Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Era uma vez: Mickey Mouse!

Mascote da Disney. Estrela da Sega.

'Mortimer' Mouse nasceu dia 18 de novembro de 1928. Sorte dele que a esposa de Walt Disney, Lillian, tinha bom senso e aconselhou seu marido a rebatiza-lo:
- Mortimer é muito formal. Que tal Mickey? É mais simpático! - Provavelmente disse ela.
Walter concordou. E foi assim que surgiu o carismático Mickey Mouse.
No início, Mickey era politicamente incorreto. Muito diferente dos dias de hoje, ele bebia e fumava. Mas, com sua fama quase que instantânea, Walt achou melhor transformá-lo em bom moço rato e, em meados dos anos 30, fez do camundongo da Disney seu mascotinho fofinho e amado até hoje.

Mickey bebendo e fumando.




Quanto a Mortimer... bem, em 1936 o nome foi usado pela The Walt Disney Company para outro personagem: um rival amoroso de Mickey na disputa pelo coração da Minnie. Aqui no Brasil ele é chamado de Ranulfo, mas não vamos falar dele, pois trata-se de um personagem de pouca relevância.

Este é Mortimer, "O Malandrão".

Os anos passaram e Mickey foi adquirindo mais fama ao redor do mundo. Suas orelhas grandes e redondas se tornaram o símbolo do primeiro parque temático da Disney, a Disneylândia, em 1955.
Em 1978, aos 50 anos, Mickey recebeu uma homenagem que entrou para a história: foi o primeiro personagem animado a ganhar uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Esse ratinho nasceu com estrela mesmo.

Doze anos depois, nas casa dos 62, o mascote da Disney foi convidado pela Sega para brilhar em sua carreira gamística. Mickey passou a conquistar mais corações ao redor do mundo: agora ele era responsável pela paixão de muitos seguistas. Há dois anos atrás, em 2008, Mickey completou 80 anos de vida. Uma data especial que merece o respeito dos fãs da Disney e também dos fãs da Sega.

Das telinhas para os games

No ano de 1990, a Disney e a Sega fecharam uma parceria de sucesso. Mickey estrelava sua primeira aventura no Mega Drive: Castle of Illusion.
O game foi tão bem recebido que, durante seis meses que antecederam a chegada de Sonic, o mascote da Disney foi emprestado como mascote temporário ao Mega, já que Alex Kidd tinha a cara do Master e não obteve sucesso ao tentar ser associado ao o console 16-bits da Sega.


Mickey não era novato no universo dos games, mas nenhum jogo anterior tinha a qualidade de Castle of Illusion. O jogo atendia todos os requisitos da época: lindos gráficos, diferente temas, áudio perfeito e jogabilidade excelente. Simplesmente fantástico.
Castle os Illusion foi o primeiro da série Illusion, que trilhou um caminhou no 16-bits (World of Illusion) e outro no 8-bits (Land of Illusion e Legend of Illusion).

Para entender melhor os caminhos que a série Illusion seguiu, eu faço aqui uma menção honrosa à analise do Cosmão: “Especial SHUGAMES - A Série Illusion” parte 1 e parte 2.

Ainda em 1990, o Master System foi presenteado com uma versão do tão esperado "Castelo das Ilusões". Foi quando a Sega e a Disney surpreenderam novamente. Quando todos esperavam uma adaptação "tal qual", eles resolveram inovar e fizeram uma versão totalmente nova, mantendo os temas e a mecânica do jogo. Sucesso de novo!
Castle of Illusion do Master System foi uma obra prima dos 8-bits. Ficou tão lindo, tão bom, que a Tec Toy revelou (em 2004) que foi o jogo do Master mais vendido no Brasil.


Três ilusões e um último desafio.

Minha Disneyteca não tá furada não,
os do Donald estão na prateleira ao lado =)

O primeiro jogo da série Illusion no 8-bits é o que podemos dizer "Estava no lugar certo, na hora certa". Castle of Illusion chegou ao Master quando ele ainda tinha muita lenha pra queimar. Afinal, o Mega Drive era novidade (o SNES mal tinha sido lançado). Como nem todo mundo tinha condições de ter um 16-bits, os lançamentos do Master System faziam sucesso.
Quando aluguei o jogo pela primeira vez fiquei deslumbrado. Não conseguia parar de jogar e voltava alugar sempre que conseguia. Sim, foi amor a primeira vista. E não era só eu. Todos que jogavam ficavam encantados com a qualidade do jogo. As vezes ia na casa do meu primo jogar a versão do Mega Drive que gostava muito também. Mas gostava mais da "minha" versão, a 8-bits. Acho que pela simplicidade genial que conseguiram criar, sem perder a jogabilidade.

