Páginas

sábado, 17 de abril de 2010

TOP 5 - Queridinhos do Master System


Olá amigos, sou Leo S., um eterno apaixonado pelo console 8-bits mais lindo do mundo, o querido Master System e hoje venho falar sobre uma nova seção do blog que vou gostar muito de trabalhar. Se trata de um TOP 5 com diversos assuntos, referentes aos jogos do Master. Para inaugurar, vamos começar com os personagens mais bem quistos do Master:

5ª Lugar - Alis (Phantasy Star)


Alis é a musa inspiradora de uma legião de fãs de RPG. Com apenas 15 anos, nossa heroína é simplesmente a protagonista do saga Phantasy Star, o primeiro jogo da famosa franquia de RPG da SEGA. Sua história começa com a morte de Nero, seu irmão, pelas mãos dos guardas reais do rei Lassic, quando então Alis parte em sua jornada para descobrir a verdade e vingar o irmão. Com muita personalidade e sem perder o charme, Alis foi umas das primeiras heroínas a estrelar um jogo de videogame, numa época em que não se viam mulheres como personagens principais dos jogos. É por essa ousadia e por ter conquistado o coração de milhares de fãs que ela leva com mérito o quinto lugar deste Master Top 5.

Nota: Conheça a Gazeta de Algol, um site completo para quem quer saber tudo sobre a franquia.

4ª Lugar - Mickey Mouse (Castle of Illusion)

Sim, eu sei, Mickey é um personagem da Disney e não da SEGA. Não tem problema, ele foi estrela dos jogos da SEGA por muito tempo, remodelando os estilos de games da época. Brilhou com louvor no Mega Drive e no Master System. Com Castle of Illusion conquistou a primeira posição em vendas no Brasil, segundo a Tec Toy e estrelou pelo menos mais três outros jogos para o Master System, como Land of Illusion (considerado por muitos, inclusive eu, uma das melhores continuações de jogo já criada), Legend of Illusion (lançado já no fim da vida do console) e Mickey's Ultimate Challenge (que foge totalmente o estilo dos anteriores, pois foi lançado para várias plataformas). Carismático, caricato e adorado, Mickey merece estar neste Master TOP 5, pois alegrou e muito, a vida de milhares de jogadores do Master System.

3ª Lugar - Wonder Boy (Wonder Boy)

Bom, chegamos a um personagem que eu particularmente adoro, mas trata-se de um caso especial, muito especial. O garotinho loiro do desenho acima, pulando com uma machadinha na mão é do jogo homônimo Wonder Boy e é um game de plataforma, que teve versão convertida até para a Nintendo (Adventure Island). Mas o segredo desse carinha chamado Tom-Tom são as continuações que mudam totalmente a forma de jogar, misturando aventura com um pouco de RPG. Porém, a franquia é confusa e as continuações são complicadas. O retrogamer Grandpa fez uma análise detalhada sobre cada jogo do Wonder Boy, um trabalho impecável que merece a indicação para quem quer saber mais sobre essa história. Clique aqui e leia a matéria. O que preciso ressaltar sobre esse personagem, é que ele é muito adorado no mundo todo, porém aqui no Brasil a Tec Toy "hackeou" seus jogos para Turma da Mônica, o que tornou o herói menos popular, mas a franquia ainda mais conhecida pelos fãs. O segundo jogo da série, Wonder Boy in Monsterland virou Mônica no Castelo do Dragão e o "terceiro" (vide confusão na matéria do Grandpa) Wonder Boy III - The Dragon's Trap virou Turma da Mônica em o Resgate. Este último na minha opnião um dos melhores jogos do console, com uma engine fantástica.




Por toda essa importância na história do Master System, o "Garoto Maravilha" entra para o 3º lugar do nosso Top 5.

