Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

How to Use MD: Yu Yu Hakusho Sunset Fighters (1994)

Olá pessoal!
Como estamos avançando em nossas memórias também no Mega Drive, resolvi dedicar a um game pouco jogado, mas que apareceu também no Brasil traduzido pela Tectoy: Yu Yu Hakusho Makyo Totsuisen aqui em terras brazucas como Yu Yu Hakusho Sunset Fighters.



POR QUE TRADUZIDO?
Para quem não sabe, poderia explicar a importância de Yu Yu Hakusho para o público brasileiro:
Nas primeiras incursões do anime em terras brasileiras, a primeira estrela foi Zillion no final dos anos 80, exatamente para "vender" o Master System, mas para o grande público passou despercebido, a própria Globo que a exibiu até ignorava sua temática adulta colocando classificação livre.
(E por não dominar enlatados não-americanos iria declarar críticas aos animes enquanto transmite os mesmos no séc. XXI...).
Nesta época, anime era coisa para poucos que conseguiam apreciar, e as únicas opções eram Macross e algumas raridades de Osamu Tezuka. 
No início dos anos 90, é que a TV Manchete descobriu o forte mercado brasileiro com os Cavaleiros do Zodíaco. O sucesso desceu pro povão, e claro, irritou o pessoal mais conservador. Mas a tendência foi chover animes na telinha.

Chegaram até a década de 2000 os últimos clássicos. Muito antes dos marcos do nosso século, Evangelion (lançado no Japão em 1993) e Death Note, que quebraram o estereótipo dos animes no Brasil, os animes do fim dos anos 90 tinham uma mesmice heróica iniciada pelos Cavaleiros do Zodíaco.
Eu mesmo (fã desde pequeno) nessa época, estava um pouco distante dos animes, quando coincidiu com uma época muito boa de minha vida (novos amigos, e meu novo hobby, os RPGs) um novo desenho. Era Yu Yu Hakusho ou "O Livro Branco do Poltergeist" O desenho era um primor, pois trazia os animes exatamente para um ambiente japonês (competia com outro anime bem mais tradicional  na Globo, Rurouni Kenshin).


Era sobre típicos estudantes japoneses (não tão típicos, eram meio bad boys!) que se ajudavam como detetives do mundo espiritual (Rei Kai), assessorados pela linda shinigami Botan e o filho do juiz dos mortos, o Sr. Koemma. Quem roubou a cena nesta exibição foi a dublagem brasileira com figuras como Marco Ribeiro, Mirian Ficher e Peterson Adriano. A tradução das músicas foi mil vezes melhor que as canções dos Cavaleiros via Willyian & Larissa (até hoje confundimos com Sandy & Junior. Blargh!) e as dublagens de Yusuke, o personagem principal, e o Sr. Koemma que eram hilárias de fazer chorar!
O que dizer quando vemos Yusuke cercado de youkais gritando "Uh Tererê!" "Ah, eu sou Toguro!" ou o Sr. Koemma falando pro seu secretário: "Você é feio demais! Sai chupa-cabra!"?!!


Era muita zoeira, mas tinha um visual, música e enredo muito melhor de quem o sucederia na telinha brasileira, Dragonball Z.
 A Tectoy, após 1997, se sentiu no dever de traduzir este sucesso de 1994, sem ter passado por nenhuma versão americana, misturando palavras inglesas com diálogos em português, aparecendo pérolas como "Vou te encher de porrada" (Maçaranduba do Casseta & Planeta?) ou "Você luta igual a uma Galinha".

INDO AO GAME EM SI...
Nesta versão, é bem diferente do RPG Yu Yu Hakusho Gaiden (somente lançado em japonês),  e dos fighting games lançados para as versões SNES (tradicional e em primeira pessoa) e 3DO. Enquanto o equivalente SNES era baseado mais na ultima temporada, A Saga dos 3 Reis das Trevas, esta versão Mega Drive é meio atemporal, reunindo personagens tanto do primeiro torneio das Trevas (Saga de Toguro, a segunda) quanto ao Capítulo Negro  para o Mundo das Trevas (Saga de Sensui, a terceira). No elenco temos 11 lutadores: Dos heróis, temos os Bad Boys Yusuke e Kuwabara, os youkais disfarçado de humanos Kurama e Hiei, e como surpresa, a mestra Genkai que em sua versão jovem completa o grupo como no primeiro torneio. Entre os coadjuvantes temos o carismático Jin, o bêbado Latino copiador Chuu ou  Tiyu e o misterioso Itsuki. De vilões estamos bem servidos com os irmãos Toguro: Ototo e Ani, os mais memoráveis da série; bem como o marrento Sensui (apelidado aqui em casa de "Sensual"... ops!).


