Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Tartarugas Ninjas e Tyris Flare, dão vida nova, à Streets of Rage 2 e Golden Axe de Master System

 
Saudações, amigos do QG!

Tudo bem com vocês?

Não sei vocês mas, volta e meia, me pego pensando como reagiria à certas coisas que vejo hoje se, tivessem ocorrido, anos atrás. Se uma máquina do tempo existisse, voltariam e contariam à suas “contrapartes do passado” como seria o futuro?

Mesmo correndo o risco de destruir o universo no processo (segundo teorias de “De Volta para o Futuro”), contaria sim. Uma delas é, que jogos incríveis continuariam sendo feitos para aquele videogame da época. Mais ainda, que os próprios fãs, trabalhariam neles dando sobrevida – ou melhorando – aqueles mesmos que, já tinham perdido toda a graça.

Se meu “eu mais jovem” acreditaria em mim, não tenho como saber, porém, algo é fato: que época bacana para os que curtem games clássicos, viu? Vários lançamentos - sejam inéditos ou “hack roms” - tem saído e feito a alegria dos “velhacos” de plantão.

O Mega Drive tem sido o maior privilegiado, recebendo melhorias em sucessos produzidos nos anos 90. Tivemos jogos das franquias Street Fighter 2 e Mortal Kombat, por exemplo, que ganharam implementos gráficos e, até, de conteúdo. Os títulos do Sonic, também, são muito trabalhados pelo “moders” que, em alguns casos, transformam as antigas versões em algo totalmente novo, como se fossem, feitos pela própria Sega.

Em cima disto, outro que tem recebido modificações, é Streets of Rage 2. Há algum tempo, a galera que “manja dos bits” tem incluído personagens como Ryu, Robocop, Mike Haggar, entre tantos outros... porém, era “somente” isto. O que vimos, todo o conteúdo restante, era o mesmo em sua origem (provavelmente, não sabiam como realizar, algo mais elaborado até então). Isto, viria à mudar e atingir outro patamar de qualidade, no final de 2022.

Em dezembro do ano passado, surgiu a hack denominada Teenage Mutant Ninja Turtles – Shredder’s Re-Revenge. O trabalho feito é impressionante pois, as alterações feitas, transformaram o SoR2 em algo distinto. Todas as referências visuais foram alteradas para se tornar um game das tartarugas, incluindo sprites, telas de apresentação e finais ficando, inalterados apenas, músicas e efeitos sonoros. O destaque aqui, são os “bonecos”, extraídos, do último game lançado pela empresa Dotemu, o Shredder’s Revenge.


Já o cenário voltado ao irmão mais velho do Mega, o Master System, não é tão ativo mas, tem recebido suas pérolas. No início dos anos 90, quem tinha o 8 bits e queria jogar Golden Axe, teve que se contentar com uma versão muito simplificada, comparada ao arcade. Mesmo sendo um bom port, os cortes que foram feitos, tornaram a experiência insuficiente pois, além de não poder jogar de dois jogadores simultâneos, só tinha o Ax-Batt... digo... o Tarik. Pelo menos, dava para escolher as magias da Terra, do Trovão (de Gillius Thunderhead) e do Fogo (Tyris Flare).

Talvez, inspirado na versão Guy de Final Fight de Super Nes, um abençoado (ou abençoados, não sei dizer, desculpem-me) resolveu incluir a amazona no GA de Master. O mais legal aqui é que, as mudanças, também foram profundas. Além da Tyris estar muito bem desenhada, com ótimo detalhamento, refizeram a tela de abertura, cenas finais, paleta de cores retrabalhada e inclusão de detalhes nos cenários, tornando o visual mais fiel ao original de flíper.

O game, continua truncadinho e, carece, de atenção ao timing nos comandos. Ainda assim, fico na torcida, para que façam agora o “Golden Axe Gillius” (e demais personagens da franquia, porquê não?).

Então, é isso pessoal. As roms estão rodando a internet e está facinho encontrá-las. Recomendo, fortemente, que experimentem esses trabalhos fantásticos.
Até mais!

                             

 

6 comentários:

  1. Ambos os jogos estão na minha lista a ser jogados

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre amei esse lance de hack para dar vida à jogos novos! Esse da Tyris, mesmo com uma travinha nos frames, ficou incrível! Os gamers fieis ao Master, merecem! E esse Tartarugas ninja já queria ver tem um tempo, Douglas! Quando ver, passo minhas impressões.
    Parabéns pelo review... mandou bem!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo (seja lá, quem for)... Rodrigo... tudo bem com vocês?
    Esse lance de revitalizar jogos antigos, é algo incrível mesmo. O fato de pegar algo que já não apresenta algo novo e dar "nova vida" é admirável e dígno de aplausos aos benfeitores dessas maravilhas.
    Coloquem na lista também (embora, já o tenha citado antes no "Jogados em 2019"), Batman and Robin - Shadows of Gothan, um hack bem bacana de Kage - Shadow of the Ninja (de Nintendo). Tiraram os ninjas e colocaram a Dupla Dinâmica e seus vilões, tudo, devidamente encaixado... até parece um game oficial.
    Até mais, amigos!
    Grato pelas palavras.

    ResponderExcluir
  4. Que legal que o blog ainda está ativo. Faz um tempão que não venho aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo de volta, Junião!
      O QG deu uma "desacelerada" (é verdade) mas, continua vivo sim. De tempos em tempos, algum texto novo aparecerá e tentaremos diminuir esses intervalos... parar, não vamos.
      Grato por seu retorno.
      Abraço!

      Excluir
    2. Salve Junião, como o Douglas falou, desaceleramos, meio por "coisas da vida adulta", meio notando que nossa biblioteca retrô está cumprindo seu objetivo de estar bem completa. Mas adoramos este trabalho de divulgar jogos antigos e remake para os consoles SEGA. Muito obrigado pelo seu comentário! Estamos sempre aqui divulgando e trocando uma ideia!

      Excluir