Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Emulando o Master System - Última Parte

Como pudemos ver no post anterior, até consoles e portáteis entraram na onda dos emuladores. Hoje em dia, temos portáteis dedicados à emulação, como o Dingoo A320 e o Canoo, e até mesmo celulares são capazes de emular videogames. Aparelhos iOS e smartphones Android possuem diversas opções de emulação, tornando a experiência ainda mais interessante e disponível a qualquer hora.

Mas nada bate a emulação por PCs, que continua muito forte, ainda mais agora que ter um joystick não é mais um privilégio para poucos. Antigamente era custoso ter um joystick bom para PC, e muitos deles tinham apenas 4 botões. Hoje em dia é bem fácil encontrar adaptadores para Joystick PS2, ou até mesmo Joysticks USB com preços acessíveis.

Enfim, hoje encerro a série de posts sobre a emulação do Master System. Basicamente falarei sobre os emuladores que uso atualmente, vantagens e desvantagens de cada um.



KEGA Fusion

Tenho acompanhado esse emulador desde quando ele era apenas o Kega, depois virou Lazarus e agora está na versão Fusion. A proposta do Kega sempre foi a mesma em todas as versões, o que o tornam um emulador muito interessante: emular Master System, Mega Drive, Game Gear, Sega CD e 32X.

Considero o Kega como um sucessor espiritual do saudoso Dega. Escrevo isso pois esse é um emulador extremamente simples, basta carregar a ROM do jogo e sair jogando. Mas para quem gosta de fuçar um pouco vai encontrar opções para usar o chip FM do Master System japonês, filtros de imagens e seleção de país do console.

A emulação é excelente, sendo compatível com praticamente toda a biblioteca de jogos do Master. Infelizmente, os problemas do Dega persistem aqui, como a resolução de tela tender a esticar o jogo horizontalmente e a falta de suporte à Light Phaser. Percebe-se que os esforços foram maiores para emular o Mega Drive, sendo o Master System meio que um adicional. Mas para quem quiser um emulador competente em emular consoles antigos da SEGA, Fusion é uma ótima escolha.

MEKA 0.80b

O velho e lendário emulador teima em não morrer. A parte 3 foi totalmente dedicada à esse ótimo e excêntrico emulador, então dispensa apresentações. Mas o mais legal é ver que os desenvolvedores não desistiram do MEKA, e assim estão passando o código para que as máquinas atuais não tenham problemas para rodá-lo.

Ainda falta algum trabalho para a versão definitiva 0.80, mas a versão beta disponibilizada já apresenta resultados satisfatórios, e para mim foi o suficiente para instalar essa versão no meu PC. Nada como ver o MEKA rodando como se eu estivesse usando meu antigo PC, quando o MEKA rodava perfeitamente sem problemas de som e travamentos. Mas de qualquer forma fico no aguardo pela versão final.

Regen

Rapaz, que grata surpresa este emulador! Um novato que deu um verdadeiro show!

Não sei ao certo quando foi que ele surgiu, mas em sua versão mais recente, 0.97, o Regen também é um emulador multi-plataformas, emulando Master System, Mega Drive e Game Gear. É verdade que o Fusion emula mais plataformas, mas em compensação o Regen apresenta opções dedicadas ao nosso querido 8-bits, e são opções muito bacanas.

Pra começar, o emulador permite simular o efeito 3D removendo uma das visões, tornando esses jogos mais jogáveis. Além disso, ele emula Paddle, Light Phaser, o som FM do Master System japonês, entre outras opções que o tornam um excelente emulador. Porém vale notar que é um emulador razoavelmente complexo, então será necessário dedicar algum tempo para configurar essa belezinha.

Mas vale a pena tomar um tempinho para ele, pois além dessas opções a compatibilidade é excelente, não ficando nem um pouco atrás do MEKA. Recomendo fortemente o Regen para quem quer uma emulação completa do Master System, além de poder curtir Game Gear e Mega Drive em um mesmo emulador. Para quem não curtiu o MEKA, Regen é um prato cheio!



Bom galera, com isso estou concluindo essa série de posts de emulação. A idéia era apenas apresentar os emuladores que eu usei, e não listar todos os emuladores de Master System. Para quem quiser conhecer mais emuladores, acesse Zophar.net e confira as diversas opções. Esse site existe desde 1996 e possui uma bela base de dados de praticamente todos os emuladores já feitos, para uma infinidade de sistemas.

Abração, e até o próximo post!

17 comentários:

  1. desses ai so uso o kega fusion mais e gosto muito dele mais pelo que voce descreveu os outros ele devem dar show tb quando tive um tempo talvez eu de uma olhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale a pena dar uma chance nos outros, especialmente o Regen que é muito bom!

      Excluir
  2. Otimo post! Sempre é bom ter um emulador no pc, caso a bateria do Dingoo acabe repentinamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe verdade! Falando em Dingoo demorei pacas para comprar um mas agora tomei coragem e arranjei um Dingoo pra mim também, quando chegar vou baixar o emulador de Master System e testar pra ver como é a emulação nele.