GRÁFICOS E SONS
Graficamente, o jogo é bonito, de cores serenas como no desenho, e ao mesmo tempo volumosas, necessitando de sprites pequenos pro padrão Mega Drive para permitir todas as possibilidades de jogo.
Os cenários evocam cenas da série: a Arena do Torneio das Trevas na Ilha do Enforcamento é dividida por Jin, Chuu e Toguro Ototo. A Floresta dividida obviamente por Genkai e Kurama. A 1ª fronteira do mundo espiritual é o cenário de Kuwabara (o único que pode destruí-la) e a Sombra da Fronteira por Itsuki (um dos cenários mais fantásticos). A caverna de Irima é o cenário de Toguro Ani (quando reapareceu possuindo Kihamara e enfrentou Kurama). O monte descampado (onde enfrentou Mokuro) o de Hiei. O Vale do mundo das Trevas, o de Sensui e o Castelo de Enma o cenário de, Yusuke. As músicas e os efeitos sonoros imitam com fidelidade o anime, podendo ser desligados nas Opções. A vozes são muito mais fieis que Yu Yu Hakusho Final de SNES.

SISTEMA DE COMBATE
O sistema de combate é familiar para quem joga Dragonball Z ou Art of Fighting. Apesar de não ter voo ou disputa de raios, supera jogo do Goku e suas versões, pois nos 16 bits, os personagens quase só eram diferenciados pelos golpes especiais e o tamanho.  Temos a energia espiritual que é carregada para dar os golpes especiais. Os personagens tem a opção de pulo duplo e arremesso aéreo (Genkai, Jin e Toguro), e com vários golpes especiais no ar (todos, menos Kurama tem um), deixa bem disputada a batalha aérea. Enquanto a versão SNES tinha disputa de socos parecida com a de espadas em Samurai Spirits, nesta versão, golpes simultâneos de mesma força, tendem a se anular, dando um efeito visual parecido com o anime, em que você parece parar uma magia com um soco, mesmo que depois ela te atropele... O sistema de combo também imita fielmente o anime podendo arremessar o oponente e mandar uma magia ou voadora enquanto ele ainda voa pelos ares.
Bastasse isso, a mobilidade de luta é ENORME: você tem também a mudança de plano como em Fatal Fury, embora menos complicada, e você pode ainda programar uma luta de 4 pessoas (jogador e CPU, colaborando ou lados opostos de várias maneiras), podendo até surgir combos com personagens diferentes: você pode usar o chicote de Kurama para levantar o inimigo enquanto Genkai os espera no chão com o Uppercut. Se achou pouco, demorei pra achar e pensei até que não havia, mas estão disponíveis os Golpes Fatais, que com metade do Life e Ki cheio podem virar uma luta. Pena que alguns como o de Kurama e Hiei são bem demorados. Contudo, mesmo o CPU favorecendo  os vilões, há um forte equilibrio entre eles. A Treasure criou um repertório de  golpes bem canônico, mesmo  os nunca usados de verdade (como Kurama ameaçando socos e chutes quando estava  sem poder) você viu em  algum lugar. Vamos aos golpes.

Tutorial básico:
A ou B = Chute/Soco
C = Defesa
Y ou CI+C = Muda o plano
X ou Z = Esquiva/Corre

Modificados:
B+C = Esquiva
CI, CI = Pulo Duplo
segura A ou B = recarrega energia espiritual
A+B+C = Provocação
F+A = Empurrão (perto)
F, F = Corre
Golpe Fatal: Metade do Life e Energia Espiritual Cheia

UPDATE: Com relutância, decidi atualizar esta matéria, acrescentando os nomes em japonês de alguns golpes que faltavam, e quais tem a opção de serem executados com Defesa ou são Controláveis, coisa que me deu outra impressão do game. As táticas ficaram mais fenomenais depois de descobrir. 
F- frente
T - trás
BX - baixo
CI - cima
BF, BT, CF, CT - diagonais



PERSONAGENS

YUSUKE  URAMESHI
Dica: No meio da luta, carregue o Rei Gun, cancele-o andando pra trás,
encha o Ki de novo e luta normalmente,
na primeira oportunidade dispare, atingirá o inimigo de surpresa no máximo.

