Páginas

sábado, 6 de abril de 2013

TOP 5 - Som na Caixa!


Olá pessoal,
Às vezes, mesmo com a limitação de 8 bits do Master e seus canais de áudio, sempre tinha uma trilhazinha que era chiclete no nosso ouvido. Confessem, quem não estalou os dedos enquanto ouvia musicas do seu game preferido?
No nosso Top 5, vamos falar das melhores trilhas sonoras do Master.  Solta o som!



5º LUGAR: STREETS OF RAGE
Este game seria até covardia falar pois a trilha é inspirada na original do mestre Yuzo Koshiro. Com boa dose de música jazz e house fazendo você se sentir num filme noir moderno. Todas as músicas são viciantes com um belo destaque a da segunda fase que faz você se sentir numa boate (reutilizada no segundo game) e a última, reedição da música de abertura. É meu quinto lugar nos hit parade. 


4º LUGAR: MOONWALKER
Sim, impossível não mencionar o game pessoal do Rei do Pop. Em Moonwalker, temos todas as trilhas memoráveis em chiptune. Lá estão Smooth Criminal, Beat It, Alone in the Part, Billy Jean e Bad! Apenas aparece uma queda de arranjo em Beat It e a ausência do indispensável Thriller. É muito mais pela melodia do que pelo arranjo digital que entra no Top 5, ganhando o quarto lugar.This i It!


3º LUGAR: TURMA DA MÔNICA EM: O RESGATE
Este game tem trilhas sonoras marcantes. Não bastasse o remix do Labirinto do Dragão, todo o game tem uma trilha infantil e mágica, que faz empolgar os grandinhos também. Destaque para a feliz música da praia e a do interior dos castelos, melancólica, mas épica e envolvente.  



2º LUGAR: CASTLE OF ILUSION
Entre todos os jogos Disney este foi o escolhido. A atmosfera mágica de todas as trilhas do game são hipnotizantes. A vinheta mística nos portões do castelo e na floresta. A fase dos brinquedos parece ter saído de um espetáculo do circo. A Disney e a Sega casaram muito bem!


1º LUGAR: SONIC CHAOS
Era para escolher um da série, e este game Sonic merece destaque. Já bastasse a linda composição de Yuzo Koshiro, este Sonic consegue trilhas mais elaboradas que o primeiro game, mas menos cruas do que o segundo, bem mais melódicas. Destaque para a do Mecha Green Hill, digna de um desenho animado do séc. XXI e a Eletric Egg, que parece de uma jornada espacial.
___________________________________________________________________


QUASE TOP: JOGOS DA DISNEY
Por que você não citou nenhum dos outros? Cara, seria covardia pois o Top seria dominado por eles. Alguns é pela questão de UMA ÚNICA MÚSICA. Entre os melhores podemos ver Castle of Ilusion, Deep trouble Duck, Lion King e  Aladdin.



KENSEIDEN
A trilha sonora do samurai assassino de monstros também merece destaque pelo clima de musica de sakuhachi com gótico, orientalismo com terror, que empolgou muitos fãs, mas há gente que ache irritante...  



7 comentários:

  1. MEU CONCORDO EM TUDO , PERFEITO.
    DISSE TUDO MESMO COM A LIMITAÇÃO, O MASTER SE SUPERAVA, GOSTO MUITO DA TRILHA DE SHADOW DANCER,SÓ PRA CITAR, E MOONWALKER E KENSEIDEN SÃO DEMAIS.
    BELO POST, TAVA INSPIRADO EM, NOTA 10. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mesmo!
    E olha que ainda faltou alguns: Y's, Phantasy Star e Master of the Darkness entre outros. O Shadow Dancer também tinha uma trilha fenomenal, mas não deu pra colocar todos aqui...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Só jogo clássico hein esse top 5 está demais viu e ainda com o Kenseiden esse game eu tinha curtia muito jogar ele mas não cheguei a zerar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rock.
      Kenseiden eu adorava ouvir o MP3 dele, mas minha familia detestava. rss Fazer o que?
      Abraço.

      Excluir
  4. Saudações à todos!
    Um amigo meu, me disse uma vez, que sou um "Disperdício Musical". Segundo ele, eu tenho bom ouvido para música, só que nunca me interessei em aprender tocar algum instrumento. Se sou isto mesmo, não sei... mas, algo faz sentido: eu pego melodias facilmente, em alguns casos, logo na primeira vez que as escuto.
    Já na época do Master, não raro, as pessoas à minha volta me viam jogar "cantarolando" as músicas que embalavam toda aquela jogatina.
    Este Top 5 mostra excelentes exemplo de composição bem executadas. Há casos que não são, própriamente, composições criadas originalmente para o Master System como caso de Double Dragon, Vigilante, Shinobi, E-Swat, Space Harrier, entre outros onde, a Sega, trampou bonito para deixar as melodias fiéis aos arranjos originais.
    Outra que considero uma pérola das mais preciosas, foi a trilha de Phantasy Star... que até estranhei de não ter sido citada aqui. Lembro como se fosse hoje: quando escutei a música que conta a história do início da jornada de Alis, me senti motivado em "pegar o Lassic na porrada e espancá-lo até a morte". Fora as demais composições que me envolveram de maneira única me fazendo sentir como parte daquele time de heróis.
    Por fim, citarei mais alguns jogos que considero possuir trilhas muito legais: Black Belt; Thunder Blade; Galaxy Force; Ninja Gaiden; Rambo 3, Zillion (os dois) games; Out Run; After Burner; Sonic 2; Choplifter; Golden Axe; Altered Beast; The Lucky Dime Caper; Alex Kidd in the Miracle World; Jurassic Park; Space Harrier 3D;
    Até mais!

    P.S.: Belo Post, Rodrigão!
    Mandou super bem... mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas...
      Vou te falar e vc vai rir: não pus Phantasy Star porque, não importa que TOP eu faça, sempre vai ter PS no rol... A trilha que mistura medieval com futurístico é uma sensação única, que ninguém das gerações seguintes conseguiria entender...
      Todos estes tem trilhas fenomenais. Ninja Gaiden, Master of Darkness, Lucky Dime Caper, Zillion também entrariam no Top se ele fosse mais que 5...
      Abraços.

      Excluir
  5. Bem legal as escolhas! Aliás fica difícil manter apenas 5 jogos! Seguem os meus:
    5 - Ninja Gaiden
    4 - Alex Kidd Miracle World
    3 - Out Run
    2 - Turma da Mônica o Resgate
    1 - Sonic The Hedgehog

    Pra mim Sonic fica em primeiro por causa desse nome: Yuzo Koshiro! O cara arrebentou na trilha sonora deste game, foi o jogo que me fez parar só para ficar ouvindo a música.

    Por fora deixo Psycho Fox e Castle of Illusion.

    Abraços

    ResponderExcluir