Páginas

sábado, 14 de junho de 2014

Master Review - Super Futebol (1987) #vaitercopasim


Em época de Copa do Mundo, nada mais justo do que fazer um review sobre o tema. Super Futebol (World Soccer / Great Soccer) para Master System é exatamente isso, um jogo de futebol entre as seleções do mundo.
Na verdade esse review vai ser bem breve, pois não tem muito o que ser dito. Com cores vivas, músicas vibrantes e até hinos nacionais, Super Futebol era bem impressionante (pra época). Posso dizer que era praticamente o FIFA ou PES da era 8-bits. Certo... não empolgava tanto, eu admito, mas era um excelente jogo.


Great Soccer SEGA Master System On the field

A disputa por penaltis era um jogo à parte. Com gráficos bem caprichados e sprites grandes e bem trabalhadas, era realmente algo que deixava o jogo imponente. O único defeito do jogo é sua limitação no controle, o jogador dispunha apenas de dois botões: chute e passe. Isso deixava o jogo um pouco sem graça e repetitivo. Mas dava pra ter boas horas de diversão antes de cansar.





Texto da caixa:
"Super Futebol é um grande campeonato mundial com as melhores equipes. Escolha a sua seleção, treine-a muito bem e vá à luta, pois os adversários estão preparados. Com o Super Futebol, você poderá realizar todas as belas jogadas, como num time de verdade. Dribles alucinantes, passes geniais e é claro, grandes defesas. As partidas serão muito disputadas, mas se terminarem empatadas, a decisão será por pênaltis. É bom a sorte estar ao seu lado. Vibre com a torcida, comemorando o gol da vitória. Super Futebol é para 1 ou 2 jogadores."

Great Soccer SEGA Master System GOAL!

Eu ganhei o meu junto com o console ainda em 89. Aliás, esse jogo foi o que deixou com comichão pra ganhar meu Master System que (como já contei aqui) tinha aparecido na Novela Tieta como Merchandising. Bons tempos de TecToy e seu ótimo marketing. 

Super Futebol na novela Tieta (Merchandising da TecToy) 
Avance para 2:27 do vídeo

Se você jogar Super Futebol hoje vai achar simplista, mas mesmo assim vale a pena conhecer e saber como eram primeiros jogos de futebol nos videogames. Tente abrir a mente e se imaginar em 1989...

6 comentários:

  1. Nossa Leo esse jogo é um clássico! Tudo bem, hoje em dia ele envelheceu e eu dificilmente recomendaria, mas nossa foi o primeiro jogo de futebol que levei a sério mesmo, os do Atari eram experimentos divertidos mas esse me proporcionou uma experiência autêntica de comandar uma seleção pixelada!

    Gostava da musiquinha nas partidas, do fato de alguns times serem mais dificeis que outros, os hinos que me deixavam babando, os gráficos...era tudo muito legal! Amo até hoje jogar algumas partidas nesse clássico!

    Excelente review, foi direto ao ponto e o mais importante é que resgatou aquela nostalgia de tardes e tardes disputando num gramado pixelado no nosso querido Master! Abração! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb acho ele um clássico, foi meu primeiro jogo de futebol, os de Atari nem cheguei a jogar...
      É verdade, alguns times era mais difíceis, o Japão era mamão com açucar, fácil demais, kkkkk abração!

      Excluir
  2. Joguei muito Super Futebol no começo dos anos 90, ótimo jogo! O mais bacana era dar chutes de bicicleta, e tinha o diferencial de ter que controlar o goleiro, algo que dava muita emoção.

    Concordo com vc, Leo, tem que ver esse jogo (e todos os outros) com os olhos da época. E na época era bem emocionante disputar partidas. Eu ainda prefiro o Suer Futebol 2, esse sim eu alugava sempre, mas o bom é que o Master System estava bem de jogos de esporte.

    Eu vi essa novela quando era criança, mas não me lembrava dessa cena!!! Praticamente um programa de videogame dentro da novela, bom demais rsrs

    Ótimo review, Leo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Elielson!!! Cara, os chutes de bicicleta! Era animal qdo se conseguia dar um! E controlar o goleiro era engraçado e difícil, rs
      Super Futebol 2 era bem legal mesmo, é que o primeiro marcou mais pra mim, rs
      Abração!!

      Excluir
  3. Opa amigo, tudo bem? Por acaso tu não salvou o vídeo no HD, ou sabe especificar o episódio? a Globo tirou do ar... Abraço!

    ResponderExcluir