versao de super nintendo a sei la 5 anos e nao sabia dessa estrategia de colocar o ank em territorio inimigo,se vc estiver lendo esse comentario saiba que a comunidade de populous nao morreu ainda

    ResponderExcluir
  6. na verdade Ank é uma chave,LITERALMENTE vc usa um ank para abrir uma porta mística ou portal

    ResponderExcluir