Personagem principal, um bad boy que morreu fora da hora para salvar um menino e a partir daí se tornou um "detetive sobrenatural". Gostava de matar aulas no telhado da escola e sempre tomava broncas da sua amiga Keiko. É descendente do Youkai Raizen. Diferente de outros heróis da época não usa branco e vermelho, mas azul, verde e amarelo, seria uma referencia ao Brasil?... 
Todos  os principais tinham uma arma, a sua era seu dedo que funciona como uma "pistola espiritual", ou Rei Gun (leia-se "Leigan"). 
 Em jogo, seu combate é força  bruta, tanto de perto quanto longe, tanto no ar quanto no chão. Seu estilo atrairá jogadores que curtem o Ryo Sakazaki de Art of Fighting. Aproveite o Reigun aéreo para pegar o inimigo sem defesa no ar, e o Shot Gun como anti-aéreo e  quando estiver perto demais.
Um dos melhores e mais dificeis combos é lançar a cabeçada e no ar correr e emendar a sequencia de socos. Costumo usar voadora  forte e aterrisar com Shotgun.

Reigun: Bx, F+A ou B   (No chão ou no ar, Pode concentrar segurando o botão ou  B, F+ C)
Retsuken - Sequencia de Socos: A ou B repetido (no chão ou  o ar)
Shotgun: Bx, Bx+ A ou B    
Golpe Fatal: Bx, F, Bx, F+ A  (Super Combo com Reigun)
  
KAZUMA KUWABARA

Rival na escola de Yusuke para virar depois seu melhor amigo. No original, era o personagem mais engraçado dos quatro. Kazuma Kuwabara é o único humano "puro" dos 4 heróis, mas tem dons paranormais incríveis, sendo o único capaz de quebrar a barreira do mundo dos homens e das trevas com sua onda de poder, Jigen Tou, sendo sequestrado por Itsuki e Sensui. 

Sua arma é a Espada Espiritual ou Reiken (leia-se "Leiken"), que em jogo tem várias formas de atacar, bem fiel ao anime e gasta pouco Ki, o jogador pode usar direto no lugar de golpes normais. Seu combate é forte, mas um pouco desajeitado com ganchos e cotoveladas. Sua voadora pega duas vezes. O arremesso com punho lança o inimigo na horizontal, útil contra 2 inimigos. O CPU tende a atacar sem parar, te obrigando a se aproximar com Jigen Tou. Deve preferir o combate de perto, os Estilhaços são apenas o golpe de desespero exatamente como no anime, tendo alcance limitado. Esta versão é muito melhor que o Kuwabara do SNES, até porque na fase da história, o Badboy foi ultrapassado em poder por seus amigos no Makai, enquanto estava no Mundo dos Humanos. O Fatal, um combo com a espada, deve ser feito perto e nos cantos.

Reiken: A + B (Em pé, abaixado ou no ar)   
Reiken Zuki - Reiken Dash: Bx, F+ A ou B   
Jigen Tou: Bx, CI+  A (longe) B, ou C (perto)      
Rei Shu Riken - Estilhaços com Reiken: Bx, Bx + A ou B 
Golpe Fatal: Bx, Bx, F +  A (Reiken Combo
Ataque, pode se mover durante o golpe)


KURAMA

O típico personagem andrógino para dar audiência à série. Kurama era Youko, um youkai raposa (Inuyasha?!)  que renasceu humano e ajuda Yusuke para pagar seus erros. Kurama é ao mesmo tempo de atitude fria e um coração sensível, tendo até mesmo Hiei admitido ter algum medo dele. Sua marca registrada é seu poder sobre as plantas e sua arma é um chicote de rosas (Rose Whip). 

Seus golpes ficaram melhores que na versão SNES, mas apesar da suavidade dos movimentos, deve preferir o combate em terra. Bara Nage arremessa Rosas, magia mais fraca do game. Traga pra perto o inimigo brotando plantas bem no pé dele. E mande os grudões pra longe com a Dança das pétalas. Brotei plantas no pé do inimigo quando  ia receber uma magia e usei com o botão C como muro de defesa. 
Use o Chicote contra voadoras e investidas, ou durante uma queda no canto da tela. A sequencia de Ouro é 3 socos abaixado, chute e Rose Whip. O empurrão pode ser combinado, lançando uma rosa enquanto o oponente voa, Kurama a melhor opção contra Toguro Ani.  Uma pena é seu Fatal, a transformação em Raposa Youko ser demorado e não ter o efeito destruidor que se espera. Mas você fica invencível enquanto se transforma! Faltou apenas plantar a Semente da morte...

Rose Whip- Chicote de Rosa: A + B 
Bara Nage - Lançar Rosa: Bx, F+A ou B 
Brotar plantas do Chão: Bx, Bx+ A (longe) B ou C (perto)        
Fukaen Bujin - Dança das Pétalas: Bx, CI+ A ou B
Golpe Fatal: F, Bx, F+  A (Makai Shoku Soukan - Transformação em Raposa Youko)

HIEI
Dica: Se Hiei atingir a si mesmo com o Dragão das Trevas
ficará chamuscado, mas ao acabar o ki, ficará tonto.


Hiei é o típico inimigo do início da história que muda de lado pra atrair o público do politicamente incorreto. Este Jagan-Shi (portador do Olho Maligno) tomou uma surra de Yusuke, e depois trabalham juntos para pagar sua fiança, esperando o momento de lutar com ele novamente. Depois, sua preocupação ao longo da história é sua irmã Yukina (por quem Kuwabara se apaixona) pela qual implantou um 3º olho ou Jagan para procurá-la. Foi baseado nele e Kuwabara que se criou o personagem Sanosuke de Rurouni Kenshin... 
Hiei já foi extremamente rápido com sua espada, mas só se superou ao dominar as chamas das trevas. 

No jogo, ele corre tão rápido que tem o melhor Dash do jogo e pode aparecer do outro lado do inimigo enquanto corre, com a mesma função de teleporte. A maioria de seus golpes fortes são com a espada.  Seu pequeno tamanho e movimento favorece o combate aéreo e o método bate-e-sai, especialmente contra Toguro. Arremesse o inimigo  na vertical e use as Chamas das Trevas no ar. O Salto Decapitador lembrará um pouco de Vega de SFII, em especial em  contra-ataques.  Apenas seu Fatal, o Ensatsu Kokuryu-ha ou Dragão das Trevas é demorado e não tem o mesmo efeito do SNES, embora você pode "dançar" com ele, use quando o inimigo estiver longe ou tonto, e controle para atingi-lo quando baixar a guarda. Gosto de mandar o soco duplo no ar, e antes de tocar o chão, as Chamas das Trevas. Com os dash e salto decapitador você pode brincar  de "não ser tocado pelo inimigo". Minha dica é usar o Dragão quando o inimigo salta pra trás.

Rengoku Shou - Chamas das Trevas Bx, F+ A ou B (No chão ou no ar) 
Ja Oun Ensatsuken - Espada das Trevas: A + B 
Iai Geri - Salto Decapitador: Bx, Bx+  A (longe) ou B (perto) (controlável, repita o botão pra agarrar o oponente)
Dash com Esquiva: F, F, F, F (rápido)
Golpe Fatal: Bx, F, Bx, F+ A  (Ensatsu Kokuryu-ha - Dragão das Trevas, controlável) 

GENKAI
Dica: Ao saltar, espere a reação do inimigo: se ele saltar também pode arremessá-lo.
E se ele lhe esperar no chão, flutue com o Reikouken  

Genkai foi mestra de heróis e vilões da série. Passou a Yusuke a técnica Reikou-Hadou-Ken. Aqui, é a única representante feminina ("A Mascarada") e usa sua forma mais jovem para participar do Torneio das Trevas. Parece flutuar com seus saltos e arrebenta nos seus raios.

Para efeitos de jogo, tem táticas bem parecidas com as de Yusuke, mas o supera em vários momentos. Pequena como Hiei, tem vantagem sobre oponentes grandes. Use o arremesso aéreo ou Uppercut no ar para frustrar o inimigo que salta, e ao derrubar o inimigo, fure sua defesa andando e aplicando um soco no estômago. O Reikoudan, a Maior Doutrina de Genkai, é bom pra receber apressadinhos que saltam, e atinge vários golpes em média distância. Tem o terceiro melhor dash, percorrendo  a tela rapidamente. Ao sentir que o inimigo está tonto, carregue o Rei Gun com força máxima. Um combo ousado é no ar dar sequencia de socos e ao aterrisar, o Reikoudan.

