Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Master Review - Sonic 2 LD Episode 01 (2010)

Não, você não leu errado, o ano de lançamento é mesmo 2010. Mais precisamente 25 de novembro (um leve atraso de horas, já que deveria ser dia 24). Sonic 2 LD Episódio 01 é um demake feito por fãs.
Pra quem já vem acompanhando blog, já deve visto no post anterior que falei brevemente sobre o jogo, mas ainda não tinha testado pra valer. Hoje trago à vocês uma análise mais completa pra você decidir se deve ou não experimentar. Vale lembrar que esse é o Episódio 1 e só temos a primeira fase. Trata-se de uma versão beta com alguns bugs. Com certeza os erros serão acertados nos próximos episódios.


Supersônico em Low Definition.

O criador do projeto é o Doc Eggfan e ele nos explica o porque do LD: "The name was then changed to Sonic 2 LD (Low Definition) as a parody of the Sonic 2 HD community project."
Em miúdos: O nome é uma referência ao projeto Sonic 2 High Definition que ainda não saiu, por isso a versão 8-bits ganhou o Low Definition (LD).

Já baixou o jogo? Se quiser ler primeiro e baixar depois ok, mas se quiser baixar agora clique aqui.

Lembrando que todos os créditos são do site SonicRetro.







Pressione o 2.



Antes de começar, passamos por uma fase de teste, a Emerald Hill Zone Act0, também conhecida como Limbo Zone. O cenário é totalmente à la Matrix Mas é Vapt-Vupt, você mal começa a correr e já acaba.
Então começamos o jogo no Act1. A forma de apresentação da fase é ainda no esquema do Sonic 2 do Master, com um desenho do Sonic e da Tails em ação.



De imediato percebemos que as músicas não foram portadas do jogo do Mega Drive. Também não é a música da primeira fase do Sonic 2, trata-se de uma música do mesmo jogo, mas de uma outra fase, a Green Hills Zone, e que, ao meu ver, é bem adequada. Mas ficou a promessa de que seria uma versão da 16-bits.
Ao começar a correr com nosso herói, constatamos que o trabalho de Doc Eggfan foi brilhante no que diz respeito aos gráficos, sprites e level design. O cenário está fantástico. Muito bem detalhado, muito caprichado. Até o loop parafuso foi inserido.



     

E por falar em gráficos...

O level design de Sonic 2 LD é impressionantemente fiel ao jogo do Mega Drive (para os padrões 8-bits, claro). Tudo muito caprichado, tudo muito bonito. Os sprites dos personagens estão muito bons e mais bonitos do que a versão original do Sonic 2 para o Master System.


Quanto as gráficos, foi explorado tudo aquilo que o que um 8-bits pode apresentar. O jogo ficou muito bonito e ganhou muito com detalhes bem desenhados.

Problemas técnicos. 

Para ficar bom mesmo, algumas coisas devem ser resolvidas:

• Os Masher (Badniks Piranhas) machucam o Sonic, mesmo quando pulamos atacando elas.
• Os loops ainda não estão funcionando, Sonic passa direto por eles. A menos que isso seja proposital, o que eu duvido, isso deve ser arrumado, uma vez que o Sonic pode sim fazer loops no 8-bits, como foi projetado no próprio Sonic 2 original na fase Green Hills Zone.
• O Spin Dash ainda não existe. Também deve ser arrumado, pois assim como o loop, é possível termos essa ação na versão 8-bits, como vemos no jogo Sonic Chaos.
• Faltou a Tails. Não tenho certeza se vai ser inserida, mas deveria, pelo menos como opção de escolha para jogar.


Se ver esse peixin, corre!

Abaixo: Spin Dash (Sonic Chaos) e o Loop (Sonic 2). Quem disse que não rola no 8-bits?

 


Comparações.

Algumas telinhas comparativas, na esquerda a versão 16-bits, no meio a versão 8-bits demake, na direita, a versão original 8-bits. Clique nas imagens para ampliá-las.

Curiosidades... ou bizarrices?

Atenção: Contém spoilers sobre o final do Episódio 01.

Doc Eggfan é um rapaz com um senso de humor um tanto quanto sarcástico. Ele inseriu neste primeiro episódio de Sonic 2 LD ao término dos 3 atos uma continuação escondida atrás dos créditos. O lance é que essa continuação leva Sonic ao mundo de Mário. Teria essa brincadeira alguma relação com os boatos de que Dr. Ivo "Eggman" Robotnik foi criado para lembrar o Super Mário (ambos usam roupa vermelha, são gordos e têm vastos bigodes)? Li isso poucos dias atrás no Museum do Games, matéria do Tristan.ccm e achei muito interessante a associação.
Enfim, o lance é que nesse Easter Egg a gente pode passear num Mario World gigante, até que no fim acabamos capturados pelo Gordão. Não tem jeito. Eggman ganha. Ou seria o Doc Eggfan disfarçado mostrando que ele nos venceu? Enfim, para entrar nesse mundo, quando a tela final de créditos (tipo Matrix) aparecer, corra (mesmo que você não veja o Sonic) para a direita e pule, você vai quebrar alguns blocos não visíveis e cair numa tela onde o Toad está. Passe pela placa e continue o jogo. Confira algumas telinhas (clique nas imagens para ampliá-las) e tire sua conclusão:










Conclusão.

