Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2022

QG Recomenda - Games com Personagens Marvel Comics

Olá, amigos!

Como vão as coisas?

Ano passado, fiz um texto inspirado na Liga da Justiça do Zack Snyder, cuja versão do diretor, tinha acabado de estrear na HBO Max. Na época, elenquei quais games do Master System continham os ícones da DC Comics... infelizmente, são poucos. Hoje, quase como um complemento daquele material, "cruzei para outra realidade" e abordarei títulos com personagens da Marvel Comics. Desta vez, não vou me restringir apenas ao 8 bits da Sega porque, no segmento de super heróis, as opções são escassas. 

Por hábito, apontarei aqueles que considero pouco conhecidos do público... ao menos, não vejo sendo citados com freqüência. E, para não me perder em meio a vastidão, vou focar nos velhos clássicos, ok? 

Sendo assim, darei inicio à...

Wolverine (Nintendo - 1991) - Algumas empresas no mundo dos video games, ficaram famosas, por conta de seus sucessos... mas, o contrário, também ocorreu. Se tem uma que, ficou marcada por despejar no mercado produções de qualidade duvidosa, é a famigerada LJN. Especialmente, considero essa fama exagerada e, como "até relógio quebrado, acerta duas vezes", vou falar sobre Wolverine. Este jogo é tão bom que, muita gente, nem sabe que saiu daquela publisher.

Inspirado nas histórias solo do "Carcaju", veremos um padrão gráfico que, se assemelha muito, com a impressão de cores das páginas de uma HQ da época. Neste ponto, a paleta de cores do Nintendo "caiu como uma luva" pois, a compatibilidade é total. Um ponto à se destacar, é animação de sprites da personagem, que é bem feita e apresenta movimentos naturais e suaves. A parte sonora se mostra competente, como boas composições que combinam com a aventura.

O Wolverine, costuma dizer, que é o melhor naquilo que faz. Se for encacar esse desafio, seja destemido porque, é um jogo inclemente. Por ser um clássico do gênero plataforma, vai aprender a evitar os obstáculos e inimigos com o tempo, porém, ainda assim, vai penar bastante... a taxa de dano é alta e, morrer, é muito fácil. 

Está entre os meus preferidos no NES. Aliás, poderia colocá-lo também, em listas de melhores do sistema facilmente. 

Iron Man and X-Or Manowar in Heavy Metal (Game Boy e Game Gear - 1996) - Na verdade, este crossover entre os "armadurados" da Marvel Comics e Valiant Comics, foi um lançamento multiplataforma, cujas versões principais, saíram para o Saturn e Playstation. Com uma combinação entre o 3D pré-renderizado (personagens) e o 3D real (ambientação), foi um game interessante na época. Anos depois, por meio de emulação, soube que existiam para os portáteis da Sega e Nintendo... o resultado, me surpreendeu.

Os jogos de Game Gear e Game Boy são, basicamente, os mesmos (com excessão das cores, claro). A desenvolvedora conseguiu reproduzir, na medida do possível, as produções de 32 bits, muito parecido, com o que a Rare fez com o Killer Instinct do mesmo Game Boy. Vale dizer que, este tipo de técnica gráfica, ficou popular graças ao maravilhoso Donkey Kong Cowntry, para o Super Nintendo.

O jogo em si, não tem nada de inovador... mas é legal. Você pode escolher entre os dois protagonistas e percorrer as fases, mandando raios laser nos inimigos. Os controles respondem bem e a dificuldade é moderada, ideal, para aqueles "30 minutinhos" que tiver sobrando no seu dia. Hoje, com o advento dos "save states", dá para curtir o game aos poucos, como se fosse, a aquisição de um exemplar novo de HQ.

Daredevil (Game Boy Advance - 2003) - Desconhecia a existência do "Demolidor de GBA" por completo... soube, há pouquíssimo tempo. Ao me deparar com imagens na internet, fiquei curioso em experimentá-lo, o que fiz hoje (25/06/2022). É curioso, como ainda há, tanto jogo "perdido" à ser descoberto.

O game pode dividir opiniões, assim, como foi o filme estrelado pelo Ben Affleck. Até poderia se passar por um de Super Nintendo ou Mega Drive se fosse feito anos antes, porque, não apresenta nada novo ao estilo de ação/plataforma. Entretanto, os desenvolvedores, fizeram o "arroz com feijão bem temperadinho" pois veremos bons gráficos e trilha sonora, além, de controles ágeis e precisos.

A trama, segue de leve, os eventos do filme. Há personagens que existem somente nas HQs mas, que deram as caras aqui, tornando as coisas mais interessantes. Ainda assim, imagens digitalizadas com cenas da película hollywoodiana são abundantes e com qualidade impressionante. Também, é possível destravar outras (e demais extras) coletando os símbolos do herói (os "DD") espalhados pelas fases. A dificuldade é moderada mas, como a tendência é ir à caça de todos os ítens escondidos, precisará jogar bastante até conseguir cravar os 100%. Em suma, vai render muito tempo de jogatina. 

Mesmo não sendo revolucionário (há inúmeros como ele), Daredevil é um game bacana. Para quem curte, vale a pena dar uma conferida.

Spiderman - Return of the The Sinister Six (Nintendo e Master System - 1993) - Lembram, do que disse no Wolverine, sobre "relógio quebrado"? Se a LJN acertou duas vezes, outro exemplo disto, é este game do "Amigão da Vizinhança". Uma prova que, se os desenvolvedores fazem o básico mas, com competência e honestidade, sai boa coisa.

Aqui, veremos o Aranha encarando seus maiores inimigos em fases amplas que, dão a possibilidade, de explorar as capacidades do herói (disparar teias e escalar paredes, não poderiam faltar em um game dele, né?). Os gráficos são "Ok" e cumprem seu papel. Para compensar, no início da cada missão, veremos imagens grandes mostrando o inimigo a ser batido... num 8 bits, de maneira geral, não era algo tão comum assim. Doutor Octopus, Electro, Homem Areia, Mistério, Abutre e o Duende Macabro, estão muito bem desenhados nestas telas, o que, me impressionou na época. 

Primeiro, conheci a versão do Nintendinho e, posteriormente, a de Master System (um port da Flying Edge/Akclaim). Ambas são muito parecidas, entretanto, os detalhes que as diferem, transformam por completo a experiência. Por exemplo, o Homem Aranha tem apenas uma barra de vida no NES. No console da Sega, os itens estão em locais mais fáceis de encontrar. Além disto, os vilões Doutor Octopus e Mistério, que possuem apenas uma barra de vida, no Nintendo, regeneram algumas vezes antes de serem derrotados. Em suma, deram uma aliviada (desnecessária, a meu ver).

Enfim, o herói mais popular da Marvel, deve ser o que mais recebeu títulos ao longo das gerações de consoles. Assumir os controles de games deste período, é como abrir um livro de História.

Então, é isso... vou ficando por aqui.

Até mais! 


2 comentários:

  1. Só jogo legal ai citados alguns deles estão na minha lista pretendo jogar quando tiver um tempo disponível mas séria interessante fazer mais indicações de jogos heróis obscuros de algumas plataformas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Rock!
      Tudo bem?
      Rapaz... toda vez que "cavuco", aparece um game que nem fazia ideia que existia. Tem aqueles completamente obscuros ou, os que poderiam fazer sucesso, por se tratarem de um licenciamento famoso que não vingou. Futuramente, pretendo fazer outros textos nesta "pegada"... assunto, tem de sobra.
      Até mais.
      Abraço!

      Excluir