Faz uma cara que não temos review novo no Blog do QG, mas voltamos aqui por uma ótima causa: confira aqui um remake indie sonhado por muitos proprietários do Master para curtir no Mega Drive. Estamos falando de Hayato's Journey!
Desde os anos 90 um jogo me fascinou muito e era Kenseiden para o Master System. O primeiro jogo de luta que joguei (pessimamente, afinal, foi no Master de um primo bem ciumento com seu console) e apesar de ter sido criado para competir com Castlevania do NES pela temática de terror, ele ficou mais marcado pela sua temática oriental. Tanto que temos farto material sobre o Game aqui no QG.
Uma dupla desenvolvedores talentosos pegaram a empreitada de fazer um remake digno de continuar essa obra, o Master Linkuei (que já tem um bom curriculo de upgrades de games clássicos) e o músico Edmo Caldas pegaram pesado e montaram o game.
GRÁFICOS E SONS
A parte boa é que fãs de Hayato não terão do que se queixar da fidelidade da continuação espiritual do game: os gráficos são diretamente baseados do jogo original, com algumas modificações na paleta de cores e mais detalhados, aproveitando de ser o jogo desenvolvido para o Mega Drive. As cores do protagonista parecem inspirados na versão Sul coreana do jogo.
Os acréscimos que encontrei aparecem tirados de outros jogos da SEGA, como Revenge of Shinobi e Spellcaster.
A trilha, sob a batuta de Edmo Caldas, dispensa comentários e pode ser conferida antecipadamente no Options.
Uma das coisas mais geniais é que ao jogar Kenseiden, apesar de adorar o game, sentia falta de mais inimigos humanos (Ninja e outros samurais, os de forma humana são fantasmas) e lá estão, ripados de games como Shinobi, os guerreiros medievais japoneses como adversários de Hayato.
O Dragão que só aparecia no nome da sua espada, aparece no game. Algo que me causou uma sensação que me lembra quando vi a capa do Mortal Kombat 1 e depois o vi no fatality do Mortal Kombat II.
WAY OF THE WARRIOR
E na parte da Ação e jogabilidade é que encontramos a originalidade. Na história, não temos o Hayato canônico, mas um de seus descendentes que recebe do seu Mestre a advertência do retorno do vilão Yonensai que sequestra sua namorada (mais retrô que esse plot, impossível). No caminho, também ele resgata alguns camponeses no estilo de Shinobi e Golden Axe 3.
Neste game, o jovem Hayato tem o repertório completo que seu ancestral adquiriu no game original, sem precisar de desbloqueio e pode ser conferido na Info. Ele também conta com flechas e uma magia do tipo Limpa-tela. É um samurai completo, apesar da primeira versão eu entender que a ideia principal era ele resolver tudo na espada.
Aliás, o desafio é duríssimo, principalmente nas fases de plataformas que você precisa dosar os saltos. Mas isso, só me deu a sensação de quando estreei o primeiro jogo, antes de memorizar cada "armadilha " preparada pelos desenvolvedores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se você é como eu, que tem saudades de um jogo 8-16 bits novo e foi muito fã de Kenseiden nos anos 80 e 90, não vai se arrepender deste game.
Ele preenche a sensação de nostalgia de muitos fãs que sentiram falta de uma continuação.
Ele pode ser encontrado pra baixar, e como serviço à comunidade retrogamer, absolutamente gratuito por respeitar os direitos autorais da SEGA.
https://master-linkuei.itch.io/hayatos-journey
Master Linkuei e Edmo Caldas estão de parabéns. 👏👏👏
Recomendo! Até o próximo review!
Sensacional esse jogo pelo trailer já me conquistou viu curti tudo o que vi até agora não deixarei de jogar.
ResponderExcluirEsse jogo conferi em primeira mão e como fã de Kenseiden, digo, é uma continuação à altura do original.
ExcluirJá está na minha lista de backlog, joguei um pouco pra testar e gostei bastante! Nosso amigo podia fazer mais continuações nesses moldes, como Altered Beast e Zillion, por exemplo.
ResponderExcluirSaudações, Rodrigão!
ResponderExcluirTudo bem?
Depois de um longo "inverno", consegui recuperar minha senha aqui do blog. Logo, postarei texto novo (aliás, tenho alguns engatilhados que, não conseguia).
Quanto ao seu review, farei "chover no molhado"... mais um belo trabalho seu de, um game, que ficou maravilhoso. Que época boa para, continuar sendo, fã de "game véio". Rss!!!
Mande mais, cara... irei curtir!
Abraço!