Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

O primeiro console a gente nunca esquece - TV Game 2600


Saudações galera! Adinan novamente! =D

Este post faz parte do novo meme "O primeiro console a gente nunca esquece". Se você tem um blog e também deseja participar, basta primeiro criar um post sobre o console que tirou sua "virgindade gamística", e avisar nos comentários para que seu post seja incluído na lista de blogs participantes.

Abaixo segue o meu relato sobre como entrei no mundo dos games, e o console que abriu as portas para este novo mundo. Fiz um post similar há algum tempo no meu blog Side Scroll Castle (pode conferir clicando aqui) onde o foco principal era a minha infância. Já neste post quero me focar mais no próprio console.

Enfim, tenham uma ótima leitura!



Lá pelo início dos anos 90, eu tinha apenas 6 anos de idade, mas adorava jogos! Cartas, tabuleiros, brincadeiras de rua...qualquer tipo de jogo me atraía. Assim, não demorou muito para que os videogames começassem a me atrair também. Bastava andar um pouco no shopping e dar de cara com lojas exibindo seus maravilhosos clones de NES em funcionamento. Além disso, não era difícil esbarrar em uma das irresistíveis máquinas de arcade. Simplesmente amei jogar Jungle King, mesmo sem conseguir passar da primeira fase. Era simplesmente encantador esse negócio de controlar personagens do outro lado da tela.

Logo em seguida, meu vizinho ganhou um Phantom System, e ficava se gabando no melhor estilo Kiko possível (e pensar que o pai dele mal deixava ele tocar no console, coitado). Assim não demorou muito e pedi pro meu pai esse tal de vidiogueime.

Eu não manjava bulhufas de videogame, e meu pai muito menos. Assim, ele comprou um clone de Atari VCS, o TV Game 2600. Devia ser um dos consoles mais baratos da época, mas tinha uma ótima vantagem: tinha em torno de 120 jogos na memória, bastava pressionar um botãozinho na traseira do console para trocar de jogo. Assim nem seria preciso se preocupar em adquirir novos cartuchos por um bom tempo.


Considerando que o reinado do Atari já tinha acabado, e que o NES e o Master já eram realidade no Brasil, comprar um 2600 era como comprar um Polystation na época dos 32-bits. Mas eu reclamei? Não mesmo!!!

Não é à toa que o Atari 2600 se tornou uma lenda. O grande segredo do console é ter uma excelente biblioteca de jogos viciantes. E meu TV Game tinha um ótimo acervo de games na sua memória: clássicos como Pitfall, Enduro, River Raid, Frogger, Donkey Kong, Space Invaders, Missile Command, Frost Byte, Spider Man e Pac Man (que embora seja um dos culpado pelo Crash de 1983, foi um dos meus games prediletos).

Não havia nada de complexo nos jogos, era muito fácil jogar. Bastava pressionar o SELECT para selecionar o modo de jogo, e depois RESET para iniciar a partida, que necessitava apenas de uma alavanca e um botão para controlar a ação. Passei horas jogando River Raid com meu pai, disputando pelo placar mais alto e vendo quem conseguia chegar mais longe nos estágios desta obra de arte da Activision. River Raid foi um dos poucos jogos que meu pai jogou comigo, e se for falar com ele sobre videogames, a primeira coisa que vem na cabeça dele é o jogo do aviãozinho no rio. Com raríssimas exceções, era fácil aprender a jogar, sendo um console ideal para quem estava começando a engatinhar no mundo dos games.

E o mais legal é que, apesar dos jogos serem fáceis de se aprender, era difícil ser bom em cada um daqueles games. Os jogos do Atari 2600 se preocupavam apenas em apresentar um problema, as ferramentas necessárias para resolver o problema, e buscava dificultar o mesmo problema de acordo com o progresso do jogador. Além disso, a medida que você vai melhorando suas habilidades e aumentando o placar, você passa a comentar o feito com amigos, e começavam a surgir campeonatos e duelos para ver quem era o melhor jogador, surgindo mestres para cada jogo. Tudo isso era muito divertido e recompensador, rendendo novas amizades e rivalidades!

Com o meu TV Game, fui uma criança muito feliz, deixando minha imaginação fértil aproveitar-se dos gráficos abstratos e limitados dos jogos para criar meus próprios enredos, objetivos e personagens. Tinha na minha cabeça a imagem dos pilotos dos aviões de River Raid, e ficava me imaginando dentro de uma corrida de fórmula 1 a cada partida de enduro, com direito a música de vitória do Ayrton Senna ao vencer um estágio. Foi uma época muito bacana que me rendeu muita diversão.


