Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020

SG-1000 Review - Yie Ar kung Fu (1985)


Olá amigos!
É dia de visitarmos o SG-1000, que ainda pouco exploramos, e cobrirmos um clássico importante, mas às vezes esquecido. Vocês conheceram ou lembram de Yie Ar Kung Fu?


Yie Ar Kung foi desenvolvido em 1985 pela Konami e foi um precursor necessário para os jogos de Artes Marciais voltados para o combate um contra um. Sim, mesmo o sempre referencial Street Fighter ainda teve seus ancestrais. O Game ganhou versões para o MSX, Commodore, NES e outros sistemas. Mas é a versão SG-1000 que vamos falar.


Yie Ar Kung-Fu MSX Man with stick


Nele você encarna um lutador genérico chamado Oolong (Dragão Negro), que em outras versões é chamado também de Lee (Homenagem ao grande ator/lutador Bruce), que segue uma jornada de honra e glória em desafiar os mais diversos oponentes e se transformar num grande mestre de Kung Fu.


GRÁFICOS E SONS
Os gráficos não são lá grande coisa aos nossos olhos do século XXI. Falo da versão Arcade e menos ainda desta versão doméstica, as paisagens diferentes, que já nos acostumariam a cada desafio um um novo cenário, foram trocadas por um salão chinês com fundo negro, com objetivo de economizar a memória de vídeo usada. Ainda assim, este salão de luta que muda de detalhes e cores conforme você avança.

Yie Ar Kung-Fu MSX The Man with fire

A Música é ainda um chiptune bem primitivo que muda conforme se aproxima da Derrota, elemento que também aparece no Street Fighter de Arcade, empolga o jogador retro, mas nada impressionante.

WAY OF THE WARRIOR
Encontramos vários lutadores inimigos, como Wang que usa um bastão. Tao, o típico gordinho que cospe fogo, Chen, o rival que usa a corrente, também na fileira de lutadores. Lang (e Star no Arcade) estreia antes de Chun-Li como uma das primeiras lutadoras do gênero. Buchu ou Wu o último desafio do jogo. 

Yie Ar Kung-Fu MSX The man with a chain

O que torna empreitada complicada são os controles. Os socos são o botão de ação em pé, os chutes são toques na diagonal.

Yie Ar Kung-Fu MSX Wu attacks Lee's leg


Felizmente, Lee consegue apagar os projeteis com seus golpes. Uma mecânica que seria repetida em jogos como Hokuto no Ken (Black Belt) e Art of Fighting e usada até os dias de hoje.


Yie Ar Kung-Fu MSX The girl with ninja stars

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Mesmo com todas as limitações, sabendo que  o jogador moderno atiraria o joystick na parede, o jogo de Ooolong/Lee ainda é divertido e interessante para com as limitações da época.
Deve ser digno de nota que a fusão dos conceitos deste jogo com Karate Champ foi o fermento que gerou Street Fighter e todos os jogos do gênero.

Fica para a nossa documentação. Até o próximo jogo.

Yie Ar Kung-Fu MSX The Man with the long stick

4 comentários:

  1. Olá, Rodrigão!
    Tudo bem?
    Esse aí, só soube que existia, quando um amigo disse que tinha um Dynavision 2 e, o cartucho, acompanhava o console. Isto, foi no começo de 1991. Joguei e não achei lá grande coisa, já acostumado, com Kung-Fu Master, Double Dragon ou Golden Axe.
    Por outro lado, anos depois, o entendi como um marco na história dos fighting games. Deixou sua marca, como toda a certeza.

    P.S.: Mais um review muito bem feito, o que, não é novidade. Rss!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Ei Douglas!
      Agora que to conseguindo comentar, a Internet me travou aqui. Rss
      Realmente, conheci o game bem depois, mesmo tendo ouvido falar dele. Mas tem seu valor mesmo.
      Abraços!

      Excluir
  2. É praticamente idêntica á versão de NES.

    ResponderExcluir