Reigun: Bx, F+A ou B   (Pode concentrar segurando o botão ou B, F+ C)
Reikouken - Uppercut: Bx, CI+ A ou B (no chão ou no ar, repita o botão)
Retsuken - Sequencia de Socos: A ou B repetido (no chão ou no ar, repita o botão)
Reikoudan: Bx, Bx+ A ou B    
Golpe Fatal: Bx, F, Bx, F+ A (Super Combo com Uppercut)


JIN
Dica: No meio de dois inimigos, mande o Baku Fu Shou Heki.
Evite o Sempuken Duplo muito perto.

Jin é uma figura menor, mas de muito carisma. É um Ninja das trevas conhecido como "homem-vento" Enfrentou Yusuke e se divertiram. Ele aceitou sua derrota, o que acabou como uma nova amizade. 

Jin tem o poder sobre o ar, voando e usando o vento. Além de "saltar" mais alto que todos e ter o segundo melhor Dash (em forma de voo), pode executar todos os ataques de vento enquanto salta e aplicar o Dash no ar, dando uma mobilidade única. Sua rasteira é deslizante, boa para ataques surpresa, ou aterrisagem errada. Arremesso aéreo também é muito fácil. Use o Giro Tornado enquanto o inimigo se levanta e use o arremesso ou golpes especiais como anti-aéreo. Seu Fatal, o maior tornado que dá combo, o deixa vulnerável no final, quando está tonto de tanto girar, costuma ser util nas lutas de 3 ou 4 lutadores.

Baku Fu Shou Heki - Giro Tornado: Bx, CI+ A ou B (No chão ou no ar)
Sempuken (Voo Tornado): Bx, F+A  (No chão ou no ar) ou B (Shura Sempuken)
Dash Aéreo: X ou Z ou F, F no Ar
Golpe Fatal: Bx, Bx, Bx+A+B  (Idou Baku Shou Heki - Giro Tornado com poder de Combo, Controlável, pode cancelar com A+B)

CHUU

Chuu ou Tiyu, à primeira vista é só um bêbado... será? Participou do primeiro torneio das Trevas dando uma literal dor de cabeça pra Yusuke (e no anime cantou Koto, a juíza que faz as vozes de aviso no jogo...).  Ele usa o Zui Quan (Kung Fu Bêbado) e é um alquimista das trevas que consegue transformar a bebida alcoólica em energia, e é liberada quanto mais ele bebe. Vai se tornar depois aluno de Gen Kai. 

Apesar da aparência tropega, é bem rápido com voadoras e socos. Este personagem é ideal pros indecisos de um estilo, a típica pessoa que só pede sorvete napolitano... =P Ele copia várias habilidades: O Reigun, a cabeçada e a sequência de socos de Yusuke (como o próprio disse no mangá), o Dash com Esquiva como Hiei (na realidade seu estilo bêbado), a Investida como Toguro, a Voadora como Itsuki. O soco baixo anula rasteiras e os chutes tem longo alcance, mas não pegam o baixinhos às vezes. A sua Bola "Alcoólica" consegue atravessar o Reigun, mas pode passar por cima de Hiei, Genkai e Toguro Ani. Engane o inimigo com o drible bêbado para gastar  golpes e sair dos cantos. Mande a voadora dupla repetidamente se o inimigo não contra-atacar. Um bom combo é mandar a Voadora Dupla emendando a Ombrada. Seu Fatal, a "Roundhouse" que arrebentou Yusuke, precisa ser de perto ou contra voadoras, além de ser difícil de fazer.

Ren Sui Youki Dan - Bola Alcoólica de Energia: Bx, F+A ou B   (Pode concentrar segurando o botão ou B, F+ C)
Sequencia de Socos: A ou B repetido
OmbradaBx, Bx+ A ou B
Super Voadora Dupla: Bx, Bx+ A ou B no Ar
Mawari Komi - Esquiva Bêbada: A + B 
Golpe Fatal: Bx, F, CIF+A=  (Sui Fu Ren Kyaku - Giratória  Aérea Combo)
  
TOGURO OTOTO
Com esse aí golpes normais e no canto são perigosos pra qualquer personagem.