O Castelo das Ilusões

Dois anos depois chegava a continuação: Land of Illusion. As coisas mudaram um pouco, o interesse pelo Master System já não era tão grande e poucas pessoas comentavam tanto sobre o lançamento. Uma pena, pois o jogo era (na minha opinião) superior ao primeiro. Mais elaborado e inteligente. Lembro que na época eu comprava todas as revistas especializadas que podia (Ação Games, Super Game, Videogame, etc,) e quando li sobre o jogo fiquei louco. Aquela imagem (da capa da caixa) do Mickey se pendurando num pé de feijão gigante segurando um bauzinho e com o Dragão vermelho cuspindo fogo ao fundo era linda. Eu viaja olhando ela. Não sosseguei enquanto não consegui alugar o cartucho.

A Terra das Ilusões

Mas então passaram-se mais dois anos e o Master System ganhou mais uma continuação: Legend of Illusion. Esta, ao contrario da primeira pode-se dizer somente "Chegou na hora errada". O Master já não fazia sucesso nenhum. O reino dos 8-bits virou lenda e o interesse pelo jogo foi mínimo. Injustiça? Talvez. A verdade é que o game também não manteve uma ligação coerente com os dois últimos jogos. Mickey agora atirava bolas de sabão no inimigo. Cadê as famosas bundadas? A roupa mudou também, pois está de acordo com o tema do jogo (ele é um funcionário do reino que assumiu temporariamente a corôa e se tornou rei). Na minha opinião é um bom jogo, mas inferior aos dois primeiros. Junte isso ao fato de chegar atrasado e temos um game nada conhecido. Podemos crer que a diferença gritante desse game para os dois que o precederam se deve ao fato de que esse foi desenvolvido pela Aspect Co., enquanto que "Castle" e "Land" foram desenvolvidos pela própria Sega. Ainda assim, é um jogo de boa qualidade e muito divertido.

A Lenda da Ilusão

Mais alguns anos se passaram e Mickey ganhou mais um jogo para o Master System: Mickey's Ultimate Challenge. Este game não tem ligação nenhuma com os três anteriores, pois trata-se de uma adaptação feita para varias plataformas (Super NES, Game Boy, Mega Drive e Game Gear). Desenvolvido pela Designer Software, temos agora um jogo do estilo Puzzle, ou seja, pra quebrar a cabeça mesmo. Com 3 níveis diferentes de dificuldade, esse game pode entreter crianças à adultos. Os gráficos são mais simples e os controles são poucos, como andar, pular e passar por portas. No total são cinco desafios e você pode escolher entre jogar com o Mickey ou Minnie. Curiosamente, o jogo tem o nome (traduzindo) de "O último desafio de Mickey" e de fato, foi o último jogo já lançado para o Master System.

O Último Desafio


Vista as luvas brancas, é hora de jogar!

Sempre que pegava um caixa de jogo nas mãos eu me interessava ainda mais por ele. As sinopses instigavam mais a jogar e os screenshots me deixavam viajando, imaginando como era o game. Era muito gostoso e hoje tenho muitas saudades daquela época mágica. Se você não passou por isso, tem a chance de passar agora com nosso amiguinho Mickey. Se sentir vontade de jogar, não perca tempo.



Castle of Illusion (1990)


"A busca começou! Mickey está perseguindo a bruxa malvada chamada Mirzabel, que raptou Minnie. Mickey deve encontrar 7 gemas preciosas escondidas nas câmaras fantásticas do Castelo da Ilusão de Mirzabel e usá-las para salvar Minie. Poderá Mickey achá-las? Só depende de você!"


Land of Illusion (1992)



"Humm, esse barulho de chuva dá um sono! Mal terminou essa frase e Mickey dormiu, com um livro de contos-de-fada aberto no colo. Mas, quando abriu os olhos... Que lugar estranho! Cadê a minha casa? Foi aí que ele percebeu que tinha entrado dentro do livro, em uma história assustadora...
O lugar era mesmo de arrepiar. Mas como nosso herói não costuma ficar parado, logo descobriu o que estava acontecendo: um terrível gigante tinha roubado o Cristal Mágico que protegia a vila, e agora uma magia negra atormentava o mundo!
Mas quem conhece Mickey sabe de sua coragem. Sem pensar duas vezes, ele disse: "Não se preocupem, eu trarei o Cristal de volta!" Mal sabia ele o tamanho da encrenca me que havia se metido...
O gigante vive em um castelo nas nuvens, e, para conseguir alcançá-lo, Mickey precisa encontrar a Princesa do Bem (ninguém menos que a sua adorada Minnie!) que irá ensiná-lo qual o melhor caminho para chegar até o caselo.
O quê? Você quer mudar o final da históra? Então embarque nessa grande aventura, e não se assuste se, no meio do caminho, você topar com Donald, ou quem sabe o Pateta, ou Horácio..."