Sonic 2 LD Episode 01 ainda não está finalizado. Ainda tem muitos bugs, ainda não tem a música portada, ainda não convenceu. Mas estamos falando de uma versão beta, um jogo ainda na fase de testes. O jogo é graficamente muito bonito e muito caprichado e tem um potencial alto para ser perfeito. Vamos aguardar novidades de Doc Eggfan, enquanto isso acho que vale muito a pena sim, baixar o jogo e testar.


Abraço a todos.

14 comentários:

  1. Jogo estranho. Acho que o cara deveria ter esperado para polir mais o hack e lançar mais pra frente, com tudo corrigido.

    Tipo, as fases não têm aquelas subidas pro personagem ganhar impulso. Então certas partes nem dá para sair do lugar!

    Mas, vamo ver nas outras versões isso aí melhora!

    ResponderExcluir
  2. Belo post! Concordo com o comentário acima, foi lançado muito as pressas. E muitas coisas sem sentido. Se foi de fato uma demo (para mostrar como será) está incrível, mas como final.. ta muito fraco no geral.

    Mas é aquilo.. A idéia do damake - revitalizar um jogo para Master é incrível.

    ResponderExcluir
  3. Esse review foi supremo. Comparações, easter eggs... Não há nada mais a ser dito. =O
    (Exceto que a esmeralda do caos azul está na Emerald Hill 1, no começo da fase, há.)

    @00_Agent
    O cara queria lançar o hack no Sonic Twosday e deu nisso, né? E olha que o hack foi lançado nas 6:00 AM do dia seguinte.

    ResponderExcluir
  4. @00_Agent
    Fala Rafael! Cara, ainda ta faltando aparar muitas arestas pra ficar bom, tomara que eles melhorem mesmo...

    @Henrique
    Valeu Henrique, também espero que seja apenas um demo... rsrs

    @yoritoshi
    Grande Emerson! Valeu pelos elogios, cara! Quanto a esmeralda, que vergonha, não achei... fiquei procurando no Act2 =S

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Leo S! Matou a pau véi, é isso mesmo exatamente sem tirar nem por que eu acho desse DEMAKE kkk Único ponto a acrescentar, eu acho que ele assim como Sonic Fan Remix, CONVENCE SIM!! Em ambos podemos esperar muita progreção e evolução ainda, e o que foi apresentado ainda que beta, mostra um trabalho caprichado.
    Eu espero muito dos 2!

    ResponderExcluir
  6. é o que eu te falei ontem... não gostei! xD
    talvez resolvendo os problemas na versão final (e colocando uma música decente, que afina, whatahell é aquilo???) =D

    ResponderExcluir
  7. @Sabat
    Ae Sabat! É isso mesmo, vamos ser otimista, o cara deu um capricho, ficou bonito, vamos dar crédito que a próxima versão esteja redondinha.

    @Edwazah
    Então, ele usou a própria música do jogo original do Master mas de outra fase... realmente tá devendo, rsrs. Valeu Ed!

    ResponderExcluir
  8. Também estou aguardando um versão definitiva para poder julgar melhor este trabalho... ainda há muitos bugs e coisas para resolver. Agora adorei a inclusão do Reino dos Cogumelos no jogo... uhauhauhaua... ótima sacada! Tomara que isso se mantenha na versão final do demake.

    ResponderExcluir
  9. Cara, o próprio Doc Eggfan mencionou o seu review lá na Retro: http://forums.sonicretro.org/index.php?showtopic=11789&view=findpost&p=534022

    Foda. =)

    ResponderExcluir
  10. @André Breder
    Fala Breder! Cara, a inclusão do Reino dos Cogumelos foi muito louco, uma surpresa bem bacana, o cara tava viajando no ácido quando fez o jogo, rsrss

    @yoritoshi
    Uhhuu que massa \o/

    ResponderExcluir
  11. Excelente post, Leo! As imagens de comparação ficaram show de bola! =D

    Agora, quanto ao jogo, eu acho que o autor deveria ter utilizado a rom do Sonic Chaos. Esse game tem praticamente todos os elementos dos jogos 16-bits. Já Sonic 2 SMS não possui as rampas estilo Half-Pipe, e por causa disso o autor utilizou soluções muito estranhas. Mas a parte gráfica e a Mushroom Kingdom Zone ficaram muito lokas!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. @Adinan A.
    Valeu, meu amigo!
    Concordo contio, o Sonic Chaos tinha tudo que ele precisava. Mas vamos ver como vai sair o próximo.

    @Willi JRCW
    Fala rapaz, blz? Cara, ta o link no post, mas se quiser, copia e cola esse endereço aqui: http://info.sonicretro.org/images/e/e5/Sonic_2_LD_Episode_01_-_EHZ.zip

    ResponderExcluir
  13. Vou baixar para conferir.

    E obrigado pelo comentário sobre meu post no MDG, Leo!

    ResponderExcluir