Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

How to Use - Kenseiden (1988)



Oi a todos. Rodrigo novamente com um post completíssimo sobre um dos meus games preferidos. O Review já havia sido tratado no nosso QG. Kenseiden foi o primeiro game do Master que vi numa tela doméstica pessoalmente, na casa do meu primo em 1990.



NÃO DOIS SÓIS NO CÉU, NEM DOIS IMPERADORES NA TERRA...
Esse game é mais um dos meus queridos. Não como a série Mônica ou Moonwalker, mas porque além de babar no Master do meu primo ciumento, ele trazia um enredo campeão que não entendo porque não foi mais investido, um samurai enfrentando monstros e fantasmas da mitologia japonesa para competir com Castelvania. Tanto é que na minha época de RPGista radical foi Kenseiden que me inspirou na criação do meu sistema de RPG Katana-Den, uma  ambientação que da mesma forma que Tagmar estava pra AD&D, Katana-Den estava pra Legend of Five Rings, um sistema recém lançado na época, em 1999.  Lá estavam todos os cenários e monstros do game. E parece também ter sido a inspiração do Livro-Jogo "A Espada do Samurai" de Steven Jackson e David Livingstone que segue de perto o enredo do jogo. É o primeiro game dark do Sega Mark III!
Capa do cartucho japonês, com Hayato loiro!

NIHON É AQUI [2]
Samurais fazem muito sucesso, mas no fundo, os garotos sempre prefiram os ninjas, assim parece o motivo que o game fez fãs um pouco atrasado no Brasil, e estranhamente não gerou continuações. Como falei em Ninja Gaiden, este é um daqueles jogos que a ambientação é muuuito bem feita do Japão, o próprio nome Kenseiden (剣聖伝 em japonês, que significa "espada sagrada lendária") é inspirado no título do maior samurai de todos os tempos, Miyamoto Musashi "Kensei" (Santo da Espada). Não fosse isso, o nome dos locais estão em Kanji (Ideogramas sino-japoneses), e não traduções em inglês. Por questões culturais, a versão ocidental tem o nosso protagonista com cabelos mais escuros, pois não cola vender pra europeus um samurai loiro... Embora no final do game, percebemos que ele era na verdade ruivo, inspirado em um famoso samurai do período Bakumatsu. Enquanto os japoneses viam este game como um jogo de terror, os ocidentais viram como um jogo de artes marciais.
Capa da versão americana e brasileira!

CRESCEI LUAR, PRA ILUMINAR AS TREVAS FUNDAS DA PAIXÃO...
A História começa no Japão Feudal do Século XVI. Nobunaga Oda e os Senhores da Guerra (em inglês, Warlords, erroneamente chamados de Warlocks) roubaram os 5 pergaminhos sagrados (Hidensho) e a espada do Rei Dragão. Nobunaga Oda, graças aos poderes destes artefatos e da magia negra, trouxeram do Makai (Submundo) vários monstros devastando o Japão. O samurai Hayato, herdeiro legítimo dos pergaminhos, segue então numa missão solitária para derrotar os Warlocks e reaver os pergaminhos e a espada do Rei Dragão. Segundo a tradição Zen, a espada de um samurai não pode apenas matar, mas dar a vida devolvendo a paz espiritual às almas perturbadas do Makai (mundo das trevas).


EU QUIS LUTAR CONTRA O PODER DO AMOR,
CAÍ NOS PÉS DO VENCEDOR PARA SER O SERVIÇAL...
O maior charme de Kenseiden, além da fidelidade dos cenários e monstros são dois elementos que assemelham-se aos RPG's, mesmo que nem de longe seja um: A livre escolha de direção e o aperfeiçoamento do personagem. A partir do mapa do Japão (um mapa realmente oriental, o ponto referencial é o Leste e não o Norte), você escolhe (com botão 1) a direção a partir da fase que está  e confirma (com botão 2). O Aperfeiçoamento acontece de duas formas. A mais fácil é derrotando os chefões Warlords. Após derrotados, eles liberam um pergaminho ou a Espada do Rei Dragão. O boss também guarda a passagem para atravessar o território que ele comanda. A segunda forma, acredite, é bem mais dificil... Aqui não há fases bonus, mas fases de treinamento. Consiste em atravessar, sobre a supervisão de um mestre, um percurso e não permitir que NENHUMA flecha ou lança o atinja. Mesmo quem já zerou o jogo, não tem facilidade em passar.  

