Páginas

domingo, 21 de setembro de 2025

Canal 3 Expo 2025 – Tradicional evento retrogamer agitou São Paulo

Por Douglas Deiró

Saudações, amigos do QG Master! 

Tudo bem com vocês?

Desta vez, escrevo, sobre mais um de meus passeios gamísticos por aí. Quem acompanha o cenário retrogamer de perto, já deve ter ouvido falar da Canal 3 Expo. Já tradicional, acontece todos os anos e, a cada edição, só cresce em tamanho. Não por acaso, vem sendo realizado no State Innovantion Center, localizado no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo.

Nos dias 13 e 14/9, os fãs compareceram em peso, lotando o pavilhão nos dois dias de feira. Lá, se tinha algo que nunca visto de perto ou, que nem fazia ideia que existia, no Canal 3 você achava. No meu caso, nem sonhava em reencontrar um Dynavision Cybergame, desde quando, “explodi” o meu tempos atrás. Não estava procurando, achei um em ótimo estado/preço e trouxe o danado para casa.

Entre atrações retrô e novidades, a feira foi um prato cheio e, passar o dia curtindo tudo, foi uma delícia. Estivei um bom tempo nas máquinas de arcade, batendo papo com os desenvolvedores independentes, visitei stands de expositores/comerciantes, assisti apresentações de temas de seriados japoneses... enfim, opções não faltaram.

Para mim, um dos maiores destaques, foram os já citados indies. Conversando com Yuri Davila (da Davila Games), soube um pouco sobre o processo de produção de seus jogos, principalmente de seu último lançado, o Lunatic Fighters para o Mega Drive. Revelou também, estar estudando o hardware do Master System para, possíveis, games futuros. Ele tem talento de sobra e, coisas boas, podem estar por vir.

Por falar no Master, finalmente, conheci o desenvolver do Noturno, produção, que já abordei aqui no QG. Lucas Munhos, da LMS Retro, estava lançando seu novo trabalho, uma homenagem à Little Samson, o Tribute. Com gráficos bonitos e gameplay precisa, é uma ótima pedida para engordar sua biblioteca de títulos do 8 bits da Sega.

Voltando ao Mega, fiquei bastante tempo com o Mauro Xavier. Se não está ligando o nome à pessoa, é o responsável pela excelente versão de Final Fight. Neste dia, a demo disponível, dava suporte para se jogar com três bonecos simultaneamente. Chega a ser inacreditável, ver o que este console da Sega, é capaz de fazer com as técnicas de programação de hoje.

E não parou por aí. O Mauro levou ainda seu novo trabalho,  Driftin’ Rage. Esse jogaço de corrida, já hypado até no exterior, é fortemente inspirado em grandes como OutRun, Top Gear, Hang-On e Lotus Turbo Challenger. Apresenta gráficos lindos, ótimo framerate e jogabilidade afiada, rápida e precisa. Cada veículo tem suas próprias respostas aos comandos, além, dos atributos de piloto e fatores de pista, influenciarem na dirigibilidade da máquina escolhida. Como se não bastasse, está prevista a conexão de cabo link para dois jogadores, cada um, controlando em sua própria tela. Como falei à ele, “não vejo a hora de ficar pronto... vou comprar logo dois!”. A previsão, é para o ano que vem.

Sabe aqueles jogos de plataforma piratas de Pokémon, que “deram cria”, em tudo quanto foi console nos anos 90? Pois bem... alguém pegou essas ideias e resolveu fazer algo realmente decente. Com lançamento previsto para 2026, Emocre – Emotion Creatures promete fazer sucesso com essa fórmula de “bichinhos briguentos”. Com gráficos muito bonitos e bom gameplay, percorrerá as fases em estilo plataforma, encontrando e batalhando com os Emocres, cujas caraterísticas, se baseiam em emoções, não, em elementos (como nos seus “primos” mais famosos). Neste, também ficarei de olho.

Por fim, destaco o stand do Luiz Fernando, o Nai, do Canal Nai Adventures. Conhecido no cenário dos desenvolvedores independentes, esteve presente com seu Dragon Ball, “briga de rua” para o Saturn. Porém, o que me chamou mais a atenção, foi o que trouxe para o Dreamcast. Além do shooter Metal Canary, o projeto de um novo controle bluetooth com tela colorida (no lugar do antigo VMU), foi de encher os olhos. Essa galera, parece, não conhecer limites.

De modo geral, algo que citei à todos eles, é o quanto devemos ser gratos à esses gênios. Graças à seus esforços, consoles que já deveria ter sumido da face da Terra, continuam vivos e nos divertindo. Se alguém saído do futuro, chegasse para mim e dissesse “Guarde seu videogame! Em 2025, ainda sairá jogos para ele”, seria difícil de acredita. Ainda bem, que é a mais pura verdade.

Então, vou ficando por aqui.

Até a próxima!   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário