Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dossiê Wonder Boy: Master System in Monster World

Saudações galera! Como prometido no post anterior sobre Wonder Boy, vou listar hoje os jogos da série lançados para o Master System, incluindo as caixinhas (boxart e sinopses). Não vou listar aqui os clones e os jogos lançados apenas em outros consoles (Wonder Boy III Monster Lair e Monster World IV), me focando apenas nos jogos lançados para o Master System, incluindo os hacks brasileiros. Prefiro comentar sobre esses outros jogos em um futuro post.

Enquanto isso, para quem quiser conhecer mais sobre Monster World, recomendo o excelente artigo (em inglês) feito pelo site Hardcore Gaming 101, o qual se encontra clicando aqui.



Sumário:
  • Wonder Boy
  • Wonder Boy in Monster Land
  • Wonder Boy III: The Dragon's Trap
  • Wonder Boy in Monster World
Estes foram os jogos da série Wonder Boy que passaram também pelo Master System. Para cada um dos jogos listados, apresento as boxarts de cada região onde o jogo esteve disponível (Europa, Japão e/ou Brasil), uma nota contendo curiosidades sobre o jogo, screenshots e sinopses das caixinhas. As sinopses das caixinhas em inglês eu mesmo traduzi, mas se houver algum erro me avisem para que eu possa corrigir e melhorar ainda mais este post. =)

Bom, sem mais delongas, vamos conferir a lista abaixo:

Wonder Boy (1987)
  • Conhecido no Japão como Super Wonder Boy.


Notas: Estas versões possuem estágios adicionais, inexistentes nos arcades e no clone Adventure Island para NES. Conforme escrito no post anterior, a versão japonesa adquiriu o título "Super" para se destacar da versão existente no SG-1000, um console da SEGA anterior ao Master System.

Screenshots:

Sinopses:
Inglês (tradução) - "Alguma vez já imaginou como seria se manter sozinho entre as profundezas de florestas escuras e densas?

Viver de frutas da região? E defender-se contra as mais sórdidas criaturas do bosque?

Alguma vez já imaginou como você lidaria no meio de um deserto escaldante? Com nada além de uma pracha de skate e uma garrafa de leite?

Bom, agora você terá que imaginar, porque Tanya, o amor de sua vida, foi seqüestrada e levada para o outro lado do planeta. Você tem que trazê-la de volta. O quanto antes.

Além disso, ela nunca o perdoaria se você não arriscasse a sua vida por ela."

Português - "Justamente quando tudo ia bem entre você e sua bela namorada, Tanya, ela foi seqüestrada pelos lacaios de um Rei dos Bosques. E onde está ela agora, presa e incomunicável? Você não tem a mínima pista. Por isso, terá que embrenhar-se em florestas escuras, cruzar oceanos sem fim, escalar encostas traiçoeiras. Terá de explorar vulcões em erupção, perigosas geleiras e até mesmo caminhar sobre nuvens. Mas você não estará completamente sozinho, o seu anjo da guarda estará ao seu lado."

Wonder Boy in Monster Land (1988)
  • Conhecido no Japão como Super Wonder Boy: Monster World
  • Conhecido no Brasil como Mônica no Castelo do Dragão


Notas: Primeiro jogo a ser localizado (hack gráfica) no Brasil pela Tec Toy.
A versão japonesa apresenta uma dificuldade maior do que as versões ocidentais, se assemelhando mais com a dificuldade da versão de arcade.

Screenshots:

Sinopses:
Inglês (tradução) - "Wonder Boy está de volta! Mas dessa vez ele está jogando pra valer. Sem mais bonecas fofas, frutas ou leite. Agora é hora de espadas, armaduras, escudos, labirintos e dragões cospe-fogo. Ajude Wonder Boy através dos 12 estágios, recheados de perigos e monstros, desta desafiante aventura."

Português - "Mestre de sujeira! Rei do lodo! Príncipe dos bueiros! Estamos falando dele, o Capitão feio, o mais terrível vilão das histórias em quadrinhos! Num ataque de surpresa, ajudado por um poderoso exército de Monstros, que conquistou o mundo!

Somente uma pessoa pode devolver a liberdade para todos: Mônica! Ela é uma garotinha meiga, delicada... mas geniosa... e possui uma força incrível! Contando com a ajuda de corajosos amigos, Mônica desafia o exército do Capitão Feio!

Tem um probleminha: se fracassar irá se transformar num Monstro de Sujeira, e o mundo ficará poluído para sempre! Não podemos deixar que isso aconteça! Pegue o Joystick e ajude a nossa amiguinha a enfrentar estes monstros!"

Wonder Boy III - The Dragon's Trap (1989)
  • Conhecido no Japão como Monster World II - Dragon no Wana
  • Conhecido no Brasil como Turma da Mônica em: O Resgate


Notas: A versão japonesa para Mark III foi cancelada, sendo lançada posteriormente no Game Gear. Contudo, é possível acessar a suposta versão japonesa, contida na ROM de Wonder Boy III, através de emuladores. Para isso, basta configurar o emulador (Meka, Fusion, ApprenticeMinus DS e S8DS) setando o país para Japão.

Screenshots:

Sinopses:
Inglês (tradução)- "Se prepare para a terceira aventura de Wonder Boy! Para salvar Monster Land do terrível Dragão Meka, você entrou em seu castelo e está pronto para a batalha. Se você derrotar o dragão, uma terrível surpresa o aguarda...uma maldição! Você vai se transformar no homem-lagarto, e muito mais. O único meio para voltar a forma humana é encontrando a Cruz da Salamandra, um item mágico com o poder para remover maldições.

Mas onde ela está escondida? Encontrá-la é uma aventura que vai levá-lo para terras desconhecidas, contra estranhas criaturas, em batalhas onde vocÊ nunca saberá em qual estranha forma você será transformado! Homem-falcão, Homem-leão e muito mais! Você poderá comprar armaduras, armas e usar itens mágicos! Salas secretas escondem surpresas ainda maiores!

Você é capaz de derrotar os dragões mestres e recuperar a Cruz da Salamandra? Quando olhar para a forma na qual se encontra, esta será a sua única esperança!"

Português - "Ao enfrentar o Dragão Cospe Fogo, Mônica foi raptada pelo Capitão Feio.

Toda a Turminha veio em sua ajuda!

Cebolinha, Magali, Bidu, Anjinho...

...E até o Chico Bento se revezam nesta aventura!

Enfrentam os mais terríveis monstros...

E as situações mais difíceis.

Vamos lá, Turma!

Entre logo no castelo e lute como nunca.

O final feliz depende de você!"

Wonder Boy in Monster World (1993)
  • Conhecido no Japão como Wonder Boy V: Monster World III
  • Conhecido no Brasil como Turma da Mônica na Terra dos Monstros


Notas: Esta versão é um port da versão original do Mega Drive e foi lançada somente no território europeu. A versão brasileira é a única hack gráfica da Tec Toy para o Mega Drive. Existe um hack não-oficial da versão de Master System que substitui os personagens originais pela Turma da Mônica.

Screenshots:

Sinopses:
Inglês (tradução) - "No papel do herói lendário Wonder Boy, cabe a você salvar Monster World das terríveis criaturas que tomaram o planeta! Compre sua armadura, armas e magias, e embarque numa jornada por territórios fantásticos em busca da origem dos monstros malígnos!"

Português (Mega Drive) - "Oi pessoal! Vocês nem imaginam o que aconteceu! Eu e a minha turminha resolvemos visitar o País da Fantasia e começaram a acontecer coisas tão estranhas!

Primeiro, uns monstros horríveis invadiram o país. Todo mundo passou o maior apuro. A Magali teve que dar uma de princesa num castelo cor-de-rosa. Será que ela está se alimentando bem?

O Anjinho foi resolver problemas no reino das nuvens e o Cascão simplesmente sumiu. O Cebolinha ficou até com o cabelo arrepiado quando me contou tudo isso.

Eu fiquei furiosa com estes monstros, e conto com a sua ajuda e com a de outros amigos, como o Bidu, para acabar de uma vez por todas com eles!

Eles vão ver o que é bom para a tosse! Eu, você e o Sansão vamos resolver juntos este caso e vamos nos divertir de montão!"



Por enquanto é isso, galera. As imagens das caixinhas e algumas das screenshots foram encontradas no site SMS Power, outras screenshots foram adquiridas no site MobyGames, e algumas foram extraídas por mim mesmo com o emulador Meka.

Abraços a todos, e até o próximo post desse dossiê, onde começo uma série de análises dos quatro jogos mencionados nesse post.

Good night, brave warrior. Good night, Monster Land...

10 comentários:

  1. Show!!!! Dossie completasso! Lindo post, Adinan, pra variar detonando tudo no QG!!!

    Só uma coisa que me incomodou um pouquinho, nada de mais, é que quando entrei no blog achei que tinha entrado no seu post anterior, pq a primeira imagem é a mesma... rrsrs

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Wonder boy sempre foi uma série que eu quis conferir. Agora com esse dossiê, aumentei mais ainda a curiosidade! Vou pegar agora o Wonder Boy Collection do PS2!

    Excelente post!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! De todos prefiro o 1º Wonder Boy.
    Acho os outros (Mônicas) praticamente impossíveis. Tentei finalizar na época e agora.. mas foi mais forte que eu. Parabéns pelo belo e completo post! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. @Leo S.
    Valeu pelos elogios, Leo! Fico feliz que tenha curtido esse post! =D

    Sobre a imagem inicial, a idéia era usar ela sempre para indicar que é um post referente ao dossiê. Mas agora que você comentou, realmente ficaria muito melhor se pelo menos houvesse algo indicando que é um novo post. Resolvi colocar o dragãozinho do WB3 na imagem como indicador para este e para os próximos posts.

    Valeu novamente Leo! Abraços! =)

    ResponderExcluir
  5. Adoro Wonderboy, mas as versões RPG da série são as melhores pra mim.

    Terminei todas, desde o Dragon's Trap (inclusive na linda versão do PC-Engine) até o Wonderboy 4 do Mega, o qual jogamos com a menina de cabelos verdes.

    Excelente post de uma excelente série!

    ResponderExcluir
  6. @00_Agent
    Cara, recomendo fortemente a coletânea de Wonder Boy pra PS2. Além de ter todos os games, possui artworks e até os manuais. E valeu pelos elogios, abraços.

    @Henrique
    Valeu, Henrique! Mônica no Castelo do Dragão é bem difícil, mas tem umas manhas que ajudam, como descobrir onde ficam as moedas escondidas, quais equipamentos comprar para conseguir ter os melhores no final, etc. Bom, eu sou mais o segundo WB, mas o primeiro é muito divertido tb. Abraços.

    @Cosmão
    Opa, valeu! Eu também sou mais as versões com elementos de RPG. A Dragon's Trap do PC-Engine eu comecei a jogar esses dias, e realmente a Hudson caprichou nessa versão. Quero terminar ela e o Dynastic Hero, que joguei muito pouco. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. \o/ adorei o dragãozinho "2ª Parte " hahaha

    ResponderExcluir
  8. nunca joguei wonder boy mas amo de paixão turma da mônica

    ResponderExcluir
  9. Nunca joguei nenhum desses Wonder Boys... Fiquei com muita vontade experiementar depois desse texto. Arrasô!

    ResponderExcluir
  10. @Leo S.
    Rsrsrs pois é, ficou bem carismático o dragãozinho rsrsrs, vou ver se uso ele mais vezes. Abração

    @sabrinawx
    Vale a pena jogar estes games, são muito divertidos! Abraços

    @GLStoque
    Opa valeu, recomendo fortemente esses Wonder Boys, são alguns dos melhores jogos que o Master System possui! Abraços

    ResponderExcluir