O mapa orientado pelo Oriente com Kanjis,
mesmo na versão ocidental.

O CAMINHO DO GUERREIRO
Que fique claro uma coisa: Hayato é um samurai, não um ninja. Então nada de truques sujos, magia ou projéteis, ele confia unicamente em sua Katana. Alguns poucos itens ele terá em sua jornada. Eis os itens que salvarão a vida de Hayato. 
ITENS
- Quantil (Hyotan): enche metade sua barra de vida.
- Katana: Aumenta a força de seus ataques.
- Caixa Medicinal (Inro): Recarrega a barra de vida quando ela chega a zero. Alguns acham melhor que o Kokeshi.
- Boneco de Madeira (Kokeshi): Vale uma vida extra.
- Diário (Nikki): Vale um continue.
-Amuleto de Proteção (Onamori): Há dois amuletos, um azul e um vermelho com o símbolo 守 (proteção), são o prêmio das fases de treinamento e aumentam sua defesa.

Eis as técnicas que você adquire ao derrotar os chefões e se apoderar dos pergaminhos:
TÉCNICAS
Taka Tobi (High Jump) - Você pode pular mais alto: cima+pulo
Kara Take Wari (Slash with Sword) - O ataque vertical no solo: cima+ataque
Kabuto Wari (Smash the Helmet of Foe) - Ataque vertical no ar: cima+ataque no pulo
Shinku Kiri (Kill by Stealth) - Ataque baixo com mais alcance, também atingindo atrás: baixo+ataque
Ra Sha To (Berserker) - Dança com a espada, atacando em movimento: andar com diagonais superiores
Ryu-oh Ken (Dragon Lord Sword) - Dobra a força do seu ataque.

É a variedade de ataques um dos grandes charmes desse jogo, já falamos. Você começa dando dois golpezinhos de espada básicos e um salto medíocre... Mentira, você já tem um movimento que impressionava muitos naquela época, o shinken, segurando baixo+1, você pode bloquear o ataque inimigo segurando a espada em posição de aguardo.

Os cinco pergaminhos (Hidensho) roubados pelos Warlocks tem uma técnica secreta que Hayato aprende quando os lê. Um dos Boss possui a espada do Rei Dragão.

Depois da segunda fase, o jogador pode escolher para qual fase ele quer ir, apertando o botão 1 para escolher uma das fases no caminho e o botão 2 para entrar na fase.

A idéia para você terminar o jogo em poucos minutos, é escolher os melhores caminhos para um jogo rápido. Sugiro também usar o truque de seleção de fase (que pode ser inútil se você não começar pela fase certa)
PARTE 1: BUSCANDO O SEU COMEÇO



Round 1- Higo 肥後
Vilarejo
Aqui você apenas treinará suas habilidades aqui, poderá subir nas estátuas ou andar sobre o muro. Não recomendo subir no muro, preferindo andar pelo chão mesmo. os monstros típicos são os shikome (demonios macacos), larvas azuis, e rokuro-kubi (caveiras incendiando). Que podem ser derrotados com a manobra shinken. As larvas caem pelas frestas do muro. Esqueletos sobem dos crânios do chão. O "sub-chefe" é o "ninja" com o kusarigama (corrente com foice), você pode segurá-lo com o shinken, e atacá-lo de surpresa para não atingi-lo.
Curiosidade - Você pode pular essa fase se já tem domínio do jogo. Quando minha irmã viu o bambuzal no fundo disse: "Que Japão? Isso tá parecendo África!" O que são nossos preconceitos...  
Seu único caminho é a fase 2, para cima...


Round 2 - Chikuzen 筑前
Santuário 1
Aqui é uma fase vertical, se você cruzar o santuário, vai chegar no portão mas não poderá abri-lo. Trata-se de um santuário com 3 andares. Nas escadarias pode estar descendo um yoshimitsu (esqueleto com armadura samurai) atirando chamas, facilmente vencido com um shinken. Os Buddhas são escaláveis em seus joelhos, ombros e cabeça, mas as aranhas podem cair em você. Apertando cima na cabeça da estátua, você entra numa sala com o item Hyotan. Perto do último andar você terá que andar no telhado (sim, super clichê dos filmes de samurai), ao avistar a espada perto da porta, pegue antes do corvo atirar fogo em você. No último andar, um salteador caolho te espera, você verá a diferença da espada, matando ele com 2 golpes.
BOSS-  É um roda que atira chamas subindo e descendo em diagonal. O segredo é não sair do ponto que está. Espere atingi-lo na vinda na subida, e no alto busque ficar entre as chamas, para atingi-lo pouco. Será rápida esta batalha. Você ganhará o Taka Tobi, o pulo alto. Enfrentará ainda dois grupos de caveirões, e entrará no portão.
Curiosidade - Esta fase já foi chamada de bairro ou casa, mas a presença das cores, verde e vermelho, as colunas e os Buddhas, comprova que é um santuário. Aqui é melhor fase pra começar com o truque de seleção. O Boss é inspirado no lendário Wanyudo, um daimyo (Lorde) que torturava seus súditos e viajantes numa roda, sendo punido pelos deuses com essa forma, tendo de guardar um dos infernos do Xintoísmo (no anime Jigoku Shoujo um dos personagens também é metamorfoseado nele).
Agora vamos para a direita para a fase 3...


Round 3 - Nagato 長門
Caverna Vulcânica
Aqui é uma fase especial, onde olhos podres e esqueletos dominam a região. Não pise nas caveiras, elas tirarão sua energia. Próximo da lava, você deverá temer as rochas que caem quando você se aproxima. Na lava, apareceram os mukades (centopéias albinas), nunca deixe de usar o pulo alto. No fim do primeiro nível, haverão duas passagens. Escolha o nível de baixo, onde um rio de lava cheio de mukades o levará ao Inro. Um truque é gastar até a recarga e sempre voltar a este ponto, pois estará lá de novo.  Volte e pegue a entrada de cima, onde muitos esqueletos e mukades o esperam. Uma dica: Quando ver a segunda aranha no teto já salte com um ataque (de preferencia Kabuto Wari) pois vão pular de surpresa, 4 olhos.
Curiosidade: Nesta caverna se encontra o crânio de Alex Kidd, talvez derrotado no Shinobi World... Os japoneses tem fixação por olhos, basta ver criaturas mitológicas com olhos unos em animes como Yuyu Hakusho ou os monstros Owl Bear e Wing Eye de Phantasy Star.
Agora vá para sua direita, embora o caminho natural seria para baixo.

Round 6 - Izumo 出雲
Treino 2
Aqui você apenas atravessará a fase, sem subir a escada.
Mas, se você quer arriscar o amuleto azul, suba a escada. Vá abatendo as flechas sem pressa. No buraco, dê um salto alto apenas na plataforma mais baixa e mais pra frente na plataforma móvel com uma lança no teto ficar aabaixado pra evitar recomeçar tudo.
Vamos para a direita de novo, quebrar o caminho natural novamente, para a fase 9...

PARTE 2: OUTRO CAMINHO É POSSÍVEL...