Vilão mais famoso da série. Campeão do primeiro Torneio das Trevas e ex-parceiro de Genkai que vendeu sua alma. Usava as metamorfoses de seu irmão mais velho como arma, mas rompeu com ele na luta contra Yusuke. Sua força é oculta em porcentagens, e no game usa sua forma com 95% de Força, com mudança no seu tamanho e cabelo, sendo impossível usar seus famosos óculos. Percebi que este personagem tem grande vantagem contra Kurama.

É capaz de usar estalo de dedos como impacto, matando sem o inimigo ver o que o atingiu. É o personagem mais forte do game, mas quebra alguns esterótipos de jogo com personagens grandes. Use a marreta para os que abusam de combate aéreo ou de longe. Arremesse o inimigo e mate-o no peito com Katsu, o Grito de Fúria, ou salte e mande  vários socos. O CPU na dificuldade Super me ergueu, me arremessou no ar e antes de cair, me mandou a marreta! Enquanto  todos se defendem, o CPU faz questão do Grito de Fúria para segurar o Dragão do Hiei, é humilhante. O power Punch é  semelhante  aos  socos do Balrog de SFII. Seus socos no canto são esmagadores, dificultando a reação. Use o Estalar de Dedos pra virar uma luta de surpresa, e use a média distancia o seu Fatal, quando usa os 100% da Força. Eu disputei com a transformação  do Kurama, para minha surpresa, ambos os golpes  se anularam.

Power Punch - Super Soco: Bx, F+A (Gancho) ou B (Direto)
Shidan - Estalar de Dedos: Bx, Bx+A ou B 
Katsu - Grito de Fúria: A+ B
Sou Wan Gou Shou - Marreta: Bx,Bx,Bx+ A ou B  no Ar
Golpe Fatal: F, Bx, F+ A  (120% no Chuu - Armadura 120% de Força)

TOGURO ANI
Dica: Use o Dummy no meio dos inimigos e emende o Corpo de Agulhas

Irmão mais velho, foi derrotado por Kuwabara na segunda temporada, dispensado pelo irmão para lutar sozinho com Yusuke, e reapareceu na terceira temporada, resgatado por Sensui para sequestrar Kuwabara. Mas acabou tomando um "castigo eterno" de Kurama. É talvez o mais maligno dos personagens da série. Tem a capacidade de regenerar partes destruídas de seu corpo e mudar de forma. Pode mesmo entrar na terra e reaparecer pedaços de si em outro lugar (truque bem manjado da série). 
O ataque normal  se baseia em suas unhas e quase nunca aparenta tomar dano real ou defender. Seu corpo pequeno passa por debaixo de magias altas. Seu principal ataque é  a espada voadora, use o Ataque espada no ar para fugir. A imagem dupla é boa para o inimigo desperdiçar o Fatal no alvo falso (eu já cai várias vezes com Kurama Youko contra a CPU). Chi Chuu te pega debaixo da terra. Já fui arremessado com sua lâmina e cai em cima do Chi Chuu! O Dedo de Agulha é útil pra virar lutas e ganhar tempo, mas meio lento. O Corpo de Agulhas é bom para anti-aéreo e o inimigo que levanta.  Seu Fatal é sua metamorfose em Espada girando em torno de si mesma, tente atingi-lo com a guarda baixa.

Ken Hen Ge - Ataque de Espada: Bx, F+ A ou B  (No chão ou no ar, controlável a altura)
Chi Chuu S. - Mão por baixo: Bx, Bx+  A (longe) ou B (perto)
Dummy - Imagem Dupla: Bx, CI+  A (Atrás) ou B (Frente)
Zenhou Shoku Shou - Corpo de Agulhas: A + B
Yubi Bari - Dedo de Agulha: Bx, F+ C (Tonteia o Adversário)
Golpe Fatal: F, Bx, F, B+ A  (Ranbu Ken - Espada Giratória, Controlável) 

 ITSUKI
Parar o Tempo e recarregar o Life são os melhores trunfos! Espere a tonteira e recarregue.

Também conhecido como "Oito Mãos". Uma espécie de monge assecla de Sensui. Youkai responsável pela abertura do portal que separa o Mundo das Trevas (Makai) e o Mundo dos Homens (Ningenkai). Teve sua vida poupada por Sensui em sua época "boa", apenas porque ele queria assistir o último capítulo da novela... Depois se tornou fiel a Sensui, por quem até guiou a alma depois da morte para outra dimensão. 

