Cada cartucho que aluguei em minha infância, de alguma forma foi especial. Alguns, mais especiais do que outros. Recordando com mais carinho, consigo apontar que mesmo cartuchos que possuí (comprados/trocados) não tiveram a carga de lembranças ou algum destaque importante na minha vida gamer. Isso em parte, se deve ao fato de alugar o dito cujo.
Alugar era a "aventura" do final de semana. Acordar cedo, pegar o ônibus, esperar a locadora abrir e correr para a seção do Master System - e as vezes fazer o mesmo para o Super Nintendo (heresia!!!!!). Lembro com muitas saudades de cada manhã e conversa entre as prateleiras com a molecada que estava por lá. O troca-troca de informações era tão (ou quase) emocionante quanto a maratona de tarde-noite-e-madrugada tentando passar a fase de algum jogo.
Sem mais enrolações: Castle of Illusion é especial para mim como poucos jogos foram. Mas num nível especial; acima de outros cartuchos que já tive contato. Esse foi o primeiro jogo alugado que zerei (terminei/detonei) em minha vida - e talvez, aí resida a minha primeira lembrança mais marcante como gamer. Como muitos eu saí do Atari e logo de cara fui apresentado ao 8-bits favorito do pessoal do QG. O salto de qualidade, e as minhas impressões como jogador, mudaram muito - Mickey Mouse e seu primeiro jogo tiveram sua contribuição para isso.
Gosto de destacar (e reforço muito esse comentário) que a parceria Disney-Sega foi muito feliz em todas as suas escolhas. Trazer um personagem clássico para um entretenimento novo (os videogames) foi algo arriscado, e digno de elogios devido a qualidade muito boa dos jogos. Com Castle, não foi diferente: apesar de ser uma versão do game lançado para o Mega Drive, cada aspecto do jogo, seja gráfico, movimentação, música, efeitos sonoros, animações; compõem um cenário agradável com diversos elementos perfeitamente combinados.
Apresentação do jogo: simples, bem feita e cativante |
A história continua o velho e bom clichê: "Salve a Princesa" (ou 'Salve a Minnie'). Não que isso importe, seja hoje ou na época da minha infância. Muitos devem ter pulados as cenas iniciais para estar no controle do rato da Disney pelos cenários coloridos o mais rápido possível. Coloridos? Sim, esse é o primeiro detalhe que mais chama a atenção do game. Usando e abusando de cores, nos sentimos num desenho animado com elementos de cenário se completando muito bem com plano de fundo, inimigos, plataformas e itens.
Mickey usando um objeto do cenário como arma |
Chega de falar dos aspectos técnicos!
Castle é, na minha opinião, o melhor game de Plataforma "puro" do console. Falo isso pois considero Sonic the Hededgehog com uma pegada mais ação e Alex Kidd in Miracle World e Turma da Mônica O Resgate (ou Wonder Boy III) com outros elementos que os tornam especiais cada um ao seu modo. O game de Mickey Mouse é um Plataforma sólido, com todas as características que tornaram o gênero o preferido da época e da geração seguinte.
Fase do relógio: uma das minhas preferidas |
Aliás, simplicidade essa distribuída ao longo de suas fases, sem necessidade de tutoriais ou manuais - e aqui ainda abro um parêntese para o modo Pratice à disposição do gamer no início do jogo; por meio desse modo, é possível jogar algumas das fases de forma resumida. Qualquer elogio é aplicável a Castle e seu excelente game design.
Última fase: Algumas surpresas e sacadas bacanas |
Tenha um bom jogo!
Me lembro de ter visto esse game pela primeira vez na casa de um amigo de escola e de ter visto ele zerar ele no mesmo dia.Naquele tempo eu não tinha a manhã de jogar jogos assim só ficava na torcida para ver o final.
ResponderExcluirDepois de anos fui jogar no Master System que meu irmão comprou pra tentar zerar e me lembro de ter não conseguido bons tempos viu esses.
Me identifiquei bastante com a sua estória, porém a minha tinha a diferença de ir de bike ao invés de ônibus para a locadora todo final de semana.
ResponderExcluirEste jogo também foi um dos que mais aluguei, mesmo já tendo zerado acabava alugando outras vezes, principalmente quando a locadora fazia "promoções se levassem mais jogos para devolver com mais dias" nos feriados prolongados...
Parabéns pelo excelente post!
Caramba. Baita jogão! Esse vale a pena.
ResponderExcluirE bélissimo review, parabéns!!
Há 2 anos atrás fiz também um review do mesmo jogo.
Se achar interessante, pode dar uma lida aqui:
http://msx-gold.blogspot.com.br/2014/04/os9.html#os9
baita jogo. Tive q jogar depois de ler aqui.
ResponderExcluirEste jogo também foi um dos primeiros que zerei no Master System, um belo trabalho desta dupla dinâmica dos 8 bits, recentemente fiz duas lives zerando Castle of Illusion, Legend of Ilusion e o Land of Illusion, além do The Lucky Dime Caper e mesmo depois de tempo sem jogá-los a diversão se manteve a mesma. Os jogos não são difíceis, mas possuem um desafio gostoso que dá satisfação ao jogar.
ResponderExcluirEste jogo também eu tenho como fenomenal, a capa sempre me instigou, tanto a do Master quanto a do Mega, e aluguei num daqueles finais de semana (com minha irmã que ainda jogava games), foi uma madrugada memorável com aquele música hipnótica e aqueles gráficos cheios de vida e movimento. E jogávamos o Pratice como console em não zerar o Modo Normal. De todos os jogos Disney, é o que mais gosto. Eu passo aperto na fase do Relógio, mas gosto demais deste game. Ótimo review! Parabéns!
ResponderExcluirAmava de paixão! <3
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