Saudações moçada, hoje temos carne nova no pedaço. Esta semana a NASA confirmou que há vida lá fora, e por isso vamos comemorar de uma maneira bem assustadora. Acompanhe
nossa matéria sobre um clássico da ficção científica: Alien 3.
O Game é baseado na terceira parte do filme Alien – O oitavo
passageiro. Alien foi aclamado como clássico mesclando ficção cientifica e terror de décadas, falando sobre o medo do desconhecido.
No filme, a tenente Ripley junto com seus amigos Newt e Hicks estão finalmente voltando pra casa, eles os únicos sobreviventes do filme anterior. Mas o pior está por vir, há uma pane, e Ripley cai com sua nave e perde seus amigos. Ela acaba em Fiorina-161. Um planeta usado como prisão, e seus anfitriões são os piores prisioneiros da galáxia. Como tudo tem que piorar, seu grande trauma a persegue: No planeta-prisão, ela reencontra seu velho inimigo, Alien, e desta vez muito bem acompanhado da
família toda. Ele vai perseguindo e matando os prisioneiros em sua caça. Ripley agora luta desarmada para salva-los, mas há um mistério: desta vez ele não ataca Ripley.
Na versão game, mesclando com outras visões, você está muito bem armada e deve salvar os prisioneiros, mas desta vez os Aliens também estão dispostos a te machucar!
Na versão game, mesclando com outras visões, você está muito bem armada e deve salvar os prisioneiros, mas desta vez os Aliens também estão dispostos a te machucar!
Alien 3 foi mais um jogo que eu
subestimei. Só a ideia de uma corrida contra o tempo, me dá nos nervos. Vejam
porquê:
GRÁFICOS E SONS
O primeiro efeito que senti no
game, é o ambiente cyber-punk do jogo, digno de um jogo de terror. Só a
cut-scene inicial, em que um alienzão em primeiro plano é tombado por Ripley no
fundo é empolgante. A Tela de Options no espaço sideral te ambienta muito bem,
e o destino dos prisioneiros não resgatados... bom, é traumatizante. A música
traz um misto de etéreo e dark. Trilhas boas assim me lembram as de Streets
of Rage. Tanta coisa boa que nem reclamei de jogar com uma mini Ripley que
tem movimentação quase perfeita (com 42 polegadas hoje em dia, por que
reclamar?), fora alguns slowdowns. O
rosto de Ripley brilha ao fogo da metralhadora, foi um dos lances bem
realistas. Ao contrário do que pensei os cenários tem boa variedade, mesmo
dentro de uma nave-prisão. E ao oposto de Ripley, o tamanho dos aliens é bem
satisfatório. Pequeno, sim. Bonito, também!
O (A) TALENTOSO (A) RIPLEY
A principio, eu demorei para
entender os primeiros movimentos de Ripley. Ela não pula ao mesmo tempo que
atira (já não curti), mas pode mirar a arma para as diagonais superiores e
inferiores. Ripley em túneis e plataformas agacha-se automaticamente com o
direcional pros lados. Ela conta com vários tipos de munição: Balas, lança
chamas, o foguete, granadas e as baterias. Mesmo as balas simples tem uma carga
finita, precisando recarregar, não senti injustiça no momento que cai num
buraco com um monstrão sem balas, já tinha desperdiçado a toa e troquei
correndo de munição como numa das cenas do filme.
Para fazer a troca de armas, você deve apertar o botão 2 abaixado ou durante o pulo. Há um realismo, como Ripley ser atingida pelas suas próprias explosões e se machucar quando escorrega ou cai de uma grande altura. Conforme a necessidade, o display no meio da tela te avisa das situações, como o life que aparece com um símbolo médico. Show a parte os movimentos da personagem.
Dica: use as portas para escapar, ou preparar um bom ataque! |
Para fazer a troca de armas, você deve apertar o botão 2 abaixado ou durante o pulo. Há um realismo, como Ripley ser atingida pelas suas próprias explosões e se machucar quando escorrega ou cai de uma grande altura. Conforme a necessidade, o display no meio da tela te avisa das situações, como o life que aparece com um símbolo médico. Show a parte os movimentos da personagem.
Se liga na Primeira Fase. Fonte: www.smspower.com |
O DÉCIMO OITAVO PASSAGEIRO
Sua missão em cada fase é
recolher todos os prisioneiros, até 18 pessoas, e achar a saída antes do tempo acabar, senão
todos virarão papinha de bebê alien. Eu que tenho aversão a games com time como
principio, curti muito, pois Ripley é muito rápida correndo e escalando, o que
compensou sua pequena Sprite na tela. Posso dizer que quando joguei pra valer,
senti que dá pra completar a fase com folga.
Dica: No "Açougue", há plataformas que tem interruptores, são acionados apertando pra cima ou baixo. |
De pensar que meus únicos inimigos
seriam aliens, pareciam repetitivas as sequencias de fases. Mas não! O game te
prende pela variedade de cenários. Depósitos, prisões, restaurantes, e sala de
telão entre os ambientes do game. Alguns deles tem pegadinhas, túneis que te
enganam bem o caminho que você está indo, e plataformas que se você perder,
fica preso no cenário.
