Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TOP 5 - Ninjas do Master



Salve galera!  Leo S. de volta com mais um TOP 5. Mas antes, permitam-me frustrar uma de suas crenças de criança. Se prepare, pois talvez essa seja a pior revelação que você vai ter desde que te contaram que o Papail Noel não existia: Os Ninjas que você conhece também não existem!

Pelo menos não aqueles dos filmes e games: heróis honrados e leais, que lutam com extrema agilidade e fazem acrobacias mortais. Na real, Ninja era uma organização secreta marcial no Japão. Mas ao contrário da crença popular, eles não eram acrobatas e tampouco guerreiros de campo aberto. Estas habilidades foram implementadas posteriormente pelas superproduções de Hollywood. O próprio nome Ninja não é original do Japão, lá eles eram chamados de "Oniwa". E ao contrário dos Samurais, os Ninjas não são honrados. Estão mais para mercenários, pois cobram pelos seus serviços e habilidades como espionagem, assassinatos e sabotagem. No final dos anos 80 e início dos 90, eles estavam em alta, presentes em diversos filmes e desenhos animados da época como: American Ninja, As Tartarugas Ninjas, G.I. Joe, Ninja Jiraiya e outros. 
Já no Brasil, a palavra Ninja caiu na boca do povo. Aqui, Ninja é uma gíria, das piores já usada: se uma coisa ou pessoa tem algum dom especial, ela é ninja. Ex.: "Aquele cara é Ninja no volante". Triste né? Mas tem casos piores. Uma vez, um camarada meu usou essa gíria numa frase bizarra, ele abriu um pacote de salgadinhos, comeu um, olhou pra mim e disse: "Cara, bacozintos é Ninja"! 
Porraaaaaaaa!!!! Baconzintos é Ninja!!?? Aff...

Enfim, vamos dar andamento ao que interessa. O TOP 5 do Master é ninja - Ninjas do Master são: 


5ª Lugar - Zool (Zool)
Ágil, acrobata, escalador de paredes, lutador e alienígena. Este é Zool, um malucão metido a Ninja. Porém, nosso amiguinho aí não é exclusividade do Master System, muito pelo contrário, ele foi lançado originalmente para o Amiga CD32, mas também teve ports para o Mega Drive, SNES, Game Gear, PC, Game Boy e outros. Zool é um Ninja da dimensão "Nth" forçado a pousar na Terra para cumprir algumas missões e evoluir seu potencial. O jogo é sem pé nem cabeça, mas o bichinho é um Ninja porreta, por isso o quinto lugar do Top de hoje. Ah, caso você resolva conferir, não estranhe o fato de iniciar sua missão numa fase de doces bem colorida. Tava esperando o que de um jogo sobre um Ninja ET?



4ª Lugar - Hayate (Masters of Combat) 
Hayate é um dos quatro protagonistas do melhor jogo de luta para a geração 8 bits. Ele é o mais rápido, tem mais golpes e variações e consegue pisar na parede e voltar golpeando. Um Ninja impecável em sua técnica e disciplina. Ele também tem alguns poderes sobrenaturais como atravessar a tela e acertar o oponente pelo outro lado. Apesar de não ser famoso, Hayate tem todas as características necessárias para se posicionar sombriamente na quarta posição. 



3ª Lugar - Alex Kidd (Alex Kidd in Shinobi World) 
Esse carinha todo mundo conhece, mas na verdade, ele nem deveria estar no roll dos Ninjas. Nosso amigo oreiudinho é um cabra corajoso e sabe como usar seus punhos poderosos como ninguém, mas todo mundo sabe que Ninja ele nunca foi. Até esse jogo. Em Shinobi World, Alex não foi treinado num sinistro clã ancestral de Ninjas, ele simplesmente foi transformado em um. O lance é que um belo dia estava ele a namorar um pouco, quando o terrível Hanzo apareceu e seqüestrou sua namorada. Sentindo a presença de seu terrível inimigo, o espírito de Shinobi (seria Joe Musashi?) resolve ajudar o mascote da Sega e se incorpora nele transferindo suas habilidades. Com isso Alex aprende a manusear sua katana e atirar dardos. Junte isso à sua integridade e honra de um exímio herói e temos um Ninja hollywoodiano ideal, digno de ocupar o terceiro lugar do top.



2ª Lugar - Ryu Hayabusa (Ninja Gaiden) 
Você deve estar perguntando o que o Ninja da concorrência esta fazendo no Top 5 do Master System, né? Pois é, Ryu Hayabusa fez muito sucesso no NES sim, mas não era exclusivo. Um ano após o estrondoso sucesso, a Tecmo lançou uma versão muito caprichada para nosso querido Master System. Por isso, ele pode entrar no roll dos Ninjas do Master pela porta da frente. Ryu merece o segundo lugar pois é um Ninja em toda sua essência, membro de um clã de Ninjas detentores da Espada do Dragão, no qual ele é o último descendente. Ryu só não conquistou o primeiro lugar porque tinha que bater um outro Ninja muito famoso que fez mais sucesso no Master System...



1ª Lugar - Joe Musashi (Shinobi)
Honrado como um samurai, mas mortal como um Ninja. Joe Musashi é um herói durão e perigoso que tem a missão de resgatar as crianças do clã Oboro, sequestradas pela organização ZEED. Mestre em artes marciais, Joe também domina diversas técnicas e diferentes armas mortais. Shinobi se tornou um clássico do Master System e gerou continuações tanto para nosso 8-bits quanto para o 16-bits. Era difícil ver um moleque naquela época que não adorava Shinobi. É um jogo que marcou muito minha infância. Joe Musashi merece o primeiro lugar porque brilhou muito, mas muito no Master System.




Quase Top - Kazamuru (The Ninja)
O que me intriga nesse jogo, é que, apesar do nome dele ser "O Ninja" e ter na capa um Ninja atirando shurikens, você joga com um Samurai. Os Ninjas da história são vilões, e são muitos
Bom, Kazamuru quase entrou no Top porque tem todas as características de um Ninja hollywoodiano, mas faltou a vestimenta correta. Kazamuru é quase um Ninja, conseqüentemente quase um Top. O jogo também é quase legal. Mas se tem uma coisa em que o jogo é Ninja, é na dificuldade. Ô joguim difíci...


33 comentários:

  1. Porra Léo!
    Toda vez que venho aqui, sou forçado a encarar todas as minhas falhas e enfrentar meus erros de frente. Que Droga! Só mostra jogos do Master que parecem ótimos e que eu nunca nem ouvi falar!
    Tô Ficando Culpado!

    ResponderExcluir
  2. hahaha, pô Gabriel, manda bala e joga lá, não fique se sentindo culpado!!!
    Aliás, toda vez que eu vou ao GLStoque, eu sinto o mesmo! Também vejo jogos ótimos que nunca ouvi falar e tenho que correr tirar o atraso!!!! =)

    ResponderExcluir
  3. Acho que o que menos joguei daí foi o Zool, só peguei ele no emulador mesmo e achei muito DOCE hehehe!

    Dos ninjas o meu preferido é o Shinobi, claro, mas o Hayate segue de perto, adoro Masters of Combat.

    Desconhecia o nome do ninja do jogo The Ninja, bacana! Jogo realmente difícil!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Cosmão, Masters of Combat é muito bom, pena que não é todo mundo que conhece, preciso falar mais desse jogo aqui no QG.

    ResponderExcluir
  5. Leo, qual é o seu twitter mesmo? Acho que perdi... aliás, seria uma boa tascar o link aí pelo blog.

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. tava jogando alex kidd esse FDS... teve encontro Mega Drive e eu no master.... hehehe até no campeonato do Gangster Town do master eu ganhei.... e ganhei a fita completinha! =D \o/\o/

    ResponderExcluir
  7. @Orakio "O Gagá" Rob
    Boa Gagá, na verdade eu deletei o twitter anterior. Criei um novo: @leosqgmaster. Já tasquei no blog e to seguindo você. Valeu, abraço!

    @Edwazah
    Aeee \o/ show de bola!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Leo XD Musashizão em primeiro DOS NINJAS EM GERAL!! kkkkk

    Excelente volta a do QG mano XD ja vou ler o restante dos posts!

    Parabéns XD

    ResponderExcluir
  9. Grande Sabat!
    Com certeza, Joe é quase hors concours! Primeirão sem dúvida! hahaha
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  10. Opa, ótima analise, e seu conhecimento sobre os ninjas está corretíssimo,Tirando a parte acrobata, poderiam não sair pulando por aí, mas eram e são ageis,fora que até exigia isso, pq era parte da estrategia deles, usar tecnicas inexistentes até entao e supreender o adversário, ser diferenciado. Eu tenho um amigo, que inclusive estuda ninjutsu, e defende com a alma a cultura ninja, e sua filosofia lethal.Fora que já acompanhei alguns treinos e são pesadissimos. Eu sempre fui mais Samurai, rsrs e era até engraçado isso nos games, pq em samurai shodow por exemploe eu jogava com Kibagami Genjurou e ele jogava com o Hanzo.

    Um jogo que retrata perfeitamente a filosofia e como funcionava o verdadeiro ninjutsu é a trilogia TENCHU no PSX. é o unico game, que tirando as magias especiais, basicamente TUDO ali existia, desde as comidas envenenadas até as técnicas de matar o inimigo por traz.


    Masss voltando ao post, está muito bom mesmo, e tratando de master, o primeiro lugar está corretissimo, pore, pra mim, e em outras plataformas, o Hayabusa é o primeirasso., heheh

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Opa,demorei para comentar hehe, mas estou aqui. Realmente Masters Of Combat merece o destaque, souberam lidar muito bem com as limitações do Master System. Gostei muito do nosso ninja ter conquistado o primeiro lugar, VIVA JOE MUSASHI!!!!

    ResponderExcluir
  12. @NigazallucarD
    Valeu!!! E obrigado por corrigir, esse lance da agilidade faz sentido mesmo!!!
    Gostei da dica, vou experimentar a trilogia TENCHU do PSX...

    @Matheus T.
    Ae Matheus! Valeu! Viva Joe!!!

    ResponderExcluir
  13. Nem sei porque demorei tanto para comentar neste post, sou um fanático por ninjas! XD

    Concordo 100% com a lista, Joe Musashi é O Ninja. Esse port do Master e o Shinobi 3 do Mega são os melhores! Aliás Shinobi do Master é um bom exemplo para provar que o SMS era uma excelente plataforma para jogos de arcade. Só lamento a SEGA ter aposentado o cara, pois o Joe merecia muito mais jogos. Se bem que no Shinobi do PS2 é possível controlar o Joe Musashi, mas seria interessante ter ele como protagonista novamente em um jogo 2,5D.

    Excelente TOP 5, Leo! Abraços. =)

    ResponderExcluir
  14. Na minha época o Alex Kidd in Shinobi World tinha um conceito MUITO alto entre a molecada, "fun factor" ALTO divertindo até os dias de hj...se não me engano, na Ação Games N°2 (glup) tem um detonado desse jogo....
    SHINOBI é o classico supremo de ninjas, o jogo definitivo que ditou todas as tendencias de jogos nesse estilo...o arcade que botou a SEGA em definitivo no TOPO...Shinobi nem deveria estar na lista, ele é "HORS CONCOURS", rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. @Adinan
    Valeu pelo elogio! ;)

    @Mastermaniaco
    É verdade, Alex Kidd in Shinobi World foi febre com a molecada, eu sempre adorei.
    Quanto ao Shinobi, concordo em numero, genero e grau!
    Abração! Valeu!

    ResponderExcluir
  16. na minha opinião no lugar do zool poderia ficar o Shadow Dancer: The Secret of Shinobi jogo muito melhor que o zool e claro na minha opinião, mais ficou muito bom o top parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é que como os dois são da franquia shinobi, resolvi dar uma chance a outro, rs. valeu!

      Excluir
  17. sei que Musashi tem uma tradição de fãs, mas Hayate é meu preferido. Mais rápido que ele, nunca vi no Master. E ninja Gaiden só fui conhecer agora, e estou louco pra encontrar um usado!

    ResponderExcluir
  18. realmente o que pesou foi a tradição, mas concordo contigo, Hayate é muito foda!!! Meu Ninja Gaiden é bom demais, tb to procurando um usadinho pra minha coleção, se achar dois me avisa, rs. Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Achei um ninja gaiden!!
    Se quiser te dou um endereço de um vendedor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô loco! já??? hahaha, passa o contato sim! valeu!!! abração!

      Excluir
  20. daultonetto@hotmail.com
    ele vende pelo Mercado livre, vou falar com ele hoje e vc fala com ele amanhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não entrei em contato com ele, mas farei logo que puder, valeu a dica!!! =D

      Excluir
  21. Aliás, falando no Hayate, porque não fazem um Top 5 de jogos de luta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima sugestão, pode esperar um próximo Top 5 com esse tema. Abração!

      Excluir
  22. Leo S.

    Escrevi uma coluna sobre Masters of Combat, deu vontade de escrever sobre o game e pus todos os golpes. Veja se está legal, pode usar o que quiser.

    http://mastergueto.blogspot.com/2012/02/iniciando-mater-of-combat.html

    ResponderExcluir
  23. ÓTIMO POST E BLOG!
    Caí aqui pesquisando por KAZAMURU no google. Eu joguei muito THE NINJA quando criança mas não lembrava o nome do jogo, só do personagem. Na época eu falava VAMO JOGAR KAZAMURU rsrs

    Eu tinha um cartucho que vinha com 3 jogos: The Ninja, Shinobi e Kung Fu Kid. Esse cartucho ficava plugado no meu master system III o tempo todo porque era o que eu mais jogava.

    Parabéns pelo blog e por esse post tão bem escrito e informativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helton!
      Que bom que gostou do post e do blog! Fico feliz quando novas pessoas lêem nossos posts. Fica a vontade pra nos visitar sempre!
      Cara, que bacana esse cartucho, não sabia que existia um com 3 jogos, que demais, vou tentar procurar por ele pra minha coleção! Talvez ache algo no Mercado Livre, espero, rs
      Abração!!!

      Excluir
    2. Olá Leo S.
      Tem um site gringo que é muito conhecido pelos brasileiros chamado Estarland, talvez você já tenha ouvido sobre ele, mas caso não:
      Eles mandam pro mundo todo, e conheço gente que já comprou jogos de PS3 e XBOX lá e chegaram no Brasil sem problemas.
      Nesse site eles vendem muitos cartuchos de Master System também. Dá uma olhada lá:

      http://www.estarland.com/SegaMasterSystem.list.jip.html

      Abraço!

      Excluir
    3. Caraca Helton, que 10 esse site! Belissima dica, muito obrigado! =D
      Forte abraço!

      Excluir
    4. Da hora esse site! Sou cliente deles há 4 anos, comprando desde jogos de Wii até retrogames de PS1 e Mega Drive, e o estado dos games é impecável, muitos vem com caixa e manual e sem nenhum risco na mídia. Já vi gente reclamando de extravio, mas felizmente nunca tive problema com eles e recomendo fortemente para quem quer comprar jogos retrô.

      Excluir