Tem bons saltos, só abaixo de Jin. Sua vantagem são os chutes. Além das voadoras, tem habilidades bem especiais. As suas mãos  sobrenaturais tem poder tanto de atingir quanto curar, podendo reverter a luta ou mesmo curar o inimigo para prossegui-la. Já vi combos no ar com estas mãos de 11 hits! Pode irritar o inimigo teleportando no ar ou no chão. Já  escapei de vários anti-aéreos com o Teleporte no ar. Seu Fatal é parar o tempo, também útil para sair de um sufoco. As mãos são úteis em combo com a paralisação. Você pode escapar da paralisação de um outro Itsuki "sumindo" com o teleporte, do contrário, a mudança de plano é o único "ponto cego" para não ser atingido. Você pode arremessar para o alto e emendar com empurrão. Outro combo é mandar 3 rasteiras e emendar com Super Voadora dupla. A Super Voadora dupla no ar pode ser feita repetidamente como a de Chuu. Jogar com Itsuki é diversão garantida se quer "trollar" a partida. 

Ryu En Kyaku 1 - Super Voadora: Bx, F+A ou B (repita o botão)
Ryu En Kyaku 2-  Super Voadora Dupla: Bx, Bx+ A ou B no Ar
Yaminade Shou Kan - Mãos Sobrenaturais: Bx, Bx+A(atrás) ou B (perto) (Deslocam com o direcional, A para atacar, B para curar)
Teleporte: Bx, CI+ A (atrás) ou B (frente) (No chão ou no ar)
Golpe Fatal: Bx+A + B  (Parar o Tempo)

SENSUI

Um ex-detetive sobrenatural que viu o "Capítulo Negro", a fita proibida com os piores crimes da Humanidade e pirou de vez, querendo abrir caminho pro mundo das Trevas. Ele "chuta" o seu poder com suas longas pernas (Reshu Kokyu Ha) e seu contragolpe (proibido em competições de artes marciais) tirou o sono de Kurama e Yusuke. 
Este personagem é para fãs de personagens como Geese Howard ou Wolgang Krauser de Fatal Fury. Quase não o verá dar socos, com seus chutes de longo alcance, e gasta pouquíssimo Ki. Sua desvantagem são personagens pequenos. Alterne as magias altas e baixas pra confundir e use como anti-aéreo. Os tiros quase não são percebidos, use-os como emergência. Engane o inimigo ao recebê-lo com Reiko Reshuken. O seu Fatal é bem injusto: além de escolher se é alta ou baixa, quase não gasta sua energia, e o CPU, ao contrário dos demais personagens não tem pena de usar contra você...

Reshu Kokyu Ha: Bx, F+A (baixo), B (Cima) ou C (anti-aéreo) (No chão ou no ar)
Reiko Reshuken: Segurar A + B (Posição de defesa com contra-ataque alto)
Aki Kou Jyu - Tiros Secretos: Bx, Bx+A ou B 
Golpe Fatal: Bx, Bx, F+A (Baixo) ou B (Cima) (Kyodai Reshuken - Super Bola de Energia) 

_____________________________________________________________________________
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Game único para fãs de fighting games e animes dos anos 80 e 90, desde que não implique com personagens pequenos.  Tenho poucas críticas, talvez mais alguns personagens como Touya e Wakamaru seriam bem vindos. Mas pedir Yomi e Mokuro da outra Temporada já seria demais. Indispensável para fãs dos 4 rapazes de Liverpool... digo, de Tokyo!




21 comentários:

  1. PARABÉNS, EXCELENTE MATÉRIA.MUITO BEM ELABORADA E BOA DE SE LER.
    GOSTO MUITO DO ANIME, NOVAMENTE PARABÉNS. VALEU E ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Este é um dos meus animes preferidos. Recomendo este game para todos os fãs.
      Abraços.

      Excluir
  2. Caramba esse anime eu assisti varias vezes viu e curto muito tenho até o filme da série aqui em casa já os jogos do Snes eu joguei e zerei todos.São bem legais tem o do GameBoy que cheguei a jogar dos treis que sairão eu zerei dois o último é meio que action rpg.Chegou a sair também duas versões pra Gba que não cheguei a jogar mas eu acho que deve ser bem interesantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! Joguei diversas versões, esta a Mega Drive é uma das minhas preferidas! Experimente também a versão Game Gear!