2ª Lugar - Sonic (Sonic - The Hedgehog)

Sonic dispensa comentários, é o personagem clássico que virou mascote da empresa. Porém, ele não é queridinho do Master System, é muito mais do que isso, é o queridinho da SEGA. Começou sua carreira no Mega Drive, o sucessor do Master System. Foi bombástico, entrou facilmente nas casas e ganhou moradia em todos os corações "seguistas". Porém, roubou o lugar de outro mascote da empresa, desbancando-o. Chegou ao Master System sob olhares duvidosos e receosos, mas com uma versão própria para o console (e não apenas como adaptação, o que aumentou ainda mais sua popularidade) repetiu o sucesso e bombou rapidamente. Ganhou continuações originais e fixou sua posição de queridinho do Master System. É com muito merecimento e velocidade que ele chegou na posição de 2ª lugar do nosso TOP 5.

1ª Lugar - Alex Kidd (Alex Kidd in Miracle World)

Ele pode não ser mais o mascote da SEGA (faz tempo!). E pode não ter feito tanto sucesso no Mega Drive. Mas é inquestionável o seu valor para o Master System. Aliás, é impossível falar de Master e não falar de Alex Kidd. O personagem mais querido do console, amado até hoje. Estrelou o jogo mais fodástico do console logo no início de sua vida: Alex Kidd in Miracle World. Certo, suas continuações não foram tão boas, há quem odeie todas elas, há quem ame, principalmente a Alex Kidd in Shinobi World que fez muito barulho também na época. Mas como mascote oficial da época, o simpático garoto orelhudo que comia ora arroz, ora hamburger (dependendo do continente), acertava golpes de karatê (socava muito!), era expert em jokenpô e shurikens, Alex detonou! Chegou a ser chamariz de venda para o Master System II, com o jogo na memória. Seria ileal, desumano e cruel não colocá-lo em primeiro lugar no Master TOP 5 dos Queridinhos do Master System. Alex Kidd é, na verdade, hor concours nessa lista.

Creio que muita gente vai ficar decepcionada por não ver na lista alguns personagens simpáticos e carismáticos, como Opa-Opa, o protagonista da série Fantasy Zone ou a raposinha esperta de Psycho Fox, e figuras marcantes como o enigmático ninja Shinobi e o herói Riki de Black Belt. Mas eles chegaram perto da lista. Perderam espaço porque não foram páreo para os cinco citados acima. Bom, é isso, em breve farei novos TOP 5 com outras características legais dos jogos do Master System.

Bom fim de semana!

10 comentários:

  1. Legal a lista. Sem dúvida os cinco foram personagens importantes para a história do Master System.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do TOP e do blog.
    Ótimo trabalho!

    Só não vou com as fuças do Alex Kidd, mas ele foi importante pro Master e isso é o que conta.
    Boa Sorte!

    Arrasa Nem!

    ResponderExcluir
  3. Excelente TOP 5, e apoiado! O mascote do Master System é sem dúvida o Alex Kidd, esse sim marcou o console de verdade.

    Adoro a Alis tb, uma das minhas personagens prediletas nos games. O design dela é muito legal, aliás tudo neste jogo é legal, o pessoal da SEGA foi muito feliz ao criar este game, em todos os aspectos, sejam técnicos ou na arte.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelos comentários galera, show!!!

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelo link para a Gazeta :) Aliás, bacana o link para o texto do Grandpa. Tem muita informação na internet, dureza é achar algo que preste. Um bom link ajuda bastante.

    E desculpe o atraso, tô "tirando o atraso" de umas leituras aqui...

    ResponderExcluir
  6. Adoro todos eles, e em particular o Castle Of Illusion e Sonic, que na minha humilde opinião é mais divertido que o do Mega Drive...

    ResponderExcluir
  7. Eae cara Mano eu jogo games da SEGA desde os meus primeiros passos no mundo dos Games. Eu curti muito sua Página no BSpot e queria sabe se aceita fazer um tipo de parceria comigo, eu tenho uma Página parecida no BSpot mas que migrou pro Facebook, se estiver disposto eu vou deixar esse Link útil dá uma passada por lá, eu tô precisando de algum ADM dedicado e das antigas como você Saca ?
    www.facebook.com/1upgamers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa obrigado pela visita Lucas! Vou conferir sua página sim! Aí podemos iniciar sim uma parceria.

      Abraços

      Excluir