Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Master Catálogo - Jogos da Disney


Saudações, galera!

Aqui é o Adinan em mais um Master Catálogo, e dessa vez um tema muito bacana sugerido pelo Rodrigo (Devaneio de Rute). Vou falar sobre jogos baseados em personagens e filmes da Disney.

Bom, acredito que a Walt Disney Company dispensa apresentações, não é mesmo? Certamente essa empresa fez parte da sua infância, você leitor gostando disso ou não. Me lembro que quando criança eu adorava os desenhos da Disney, desde os clássicos do Mickey Mouse até os longa metragens, sendo Aladdin e Toy Story meus prediletos.

E o maravilhoso mundo Disney serviu de inspiração para uma infinidade de games, muitos deles verdadeiros clássicos! E felizmente nosso querido Master System não ficou de fora dessa.

Mas enfim, sem mais delongas, vamos ao post de hoje.




Títulos da primeira parte
  • Castle of Illusion starring Mickey Mouse
  • The Lucky Dime Caper starring Donald Duck
  • Land of Illusion starring Mickey Mouse
  • Deep Duck Trouble starring Donald Duck
  • Legend of Illusion starring Mickey Mouse
  • Mickey's Ultimate Challenge
Nessa primeira parte vamos conferir os jogos estrelados pelos dois personagens mais marcantes e clássicos da Disney: Mickey Mouse e Pato Donald. Mickey estrelou 4 jogos, enquanto Donald teve apenas 2 games. Todos os games aqui são jogos de plataforma, o gênero mais popular da época.

Detalhe: ao contrário do que costumo fazer nos outros catálogos, resolvi ordenar os títulos pela data de lançamento. Achei mais justo e coerente já que, com exceção de Ultimate Challenge, os jogos da SEGA seguem uma sequência que vale a pena ser respeitada, especialmente a série Illusion.



Castle of Illusion starring Mickey Mouse (1990)


Em sua primeira aventura nos consoles da SEGA, Mickey explora um misterioso castelo encantado para salvar a Minnie das garras da bruxa Mizrabel. Foi uma aposta da SEGA para derrotar o encanador bigodudo enquanto Sonic ainda era um embrião, e talvez por isso capricharam tanto neste game. Além de ótimos gráficos e trilha sonora caprichada, a jogabilidade é uma das melhores do console. O jogo é bem desafiador, esbanjando criatividade desde os temas dos estágios até os chefes.
Esse jogo foi lançado para todos os consoles da SEGA na época, sendo que cada versão não é um mero port da outra. Sabia que, na versão 16-bits, Mickey não carrega blocos? Isso existe apenas no Master System e Game Gear, uma habilidade necessária para resolver alguns puzzles.
Castle of Illusion é sensacional em qualquer plataforma onde foi criado, é um verdadeiro clássico dos jogos de plataforma e um dos melhores games para o Master System.

The Lucky Dime Caper starring Donald Duck (1991)


Donald não poderia ficar de fora da festa da SEGA! Aqui o pato rabugento mais querido do mundo tem que salvar seus sobrinhos e recuperar a moedinha da sorte do Tio Patinhas, cortesia da Maga Patalógica. A capa do jogo é uma das melhores do console, e retrata muito bem a qualidade do game. Com ótimos gráficos e trilha sonora cativante, Lucky Dime Caper é um verdadeiro Duck Tales, levando o jogador à diversas localidades do planeta como florestas, templos astecas e ilhas vulcânicas.
Considero esse jogo um dos mais difíceis do Master. Os estágios são longos e muitos desafios exigem boa precisão do jogador. Mas não chega a ser uma dificuldade massante, aliás o jogo é bem divertido e deixa aquela sensação de que, por pior que seja o desafio, na próxima tentativa vai dar tudo certo.
Lucky Dime Caper é mais um clássico do Master System, e novamente um excelente trabalho da SEGA.

