sexta-feira, 6 de maio de 2011

TOP 5 - Jogos Pré-históricos



Fala galera! Leo S. na parada com o primeiro Master TOP 5 de 2011 (caraaaaca tamos praticamente na metade do ano e só agora um TOP 5... vixe!). Enfim, vamos iniciar esse com alguns jogos da "Idade da Pedra" do Master System: 




5ª Lugar - The Flintstones
 
Yabadabadoo!!! A família da idade da pedra mais famosa do mundo, criada pela Hanna-Barbera pintou no console 8-bits da Sega. E quando digo pintou, digo literalmente! Com missões estranhas como pintar o muro enquanto cuida da Pedrita, dirigir por uma pista de obstáculos até o clube, jogar boliche com o Barney (a melhor parte) e salvar a Pedrita num edifício em construção (a pior parte) o jogo era totalmente diferente do que a maioria esperava ver. Isso era ruim? Talvez sim... talvez não. As revistas especializadas da época deram notas altas ao game. Eu gostei do jogo. Mas eu era novinho, amigos mais velhos queriam um game de plataforma com ação e dificuldades maiores. Infelizmente, mesmo gostando do jogo e sendo fã do desenho, sou obrigado a classificá-lo em quinto neste TOP 5, pois ele ficou bem aquém do esperado na época... 

4ª Lugar - Jurassic Park

Este Dr. Grant 8-bits é um cabra macho! Muito mais do que o do filme que originou o jogo. Aqui, ele está armado, perigoso e encarando qualquer tipo de lagartão vitaminado que aparecer pela frente. E é preciso admitir: que jogasso! Você tem um mapa para escolher a fase e que dino vai enfrentar primeiro e antes de iniciar cada fase no melhor estilo plataforma, você passa por uma pré-fase de "shooting". Eu adoro esse jogo e tenho até uma pontinha de dor no coração por deixá-lo em quarto, mas é preciso lembrar que apesar de estar recheado de animais pré-históricos, o jogo não se passa na idade da pedra propriamente dita, o que desabona sua colocação. Só deixei-o uma posição acima de Flintstones porque seria muita safadeza deixar um jogo dessa estirpe atrás de um em que você pinta muros e joga boliche... 

3ª Lugar - Chuck Rock 
Chuck Rock é o cara da Idade da Pedra que se lançou numa aventura no estilo plataforma enquanto Fred Flintstone ficava pintando o muro à mando da Wilma. No game, nosso herói Chuck parte em busca da Sra. Rock que foi raptada, mas não se engane, o meninão aí não é nenhum Bam-Bam boa pinta da era da pedra lascada. Na verdade ele não passa de um troglodita barrigudo e desajeitado. Mas apesar de ser um jogo simples, é bem divertido, principalmente pelas caras e bocas do protagonista e pelas suas barrigadas contra os inimigos. O que me desagrada muito nessa versão 8-bits é a falta de cenário (background) do jogo. O fundo preto me dá uma sensação de projeto inacabado. E também vou desabafar uma coisa: fica difícil lançar elogios para esse game depois de ter falado de Jurassick Park (que infelizmente ficou em quarto), não dá pega. Porém, o jogo se passa na idade da pedra e merece o terceiro lugar por se tratar de um jogo totalmente temático, estiloso e divertido. Mas posso dizer com muita sinceridade que o segundo jogo da série, protagonizado pelo filho do Chuck é uma verdadeira evolução. Provavelmente foi quando descobriram a roda e deixaram o jogo fluir melhor. 

2ª Lugar - Chuck Rock II - Son of Chuck
Esse é o baby Rock, filho de Chuck, o barrigudo. O segundo jogo da série Chuck é mais colorido, mais bonito, mais divertido e muito mais legal. Eu me amarro muito nessa continuação. Melhoraram a trilha sonora, os gráficos e as opções de comando. O pequeno filho de Chuck ainda usa fraldas, mas também sabe manusear seu tacape com força e destreza. Fora isso se pendura em "cipós" no maior estilo pitfall, sobe no tacape para alcançar itens e enfrenta dinos monstruosos. Destaque para o detalhe da energia do personagem, é uma mamadeira. Muito bacana! Fico contente quando um jogo tem uma continuação melhorada. Segunda posição merecida para o nenê troglodita. 

1ª Lugar - Wonder Boy

Este nem deveria estar aqui, pois é obviamente "Hours Concours". Wonder Boy é quase um mascote para o querido Master Sytem, e nesse primeiro game da série, protagonizado por Tom-Tom, o menino maravilha das cavernas abusa das machadinhas para resgatar a bela donzela Tanya das garras do terrível Drancom, o vilão das várias faces. Bom, não preciso falar muito sobre ele, pois nosso amigo Adinan já fez um dossiê completo para os games dessa série maravilhosa. Quer saber mais sobre ele? Leia aqui. Tenho um carinho especial por esse game, pois é um dos meus primeiros, ganhei junto com o console. Primeiro lugar, indiscutível para ele.


Abraço a todos e até o próximo TOP 5!
Leo S.

11 comentários:

  1. Po, eu amo a série Chuck Rock :D tá aí uma série que deveria ter um remake legal :D

    ResponderExcluir
  2. Belo TOP e fico feliz com a menção à Jurassic Park - realmente um jogo muito bom.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Cara demais o post,e voce é um dos poucos que lembra do maravilhoso jogo wonder boy,é muito show lembra muito a infância,ótimo top xD

    ResponderExcluir
  4. @Edwazah
    Sem dúvida um remake cairia muito bem para a série Chuck Rock XD

    @MarCel
    Jurassic Park é uma obra prima do Master, muito caprichado. Valeu, abraço!

    @L. Henrique
    Trocadilhos a parte, o jogo do garoto maravilha é realmente maravilhoso, hehehe. Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, Leo! Tava com saudades do Top 5, e esse tema é na minha opinião um dos melhores para jogos de plataforma.

    Concordo plenamente com a lista, em especial com a primeira colocação rsrsrs. Mas além de ser um fã de Wonderboy, curti muito o Chuck Rock. Mesmo sem música e com cara de protótipo eu pegava esse jogo emprestado da minha vizinha e zerava direto! É um game muito divertido que merecia um remake, como o Ed mencionou acima.

    Abraços =)

    ResponderExcluir
  6. Quando penso em qual jogo do MS é tão bom quanto o Lucky Dime Caper, é o Jurassic Park que me vem a cabeça. Na verdade, o jogo é até melhor do que a versão do Mega Drive. =/

    Infelizmente, sua continuação pra Game Gear foi inferior, o que não surpreende pois quem criou foi a Aspect, que também fez o Legend of Illusion e o Deep Duck Trouble. =(

    ResponderExcluir
  7. @Adinan A.
    Valeu Adinan, tinha certeza que esse gênero ia te agradar, principalmente por ter o Wonder Boy como top XD

    @yoritoshi
    Concordo com você Emerson, Jurassic Park do Master é ainda melhor que o do Mega Drive.
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. >>Leo S. please! Perdoe-me por falar sobre um jogo que não é do Master , eu sei que mereço ser esmurrado pelo Alex Kidd<<

    @YoriToshi

    Falando em Jurassic Park, acredito que na época as melhores versões foram para o Master a do SNES (essa é suprema) e destacaria a do SEGA CD que lembra muito Myst.

    A versão do Mega e do Game Gear foram sacaneadas nas revistas da época (lembro que li).

    Caso se interesse eu fiz um detonado do JP para SNES : https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B0zopDmzSq20YmQ0NDM3ZGQtZTFkMi00OTRlLWEwZmMtOWQxMzUxYjVhY2Uz&authkey=CMza_osP&hl=pt_BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...eu sei que mereço ser esmurrado pelo Alex Kidd"

      hahuauhuahhuauha

      Excluir
  9. O Flinstones quando aluguei pensava que estava levando algo como a versão do NES: Fred lutava com uma clava e Barney com machadinhas contra "aliens das cavernas". Era muito mais divertido...

    ResponderExcluir
  10. Também pensei que fosse algo do tipo... hhahuahua

    ResponderExcluir