Saudações amigos! =)
Como não poderia faltar, tenho uma tradição de escrever um post especial de natal aqui no QG, relembrando a nostalgia que essa data nos traz. E claro que este ano não poderia ser diferente. Nada mais gostoso do que relembrar daqueles bons tempos quando acreditávamos em Papai Noel e pedíamos ao bom velhinho um 8-bits de última geração, ou apesar de já não acreditar nesta lenda ainda ficamos na expectativa de receber aquele 16-bits tão desejado!
Assim, vamos a mais uma história de natal, só que dessa vez vou falar do meu terceiro e último console que ganhei na minha infância, o Super Nintendo. Bora ler?
1993 - O auge da quarta geração
Em 1991 eu ganhei meu Master System 2 e joguei quase tudo que tinha nas locadoras, acompanhando pelas revistas os lançamentos e as novidades. Quando vi na TV a propaganda de Mônica no Castelo do Dragão, aguardei ansiosamente o lançamento e reservei o cartucho na locadora perto de casa. Mas mesmo Mônica não deu tanto trabalho quanto Sonic the Hedgehog, sucesso do Mega Drive que recebeu uma versão extremamente competente para o nosso querido 8-bits. Esse levou quase um mês para eu conseguir alugar, tamanha a espera e a fila de reservas que tinha para este jogo.
Joguei os clássicos da Disney, fiquei confuso com Phantasy Star, odiei o Ys porquê não manjava de RPGs e muito menos de inglês, conheci ótimos ports de arcade como Wonder Boy e Double Dragon...enfim, chegamos em 1993 e eu havia jogado de tudo.
Nesse ano de 1993, com os 16-bits no auge e a possibilidade de novos consoles de 32-bits em fase de desenvolvimento e com previsão de lançamento para no máximo 2 anos à frente, os 8-bits passaram a ser menos atraentes. Bastava eu visitar o meu primo e conferir Sonic, E-Swat, Super Mônaco GP, Crue Ball, entre outros jogos do Mega Drive I que ele tinha, para ver o quão defasado eu estava. As revistas de games passaram a dar menos espaço para Master e NES, e as rodinhas de conversa na escola eram exclusivas para jogos 16-bits. Assim eu senti a necessidade de passar para a próxima geração.
O Bundle definitivo de Mega Drive, cortesia de Tom Kalinske |
Playtronic - A Nintendo finalmente chega ao Brasil
Acredito que foi lá para meados de Outubro ou Novembro de 93. Uma bela segunda feira cheguei da escola e liguei a TV, que estava no canal da Globo. Antes que eu pudesse mudar para o Chaves, uma propaganda aparece com um olho em um fundo preto e com alguns detalhes em verde e cinza (se não me falha a memória) e uma voz robótica ao fundo que dizia: "Não perca neste domingo, no intervalo do Fantástico...a mais nova evolução dos videogames...aguarde!".
Minha cabeça explodiu! O que diabos era isso, que tipo de videogame eles vão falar? Será que é um novo lançamento da Tec Toy? Não acredito que só vou saber disso no domingo! Esse ano baixei alguns scans da Ação Games para o meu iPad, e em uma edição eles diziam muito bem o que era, mas as revistas de games não eram tão acessíveis para mim, não era sempre que eu conseguia comprar uma, e quando comprava eu decorava até as propagandas. Mas de qualquer forma eu não sabia e nem imaginava o que aquela propaganda queria dizer.