      Excluir
  3. Muito loco o anime, o jogo então nem se fala! De todas as versões a do Mega é a melhor! Também, não poderia esperar menos da Treasure! :)

    Excelente tutorial, Rodrigão, bem completo e caprichado! Bora jogar esse clássico agora manjando todas as sequências!

    Abraços, e não conheci o outro mundo por quereeeer!

    ResponderExcluir
  4. A treasure trazia sempre boas pérolas nesta época, né Adinan!
    Agora tem tudo aí pra arrebentar no jogão!
    Abraços!
    Não conheci o outro mundo por quereeeer! kkkk

    ResponderExcluir
  5. A treasure trazia sempre boas pérolas nesta época, né Adinan!
    Agora tem tudo aí pra arrebentar no jogão!
    Abraços!
    Não conheci o outro mundo por quereeeer! kkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu tive um cartucho pirata deste game. Graças às revistinhas que falavam de animes, já sabia se tratar de um desenho japonês... e não muito além disto.
    O cartucho ficava largado na locadora, ninguém pegava e lá fui eu. Aluguei numa sexta, gostei tanto que, fiquei no sábado, chegou a segunda, terça e pensei: “Vou comprar logo este cartucho“!
    Eu curti tanto que decifrei todos os menus, comandos, fiz manual (desenhando as personagens, tudo de forma "artesanal"... nem sonhava em ter um PC ainda). Cheguei ao ponto de ficar ouvindo o sound test repetidas vezes para entender o nome de todos, bem como, seus golpes... fiquei feliz em saber, algum tempo depois, que a acertei cerca de 80%.
    Como um "guide" deste teria me ajudado, viu? Mas foi divertido, pois tudo era mais simples naqueles tempo. Rss!!!
    Abraço!

    P.S.: Mandou muito bem no texto.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, cara!
      Eu conheci pelas revistas e pelo game primeiro, o anime foi depois.
      Esse trabalho de tradução eu adoro (fiz um com o Ninku 2 de GG, que nada tem em inglês) e acertar 80% é muito! Eu também fazia uns "guides" artesanais. Sem PC também. kkkkkkk

      Valeus!
      Abraços

      Excluir
  7. Tenho meu Mega Drive desde os 9 anos e alguns cartuchos. Comprei essa raridade no Mercado livre a pouco tempo e pirei! Sem dúvida um dos melhores jogos de luta que já joguei, só perde para Street Fighter II Turbo Special Champion Edition do próprio Mega Drive (que eu tenho, graças a Deus!) Só faltou a opção de luta vs, player um contra player 2 aí seria perfeito, a também um final especial individual p/ cada personagem, mas acho que não colocaram pq exederia a capacidade de processamento do meguinha, afinal nem o Street Fighter dele tem, se bem que a jogabilidade excelente compensa isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a jogabilidade compensa bastante os cortes, tendo só o fim coletivo de acordo com a dificuldade.
      Só fiquei na dúvida é que disse não ter vs? Eu joguei com a família aqui esses dias... Mas de toda forma, obrigado pelo comentário, amigo. Apareça sempre

      Excluir
  8. Já tava ótima melhorou mais ainda!

    ResponderExcluir
  9. quantos cartuchos de yuyu hakusho sunset fighters foram produzidos pela tectoy ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabemos exatamente, mas sabemos que foi uma tiragem pequena. O Mega deixava de ser o carro chefe da SEGA.

      Excluir
  10. Ótimas dicas! Só agora dei atenção (pena que não pude jogar na época) a este jogo e estou achando fantástico. E suas dicas ajudaram bastante! Valeu, mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Ótima materia. Muito bem detalhada e caprichada. Só não entendi o que significam os "é" e "ê" nas listas de comandos. Poderia ter usado setas ou escrito baixo, cima, esquerda, direita normal, pra ficar melhor de entender. Mas ainda assim a matéria ficou ótima. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Gonzaga. O problema é que o Blogspot costuma desconfigurar as setas que usamos. Temos meta de refazer de novo os comandos. Obrigado!

      Excluir
  12. Bacana a matéria, uma pena que não deu pra entender absolutamente nada dessa lista de filmes com esses é,ê,è e tudo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema na configuração foi corrigido! Espero que aprecie! ;)

      Excluir