Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2012

TOP 5 - Melhores artes de caixa


Compre pela capa! Ou não...

Fala galera, Leo S. de volta com mais um top 5 que com certeza será muito contestado. Afinal, as artes das caixas são de gosto muito pessoal e sem embasamento técnico algum para avaliação. Então, façamos um trato, ao invés de jogar pedra, aproveite os comentários e me diga: Quais as melhoras capas do Master System na sua opinião? Agora, vamos à minha seleção:


5° Lugar - Dr. Robotnik`s Mean Bean Machine
Adoro essa capa. O conceito do jogo é retratado fielmente pela bela imagem na qual vemos o malvado Dr. Robotnik dando ordens ao melhor estilo "ditador nazista" para seus escravos robotizados. Ao fundo, as máquinas que ambientam a cena transformando os pobres e indefesos feijões em robôs catatônicos nos dão vontade de pegar o jogo com mais determinação para livrar nossos amiguinhos dessa loucura toda. Ah, e o jogo é muito divertido e viciante, pelo menos pra quem gosta de puzzles. Pelo capricho do desenho e por conseguir levar nossa imaginação longe, Dr. Robotnik e sua máquina de transformar feijões ficam em quinto lugar.


4° Lugar - Sonic the Hedgehog 2
Eis um jogo que comprei pela capa, nem passou pela minha cabeça alugar antes. Primeiro, porque já era viciado no Sonic (que eu alugava direto). Segundo, porque neste o cara saltava de asa-delta e tinha Tails como companheiro e terceiro porque me apaixonei pela arte da capa. Eu levei com a certeza que seria amor a primeira vista... mas não foi bem assim, quando joguei fiquei um pouco decepcionado: não dava pra jogar com Tails, que era apenas uma vítima a ser salva. E a asa-delta? Além de ser possível usar ela só na segunda fase, era um porre de controlar. Fiquei puto, mas não desisti do jogo, com o tempo fui pegando o jeito e comecei a gostar mais e mais até que se tornou o meu preferido. Não só dos jogos de Sonic, mas de todos os que eu tinha. Sonic 2 tem uma das artes de capa mais lindas na minha opinião e remete ao conceito do jogo, só fica em quarto lugar, porque competir com os mestres Disney e Maurício de Souza é sacanagem. 


3° Lugar - The Lucky Dime Caper
É até covardia comparar capas com desenhos da Disney com outras capas, principalmente quando a arte tem realmente a cara do jogo. Neste caso colocaram o enfezado Donald encarando um urso enorme com uma colmeia na cabeça. E o mais legal é que logo no começo da aventura você já encontra o bichão aí. Bacana também é que conseguiram inserir outros ícones que estão no jogo, como a super marreta de Donald, os sobrinhos raptados e claro, a Maga Patalójika observando tudo. Bons tempos em que a Sega e a Disney estreitaram relações e lançaram clássicos que ficaram marcados para sempre. O terceiro lugar é perfeito para esse jogão.


2° Lugar - Land of Illusion
É claro que uma capa da Disney perderia para outra capa da Disney. É só desenho lindo, uma arte mais caprichada que a outra. E Land of Illusion é, na minha humilde opinião, uma continuação que supera seu antecessor, o aclamado Castle of Illusion, tanto no jogo quanto na boxart. A primeira vez que vi o Mickey se pendurando no pé de feijão gigante com um mini baú nas mãos enquanto um dragão vermelho cuspia fogo me deixou boquiaberto... eu olhava tudo nos mínimos detalhes, tentando imaginar o que aqueles ícones da capa representavam e como fariam sentido na tal terra das ilusões. Sem dúvida uma arte para dar água na boca de qualquer fã da Disney e da Sega. Sinceramente? Eu só não coloquei este em primeiro lugar porque uma dentucinha invocada arrancou essa posição na coelhada...


1° Lugar - Mônica no Castelo do Dragão
Nosso amigo Maurício de Souza é o cara. Seus traços simples e divertidos sempre conquistaram os corações das crianças e adultos, e dessa vez não foi diferente: a dentucinha mais querida do Brasil foi realmente transportada para o universo 8-bits, não só no jogo mas também nessa boxart maravilhosa. Parece realmente que os monstros que tem no jogo foram feitos para uma aventura dela mesmo e não do Wonder Boy. Impossível olhar para essa arte e não sentir vontade de jogar. Eu sou apaixonado pelo jogo e pela capa. Primeiro lugar para Mônica no Castelo do Dragão. Para mim, super merecido. E pra você? Quais as melhores capas?