      Excluir
  3. Bela matéria. Realmente tive problemas com o Meka e por suas circunstâncias deixei de joga-lo. Digo que ainda bem foi lançado o Kega Fusion, só assim para reviver esse console de 8 bits na qual curto bastante até hoje. Irei testar esse Regen e vamos ver como ele funciona. Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o MEKA foi muito bom, mas de algumas versões para cá ele pisou na bola e começou a dar problemas. Eu mesmo adoro o MEKA mas acabei desistindo dele em favor do Fusion. Felizmente agora o MEKA está melhorando, mas vale a pena ter o Fusion e o Regen também que tem muito recurso bom nele.
      Abraços

      Excluir
  4. Muito bom post Adinan, e agora que fiquei sabendo desse Regen, vou testa-lo com certeza. Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Leo! Assim que puder teste o Regen porque vale a pena, tem muito recurso bacana nele e a emulação é excelente.
      Abração

      Excluir
  5. Vc mencionou algo que é um fato: nada bate a emulação por PCs. Apesar que há quem elogie a emulação no PS3, eu nunca vi pra afirmar se acho tão boa quanto. Outra coisa que vc disse bem, o que faltava agora temos fácil, né? Os joysticks. Fora a saída HDMI de algumas placas, que permitem ligar o PC/Note na TV e jogar no sofá da sala. Dá pra acabar com aquele papo de não gostar de jogar no PC (meu caso). Pena que é fácil apenas para TVs novas...
    Sobre os emuladores, nunca tinha ouvido falar do tal do Regen. Esse lance de limpar uma das visões do 3D é algo que não deve ser tão complexo de colocar no emulador (acredito eu) e que faz uma diferença monstruosa. Pq ninguém pensou nisso antes? Vou ver se o baixo em breve para poder brincar um pouco nele!
    Fechou com chave de ouro, Adinam. Ótimo post, aliás, ótima série de posts.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Caduco! E assim que puder, teste o Regen sim, é um ótimo emulador conhecido por poucos.

      E concordo quanto a emulação por PCs. Tenho testado emuladores para diversas plataformas, mas a emulação nos PCs é imbatível, os caras desenvolvem desde 1996 e vem aperfeiçoando desde então, não há como superar isso. Temos até absurdos como o bSNES que busca emular 100% o hardware do SNES, buscando no mínimo a perfeição e não apenas boa compatibilidade com ROMs.

      E de fato hoje em dia jogar no PC não é mais problema, é como você mencionou: com saída HDMI e Joystick USB podemos reproduzir fielmente a sensação de jogar direto na TV, e com a vantagem de ter uma tela limpa e sem interferência do adaptador RF. Embora faça falta não poder assoprar o cartucho rsrsrsrs

      Abraços

      Excluir
  6. Ainda estou sem como emular no noteb aqui, mas gostei muito do seu post, Adinan. Quero conhecer o Regen!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre usei o Meka pra emular o Master System até uns 2 anos atrás, quando esse emulador começou a dar problemas no som, emitindo uns "chiados" muito chatos enquanto toca as músicas e efeitos sonoros do jogo... Já tentei de tudo para ver se arrumava isso, alterei a qualidade do som para a máxima, mudei de versão, mas não adianta. A chiadeira continua. Desde então passei a usar somente o Kega Fusion, que pra mim é o melhor emulador multiplataforma de consoles Sega antigos. A emulação de Mega é excelente, mas a de Master perde um pouco no visual para o Meka, me parecendo que os gráficos dos jogos, no Fusion, ficam com as cores menos "vivas". Além disso, o cursor da pistola Light Phaser é muito pouco destacado, sendo muito fácil perdê-lo na tela... Ponto para o Meka nesse detalhe também, que tem um cursor bem destacado.
    Aliás, pra quem não sabe, o Fusion oferece, sim, suporte a emulação da pistola Light Phaser. Basta ir em Options >> Controllers. Lá embaixo da janela, existe a opção Master System / Game Gear Controllers. Basta modificar o controle do port 1 para a opção "Light Phaser" e, na caixa ao lado desta, marcar "mouse". Por fim, marcar a caixa "lightgun cursor" no canto inferior direito dessa mesma janela de opções e está habilitado o mouse para simular a pistola.
    PS: Para o cursor aparecer na tela do jogo, é preciso apertar a tecla F12.
    Pena que o Kega Fusion não tem aquele recurso de transforma os jogos 3D em 2D, como o Meka tem. Se o próprio jogo não oferece a opção 2D, já era! Felizmente, dos jogos que testei, essa opção existe em Out Run 3D e Zaxxon 3D, que oferecem a opção 2D. Mas Space Harrier 3D não.

    ResponderExcluir
  8. To com um problema para carregar um jogo que eu salvei no emulador. Com o tempo ele não carrega mais o jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo depende de vários fatores na verdade... você pode ter criado o save em uma versão antiga do emulador e agora que baixou a versão mais recente ele não carrega mais, ou o arquivo está em um diretório que o emulador não consegue encontrar, ou ainda o jogo em si tem um bug no emulador em questão e não carrega mais o save (isso é muito comum no Megaman Wily Wars, poucos emuladores conseguem lidar com o save dele). Qual jogo e emulador você está usando, e o save é do próprio jogo ou é save state?

      Excluir
    2. Caro Adian, eu usei o Mekaw e nao baixei nenhuma versao nova dele. O save é do proprio jogo e ele esta na pasta save do emulador. O jogo funciona normal, mas nao carrega o save. Quando clico em continuar, ele começa o jogo do inicio

      Excluir
    3. Caro Adinan, consegui aqui. É que eu tava usando outro jogo so que em portugues e esse nao tinha salvo nada. MUITO obrigado cara pela atenção

      Excluir
    4. Opa aí sim! Pode crer não tinha pensado que poderia ser outra versão da ROM (traduzido ou alternativo) mas legal que deu tudo certo. Agora é jogar e curtir! Abraços :)

      Excluir