Páginas

sábado, 30 de agosto de 2014

High School Kimengumi - How to Use



Olá pessoal! No embalo da nossa pesquisa do último catálogo, hoje vamos investigar novamente outro anime como game. Resolvemos analisar uma pérola desconhecida neste Mini-guide. Vamos encarar o fim das férias e voltar para a escola em High School Kimengumi.


P.S: Apenas vamos dar as dicas de como jogar, as surpresas cabem ao jogador, já que o game é bem curto.


Exemplar do mangá na versão francesa.

Escrito por Motoei Shinzawa durante 1980 a 1987, e seria a tradução de “Curso Colegial dos Caras engraçados”. Ele aborda as típicas estórias cômicas dos colegiais japoneses desajustados, os repetentes e por aí vai. No elenco temos 5 membros do clube. Rei é o líder, bem no estilo Francis Buerler só que mais hentai. Go que adora encher a cara, mas tem bom coração. Kiyoshi que gosta de espionar mulheres nas casas de banho e é o mais esperto do grupo. Jin, que é dorminhoco e sendo um sortudo, tem habilidades de mimetismo. E Dai que é meio afeminado e que curte se despir, porém é corajoso. Yui, caloura que se transfere no início do mangá e guarda uma paixão secreta por Rei. E Chie, que é a melhor amiga de Yui.  Na realidade, todos os nomes são meio trocadilhos como Kawa Yui é o trocadilho de “kawaii” e Mayunashi no Rei é o trocadilho de “sem sobrancelhas” .




Há  versões do anime para videogame: MSX, Master System e Playstation. Você controla Yui Kawa que anda pela escola, que após uma careta horrorosa, corre atrás dos kimengumi. 



Sua missão é explorar a escola e capturar os 5 kimemgumi: Dai, Jin, Kiyoshi, Rei e Go. Armas? Golpes Especiais? Não, será necessário usar vários instrumentos musicais. Além disso ela precisa sobreviver fugindo dos valentões da escola. 


GRÁFICOS E SONS
Os gráficos são bem simplórios, bem coloridos transferindo o ambiente de escola. Há muitos detalhes, mas o trabalho de arte é básico como os jogos da primeira safra SMS. Yui e os kimengumi são graficamente em versões de bonequinhos cabeçudos como nas situações de piadas nos mangás. A trilha sonora pra variar se inspira na trilha sonora, mas é bem repetitiva.


TEMOS QUE PEGAR, POKÉMON!
O jogo é bem simples, mas confesso que apanhei muito pra manjar os sistemas. (Confesso que entrava nas salas, fazia quase nada e fugia de todo mundo que aparecia!)O botão1 usa o menu, e o botão 2 usa os objetos do cenário. Quem já conferiu Sukeban Deka II conosco, vai ver a necessidade de mexer em quadros e carteiras da escola. O Menu possui os seguintes comandos:
Take – Pega objetos.
Use – Equipa os objetos para usar com o Botão 2.
Throw – deixa os objetos.
Talk – Bate papo com os personagens
Back – Finaliza o Menu





Embora o game seja uma boa opção de “jogo sem violência”, os objetos da escola são usados para o “sistema de batalha”. Os baldes (primeiros que descobri) bloqueiam o caminho; os apagadores e o giz, usados como projéteis contra os valentões. A gaita adormece uma galera mais braba. A comida (pão e leite) usado para “disfarçar” garante uma invencibilidade temporária.



Você deve mexer nos objetos para encontrar itens bons. Abrindo as carteiras, você pode encontrar rãs e baratas (eca! Game-over!) precisando abrir e correr. Mas além dos itens-chave, você encontra itens que dão pontos: bananas, flores, meias e diamantes.
No game-over é conferindo além do score, quantos Kimemgumi foram capturados, tornando uma boa competição a quantidade de membros e/ou quantidade de pontos. Parece que isso que inspirou o Pokémon...


AS SALAS COM VALENTÕES
Você vai achar na escola várias salas com valentões. Não dá pra confundir com os kimengumi. Se passarem por Yui, eles dão uma surra nela, ou seja, Game over! Explorar as salas é perigoso, deve evita-los ou atingi-los enquanto procura os itens para detonar os kimengumi. Há pelo menos duas salas sem itens importantes.

PRIMEIRO PASSO
O primeiro item para andar no jogo é encontrar a Rope ou corda, ela que vai capturar os kimemgumi. Mas para isso, você precisa de paralisá-los ou convoca-los de alguma forma. Quando conseguir captura-los, Chie aparece e despacha a vítima da caçada.

A LIBRARY
A biblioteca é o local em que você pode perguntar sobre a localização dos primeiros kimemgumi à Sra. Iwakari. Você pode achar um diamante na estante da biblioteca.



NURSE
Na enfermaria, além de macas e remédios, você encontrará uma régua para medir e uma balança pra pesar? Será que Yui confirma suas medidas com você?

O SHOP
Talvez, shop não seja o melhor termo. É a lanchonete, onde você pode descolar um lanche para a invencibilidade temporária.

MUSIC ROOM
O segredo para encontrar o Kimengumi aqui é o piano. Você vai se surpreender. Os itens musicais que tem bastante a ver com a série, recomendo usar em cada kimengumi para ver os efeitos!



LAB ROOM
O laboratório é dominados pelos geeks, o estranho é que são mais fortes que os valentões. Pode haver algum item bom nestas carteiras duplas.

HEADMASTER
Nem preciso dizer que a Diretoria é o lugar mais perigoso. O Diretor está dormindo, e um dos seus objetos é necessário. Se ele acordar, pode chama-la e dar-lhe uma suspensão! Yui precisa descobrir uma forma de adormecê-lo ou atordoa-lo.

AS SALAS DOS KIMENGUMIS
  
Cabe a você descobrir qual é cada sala dos Kimengumis:

1-    SALA DE KIYOSHI 
Kiyoshi não pode ver um par de cílios, que fica embasbacado. Ele é meio Echii (sabe o que significa isso na linguagem otaku?) Que tal se ele achar que tem alguém gamada nele?

2-   SALA DE JIN 
Jin, o dorminhoco, é bem devagar e precisa dar um sacode pra acordar, se quer captura-lo.

3-   SALA DE DAI
Dai é meio transformista, e para captura-lo, o lance é despertar seu lado sensível, como?

4-   SALA DE GO
Go está de porre,é empolgado por lutas, e se ouvir um barulho, como de um sino, é capaz de esquecer tudo e achar que está no ringue!

5-   SALA DE REI
Rei é o líder e Yui é veladamente apaixonada por ele. Ele não perderia a oportunidade de se mostrar bom músico ou bom esportista pra impressiona-la.

STAFF ROOM
Conseguiu capturar os kimengumis? Ótimo, agora você só precisa ir lá e esperar a surpresa!

_________________________________________________________

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se você conseguiu capturar todos. Beleza! Você ainda pode disputar com um colega a quantidade de membros capturados, e quantos pontos no final do game.
High School Kimengumi é um game simples, mas cumpre bem o seu papel de adaptação de um anime mais engraçado do que de ação. Fica a dica de quem quer jogar sem nenhum compromisso! Até a próxima aula, classe!





2 comentários:

  1. Taí um jogo interessante, mas nunca entendi direito como funcionava. Agora com tradução e o seu How to Use vai ser mais sussa encarar esse game.
    Valeu pelo post Rodrigão, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu curti pq é simples mas com vários detalhezinhos. A principio, vc se perde, depois fica fácil demais, mas dá pra curtir. Não estraguei as surpresas, pode usar livremente!
    Abraços

    ResponderExcluir