Saudações Pessoal,
É o Rodrigo novamente trazendo mais um game vindo diretinho dos gibis. Desta vez nosso passeio não será nos USA, no Japão ou mesmo no Brasil, mas no lugar em que o Master System também foi rei: a França!
Confiram comigo este review sobre o primeiro game de uma das séries bem sucedidas do Master: Asterix.
Na tela de inicio, a opção entre inglês ou francês. |
Carrego boas lembranças de Asterix na minha infância, quando passou pela primeira vez na Bandeirantes, nunca esqueci aquele diálogo:
OBELIX: Asterix?...
ASTERIX: Fala!
OBELIX: Posso ser amável com ele?
ASTERIX: Pode...
OBELIX: POW!
Assim me tornei fã inveterado da dupla, e para minha bela surpresa, vi os dois em atores de carne e osso na adolescência, estrelando Gèrard Depardieu como Obelix.
Por incrível que pareça, nós brasileiros conhecemos os gauleses melhor que os norte-americanos e os japoneses, daí que foi lançado no sistema em que era mais popular: O Master, como Asterix, era popular no Brasil, Europa e Austrália. Este game foi como os de Mickey e Mônica (que tem a mesma idade do Gaulês), com a missão de popularizar terreno para a SEGA.
No enredo do game, como todos sabem pelos quadrinhos ou pelas aulas de História, em 50 a.E.C o Mundo Antigo era totalmente governado pelo Império Romano. Quase totalmente, pois uma pequena aldeia bárbara resistia aos ataques de Cesar. Eram os gauleses cujo segredo de sua força e bravura era a poção mágica feita pelos druidas. Cesar teve a ideia de sequestrar o druida responsável pela poção, Getafix.
Sem a poção, os gauleses vão fraquejar e enfim, serem derrotados. A missão para resgatar o sacerdote cabe aos dois mais valentes heróis da Gália, Asterix e Obelix, com seu cãozinho Ideafix.
Dica: Nesta fase, você tem que se ligar com o pântano que afunda e com os caldeirões que podem tanto servir de plataformas, quanto de túnel. |
GRÁFICOS E SONS
Parece exagero, mas um colega disse que achava se tratar de um game de Mega Drive quando viu o jogo ser rodado. O game abusa dos 4 Megas do cartucho, com a paleta de cores próxima do desenho da TV, animações de ver os personagens até piscarem o olho, como nos games da Disney. O som me lembra também os especiais pra TV. As cut-scenes (podendo escolher inglês ou francês, que acho melhor) dão grande charme ao game, com certeza exigência de seus criadores, Albert Uderzo e René Goscinny.
Dica: Numa das fases mais difíceis do game, você tem hora de esperar a plataforma aparecer, e destruir no momento certo as barreiras para nem ser esmagado nem cair no precipício. |
TRÈS BIEN!
O game em si, nos mostra claro a influencia de Super Mario Bros. Plataformas com pancadas e quiques, e principalmente a descida girando dentro dos poços e túneis, vai nos lembrar de outros bigodudos...
Você com um ou dois jogadores alternados, pode optar entre o pequeno Asterix ou o imenso Obelix. Se você já imagina que a diferença entre eles é que um é rapido e outro é forte, você errou... ainda não neste game! Obelix não precisa da poção mágica, pois caiu em um caldeirão dela quando pequeno, tem vantagem por sua altura e seus socos que detonam paredes, já Asterix precisa da poção pra quebrar blocos, mas elas dão outras vantagens como andar sobre a água e lama temporariamente. Os ossinhos, ao serem coletados 500 levam a uma fase bônus com uma coleta de itens pelo cãozinho Ideafix.
Cuidado com o boss Carrasco, as abelhas voam em direções aleatórias. |
As fases vão da aldeia gaulesa, atravessando a Europa, até encontrar Cesar. Um chefe que sempre irá aparecer é o chefe carrasco, que sempre aparecerá ou tremendo a terra ou mandando abelhas em você. Mas o desafio é pauleira, nadar e criar plataformas, ou explodir na hora certa o bloco na fase que empurra a tela não é pra iniciantes, mais dificil que a média de qualquer game da Era Playstation... No fim, estaremos na própria Roma, em um labirinto no palácio de Cesar.
Asterix e sua série é um marco para os games na França, a outra terra do Master System, a única pena é que não houve port do game do belga Tintin do Game Gear para Master, aí estaríamos na própria Europa ao ligar o SMS!
Au revoir, mon ami!!
Parece muito bom mesmo. Muito bonito. Asterix e obelix são parte das poucas animações que conseguiram vingar sem ter nascido no eixo japão-eua. Nisso merecem respeito.