Mas essa época durou pouco. A Tec Toy não deixaria que eu continuasse vivendo de Atari para sempre, através de seu poderoso ataque de marketing. No natal de 1991 eu era um feliz ganhador de um Sega Master System II, e a partir daí meu foco foi direcionado para desvendar o reino de Radaxian e bater recordes nos jogos de verão.

Mas o Atari não foi totalmente esquecido. Como o Master System era um videogame novo e eu tinha medo de danificá-lo, o meu TV Game era companheiro constante de viagens de final de ano. Após cansar da praia, nada como jogar um bom clássico da segunda geração de videogames para encerrar a noite. Só fui aposentar o Atari mesmo depois que eu ganhei um Super Nintendo no final de 1993, quando o Master System passou a ocupar o lugar do Atari como companheiro de viagens.Apesar disso, tenho o Atari guardado até hoje, e duvido que eu consiga vendê-lo, tamanho o carinho que tenho pelo meu primeiro console.

Ainda revivo os bons tempos com o emulador Stella no meu notebook e o emulador de Atari para PS2. Tenho inclusive uma história muito bacana com o Stella: um dia desses meus primos levaram um PS3 com Gran Turismo 5 Prologue lá pra casa. A gente jogou bastante, mas uma hora cansei e resolvi jogar Enduro no notebook. Meu primo menor torceu o nariz para aquele jogo do arco da velha, mas foi o que bastou para tirar meus primos mais velhos do PS3. Uma prova de que os jogos do Atari possuem um charme incrível, difícil de ser esquecido após tantos anos por aqueles que vivenciaram essa experiência.



E é isso pessoal! Espero que tenham gostado deste meu relato. O que vocês acham do Atari 2600, vocês curtiram essa época ou acham os jogos ultrapassados demais? Me respondam nos comentários! =)

Deseja ler como foi a primeira vez da galera da blogosfera retrogamer? É só clicar nos links abaixo!
Abraços e até o próximo post!

E a propósito...
Have you played Atari today?

23 comentários:

  1. Também tive um TV GAME com jogos na memória, mas este eu ganhei tirando o primeiro lugar em um torneio de Street Fighter 2 aqui na minha cidade.


    =D

    ResponderExcluir
  2. Lembro que um amigo tinha um TV Game. Na época os consoles de 8 Bits já estavam no mercado, mas era sempre bom relembrar os jogos do Atari 2600! Bons tempos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana seu relato, surgiu a nostalgia aqui agora, lembro muito bem como era esse negócio de disputas, rivalidades, fazer novas amizades, era tudo bom, a cada post que leio desse MEME eu recordo mais e mais coisa, tá de parabéns, ótimo post.

    ResponderExcluir
  4. Tv Game... acho que era isso que meu vizinho meio rico ganhou atrasado, porque o dele também tinha milhares de jogos gravados.

    Parece que o Atari foi o videogame dos pais jogarem com os filhos, né?

    Acho que no Brasil quase todo mundo ganhou os videogames atrasados... assim eles ficaram ainda mais charmosos.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  5. @Nesbitt
    Opa, aí sim! Mesmo na época do Street Fighter II, um TV Game era um ótimo prêmio! =D

    @André Breder
    Bacana, sempre achei que eu era o único a ter um TV Game, a maioria dos meus amigos arregalavam os olhos quando eu mencionava que o meu Atari tinha jogos na memória.
    Sem dúvida era sempre bom relembrar do 2600. Mesmo com o Master, eu ligava o Atari de vez em quando para umas partidas de River Raid com meu pai.

    ResponderExcluir
  6. @Solo Player
    Valeu, Solo Player! Ainda tô lendo os posts da galera, e a nostalgia tá alta aqui também! =)
    Sobre as partidas com amigos, sinto muita falta desse tempo, antes de ter multiplayer online o esquema era reunir a galera na casa de alguém ou na locadora, o que rendia horas de jogatina e muita diversão!
    Abraços!

    @GLStoque
    Verdade, o Atari foi o console para pais e filhos. O legal do Atari é que tinha jogos para todos os gostos, era difícil não encontrar pelo menos um jogo para cada pessoa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Poxa eu tb sempre gostei de jogos de carta, tabuleiro , etc...
    Acho que esse é o espírito do gamer, jogar ... jogar qualquer coisa mas jogar.