Land of Illusion starring Mickey Mouse (1992)


Uma sequência dígna de Castle of Illusion, melhorando o original em todos os aspectos. Aqui Mickey tem que salvar um reino de uma força malígna e desconhecida. Para isso o jogador tem que se aventurar em diversos estágios, andando pelo mapa, salvando personagens e adquirindo itens que o ajudarão em sua jornada. Os gráficos tiveram leves melhoras e a trilha sonora é uma das melhores do Master, com composições bem empolgantes para a aventura. Tem também um pouco de backtracking, exigindo que o jogador revisite alguns estágios para explorar áreas antes inacessíveis. Os itens são muito legais e diversificam a jogabilidade, como a corda para escalar paredes ou a poção encolhedora. Além disso o desafio ficou bem alto, exigindo bastante do jogador principalmente nos últimos estágios.
Enfim, Land of Illusion é obrigatório para quem zerou Castle of Illusion e ficou com um gostinho de quero mais.


Deep Duck Trouble starring Donald Duck (1993)


Continuação espiritual de Lucky Dime Caper, Donald retorna em sua última aventura no Master System. Aqui o pato tem que ajudar o Tio Patinhas que foi enfeitiçado por um tesouro adquirido em uma de suas viagens, e para ajudá-lo Donald tem que retornar ao local onde o Tio Patinhas pegou o tesouro e devolvê-lo para acabar com o feitiço.
Os gráficos e a jogabilidade ficaram ainda melhores, e a música continua muito boa, mas o jogo em si é bem fácil e não apresenta o mesmo carisma do primeiro jogo. Ainda assim é um game divertido com um bom design de fases e batalhas de chefe muito interessantes que involvem fugir de algum animal gigante.
Deep Duck Trouble é um bom jogo de plataforma, mas não supera a primeira aventura do Pato Donald.

Legend of Illusion starring Mickey Mouse (1994)


Este jogo é mais um dos ports de Game Gear para Master System, cortesia da Tec Toy. É verdade que os gráficos e a música não são tão bons quanto os outros jogos feitos sob medida para o Master, mas este jogo não deve ser ignorado. O port ficou bem caprichado, e o jogo em si é bem divertido, embora um pouco mais linear do que os jogos anteriores. Os chefes são bem desafiadores, e os estágios apresentam diversos puzzles e desafios dignos da série Illusion.
Mas o que mais me chamou a atenção neste game é a história, muito mais elaborada do que a dos jogos anteriores. Aqui Mickey é apenas um jovem que lava roupas reais, e o Bafo de Onça é um rei covarde que deveria se aventurar para conseguir a água da vida para salvar o reino. Ele decide enganar o Mickey fazendo com que ele se aventure em seu lugar, e só depois descobre que caso Mickey volte vitorioso, ele será coroado novo rei de acordo com a lei. Só pela história vale a pena dar uma chance, e acreditem Legend of Illusion é uma excelente adição à biblioteca do Master System!

Mickey's Ultimate Challenge (1994)


Para encerrar, esse jogo que nada mais é do que um game educativo e casual para todas as idades. Aqui Mickey, ou Minnie, devem descobrir a causa de um terremoto que está assustando o reino. Para isso eles devem ajudar os moradores do castelo em diversas tarefas/minigames, como o jogo da memória na biblioteca, ou o jogo estilo sokoban na torre do castelo. O game em si é bem curtinho e divertido, mas eu tenho dois contras em relação a este game. O primeiro é a qualidade desse port de Game Gear, que já não tinha gráficos muito bons mesmo no original. O segundo é o título: quando vi esse jogo, o título dava a entender que seria um jogo épico nos moldes de Castle of Illusion ou Magical Quest. A SEGA e a Capcom transformaram o Mickey em um Chuck Norris dos jogos de plataforma, e de repente alugo esse jogo e vejo que não passa de uma coletânea de jogos de tabuleiro. Mas de qualquer forma é um jogo bacana para os pequenos gamers e para quem gosta de jogos mais casuais.



E é isso galera, espero que tenham gostado. Qual desses jogos é o seu predileto?

Em breve sai a segunda parte, com os demais jogos da Disney baseados em filmes ou outros personagens. Alguns bons, outros nem tanto, mas tudo será bem catalogado na segunda e última parte deste Master Catálogo.

Abraços e até o próximo post!