Os dias se passaram, o teaser aparecia todo santo dia e com uma boa frequência, e eu enlouquecia de ansiedade e especulações até que finalmente o tão aguardado domingo chegou, e esperei ansiosamente o Faustão acabar para assistir o Fantástico, que aliás teve o primeiro bloco mais longo de toda a sua história, tamanha a minha ansiedade, até que finalmente chegou o intervalo e a primeira propaganda era justamente a resposta ao teaser. Ela começou de forma similar e de repente muda para uma cena onde um moleque entra numa sala futurista, e bom, segue o vídeo abaixo para você leitor conferir. Assista primeiro e depois continue a leitura:
Eu acho esse cara legal até hoje! =) |
Assim meus pais começaram a pesquisar sobre esse tal de Super Nintendo. Havia a possibilidade de comprar um do Paraguai, e minha tia costumava ir direto lá. Mas eu queria o SNES que vinha com super Mario World, o Super Nintendo Super Set da Playtronic. A demanda era grande e o preço bem maior também, mas felizmente meus pais conseguiram garantir o meu Super Set a tempo para o natal. Mas é claro que eu seria levemente punido por isso XD
Problema, filhão? |
Finalmente as festas acabaram e voltamos para casa, onde os presentes estavam devidamente colocados em baixo da nossa árvore de natal. Fui abrir o meu pacote, grande demais para ser um jogo de tabuleiro ou algo do gênero, e assim que rasguei o pacote vi o Mario com o Yoshi, com a mão direita para cima, como se estivesse comemorando por mim pelo presente que eu estava ganhando naquele momento. Rasguei com tudo o pobre embrulho e soltei um grito no melhor estilo N64 Kid! Enfim, ganhei meu Super Nintendo! =)
Imagem chupinhada do Mercado Livre, infelizmente não tenho mais a caixa do meu SNES =( |
Já passava das 4h00 da manhã e minha mãe mandou eu dormir. Mas não tive como dormir, queria mais e mais daquele mundo novo! 3 horas de sono e as 7h00 já estava de pé para explorar a ilha do Yoshi. No final da manhã já tinha conseguido jogar na lava o primeiro filho do Bowser e estava tentando aprender a voar com a capa amarela na Donut Plains. Finalmente dei uma merecida pausa, e passei a ler os manuais, desde os mais técnicos do próprio console até o do próprio jogo, um manual colorido e muito bem ilustrado. Assim a euforia havia passado, mas a felicidade continuava. Enfim, eu agora era um feliz dono de um Super Nintendo Entertainment System, na minha humilde opinião o melhor console de todos os tempos.
Voltando para os dias atuais
Recentemente adquiri um PlayStation 3, dessa vez metade do valor veio do meu suado dinheirinho ganho, e a outra metade minha mãe me deu como presente de natal deste ano. E tô adorando cada minuto com ele, tô escrevendo este texto morrendo de sono por ter ficado acordado até tarde jogando Double Dragon Neon, Sonic Generations, Super Street Fighter 4 Arcade Edition e Daytoonaaaaaa USA, e tô ansioso para pegar o novo Tomb Raider, o Batman Arkhan City o SEGA All Stars Racing Transformed. Além disso quero conhecer os Assassin's Creeds e Uncharteds que o pessoal tanto fala, e quero muito comprar os últimos Tekken e Soul Calibur!
Mas creio que nada vai superar a emoção que eu tive ao encontrar meu Master System II e meu Super Nintendo Super Set debaixo da árvore de natal. Ambos consoles estarão para sempre no meu coração e na minha humilde opinião são os melhores que já tive! Os mundos novos que cada um desses consoles dava acesso ficaram para sempre gravados na minha mente, e por isso estou constantemente retornando à esses mundos, mesmo com os consoles de nova geração exibindo gráficos inacreditáveis e novas formas de interação e jogabilidade.
Eternos! Nenhum outro console chegará aos seus pés! |
Vida longa aos consoles retrô de nossa infância! Vida longa aos 8 e 16 bits! Vida longa à terceira e quarta geração!
Para sempre Super Nintendo Entertainment System! Para sempre SEGA Master System!
E é isso galera! Natal chegando e novos games em cada presente debaixo de nossas árvores de natal. O que estão esperando do Papai Noel neste ano? Como sempre, não deixem de escrever nos comentários! =)
Abraços, tenham um Feliz Natal abençoado por Deus! E até o próximo post!
Cara que história incrível!
ResponderExcluirO Super Nintendo é um console maravilhoso, tenho ótimas lembranças de quando jogava ele com o meu irmão, foram muitas tardes de Final Fight 3, Top Gear, Side Pocket e Tartarugas Ninja IV.
E poxa, só vai rolar jogo bom aí no teu PS3 hein! Eu gosto muito da série Street Fighter e acho a quarta versão bastante técnica (não tanto quanto o 3RD Strike, que é outro que eu gosto pra caramba), inclusive estava até pensando em importar um controle arcade quando começar a trampar pra poder me dedicar ao jogo. Você por acaso já viu algum video dos torneios que rolam pelo mundo afora? São de fazer os olhos brilharem até o infinito!
E bora pegar os outros jogos que você citou pois eu garanto que não vai se arrepender, isso pelo menos com os Assassins, Batman e o Sega All Stars Racing Transformed, que foram os jogos que eu joguei.
Abraços!!