    Bem legal!!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tive um atari -.- Achoq fui a única no mundo tb ^^ Dá uma vontade de ter jogado qnd eu leio histórias como essa :P

    Nosso site tb tem um texto sobre o primeiro console, se quiser dar uma lida http://is.gd/HD7WyX

    ResponderExcluir
  9. @ritalinando
    Pode crer, deve ser o espírito gamer esse gosto por jogos diversos. Mesmo tendo um videogame eu adoro jogos de mímica, tabuleiro e partidas de truco. Tem um bar/luderia aqui em São Paulo que tô loco pra conferir, me falaram muito bem de lá e tem um monte de jogos de tabuleiro! =)
    Abraços

    @Mary
    Acabei de ler o post do seu site, curti ambos os textos! Adoro ambos os consoles 16-bits, no momento tenho um SNES mas tô querendo comprar também um Mega Drive. =)
    Ah, quanto ao Atari recomendo baixar o Stella, um emulador de Atari 2600. Vale a pena conferir, pois foram jogos que fizeram a história da nossa indústria. Tem também o site http://www.jogosdeatari.com.br/, onde você pode jogar direto do browser, sem a necessidade de baixar emulador.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. HA quase.. o meu primeiro console que eu joguei foi o Master System 3 que vinha o Alex Kidd na memoria (tenho ele aqui até hoje.. mas não funciona) muito boa essa época.. lembro até do Mortal Kombat que eu tinha realmente é nostalgico... só eu que reparei mais muitos aqui começaram com o clone do Atari kkkkkkkk só vejo posst dos caras falando que jogaram o clone da criatura kkk

    Legal o post parabens

    ResponderExcluir
  11. Estou visitando todos os blogs participantes e pedindo que atualizem a lista de blogs do MEME nos seus respectivos posts... Dá um Ctrl+C na lista lá do JCOAS, que tá em ordem alfabética e tá facim de ver qual que tá faltando na sua lista... Aquele Abraço... Vamos ajudar a divulgar...

    IMPORTANTE: Não deixe de comentar no post dos outros participantes, deixe sua opinião, sua visita, vamos fortalecer e ampliar essa corrente...

    Esta é uma mensagem padronizada que enviei para todos os Blogs da B.E.R.G. que estão contribuindo para o MEME "O primeiro console a gente nunca esquece..."

    ResponderExcluir
  12. Show de bola Adinan XD Rapá, eu não sabia que essa parada de jogos na memória tinha começado la atrás com os clones de Atari kkk
    Mas eu ja vi também que história triste em relação ao Atari foi só a minha ahUAHahUHA

    ResponderExcluir
  13. Olá! O Nintendo Blast está na onda também agora gente. Já adicionamos o link de vocês no nosso post.

    Segue o nosso link: http://www.nintendoblast.com.br/2011/04/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.html

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  14. @Administrador_Leonardo
    Opa, valeu! Também tenho um Master System até hoje, só não sei se está funcionando XD. Pelo que andei lendo os clones de Atari reinam absoluto neste meme! =)

    @Solo Player
    Blz, atualizando aqui!

    @Sabat
    Valeu Sabat! =D
    Nem me fala da sua história com o Atari, chegou a rolar uma lágrima quando li o seu post. Pois é, toda vez que eu falo do Atari com jogos na memória o pessoal solta um WTF, acho que esses clones não eram muito populares por aqui. Mas era um sistema precário também, foi ficar bom só na época do NES.

    @Nintendo Blast
    Opa bacana, vou conferir o post! E parabéns por entrar no meme! =D
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Cara, muito bom o post, gostei bastante!

    Agora falando do Atari. Eu vim a conhecer ele por acaso, pois ganhei o Super Nintendo com 3 anos e o NES com 4 ou 5, eu acho. Eu jogava só esses dois, até que um dia, limpando o armário de calçados, meu pai achou uma mala onde ele havia guardado seu Atari. Ele me mostrou o Atari e, mesmo eu tendo o Super Nintendo que era bem mais colorido e com jogos mais complexos, fiquei fascinado pelos jogos, eu e meu pai jogamos Atari por alguns dias e ele guardou de novo, para não estragar (pois a TV não tinha entrada, então a gente fez uma gambiarra e o videogame ficou em cima de uma cadeira, mas tava uma bagunça e fomos obrigados a guardar).