24 comentários:

  1. Boa escolha pra jogos da Disney galera ficou bem interesante dentre esses postados só joguei dois deles.O Castle of Illusion e The Lucky Dime Caper os outros só vi na casas de amigos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, simplesmente jogou os melhores! Os outros são muito bons e vale a pena conferir, mas Castle e Lucky dá conta do recado!
      Abraços

      Excluir
  2. Jogos da Disney nos consoles da Sega praticamente resumem minha infância gamística.

    ResponderExcluir
  3. Se não quisessee errar na hora de alugar, era só pegar um jogo da Disney. Incrível a habilidade que eles tinham em fazer jogos divertidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, pelo menos nos consoles da SEGA Disney era sinônimo de diversão!
      Abraços

      Excluir
  4. Todos excelentes, mas Land of Illusion é a obra prima, na minha opinião até do próprio Master System. Mais uma vez esse blog está sempre me resgatando incríveis lembranças. Sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Henrique! Ainda sou mais o Castle, mas Land é muito show mesmo, sem dúvida um dos melhores jogos do Master!
      Abraços

      Excluir
  5. muito legal esse post eu tinha o castle of illusion e cara como terminei esse jogo foram tantas vezes que nem faco ideia isso demonstra o quanto o game é bom em relacao aos outros citados n joguei nenhum a ponto de terminar quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ricardo! Castle tem um fator replay caprichado, é difícil enjoar desse jogo. Ainda hoje continuo a curtir esse clássico!
      Abraços

      Excluir
  6. Parabéns pelo post! Ótimas lembranças... estes jogos da Disney para o Master eram fantásticos (só não conhecia o "Mickey's Ultimate Challenge"), marcaram minha infância e continuo jogando até hoje.
    Sempre espero que estas parcerias e jogos de qualidade voltem para os consoles atuais (o que não aconteceu com Epic Mickey do Wii por exemplo...).
    No meu blog fali um pouco do quanto eram boas estas parcerias das eras 8/16 bits: http://www.caixotedosgames.blogspot.com.br/
    Aguardo próximo catálogo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, vou conferir seu blog, amigo! E assim que puder lançarei mais um catálogo! =)
      Ah, a Disney vai lançar uma continuação direta de Castle of Illusion, o Epic Mickey 2 do 3DS. Pelo trailer eu fiquei empolgado, acho que vai ser uma continuação muito boa!
      Abraços

      Excluir
  7. Você faz parceria ??? Olha lá meu blog (theclassicsgames.blogspot.com) e responda lá (ou aqui pelo hotmail mesmo), pois gostei muito do seu site. Obrigado pelo seu tempo.

    Veja alguns posts
    Análise: Real Bout Fatal Fury Special (Arcade):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/06/analise-real-bout-fatal-fury-special.html
    Análise: Tom Clancy's Ghost Recon: Future Soldier (Celular):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/05/especial-cruzada-java-12-tom-clancys.html
    Análise: Double Dragon (Arcade):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/05/analise-double-dragon-arcade.html
    Análise: Breath of Fire (SNES):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/05/analise-breath-of-fire-snes.html
    Análise: Sonic the Hedgehog (Master System):
    http://theclassicsgames.blogspot.com/2012/02/analise-sonic-hedgehog-master-system.html

    ResponderExcluir
  8. E aí Adinan, beleza?

    Desses todos eu dou nota 10, exceto por dois jogos. Ultimate Challenge não merece nem 5 e meio. O jogo é uma decepção e desonra toda história de Mickey no console. Já o segundo jogo do Donald trouxe um mecânica diferente (cadê a marretada do primeiro jogo?) e de certo modo não me agradou. Não digo que seja um jogo ruim, mas, posso afirmar que não está no nível dos demais que você listou hoje!

    Um abraço e até a segunda parte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala MarCel!
      Realmente Ultimate Challenge é uma decepção, muito fraco quando comparado aos clássicos do Mickey nos consoles da SEGA. Deep Duck Trouble eu curti, mas de fato não tem o mesmo charme do primeiro jogo.

