Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

O Meu Primeiro Videogame!



O primeiro console é uma lembrança que todo gamer guarda com um imenso carinho e comigo não foi diferente. Esse trem quadrado que se assemelha a um vídeo cassete me gerou tantas lembranças boas que precisava compartilhar com os demais.

Ainda recordo a emoção que tomou conta de um Cyber Woo ainda criança, ao ver o meu tio com aquela caixa enorme e surrada. A primeira vista pensei “OH MEU DEUS! Um vídeo cassete”. 

Naquele tempo o videocassete estava em alta, ter um desses em casa era sinal de que tu tinha uma boa grana para gastar. Sem contar que você não precisaria esperar a TV aberta exibir O Grande Dragão Branco do Van Damme, ou mesmo Cyborg - O Dragão do Futuro, hahaha!


Minha surpresa só foi maior quando meu tio disse “Meu primeiro videogame”

Logo em seguida ele retirou o aparelho de dentro com alguns cartuchos, de inicio fiquei empolgado, mas não tinha ideia do que se tratava, deveria ter uns 7 a 8 anos na época.

Mas a emoção foi maior após ligar o console, senti que um novo mundo se abria diante meus olhos, varias cores e personagens controláveis, fiquei pasmo com o poder daquele video cassete estranho.

O console acompanhava dois controles e um deles estava somente na placa com as borrachinhas coladas, enquanto o outro era completo. Infelizmente o controle inteiro não funcionava, então tínhamos de utilizar o que estava só o esqueleto, mas não atrapalhava em nada a jogatina e possuía três cartuchos, sendo os jogos Vigilante, Double Dragon e Shinobi.

Um dos primeiros títulos que joguei foi Alex Kidd in Miracle World que vinha na memória e fiquei louco com possibilidade de pilotar uma moto ou mesmo um helicóptero, sem contar que eu estava batendo em peixes.


Recordo que deixei varias vezes de assistir a banheira do Gugu para poder jogar Shinobi, Vigilante e Double Dragon e claro, Alex Kidd.
Eu era jovem e não compreendia muito o mundo, não gostava de meninas da minha idade, mas sabia muito bem o que era aquilo saltando do biquíni das participantes e gostava muito, mas não foi o suficiente para superar o meu deslumbramento com o Master System. Passei horas e horas jogando Vigilante e Double Dragon ao lado do meu tio, mas os preferidos eram Shinobi e Alex Kidd.


Vale lembrar também Mônica no castelo do Dragão que é ótimo e ele costumava alugar sempre, pois eu e ele devorávamos os quadrinhos da época e a possibilidade de jogar com a personagem me deixava extremamente eufórico.


Meu tio e eu desenvolvemos um código quando ele queria me chamar para jogar, pois minha tia reclamava quando tinha muita gente em frente a TV e isso atrapalhava a limpeza da casa, segundo ela, hahaha!

Eu costumava me deitar em um sofá que fazia parede com o quarto dele e sempre que ouvia a intro do Alex Kidd, começar assoviar e se ele assoviasse de volta, estava liberado a minha passagem para acompanha-lo nas jogatinas, hahahaha.


Jogávamos muito Great Volleyball, Ayrton Senna's Super Mônaco GP II, Masters Of Combat, que foi um dos primeiros games de luta que tive contato.
Esse console me proporcionou diversas boas lembranças e apesar de não ter sido meu, que por sinal eu desejava muito, me diverti igualmente como se fosse meu próprio console e ter essa lembrança divida com alguém importante na minha vida, tornou esse contato maravilhoso.

Infelizmente com o passar do tempo meu tio vendeu o console e comprou um Super Nes, mas nunca esqueci esses bons momentos que tivera com o Master System.


Devido a esses bons momentos que pretendo adquirir um Master System, só para relembrar os bons momentos que passei ao lado do meu tio, que hoje se entregou ao mundo dos jogos de Futebol.


Maldito PES!


Mas o importante é que a lembrança ainda esta aqui fresca em minha memória e hoje já adulto, quando sinto falta daquela sensação eu jogo em emuladores os games do nosso querido Master System e sou transportado para o ano de 93 quando ainda não existia Ps3 ou Xbox360 e eu me divertia muito mais com um jogo baseado na turma da Mônica.

15 comentários:

  1. Ai sim viu tempo bons esse hein meu primeiro video game foi um Atari como eu joguei viu esse aparelho quando não tinha vivia na casa da minha vizinha pois seus filhos tinha um.Foi tardes e noites jogando aquele video game bem no começo dos anos 90 esse tempo foi demais.Hoje em dia mato minha vontade jogando em alguns emuladores que tenho no pc mas ai belo post Cyber Woo continue assim com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, me diverti bastante com o Atari e ele nem estava mais em alta hahaha!

      Fico extremamente feliz que tenha gostado do post pois foi maravilhoso relembrar desse momento da minha vida.

      Sempre que posso jogo uma partida nos emuladores da vida hahaha!

      Grande abraço ^^

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. História comovente, Cyber... muito mesmo.
    O Master System, não foi meu primeiro videogame, mas foi o que marcou mais e surgiu em uma época de transição em minha vida como um todo. Não escreverei maiores detalhes, pois já o fiz em meu relato "Double Dragon - Velho de Guerra!" ( para os que não leram, aqui está: http://qgmaster.blogspot.com.br/2012/04/double-dragon-velho-de-guerra.html ).
    Os eventos daquele início dos anos 90 ficaram tão fortemente ligados à mim que, sempre que jogo determinado título, me lembro de coisas que aconteceram naquele período com aquele determinado game. Então, minha jogatina acaba sendo embalada também pelas lembranças destes tempos tão especiais.
    Por fim, o Master é um console realmente muito grande em tamanho mas, acho o console mais bonito já criado até hoje. A Sega mandava bem neste aspecto também e, raramente, errou em algum design de seus produtos.
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compreendo bem você Douglas!