Round 9 - Kaga 加賀
Santuário 2
Esta fase se parece com a fase 2, num santuário. Tem 5 níveis aqui. Os corvos dão lugar aos morcegos e as aranhas são mais chatas. Um inimigo chato que vai aparecer assim que subir no degrau e alguns andares é o kappa (um homem lagarto, no Brasil seria o Caboclo d´'água), ele corre e te ataca, fugindo. Aqui o Buddha do nível 2 tem outra função ele te teleporta para o nível 4, andar antes do chefe, isso se você não quiser ter a jornada mais difícil do jogo, com muitos degraus quebrados. O nível 3 é cheio de inimigos como kappas, o Buddha te dará um kokeshi e outra espada te espera no telhado. No lado de fora do nível 4, atrás de você vai pintar o Oni (uma máscara de demonio ogro que joga chamas) e você deve volta pra acabar com ele. Nos telhados ataque com golpe aéreo as aranhas antes de caírem pois será morte certa. Ao entrar a escada estará livre para o boss!
BOSS - A Mãe das larvas azuis é o chefe de fase, e vai tacar as crias em você. O segredo é pular de um lado para o outro, atacando sua barriga, pois impede-o de se "reproduzir". Aproveite quando ela diminuir a velocidade. Com sua vitória, você ganhará o Kabuto Wari, o ataque em arco no ar, causa mais dano e atinge vários inimigos duma vez, mais útil que o Kara Take Wari.

Agora é hora de fazer uma visita inesperada para baixo...
Com a dança da espada e o ataque aéreo, você terá as duas melhores técnicas do jogo!

PARTE 3: FORTALEZA HUMANA

Round 11 - Owari 尾張
Floresta
Não há grandes mistérios nesta floresta que é apenas uma passagem. As flores que jogam espinhos, os shikome e as larvas que caem das árvores para o pântano são os inimigos básicos da fase. Salte com o Kabuto Wari nas plataformas mais altas, antes que os shikome apareçam.

Curiosidade: Todo jogo que se prezava de plataforma ou ação tinha que ter uma fase de floresta naquela época. Por quê? Boa pergunta!
Agora siga para baixo...



Round 13 - Suruga 駿河
Montanha 2
Uma típica fase de cachoeira, você verá muitas até o fim do jogo. São 5 níveis aqui. No primeiro basta subir fugindo dos monstros. No segundo, os inimigos serão os peixes zako e as pedras, que você deve andar com cautela. Um Oni te espera no final.  No terceiro nível você pela esquerda agora, os gárgulas vão procurá-lo em zigue-zague, enquanto as raposas te esperam nas plataformas. No nível quatro, flores que explodem e pedras podem te surpreender. Você pode destruir os esporos das flores. As larvas azuis te atacarão camufladas no azul da cachoeira, e peixes zakos pularão assim que você saltar. Ao chegar no final, se estiver com energia baixa desça: uma caveira e uma centopéia guardam um quantil para reabastecer. Subindo de novo, um salteador guarda o casarão onde se alojou o boss.
BOSS - o Olho podre é nada menos que uma versão maior dos pequeninos que aparecem no jogo. Ele primeiro pisca e voa em zigue-zague jogando chamas azuis.  Basta você fugir pro vão entre as chamas. Já que conseguiu o Kabuto Wari quando ele desce um pouco é a melhor arma, não recomendo ir nesse boss sem antes enfrentar o insetão.  Com o pergaminho você ganha o Ra Sha To, a arte de dançar com a espada ficando quase intocável com o golpe.

Agora vamos subir... retorne o Round 11 e atravesse  pela direita o Round 12.


Round 12 - Echuu
Montanha 3
Esta fase é bem parecida com a fase do Olho podre mas é um único nível, apenas passagem. Você deve vencer as nagas, os peixes zakos que pulam e as pedras que você deve esperar caírem antes. No fim da cachoeira, um kappa tentará derrubá-lo então fique esperto.
Agora vamos para a direita...

Round 14 - Echigo 越後
Treino
Você quer pular esta fase ou arriscar ganhar o onamori vermelho?... Siga para a direita.
Sim, você vai querer umas 2 tentativas antes de desistir!  A dica é uma só! Todos seus saltos de ser feitos com Kabuto Wari, e no final outra plataforma móvel com lança no teto te espera. Agora vamos descer no mapa...