ResponderExcluirParabéns pela análise =D
obrigado!
ExcluirDe fato, eles merecem todo sucesso, já que são personagens de um humor pra qualquer idade e inteligente! Abraços!
Òtima analise, este game me traz lembracas gostosas da minha ingancia, eu tinha esse e o outro que foi feito o tv colosso sabe, me divertia muit com ambos, este ai todo fds eu tinha que finalizar ele rsrsrsrs, era a lei chegava domingao hora de fechar asterix kkkkkkk.
ResponderExcluirTenho os dois jogos, este o secret mission, só que é pauleira para mim zerá-lo. Acho difícil a fase final, mas é só tomar vergonha e consigo. rss É um jogo memorável!
ExcluirAbraços
Análise bacana! Asterix para Master System é um clássico, alugava direto nas locadoras, as músicas são inesquecíveis, enfim tudo nesse jogo é acima média!
ResponderExcluirDe fato, amigo!
ExcluirTudo acima da média! Eu quando pego este game, fico me perguntando porque não o jogo mais vezes!
Abraços
ASTERIIIIIX!!!
ResponderExcluirMandou muito bem, Rodrigão! Adoro esse personagem, adoro os quadrinhos e os desenhos, e este jogo é um dos melhores que faz jus ao gaulês! A primeira vez que assisti Asterix foi depois de alugar o game, eu adorei o jogo e nem sabia do que se tratava, aí um belo dia na mesma locadora achei o VHS de Asterix e a Surpresa de César (inclusive o diálogo que você mencionou é deste longa metragem), e desde então me tornei fã. Asterix tem um humor muito inteligente e interessante, e personagens muito divertidos! Depois dessa vou assistir os longas que tenho aqui, acho que vou de Asterix entre os Bretões, filmaço! =)
Quanto ao jogo, a SEGA caprichou demais neste game hein? Os gráficos tem cara de jogos iniciais do Mega Drive, acho até melhor que os gráficos de Alex Kidd in Enchanted Castle, por exemplo. E esse jogo é difícil pacas, a fase do Pântano é um filhote de cruz credo de tão tensa que é, mesmo hoje eu tive dificuldade em passar dela.
No mais, excelente review! Abraços
Eu ADORO Asterix entre os Bretões, inclusive a cena do chá das cinco! rs
ExcluirE a SEGA tava inspirada, vi a Revista Supergame power pouco se importar com o Master nesta época, mas dava um destaque bom pra estes games do Asterix 8 bits, ele supera muito o Mega Drive em sua infancia.
A fase do pântano é sinistra, mas ela perde pra fase do Barco do jogo 2, ô coisinha pesada!
Abraços!
Curto muito esse jogo viu marcou minha infãncia alugava direto na locadora mas nunca consegui zerar ele é um dos meus jogos favorito tem uma boa trilha sonora principalmente na fase do pântano.
ResponderExcluirZerar Asterix é tarefa gloriosa, então quem zerou como o amigo acima, eu bato palmas! A trilha é muuito boa mesmo!
ExcluirAbraço
Foi um dos jogos que mais joguei na infancia, um classico absoluto!
ResponderExcluirClassicão!!
ExcluirEsse jogo do Asterix é bom demais! Lembro de ter alugado algumas vezes pq meu pai sempre foi muito fã dos Gibis e eu acabei pegando um pouco disso (especialmente pelo desenho animado). E o filme, que vc mencionou, também era legal, né? Nossa, misturei tudo aqui! hahaha
ResponderExcluirSobre o jogo, sério mesmo que chegaram a confundir com gráficos de Mega? É realmente a melhor prova de que capricharam na arte do jogo!
O engraçado é que eu não me lembrava da fase de bônus com o Ideafix, acho que preciso rejogar pra lembrar de todos detalhes.
Muito bacana o review.
Abraço
Sim, tem que coletar 500 ossinhos, ótimo desculpa pra jogar de novo!
ExcluirSomos todos fãs do gaulês, abraço!
Este jogo é um dos melhores do master, alugava direto e fiz final várias vezes! Uma vez eu e meus primos deixamos o videogame ligado a noite toda e fomos dormir para não perdermos o progresso no jogo e termos que começar novamente. Isto prova como antigamente os consoles eram mais resistentes. A fase com a biga era uma das melhores deste jogo!!
ResponderExcluirO pessoal tem uma tendencia a inclui-lo nos 20 Tops do Master e eu concordo, eu fazia essas maratonas noturnas também, hoje não dá porque tenho que ir trabalhar e cuidar da família! rss
ExcluirTempo que não volta!
Abraços