Valeu Matheus, fico feliz que tenha curtido o post! SNES é eterno, um dos melhores consoles de todos os tempos, só tem clássico!
ExcluirE bora pegar esses jogos de PS3, já que vc me recomendou vou correr atrás deles! Quanto ao Street IV, já vi alguns videos e é de brilhar os olhos hein? Pena que eu nunca vou chegar num nivel desses, aliás só apanho no modo online de tão ruim que eu sou rsrsrs
Abraços e um feliz 2013!
Belo post Adinan A eu sei muito bem como é a essa sensação de quando se ganha um videogame cara é demais ne´.Eu ainda não adquiri um videogame da geração atual por motivos de grana mas sempre acompanho os lançamentos e review nos sites e blogs.
ResponderExcluirMas sempre jogo na casa de um amigo meu que tem um 360 e ele sempre me mostra os jogos que compra o último que joguei na casa dele foi o Prototype 2 que é demais viu.
Até zerei alguns jogos com ele mas quem sabe um dia eu não compre um 360 ou PS3 vamos ver ne´mas é isso ai continue com o ótimo trabalho cara por aqui.
Valeu amigo, e realmente é bom demais ganhar um videogame no natal hein? E cara já joguei o Prototype, não é bem o meu estilo de jogo mas me pareceu muito bom!
ExcluirE quando puder compre sim, eu estive desiludido com os jogos atuais mas no meio de todos esses CoD da vida tem muito jogo divertido!
Abraços e um feliz 2013
Que barato!!! Historia fantastica. De Natal eu me comprei (rsrs) um novo PSP 3000 e estou jogando os jogos antigos do master, mega e snes!!!! Fantastico!! Grande abs.
ResponderExcluirPutz, eu sou uma múmia também! Fiquei longe daqui um tempão e devo ter perdido um baita post, sempre curto as histórias gamers da galera. Não a toa eu tento colocar isso nos meus textos, como vc bem sabe. E sim, escrevi este primeiro parágrafo sem ler o post, agora vamos lá! hehe
ResponderExcluirSuper Nintendo? Xiii... lá vou eu bancar o seguista e resmungar do post! hahahaha! Tô zuando...
Que doidera comparar a época com agora, né? Quando comecei a jogar o Mega na casa de amigos também tive o mesmo faniquito pra trocar de videogame, o 8 bits também passou a ser menos atraente pra mim na época. E anos mais tarde eu percebi que devia ter dado mais valor a ele, mesmo que eu prefira o 16 bits.
Continuo achando engraçado o medo de Altered Beast, apesar que o jogo era assustador mesmo.
Mano... eu não lembrava dessa propaganda do SNES! Que bacana! Não lembrava mesmo, mas só o começo já me fez lembrar que eu vi sim na época. Mas eu sempre fui meio "SEGO" pelo lado azul da força e não me deixei seduzir. Quem dera pudessemos ter os dois, não?
Sabe o que é mais engraçado? Comecei a ler a sua história sobre a família toda te enganando e logo pensei: ele vai ganhar o SNES e vai ficar pirado igual ao moleque do N64... e eis que vc contou exatamente o que eu imaginei! hahaha! Que da hora!
E achei muito loko vc ter ficado até as 4 AM, acordado as 7 e começado a jogar totalmente renovado! hahaha! Hj em dia se vc tentar fazer isso, vai ficar parecendo zumbi (não jogue Resident Evil neste estado, pode ser que o protagonista tente te balear). Pelo menos é o que acontece comigo (e olha que eu tenho me esforçado nos últimos tempos).
Eu aceito seu argumento que o SNES é o melhor videogame de todos os tempos. Aceito mas discordo! kkkk... ainda acho o Mega melhor, mas eu sempre digo que na verdade eles foram os dois melhores e o gosto pessoal de cada um é que torna um melhor que o outro. Somente. Por isso aceito! Agora, se falar que foi o Preisteixon 3 eu vou mandar catar coquinho! hehehe! :)
Aliás, meio off topic, mas falando no PS3, ele é quem eu tenho jogado mais... se curtir jogar coisas online (comecei a me acostumar com isso tem uns 3 meses), avisa aí pra gente se adicionar na PSN e jogar alguns jogos!
Agora a dúvida: o que o Natal de 2012 te deixou de presente?
Muito foda o post! Não tem termo melhor pra definir, desculpe o palavrão!
Tomara que no próximo Natal tenha outro desses, duro é esperar até lá.
Abraços e ótimo 2013!