Round 15 - Mito 水戸
Mansão 2
O boss se encontra na porta 2 do nível 3. No primeiro nível da mansão, não haverá moleza, você enfrentará gafanhotos e fantoches (que jogam infinitamente suas cópias), baku (porcos alados) que vem do teto e fazem um ataque em "V", e tartarugas que agarram em você. Todos esses inimigos não são mortos com um único golpe., precisando fazer uso do Kabuto Wari ou no desespero, do Shinken.  Felizmente, o Ra Sha To pode afastar os fantoches e as borboletas, garantindo seu avanço na fase. Na primeira entrada, uma Katana o espera, e de quebra alguns rokuro, que podem ser vencidos com um único Kabuto Wari. A segunda entrada leva ao nível 2. No nível 2, a primeira entrada leva a uma vida e a terceira ao nível 3.  No nível 3, o negócio é evitar a segunda entrada. A primeira te dá o Hyotan, a terceira é o Nikki. Só depois entre na segunda para enfrentar o Segundo Boss mais difícil do jogo. 
BOSS - Death Head Warlock é um Rokuro-Kubi gigante azul. O segredo é saltar em zigue-zague com Kabuto Wari quantas vezes puder, quando ele se tornar pequenas caveiras (indestrutíveis), você deve fugir com Ra Sha To, e quando encurralado, defender o que puder com Shinken. Repita algumas vezes. Você ganhará a Espada do Rei Dragão aumentando apelativamente seu dano.
Curiosidade: A caveira em chamas é narrada em lendas orientais, aparecendo como magias tanto de Shang Tsung (Mortal Kombat) quanto Amakusa (Samurai Spirits)
Após derrotar o Boss, o portal fica livre!
  
PARTE 4: APÓS A SUPERAÇÃO, O REFINAMENTO
Você agora é uma máquina de destruição e pouca coisa poderiam pará-lo... mas pode! Agora sua meta é mais longa. Apenas pegar as técnicas mais sutis, porém essenciais pro duelo com Yonensai.
 Agora retorne ao Round 14, o Round 13, e pelamordedeus não entre no Round 16 por engano!!!


Round 10 - Iga 伊賀
Casarão
Aqui  o estágio é outro casarão como do chefe caveira. Os inimigos típicos aqui são fogo-fátuos, raposas, e no nível mais difícil borboletas (símbolos da alma para os japoneses), kappa (homens lagarto verdes). As esferas (aparentemente as larvas em outro estado) não aceitam ataques altos ou shinken. Há quatro níveis neste casarão: O boss está na porta 2 do nível 3. O primeiro tem duas portas. A primeira te dá o Hyotan e a segunda te leva ao nível 2. No segundo nível há 3 portas, então se liga: Você deve entrar na primeira e na terceira. A primeira te dá e a segunda leva ao nível 4. no nível 4, há uma portinha com o Nikki, para ter um continue.
BOSS - Este é um mukade de duas cabeças sinistro!! Primeiro, tente eliminar a cabeça de baixo, o que te tirará algum life. Quanto à segunda, há um ponto cego que suas bolas de fogo não alcançam, e atingi-la inibe seus tiros, ataque com kabuto wari no bichinho.
Vencendo você ganha o Shinku Kiri, que aumenta o raio de ação do ataque baixo, atingindo até nas costas, embora seja um ataque fraco. Será útil nas fases de treinamento.
Curiosidade: Os insetos são uma constante nos mitos japoneses, você pode conferir em animes como Blue Seed.
 Agora vamos subir para o Round 8 em direção à pequena ilha.
Subir ou não subir, eis a questão!

Round 8 - Yamato 大和
Essa fase de treino pode ser pulada, mas se você quiser aumentar a barra de vida suba a escada.
Quando ver a primeira plataforma, dê um salto alto sabendo que vem uma flecha por baixo. Depois, dê outro salto alto da plataforma mais alta, pois virá outra flecha. Quando descer das plataformas, o caminho estará (quase) livre, mas você terá de saltar direitinho na plataforma que sobe e desce com um lança no teto.