10 comentários:

  1. Boa! Muito bom o post!
    As que vc listou estão entre as melhores capas com certeza. Lembro de outras boas que vi na época ou muito tempo depois, como são os casos de Sonic 1 (gosto mais dela do que de Sonic 2), Phantasy Star, Ninja Gaiden, Alladin, Psychic World e Kingdom of Illusion... ops, peraí, essa última não vale! :D
    Mas fico com o primeiro lugar igual ao seu, não tem como olhar essa capa e não sentir toda nostalgia da época.
    Muito bom, Léo!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cadu! hahah, verdade, devia ter colocado Kingdom of Illusion, ahuuhahua
      Abração!!!

      Excluir
  2. Que post épico, Leo! Muito bom mesmo! Com exceção do jogo do Dr. Robotnik, namorei as 4 capas restantes desde que saí da locadora até chegar em casa. Destaque especial para a capa da Mônica no Castelo do Dragão, que sem dúvida não poderia estar em outro lugar a não ser o primeiro. Me lembro que ficava olhando e nem acreditava que era realmente um jogo da Mônica, e o desenho como um todo era verdadeiramente épico!

    Outras capas que adoro são a do Asterix, que possui uma mistura muito bacana de screenshot e arte dos gauleses, a do Alex Kidd in Shinobi World que é uma arte muito divertida, e a do Sonic 1 que também é show de bola!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae Adinan!! Show de bola, cara Asterix quase entrou no top, é realmente muito bacana, assim como Alex Kidd in Shinobi World que além de tudo é bem engraçada. Abraço!

      Excluir
  3. Leo, que bom gosto você tem! Concordo que as artes Disney são lindas e a do Maurício não fica pra trás, não. Olhando, dá até vontade de jogar os games! Gosto muito da The Lucky Dime Caper. Excelente post. Parabéns! Continue assim.

    Um forte abraço,

    Júnior

    ResponderExcluir
  4. Que absurdo! Por que Kingdom of Ilusion não está na lista???
    KKKKKKK
    Brincando, Leo! Cara, Gosto de todas as capas listadas, e também namorava o jogo pela capa, até conhecê-lo. O Mônica então, eu me esbaldava em reconhecer cada inimigo da capa no jogo, coisa que muito jogo do NES aparecia diferente...
    Outras que listo (em ordem do menos para o melhor) é: Phantasy Star, Asterix, Castle of Ilusion, Streets of Rage, e claro, Moonwalker. Todos eles só corri atrás porque a capa me seduziu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, seria legal poder colocar Kingdom na lista, rs
      Puxa essas que vc listou sao excelentes tb!!! abração!

      Excluir
  5. Fala Leo, após um bom tempo sem comentar seu TOP 5 me chamou a atenção. Vamos ao meu comentário.

    Concordo com o que você falou no começo do post. Eleger o melhor isso ou aquilo cai sempre em gosto pessoal e o assunto gera polêmica. O que me parece que você se baseou em jogos que teve contato e não apenas nas capas dos games. Como sou pesquisador da plataforma Master System conheço muita capa de jogo que nunca tive em mãos por isso vou te passar a lista de alguns games que nem tive tanto contato mas que possuem belíssimas capas.

    Não existe um TOP, eu apenas elenco essas cinco como as melhores que já existiram para o SMS

    Master of Darkness - grande jogo e bela capa
    https://lh6.googleusercontent.com/-KH30f124KkM/TYKosiMlPcI/AAAAAAAAANA/nlOteSC1ZHc/s1600/master-of-darkness-cover.jpg

    Ninja Gaiden - a versão exclusiva para o Master veio numa das capas mais bacanas que um jogo de ação poderia querer.
    https://lh5.googleusercontent.com/-HGCAHquz5no/TYKqpUsdtQI/AAAAAAAAANQ/3I2tCNYqZgA/s1600/ninja-gaiden-cover.jpg

    Dragon Crystal - Capa de muito bom gosto apesar do jogo ter má fama
    https://lh4.googleusercontent.com/-ZO9N0XuqPSc/TYKTJx3uCvI/AAAAAAAAAMc/8Uu8RFVoH9E/s1600/dragon-crystal-cover.jpg

    Aerial Assault - o jogo até possuiu outras capas mas a do Master é demais
    https://lh3.googleusercontent.com/-dMiDKOhTcCI/Tdl57VfQEQI/AAAAAAAABFk/CEq3ZqMHbcU/s640/AerialAssault-SMS-EU-capa.jpg

    Taz-Mania - no mesmo top das capas da Disney, mas na minha opinião a mais legal de todas do gênero.
    https://lh3.googleusercontent.com/-83KTGpcWy8U/Te99p_P0ZHI/AAAAAAAABN8/U3NRUunzKVs/s640/TazMania-SMS-EU-Rounds6-capa.jpg

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitas escolhas meu amigo, concordo contigo, sao otimas capas, e me amarro demais na do Taz, acho que até merecia mesmo estar brigando entre as que escolhi, =D
      Abração!

      Excluir