Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2022

Black Belt - O Retorno de Riki

 

Graças ao indie Ganbatte Karate, o herói clássico, tem seu retorno triunfal ao mundo dos games

 Por Douglas Deiró

Este título, bem que poderia, ser de uma nova aventura do karateca Riki, de Black Belt. Infelizmente, a Sega, nunca fez a sequência deste clássico do Master System, muito amado, por fãs que viveram o final dos anos 80 e início dos 90 (período do lançando do console no país).

O fato do game ter sido uma “gambiarra” da empresa para aproveitar os códigos de Hokuto no Ken no mercado ocidental, não ajudou muito a popularizá-lo. Somado ao fato deste 8 bits não ter tido boa aceitação do público exterior, só piorou a vida do nosso herói. Essa batalha, ele não conseguiu vencer.

Entretanto, no Brasil, ele foi um dos mais vendidos para do sistema, o que, demonstra, ter caído no gosto da galera. Não por acaso... além do fato de, naquele período, haver poucos jogos de porrada disponíveis, possui bons gráficos, trilha sonora empolgante e gameplay eletrizante. O pacote completo para uma diversão viciante, com toda a certeza.

Os anos se passaram e, o cenário para a produção de jogos indies, cresceu de tal forma que, podemos encontrar, verdadeiras obras de arte... algumas, até rivalizam com as de grandes estúdios. Neste mundo fantástico saído da mente criativa de muitos talentos, encontra-se Ganbatte Karate, idealizado por Ulisses Lopes da Silva e sua Ulisoft.

O criador e seu trabalho, já foi tema de matéria aqui mesmo no QG Master (dê uma busca no blog, a conversa com ele, ficou bem bacana). Na ocasião, o projeto estava no começo mas, mesmo assim, o potencial era enorme. Tanto é que, hoje, o elenco do game triplicou.


Ganbatte Karate, como o próprio nome sugere, reúne personagens praticantes desta arte marcial, saídos, de várias mídias diferentes. Será que, Daniel Larusso (Karate Kid), teria vencido do torneio All Valley se, o finalista, fosse o Ryu (Street Fighter) ou o Jin Kazama (de Tekken)? Aqui, há a possibilidade de colocar isto à prova.

Ao “passear” pela tela se seleção, verão muitos chars originais... e, é aí, que GK brilha ainda mais. Tais lutadores, são pedidos de fãs por intermédio de ”comissions”. Sim, não leu errado! Se é um dos inúmeros gamers que, sempre sonhou, em ter um personagem “trocando sopapos” em um fighting game, chegou sua hora.

Quanto ao retorno do Riki à ativa, ele se deu, justamente, pelo fato de ser muito querido entre os brasileiros. Perguntado sobre os critérios para a escolha do elenco de “Ganbatte”, Lopes disse buscar por aqueles interessantes e que possam agradar a maior parte do público. Assim, fiquem atentos! Em 2023, a segunda temporada, promete a chegada de outros grandes nomes do “karatê midiático”.

O faixa preta veterano ficou incrível com o novo visual, inspirado, nos jogos da SNK para o Neo Geo Pocket. Ainda assim, preservou-se suas características de ser um guerreiro formidável, capaz, de dar golpes potentes nos adversários. Lembrando, no game de 1986, os inimigos “explodem” quando atingidos, herança, da versão japonesa Hokuto no Ken. E por falar neste último, Kenshiro (o protagonista) foi a inspiração óbvia para completar o “move set” de Riki, medida necessária pois, seu repertório antigo seria insuficiente.

Então, fica minha a recomendação máxima. Se é um fã do clássico Black Belt e gostaria de fazê-lo duelar com outras estrelas dos jogos de luta, não perca tempo. O game é gratuito e pode ser baixado via site Game Jolt (gamejolt.com/ulisan/games) ou, ainda, mantenha-se informado sobre todas as atualizações no Facebook (SNK Vs Capcom – Rivalry Conclusion).



4 comentários:

  1. Vou dar uma conferida me lembro de ter visto um trailer a respeito desse jogo a algum tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fiel Rock!
      Tudo bem com você?
      O game está ficando famosinho, tendo até, alguns streamers gringos fazendo lives com ele. Por isso, creio eu, você tenha esbarrado em algum vídeo por conta disto.
      Pode baixar sem medo, não só o Ganbatte, como os outros feitos pelo Ulisses que, são trabalhos, muito legais e divertidos.
      Abraço!
      Até mais.

      Excluir
    2. Vou dar uma conferida em outros jogos que ele fez pode deixar.

      Excluir
  2. Parece bem bacana, galera indie tá mandando bem!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir