Saudações, galera!
Hoje venho lhes apresentar a mais nova seção do QG Master: o Master Catálogo. Essa idéia surgiu graças à uma mania que eu adquiri recentemente de procurar por jogos de um determinado gênero. O legal desse tipo de pesquisa é encontrar pérolas perdidas e avaliar o quão bom é o console no gênero ou tema pesquisado.
Assim, decidi compartilhar minhas pesquisas relacionadas ao Master System através desta nova seção. O objetivo é listar os jogos de um gênero ou tema específico, postar screenshots e a minha opinião resumida em um parágrafo. A idéia é bem parecida com as cruzadas do Gagá Games e com este post do fórum Retrospace onde foram listados os jogos de corrida do Mega Drive.
E falando em corridas, vou inaugurar essa seção catalogando os jogos de corrida do Master System logo após o break.
A SEGA sempre esteve interessada em criar sistemas caseiros que trouxessem a experiência Arcade para a residência de seus clientes, e nos fliperamas a SEGA tinha muito game de corrida fera para oferecer! O Master System não ficou de fora dessa estratégia, recebendo muitos ports de arcade e alguns títulos originais.
No total são 22 jogos de corrida lançados para o console. Para que o post não fique muito extenso, resolvi dividir em 3 partes, sendo que a primeira parte cobre 8 jogos, e as partes restantes 7 jogos.
Títulos da primeira parte
- Action Fighter
- Battle Out Run
- BMX Trial Alex Kidd
- Buggy Run
- Chase H.Q. (Taito's)
- Enduro Racer
- F1
- Fire & Forget II
Action Fighter (1986)
Desenvolvedor: SEGA, Publisher: SEGA
Nosso primeiro jogo é um híbrido entre corrida e shmup (jogo de navinha), um clone do clássico Spy Hunter. No começo usamos uma moto, e temos que atirar nas motos e carros inimigos para coletar letras. Ao coletar a letra D, trocamos a moto por um carro, e ao coletar a letra F, o carro ganha asas e voa, mudando o estilo para um jogo de navinha tradicional. É bem difícil e legalzinho, mas enjoa rápido.
Battle Out Run (1989)
Desenvolvedor: SEGA, Publisher: SEGA
Você provavelmente já jogou Chase HQ, um jogo de corrida onde o objetivo é perseguir um carro e bater nele para capturar o bandido. Battle Out Run segue essa mesma filosofia. Apesar de ter alguns elementos interessantes como seleção de músicas e obstáculos na pista, achei este jogo uma bela porcaria. Os gráficos são bem fracos quando comparados com o Out Run, a música é péssima e a jogabilidade nem é tão divertida assim. Chase HQ é muito melhor para perseguição, e o Out Run original é muito melhor para corrida arcade.
BMX Trial Alex Kidd (1987)
Desenvolvedor: SEGA, Publisher: SEGA
Exclusivo no Japão, mas ao contrário de Shinobi World e High Tech World, esse sim é um game legítmo do nosso querido Alex Kidd! O objetivo é encontrar a saída do percurso com sua bike, tomando cuidado com os ciclistas trapaceiros que tentam te derrubar com socos (no melhor estilo Road Rash). Há rampas para pular e turbos na pista, mas infelizmente é apenas mais um jogo de corrida de visão aérea sem muitos atrativos e que enjoa rápido. Este jogo foi feito para ser jogado com o Paddle Control, um periférico lançado apenas no Japão.
Buggy Run (1993)
Desenvolvedor: SIMS, Publisher: SEGA
Olha, este aqui foi um verdadeiro achado! Nunca tinha ouvido falar neste jogo, e é uma pena por que é um dos melhores jogos de corrida do Master. A jogabilidade é parecida com a do Rock'n Roll Racing, com pista isométrica, uso de armas e customização do carro com peças e equipamentos mais poderosos. É um jogo muito divertido, pena que o controle é meio difícil de acostumar, mas todo jogo de corrida desse estilo isométrico é assim mesmo, requer um tempinho para se acostumar.
Chase H.Q. (Taito's) (1990)
Desenvolvedor: Taito, Publisher: Taito
O clássico jogo de perseguição da Taito para arcades. Em Chase H.Q. você controla um policial que deve perseguir criminosos pela estrada. Assim que encontrar o carro do meliante, o jogador tem que bater no carro perseguido até danificá-lo o suficiente para impedir a fuga do marginal. Considero este game muito melhor do que Battle Out Run em gráficos e jogabilidade. A única crítica que eu tenho é com a música, que é muito irritante e pior do que musiquinha de elevador.
Enduro Racer (1987)
Desenvolvedor: SEGA, Publisher: SEGA, Nome Alternativo: Super Cross
Não acredito como não joguei este ótimo game no meu Master System. A idéia é parecida com a do BMX Trial Alex Kidd, mas a jogabilidade é bem mais complexa e viciante. Numa visão isométrica, você tem que completar o percurso no tempo determinado e desviando de obstáculos e pilotos. As pistas são muito bacanas e a trilha sonora é bem caprichada. Além disso, há a possibilidade de customizar a moto com os pontos adquiridos ao terminar o percurso. Por fim, é importante destacar que a versão japonesa é bem diferente da versão ocidental, mais difícil e com mais elementos gráficos.
F1 (1993)
Desenvolvedor: Teque London Ltd, Publisher: Domark, Tec Toy
Este aqui é um produto oficial da Fórmula 1, mas para um produto desse tipo falta um pouco de realismo, principalmente nas curvas que são muito estranhas. Mas é um jogo que flui muito bem no Master System e com boa jogabilidade. O jogo em si é bacana e lembra muito os jogos antigos para DOS e Commodore 64, mas não espere a sétima maravilha do mundo só por carregar a bandeira de produto oficial. É apenas mais um jogo de corrida para o Master, e nada mais.
Fire & Forget II (1990)
Desenvolvedor: Titus, Publisher: SEGA
Este aqui é bem interessante. Foi desenvolvido pela Titus, aquela que trouxe ao mundo o "clássico" Superman 64. Assim que vi o nome Titus pensei que o jogo seria um cocô bem fedorento, mas no final temos um joguinho bem bacana de tiro e corrida. Na parte de corrida o jogo não exige muito do jogador, as curvas são feitas de forma automática. Mas no geral tem algumas características bacanas, como a possibilidade de levantar vôo após atingir a velocidade máxima, e a preocupação constante com o combustível. É como um River Raid visto por trás da navinha.
E assim termina a primeira parte deste catálogo. O que acharam? Preferem que eu liste todos os jogos em um catálogo só ou mantenho este esquema de dividir jogos por post? Me deixe saber nos comentários! =)
De qualquer maneira, na próxima parte teremos os jogos restantes da série Out Run, um jogo cujo Master Review foi minha estréia no QG Master, e uma ótima conversão de um clássico do MS-DOS.
Abraços, e até o próximo post!
Post interessante. Destes só joguei muito o Enduro Racer. Ótimo jogo, pena que tem algumas partes que, por serem aleatórias, não dá pra passar. Ou você bate em um veículo ou em um obstáculo. O esquema de comprar peças com dinheiro ganho durante a corrida é muito bacana também :D
ResponderExcluirBacana o post!!
ResponderExcluirBattle Out Run eu discordo totalmente, as músicas do jogo compõe uma das melhores OST do Master System, só a dificuldade eu acho exagerada demais nas fases finais.
Sobre o Buggy Run eu nunca tinha ouvido falar também, vou baixar pra testar aqui. Já o Enduro Racer, aluguei demais esse jogo na época, é uma delícia de se jogar até hoje.
A versão japonesa dele vem com 10 fases diferentes, pelo que sei, contrastando com as 5 que se repetem na versão ocidental. Tudo porque o cartucho japonês vinha com mais memória do que o americano.
Vou acompanhar de perto os outros posts do especial, meus parabéns Adinan!
Dentre esses jogos ai só joguei o Battle Out Run que pra mim naquele tempo era demais viu eu curtia muito.
ResponderExcluirMuito legal Adinan, adorei a nova seção! E gostei assim, dividido, já estou ansioso para ver a segunda parte, afinal, se você deixou Hang On pra depois, só pode ser ainda melhor a parte 2, rs.
ResponderExcluirParabéns pela ideia, abração!
Ps.: Buggy Run é ótimo, eu conhecia, mas não dos tempos do Master e sim depois com emulador, uma pena... mas tirei o atraso pode ter certeza!!!
Boa Adinan!
ResponderExcluirAchei interessante a seleção de jogos e pode continuar com essa separação que tá ótimo!
Quantos ao jogos eu posso acrescentar que desses, Enduro Racer é o melhor (e altamente viciante). Aluguei/Joguei demais esse jogo!!
Um abraço e até a próxima matéria!
@Heider Carlos
ResponderExcluirValeu! Enduro Racer é muito legal e viciante, me arrependo demais de nunca ter alugado este jogo na época.
@Cosmão
Obrigadão, aguarde que em breve sai a segunda parte do especial! Quanto ao Battle Out Run eu sei que muita gente curtiu esse jogo, mas sei lá, a mim nada agradou, principalmente comparado com o original. Agora esse lance da memória do cartucho japonês ser maior, essa eu não sabia. E pensar que no Japão o console durou tão pouco, provavelmente o Enduro Racer foi o único jogo a usufruir dessa vantagem.
Abraços!
@aki é rock
Conheci Battle Out Run somente agora montando este post. A mim esse jogo não agradou nem um pouco. Mas sei que muita gente curtiu esse game.
@Leo S.
Valeu, Leo, fico feliz que tenha gostado da nova seção! Em breve posto a segunda parte que tem muito game bacana!
Buggy Run eu também conheci somente pela emulação. Acho que esse jogo ficou restrito somente na Europa, porque não achei a boxart brasileira em lugar nenhum.
Abraços!
@MarCel
Valeu, vou continuar com o esquema de post separado, fica muito melhor para acompanhar. E concordo com você, desta lista Enduro Racer é o melhor, e um dos jogos mais viciantes do Master.
Abraços!
E nostalgico lembrar de Battle Out Run,Chase H.Q e Enduro Racer, pois foram jogos que me víciei e não larguei mais. Da lista só desconheço Buggy Run e Fire & Forget II é provavelmente mais a frente irei joga-los.
ResponderExcluirAgora discordando um pouco de todo mundo digo que o favorito dessa lista é o Chase H.Q, que jogo! Apesar de ser muito cuto.
Muito boa a lista e ficou legal a divisão em mais de um post.
@64Gamers
ResponderExcluirOpa valeu, e desculpa por demorar em responder. Chase H.Q. é muito bom né? Gosto muito desse jogo, é um dos games mais viciantes que já joguei!
Abraços
Da série Out Run o Battle foi o único que não joguei!!! Tem o Out Run Europa (bem esquisitinho) e o Out Run 3D, que dá pra jogar sem o óculos mas ficava bem estranho hehehehe
ResponderExcluirPo, fiz login no site com a conta do twitter!!! Mas pra publicar não tem essa opção no perfil. Como faz?
@Rodrigo Rodrigues
ResponderExcluirO Battle Out Run eu não gostei muito não, mas no geral o pessoal curte este jogo.
Nunca me loguei usando twitter, mas vou tentar e ver como faz para publicar comentários, aí descobrindo te aviso. =)
Abraços