    Meses atrás ressuscitamos o Atari e jogamos ele de novo. Foi a mesma nostalgia. Enduro, River Raid, Frogger, tem mais ou menos tudo aqui. Foi bem legal. Eu gosto do Atari, não sei porquê dizem que ele é tão ruim, pois eu acho que para a sua época seus jogos são muito bons. Que bom que você pôde aproveitar bem o Atari, minha única deficiência gamistíca foi justamente não ter tido amigos pra fazer campeonatinho (aqui na minha cidade a piazada é ligada em bola, sabe? E dos meus amigos eu sou o único que tem videogame, então as disputas são sempre aqui em casa *chora*), mas acho que aproveitei bem também, pois tive meu pai pra jogar comigo, e também um amigo que hoje infelizmente não mora mais aqui, mas jogos muitasso comigo também.

    Grande abraço pra vocês do QG Master!

    ResponderExcluir
  16. Eu sei que já se passou algum tempo desde que o meme rolou mas você poderia atualizar com o novo meme que foi escrito lá no meu blog...
    escrito por Romulo Kusanagi

    http://xgamegeniusx.blogspot.com/2011/05/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.html

    ResponderExcluir
  17. @Willi JRCW
    Valeu, Willi! Ainda hoje o Atari me fascina, pois de fato o console tinha gráficos abstratos, mas era uma ferramenta incrível para estimular a criatividade da criançada. Eu mesmo criava personagens baseados nos jogos e ficava imaginando um enredo para River Raid e outros jogos. É uma pena que a criançada hoje não valoriza o console que fez a alegria de seus pais e irmãos mais velhos.
    Abraços

    @Administrador_Leonardo
    Opa, tá atualizado aqui! A idéia é que continuemos a atualizar a lista, e vamos torcer para que mais blogs participem! =)

    ResponderExcluir
  18. Os jogos do atari têm um charme mesmo! É uma pena que os jogadoras das gerações mais novas torçam o nariz. Muitos deles só se importam com os gráficos cada vez melhores, mas os games são mais do que isso. Vejo o pessoal comentando que usava bastante a imaginação com o atari, e acho isso super legal. Bem que eu queria ter jogado...

    ResponderExcluir
  19. Adinan, que demais ler esse relato. Me fez viajar e lembrar das minhas experiências gamísticas. Eu jogava muito o Atari na casa do meu primo até 1989 quando ganhei meu Master System (recém-lançado no Brasil) no meu aniversário de 9 anos...
    E como eu me divertia com os jogos do Atari. Cheguei a ganhar um anos mais tarde de um outro tio meu, e olha que mesmo tendo Master, eu ligava o dito cujo e jogava muito!!! Fantástico!
    Abração!

    ResponderExcluir
  20. Ah, esqueci de comentar, o que eu ganhei do meu tio era o Atari 2600 já usadasso e abusadasso... hhahahaha

    ResponderExcluir
  21. @Leo S.
    Pode crer, mesmo com o NES e o Master reinando, Atari ainda era muito divertido. E ainda hoje me divirto com o bom e velho Atari!

    Queria ter tido essa sorte de ganhar videogames dos tios, mesmo que abusados. Queria muito o Mega Drive do meu primo, pena que deram um sumiço nele. Já minha namorada teve mais sorte, ganhou um clone de NES da tia com vários jogos. Durou pouco pois estava bem detonado, mas ela pode curtir muitos jogos legais enquanto durou. =)

    Abraços

    ResponderExcluir
  22. @Patty K
    É justamente o que eu mais curto no Atari, ele é uma ferramenta forte para despertar a imaginação das crianças. Mesmo sem manuais e boxart explicando o que são os quadrados coloridos na tela, eu viajava criando meus próprios personagens e enredos para os jogos. Sinto muita falta dessa época. =)
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Cara, já vi um desse dando sopa na ferinha do rolo aqui em Itu! hahahaha!

    Bem, não comprei pois o vendedor não parecia confiavel e estava todo sujo e talz...

    Bem, minhas sinceras desculpas pela demora em conferir o seu post! hehehe! correria e não ví todos da lista de participantes.

    Concordo com você, meu velho comprou um Atari na epoca em que o Super nes estava no auge e mesmo curtindo o Snes, aproveitei um pouco o Atari e joguei bons titulos, não todos quanto gostaria mas me divertir muito.


    Otimo post vei ;)

    Cara, adicionei o QG no Arquivos do Woo ;)

    ResponderExcluir