Passe pelo Round 9 sem grandes problemas, usando o Ra sha To, talvez apenas dando um salto para pular o disparo do morcego.

Round 7 - Settsu 摂津
Ponte
Este Round de passagem é bem interessante. Uma ponte imensa com esferas azuis (seriam almas perdidas do outro mundo na mitologia japonesa), demônios estranhos parecendo lagartos cegos com cabeças humanas na cauda, Kitsune youkai (raposa azul, o animal era considerado uma criatura trapaceira no folclore) e peixe que pulam em você. A única atenção especial desta fase é sempre saltar com golpes, especialmente quando for pegar a espada, pois os peixes vão pular pra te derrubar.

Feito isso, vamos para Round 3, onde se você quiser pode aproveitar pra pegar novamente o Inro.


Round 4 - Iyo 伊子
Montanha 1
Aqui é uma típica fase de montanha. Temos aqui 5 níveis. No primeiro, um esqueleto é o máximo que lhe incomodará, você irá subir. No segundo, haverão várias nagas (serpentes com rosto humano), se você subir mais, ao ir para o terceiro andar, repleto de mukades e gargulas,  aconselho a subir a escada. ir para a direita, só lhe levará a um abismo com pedras desnecessário. No quarto, os inimigos serão raposas e pedras que, aconselho a esperar elas caírem, antes de saltar plataformas, no fim da cachoeira, uma naga estará te esperando para saltar em cima. No último andar um ceifador protege a mansão do boss!
BOSS- Benkei Warlord, um gigantesco monje guerreiro armado com um tetsubo (clava metálica com espinhos), é seu adversário. Alguns tem facilidade em enfrenta-lo, outros não. O truque é esperá-lo, e mandar um golpe aéreo em sua mão quando sua perna direita estiver pra trás. Parece difícil, mas você pega o jeito. Você ganhará o Kara Take Wari, o ataque vertical no chão, causa mais dano e atinge vários inimigos.
Curiosidade: Benkei era inspirado num personagem da História japonesa, Saito Musashibo Benkei (1155-1189) um Sohei (monge guerreiro) que o folclore criou diversas lendas em torno dele.

Round 5 - Tosa 土佐
Treino 1
Este aqui é o estágio de treino mais fácil. Na primeira parte, basta você desviar das flechas e anda. Quando aparecerem no alto 3 flechas indo pra direita é sinal que não vão mais aparecer, bastando você pular as plataformas. As lanças você tem que ter apenas timing, as duas primeiras ande quando elas estiverem subindo, abaixando caso descerem. A ultima que guarda a porta, deve atravessar de uma vez quando ela passar pela sua cabeça. A recompensa é o aumento de energia.  

PARTE FINAL: A DEFESA PODE SER IMPENETRÁVEL, MAS SÓ O ATAQUE GARANTIRÁ A VITÓRIA!

Agora retorne pelo Round 4 (nem terá problemas em andar com Ra sha To), o  Round 3, o Round 8 (pode tentar umas vezes se não tentou), passe correndo pelo Round 9, desça para  o Round 11, e finalmente invada o Round 16!!


Round 16 Edo 江戸
Castelo Vermelho
É na capital que se encontra seu implacável inimigo. O início é parecido com a fase da ponte, mas logo, você entrará no castelo. A música é diferente de todas as outras e dentro do castelo você verá vários inimigos iguais as das outras fase, mas com alguns insetos novos. O castelo tem três andares lineares e as portas, você encontrará  diversos itens do game. Algumas delas haverá dois buracos e um fantoche atirando bonecos em você, basta pular sobre um dos buracos para espantá-lo e pegar o item.
BOSS - Eis Yonensai em pessoa!! O feiticeiro não conseguirá atingi-lo, mas suas esferas de fogo. Quando descer a primeira rajada do teto, espere-as no canto esquerdo da tela com o Shinken. Quando vier a segunda pela direita, Kara Take Wari dará jeito nelas e nas que vierem em zigue-zague. Ok! Você derrotou Yonensai... Mas apenas sua primeira face....
Ele retorno com um gigante com máscara. Pedras vão cair sobre você. A dica é: Não se afaste muito dele, mas não o cole. E prefiras as pedradas que a sua rajada de ki. A dica é pular indo e voltando pra escapar das rochas (só a maioria), e atacar sua máscara. Serão 6 Kabuto Wari para quebrar a máscara dourada, mais 6 para acabar com a azul, e quando aparece seu rosto de caveira, aí sim, ele perderá energia. O Inro é que garantirá sua resistência até o final deste duelo.  
  