Repito: não curto jogos de
corrida contra o tempo. Mas não achei injusto os desafios fase-a-fase que
encarei nas primeiras fases. Se morria na primeira tentativa por faltar algum
resgatado (traumática a ceninha!), na segunda tentativa já conseguia reparar o
erro na maioria das vezes. Agora, o combate com os aliens é que são outro
detalhe. Quem jogou Masters of Combat,
sabe o que vai encarar. Bichos que se penduram, pulam em você e cospem ácido.
Além disso, alguns surgem do teto e do chão pra te lançar longe! Você ainda tem
de temer os ovinhos, pois larvas pegam sua cara e te drenam mais life que os
adultos. E no fim de 3 fases enfrento uma mãe alien gigantesca, num cenário cada
vez mais complicado.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Eu me surpreendi com Alien 3 e
recomendo. Jogo fácil de pegar, despretensioso, mas extremamente caprichado. Fãs do filme e de
futuro cyberpunk vão curtir muito! O fim vai te surpreender!
Este jogo apresenta um clima sombrio, criando uma tensão através das suas características. Os gráficos são excelentes para o Master System, os túneis de ligação entre as salas geram expectativa devido não sabermos o que iremos encarar em seguida. Os inimigos que surgem de surpresa também são outro fator que só aumenta a tensão. Por ultimo, o tempo também é crucial para o clima do jogo retratar toda a sensação que sentimos.
ResponderExcluirOs programadores realizaram um excelente trabalho com o hardware que tinham, a dificuldade deste jogo fez com que nunca conseguisse terminá-lo.
Eu também achei bem completa a ambientação, trabalhar com limites virou uma especialidade da SEGA em 1991-1994, com jogos tão bons, o clima sombrio dá uma tremenda expectativa, mesmo pensando que apenas tem aliens no jogo.
ExcluirTenta sim, que uma hora você zera!
Confesso que nunca joguei e vivo subestimando, nunca fui muito fã dos filmes, mas lendo esse review percebo que estou perdendo uma pérola por bobagem. Vou conferir e reparar esse erro! :)
ResponderExcluirE mais uma vez parabéns pelo review Rodrigo, muito bom como sempre!
Abraços
Eu achava que nunca ia jogá-lo ou ia partir pra uma versão 16 bit do jogo. Mas, valeu e muito o game! Repito, todos os detalhes valem a jogatina. É uma pérola, diverte pacas!
ExcluirAbraços!
Eu odiava jogos com tempo, mas isso porque causa medo em quem joga. Depois, eu percebi que o tempo é um fator legal, mas pouco explorado em jogos de terror. No cinema, tempo não causa medo, mas em jogos ele pode ser uma fonte perfeita de medo. Uma pena que não o utilizam tanto hoje em dia. Esses inimigos dos 8 bits, primitivos, selvagens, só querem saber de atacar. O Alien atual é inteligente e você pode até enganá-lo. Antes, não.
ResponderExcluirDescobri que o tempo também evitaria essas bobagens:
https://www.youtube.com/watch?v=O0-W9OoxoRo
Ah, mas os programadores ainda acreditavam no time como elemento picante neste tempero, o Monster Land sempre foi meu inferno, mas valeu. Em jogos é muito bom, enganei alguns aliens durante o jogo enquanto corria para saída, a sensação foi como nos filmes da Ripley.
ExcluirEsse jogo eu só fui jogar na época dos emuladores, mas até lembro que de uma revista Ação Games que saiu o review dele e falaram que ao jogar o game parecia estar jogando um game de 16bits de tão bom trabalho que foi feito.
ResponderExcluirOpa! Só vendo agora seu post!
ExcluirDe fato, parece feito pra 16 bits!
Aproveite!
Esse jogo eu só fui jogar na época dos emuladores, mas até lembro que de uma revista Ação Games que saiu o review dele e falaram que ao jogar o game parecia estar jogando um game de 16bits de tão bom trabalho que foi feito.
ResponderExcluirTenho Alien 3 pra S.Nes mas sabendo disso agora vou atrás desse..
ResponderExcluirAbraço.
Procure sim, Tonho! Vale a pena.
ExcluirAbraço.
Na verdade da para explorar alguns bugs nos chefes do jogo...principalmente o terceiro e último chefes. No terceiro é só você ir para baixo e no canto direito do cenário...e atirar com a metranca nas costas do alien e ele morre na primeira rajada. No último desça vá na pltaforma debaixo e fique no canto esquerdo, quando ele passar por vc de costas fique atirando com o lança granadas sem segui-lo. Você vai explodi-lo fora da tela quando ele for pular para outra plataforma.
ResponderExcluirÓtimas dicas! Vou anotar todas! Apareça sempre e obrigado!!
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