      Abraços

      Excluir
  9. Aaaah! Castle of Ilusion... só de ouvir falar, me vem à cabeça sua trilha sonora, esta, que nunca saiu de minha cabeça. É, e sempre será, um "xodó" para mim, o meu preferido disparado entre os Disneys para Master System e Mega Drive.
    Todos os jogos com a chancela da Disney/Sega, já de cara, valem uma jogadinha pois são muito bons. Esta dupla deu vida aos melhores títulos com personagens da Walt Disney Co. que um vídeo game poderia ter. Depois destes, não me lembro de nenhum outro pós esta geração ter chegado, meramente, perto em qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Douglas, depois dos 16 bits é difícil achar um jogo Disney tão bom quanto os da parceria SEGA/Disney! Esperava que o Epic Mickey fosse um jogo à altura, mas tô torcendo pelo Epic Mickey 2 do 3DS, até o som do pulo do Castle of Illusion ficou igual! Mas vamos ver no que vai dar.
      Abraços

      Excluir
  10. Sabia que o post nas suas mãos ia ficar lindo, Adinan!!
    Jogo da Disney é isso: Cores brilhantes, animação caprichada e lindas trilhas sonoras.

    Confesso que não curto o mickey, só nos games ele tem meu carinho como fã. Os jogos dele no Master investem no Mickey "antigo" de calças curtas e cenários mágicos. O Castle com as musiquinhas (que não saem da minha cabeça desde aquela madrugada que aluguei) são impecáveis e a fase dos doces guardo com deliciosa lembrança.

    Já o Donald, foi o contrário. Como você mesmo disse, é inspirado na série Duck Tales que eu amava. Viagens pelo mundo e dicas de economia com Tio Patinhas, Dime Caper eu adoro, mas cara, como é dificil.
    Dessa boca boa do Master, só faltou o Pateta, que tinha um game no Mega...
    Mas parabéns pelo catálogo, adorei!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual era esse game do Pateta no mega?

      Excluir
    2. O nome era apenas Gooffy, mesmo. O nome do Pateta nos USA. Era de plataformas como os típicos dos seus irmãos Disney. =)

      Excluir
    3. Valeu Rodrigo, fico feliz que tenha curtido o post! =)
      Realmente, sou mais o Donald, mas nos games Mickey arrebentava! Castle é aquele jogo que você nunca esquece de tão marcante e delicioso. A SEGA foi muito feliz quando programou esse game.

      Lucky Dime Caper é difícil pacas, mas é muito divertido! E realmente só faltou o Pateta. Esse jogo do Mega, o Goofy Hysterical History Tour, nunca joguei, mas sei que o Goof Troop do SNES é um clássico maravilhoso!
      Abraços

      Excluir
  11. Ah, os jogos da Disney! Grandes clássicos de vários consoles, sem dúvidas. E no Master eles foram excelentes, não somente pelo fato de serem dos personagens famosos. Aposto que se fosse "Castle of Illusion: starring Joãozinho", o jogo faria o mesmo sucesso (se fosse descoberto, claro). Válido para vários outros, é que Castle of Illusion é disparado meu favorito. Inclusive eu tenho minhas dúvidas se prefiro a versão do Master ou do Mega, talvez prefira a versão de 8 bits mesmo!
    The Lucky Dime Caper joguei pacas no Game Gear, tenho o cartucho até hoje. Pena que o console não funciona.
    Com exceção do Mickey's Ultimate Challenge que nunca joguei, os demais jogos eu joguei muito pouco e confesso que não me recordo. Agora fiquei com vontade de jogá-los. E a "culpa" (no bom sentido, claro) é do seu post, que ficou ótimo!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe fico feliz que tenha curtido o post, Cadu! Eu também fico na dúvida entre Castle 8 ou 16 bits, adoro as duas versões! E concordo, se fosse um personagem qualquer o jogo faria o mesmo sucesso, pois independente do Mickey o game é fantástico e marcante!
      E putz, que pena que o seu Game Gear não funciona mais. Sempre quis ter um na época, embora hoje em dia eu seja mais o Gameboy, mas o Game Gear é um ótimo portátil, apesar de comer pilhas insanamente.
      Abraços

      Excluir