FIM: OMEDETOU!!
Parabéns, samurai! Você conseguiu em tempo recorde terminar este jogo!! Uma pena não ter havido uma continuação! Até a próxima!! 

15 comentários:

  1. Belo detonado Devaneio, li inteiro, pois amo demais esse game! Um tempinho atrás eu escrevi um pequeno detonado pro Gagá Games sobre esse jogo, é sempre muito bom poder ler uma segunda opinião ou, no caso, jornada detalhada!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, vou procurar seu detonado, Cosmão!!
      Tinha eu há muito tempo interesse em fazer um detonado desse game, foi o primeiro game do Master que vi numa telinha... E sim, eu também gosto de ler segundas opiniões, acho que faz a gente aprofundar mais no game.
      Obrigado e abraços.

      Excluir
  2. Muito bom o detonado!!!! Fiquei com vontade de jogar! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kenseiden é uma das obras-primas do Master, não se arrependerá!!! Abçs!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Eu comprei o game, depois de anos depois do declinio do Master, nem fazia coleção ainda, por uma questão sentimental. A falta de uma continuação e investimento numa propaganda no Brasil foi um grande mistério.

      Excluir
  4. Excelente descrição do jogo, riquíssimo em detalhes. Muito legal conhecer a sua interpretação também. Um dos melhores games para Master, com certeza! Parabéns, O Devaneio de Rute, continue assim!

    Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Junior!! Para este game, todo detalhe é pouco. Meticuloso como as Artes Marciais devem ser... Fico feliz que tenha gostado!! Continue com a gente!!

      Excluir
  5. Olha, esse é um dos meus jogos favoritos do Master, mas eu não fazia a menor idéia de toda a estória por trás dele. E vc disse também logo de cara duas coisas interessantes: primeiro, pq diabos não fizeram continuações para o jogo? Segundo, realmente parece que ninjas fazem mais sucesso que samurais. Estes segundos poderiam ser mais explorados, não?
    Ficou muito bom o detonado, eu não sabia que a segunda fase era um santuário, sempre chamei de casa mesmo. E não me lembrava de todas as fases e chefes, e olha que joguei bastante este jogo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe caduco, não lembro mesmo de ninguém falar de continuação na época, eu era apaixonado por aquela capa na época de locadora... Só depois que ouvi gente percebendo que seria legal uma continuação. Muita gente que dizia que o samurai era lento, depois reconheceu o valor do cara, todo mundo queria jogar com ninjas, lutadores de rua, nada que fosse preso a um principio ou regra, acho que ainda hoje é bem assim, talvez até mais!
      E quanto ao santuário, já ouvi todas as interpretações possíveis, tinha gente até que dizia que era muito feio pra ser templo... vá entender!

      Abraços!!

      Excluir
  6. Como você disse essse jogo era dark, e isso era o que tornava ele tão bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este game era pra fazer frente ao Castelvania no NES, mas as espadas brandindo fez muita gente não reparar que era um game de terror!

      Excluir
  7. Me fez lembrar das revistas de detonados que eu costumava comprar, he he. Muito boa a matéria, eu nunca tinha visto esse game com tantos detalhes assim, valeu!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este aqui foi um dever e missão fazê-lo. Com tudo o que ele merece!
      Obrigado.

      Excluir
  8. Na minha opinião um dos melhores jogos do Master System. É uma pena que ele não teve nenhuma continuação. Até hoje não consigo terminar esse jogo! ^^

    ResponderExcluir