      Sempre que jogo alguma coisa do Master System, sou levado por lembranças de momentos mais simples, despreocupados.

      Os anos 90 foram um dos melhores e minha vida e sempre digo isso!

      Forte abraço

      Excluir
  4. Esse console é imbatível. seu design seus jogos, os controles, tudo no lugar certo.
    Realmente quem jogou não esquece, e se possível joga até hoje e sempre.

    Esse não foi meu primeiro, mas foi o melhor tanto que ainda o tenho e o jogo. Continuo completando os cartuchos e logo vou adiquirir um outro console só pra garantir.rs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo! Apesar de gostar do Nes, eu Sega Master System vem em primeiro lugar pois tenho um carinho enorme por ele e sua biblioteca.

      Eu havia comprado o console a um tempo atrás mas acabei dispondo dele mas em breve vou adquirir um novo e matar a saudade de jogar no console ^^

      Quando puder posta umas fotos para conferirmos sua coleção, tenho algumas fotos dos meus outros consoles no facebook ^^

      Grande abraço ^^

      Excluir
  5. É uma bela história, sei bem do que você fala.

    Engraçado que os meus amigos que não tiveram videogames na infancia não se lembram com tanta felicidade daqueles tempos. Parece que o videogame tem o poder de marcar mais a infância que qualquer outra diversão. Não estudei psicologia, mas sei bem que na infancia a imaginação predomina sobre tudo, e acho que o videogame é um puta combustível pra imaginação, e isso marca muito. Eu sinto que vivi realmente aquelas aventuras contidas nos cartuchos. Eu não comprava/alugava jogos, eu comprava e alugava aventuras!

    O meu primeiro master system foi o compact III, quando comprei ele já existia o SNES, que eu jogava as vezes pagando por hora, mas isso não tirou nem um pouco o meu encanto com o sistema da Sega quando pude comprar um. Tanto que lembro com mais carinho do master que do snes.

    Toninho

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a essência que a juventude atual não vai obter! Antigamente nós olhávamos para pixel e enxergava coisas que as vezes nem estava ali! Fui descobrir só mais velho que aqueles inimigos do papel, pedra e tesoura era mãos hahahaha!

      Hoje em dia eles querem cada vez mais se aproximar a vida real, isso acaba por não estimular muito a fantasia! Bem, eu vejo dessa forma! ^^
      Fico feliz que tenha gostado Toninho, um grande abraço e até o próximo post ^^

      Excluir
    2. Toninho, também era o mesmo comigo:
      "O meu primeiro master system foi o compact III, quando comprei ele já existia o SNES, que eu jogava as vezes pagando por hora, mas isso não tirou nem um pouco o meu encanto com o sistema da Sega quando pude comprar um."

      O meu era o III, mas eu amava o design do I e II. Pagava por hora na locadora o uso do SNES, ainda mais por causa dos SF II que ele possuia.
      Amo o Master, e apesar dos psicólogos fazerem críticas sobre os jogos (legítimas) Parece que as críticas recaem mais para os jogos novos. Conciliavamos imaginação com jogo, hoje é como se não houvesse imaginação.... é a diferença da novela atual pra radio-novela que apenas ouvíamos. A violencia também SEM PROPÓSITO é outro elemento discutido. Eu talvez poste algo sobre isso O OBJETIVO dos jogos antigos, enquanto os dias de hoje esquartejamos ou atropelamos o cara sem nenhum motivo ou enredo que justifique. Até os MKs I e II traziam algum respaldo para isso, mesmo que o molequinho do fliperama só quisesse ver sangue...

      Mas eu também era assim. Foi o primeiro e único que GANHEI. O Atari era do meu pai, depois parti pro Mega em seus últimos tempos, na época que o console cotado como o definitivo era o... 3DO!!! . Vendi e comprei o Play. Mas agora estou de Mega de novo e meu eterno Master III está aí, o cabo da TV até já remendei, troquei os joysticks, mas o console é o mesmo.
      Adorei o texto, Cyber Woo! Continue com presentes assim!

      Excluir
  6. Ótimo relato meu caro... te digo uma coisa... Nintendo Wii... compra um usado, e instala os emuladores que um pouco dessa magia volta jogando na TV em um console multi-emuladores.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, eu estou louco para comprar um Nintendo Wii!!

      Conversamos bastante sobre esse assunto já hahaha, tu é o cara que me convenceu a querer um Wii! xD

      Excluir
  7. Eu não sabia que dava pra rodar emuladores no Wii.
    Quero me informar mais. Roda bem? Quais plataformas são emuladas?

    Isso poderia render uma matéria aqui, nos moldes da que fizeram com o Dingoo, o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  8. cara, apesar de estar com 17 anos, tenho muitas recordações do meu primeiro video game, que foi o glorioso Master System, ganhei quando tinha 7 anos de idade, e jogava feito um maluci hehehe, foram bons tempos que ainda bem que eu consigo reviver jogando através dos emuladores, muito boa a matéria parceiro

    ResponderExcluir
  9. Meu primeiro console também foi um Master System, fato que me fez ficar fã da Sega e comprei um Mega Drive para continuar seguindo a marca. Apesar de me divertir com o Mega Drive, a emoção e a diversão com o Master foi insuperável. Hoje jogo alguns clássicos nos emuladores do PC, futuramente tentarei adquirir um console usado e ligar em uma TV de tubo para reviver melhor as memórias desta época. Tive que me desfazer do Master para a aquisição do Mega, se pudesse voltar no tempo não iria me desfazer deste console que foi épico em minha infância.

    ResponderExcluir