Legend of Illusion (1994)

"Era uma vez, em um mundo distante, um reino governado pelo Rei Pete. Ele não era um Rei muito bom, mas a vida no reino era boa e seus habitantes eram felizes. Mas um dia, nuvens escuras tomaram os céus do reino deixando as pessoas muito tristes. "Apenas um Rei, em uma jornada real, conseguirá descobrir qual a solução deste problema e devolverá a paz aos habitantes do reino" avisou o conselheiro do Rei. O Rei Pete, com medo de cumprir a tal missão, resolve fazer de um ajudante da lavanderia real, um Rein Honorário. Agora Mickey tem em suas mãos o destino do reino e a felicidade de seus habitantes. Ajude este corajoso camundongo a cumprir sua missão. Capriche na mira e acerte os inimigos com as barras de sabão. Faça com que Mickey salve o reino e se torne o novo Rei!"


Mickey's Ultimate Challenge (1998)


"-O céu está caindo! O céu está caindo! O que poderá ser? - gritam os apavorados cidadãos de Beanwick.
-Será uma tempestade? Será um monstro? Será esse o fim do nosso reino?
-Eu não sei mas irei descobrir. - Disse Mickey - Mesmo que tenha que vasculhar todos os aposentos do Castelo de Beanwick para resolver este mistério!
Em Mickey's Ultimate Challenge, jogue com o Mickey ou com a Minnie e resolva o mistério que assombra os moradores de Beanwick. Mas primeiro, você terá que provar o seu valor superando uma série de desafios, enigmas e quebra-cabeças que irão testar o seu raciocínio.
Cinco cenários incríveis! Cinco testes desafiadores! Estrelando todos os seus personagens favoritos da Disney! Resolva todos os enigmas e descubra o que está por trás do mistério de Beanwick!
Tudo não passará de um sonho? Jogue Mickey's Ultimate Challenge e decida você mesmo!"




E quem pagou o pato?

O sucesso obtido com o primeiro jogo do Mickey motivou a parceria Sega/Disney a criar outro jogo de um outro personagem muito querido e famoso: Pato Donald. O game "The Lucky Dime Caper" fez muito sucesso também, e tem uma qualidade incrível. Um jogo muito caprichado que terá seu espaço aqui, assim como a sua continuação Deep Duck Trouble.


Por hoje ficamos assim. Calma Donald, logo será sua vez...

10 comentários:

  1. Lucky Dime Caper é a MAGNUM OPUS do Master System na minha opinião.
    Os jogos do Mickey eu conheci bem depois, e sua qualidade também não fica atrás!
    (Exceto pelo Ultimate Challenge... ¬_¬)

    Gostei muito de seu DOCUMENTÁRIO sobre os jogos do Mickey. Aguardo anciosamente pela continuação!

    ResponderExcluir
  2. kra... amava castle of illusion, apesar de achar o land mais fácil.... mas ainda assim eu era MUITO ruim nesses jogos!
    sempre fui bem afobado, então morria a toda hora..... hahahaha =)

    ResponderExcluir
  3. vei, muito bom o post, adoro os games da Disney, apesar de preferir os do Donaldo.
    Mas tbm gosto do rato, hahahahah!!

    Grande post :D

    ResponderExcluir
  4. @yoritoshi
    Valeu cara! Já estou trabalhando na continuação com o Donald. Aguarde!

    @Edwazah
    Meu, você acha o Land mais fácil? Tenta coletar todas as 14 estrelas do jogo, daí vc vai ver o que é difícil, hahaha. Eu nunca consegui achar todas, mas ainda vou fazer isso, pois o final muda...

    @Cyber Woo
    Valeu Cyber! Também adoro os games da Disney.

    ResponderExcluir
  5. Até hoje fico cantarolando as músicas das fases do relógio e dos brinquedos de Castle of Illusion... xDDD

    Bons tempos... ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia, tudo bem?
    Realmente, as músicas de Castle of Illusion não tem pra ninguém, as da fase da floresta e dos doces tb matam a pau!!
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Com certeza um dos melhores jogos que eu já joguei. E olha que eu sou NES de carteirinha.

    []'s
    http://protomorphos.tumblr.com

    ResponderExcluir
  8. Fala ProtoMorphos!
    Cara sem dúvida, os jogos do Mickey eram fodas!!!

    Valeu,
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Fala Léo!
    O que acontece se eu disser que nunca joguei nenhum jogo da série Illusion além de World of Illusion?

    A cada vez que leio sobre eles fico babando, mas ainda não tive chance de jogar. Acho que vou comprar Castle of Illusion do Mega para poder incentiva.

    Como sempre, adorei o texto.
    Parabéns pela Qualidade!
    Arrasa Nem!

    ResponderExcluir
  10. E ae Gabriel! Blz???
    Pô, titia, como assim??? Você tem que jogar antes que seja tarde, rsrs

    Compre mesmo, boa idéia!
    Valeu pelo elogio!

    Abração!

    ResponderExcluir