Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Adeus Satoru Iwata (1959-2015)

Saudações amigos,

Hoje venho falar sobre algo fora do tema do blog, mas em respeito a este grande ícone da história dos videogames que faleceu neste último sábado, dia 11 de julho de 2015.

Satoru Iwata foi presidente da Nintendo desde 2002, mas já nos anos 80 iniciou sua carreira trabalhando como freelancer na Hal Laboratories (Kirby, Smash Bros, Earthbound) e depois ingressando totalmente após terminar seus estudos.

A Hal Laboratory passava por dificuldades financeiras no início dos anos 90, e Satoru Iwata conseguiu se destacar como programador até ser nomeado presidente em 1993, quando resolveu tomar decisões que salvaram a empresa e a colocaram novamente na direção certa.

Seus méritos na Hal Laboratory chamaram a atenção da Nintendo que acabou colocando o mesmo para trabalhar na própria Nintendo. Iwata foi tão bem sucedido que chamou a atenção do presidente Hiroshi Yamauchi, que lhe conferiu cargos maiores até nomeá-lo seu sucessor em 2002.

O primeiro console lançado pela Nintendo pela sua gestão foi o Nintendo DS, portátil que fez um sucesso absurdo apesar de ser bem inferior ao concorrente Sony PSP, mas que apresentou uma nova forma de jogar com duas telas e uma delas sensível ao toque. Logo em seguida surgiu o Wii, outro sucesso de vendas apesar de hardware bem inferior aos concorrentes mas com a novidade do controle de movimentos. Essa dupla (DS e Wii) foi talvez a mais lucrativa de toda a história da Nintendo.


Atualmente a empresa não está tendo o mesmo sucesso da geração anterior, e Iwata tem se ausentado há algum tempo por complicações de saúde, mas nesse último sábado ele enfim perdeu a batalha contra o câncer. Foi uma triste perda sem dúvida, mas segue o nosso respeito e admiração por essa lenda e pela sua contribuição para a indústria dos videogames, e nossos sentimentos à família.

Alguns feitos:
  • Kirby's Dream Land não foi criado exatamente por Iwata, mas partiu dele a idéia de um jogo de plataforma simples e divertido.
  • Earthbound para SNES tinha um código fonte bagunçado e problemático. Iwata analisou que consertar o código como estava levaria muito mais tempo, então decidiu que Earthbound deveria ser escrito do zero. E funcionou, Earthbound foi lançado e se tornou um sucesso.
  • Em Pokemon Stadium, Iwata apenas leu rapidamente o código fonte do sistema de batalhas do Pokemon Red de Gameboy e reescreveu o código sem nenhuma documentação.
  • Em Pokemon Gold e Silver, Iwata desenvolveu um método de compressão de dados que permitia explorar a região de Kanto do jogo original após vencer a região do Johto apresentada neste jogo, praticamente tendo dois jogos em um.
Obrigado Satoru Iwata, e adeus.

"No meu cartão de visitas sou o presidente corporativo. Na minha mente, sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração, sou um gamer"
Satoru Iwata


4 comentários:

  1. É uma grande perda para o mundo dos games... ele era uma das grandes mentes por trás de grandes sucessos e um dos maiores responsáveis pelo status que a Nintendo tem no setor.
    Sou um fã da Sega em seus grandes tempos e, foi justamente neste período, que travou uma batalha hercúlea de peitar a Big N... batalha que só nos trouxe grandes títulos, de ambas as empresas. O quê seria do Sonic se não tivesse existido o Mario? Ou Phantasy Star sem Zelda?
    Seu legado está mais vivo do que nunca e continuará divertindo milhões de pessoas por muitas gerações ainda.
    Domo Arigatô Gozaimashita, Iwata Sensei!

    ResponderExcluir
  2. É triste para a indústria de games que perdeu um baita programador e um visionário, além de uma das figuras carimbadas mais carismáticas.
    Mas triste mesmo é pensar que ele morreu novo, vítima de uma doença maldita que ninguém sabe explicar. Fico imaginando a família. Existem coisas nessa vida que não possuem nenhuma explicação.
    Nós jogadores só temos a agradecer!

    ResponderExcluir
  3. Bem triste, quando caras assim se vão. Como explicou o Douglas, que seria da Sega sem a Nintendo?
    Deixam um legado de sonhos e imaginação,principalmente na nossa infância.nós agradecemos ao mestre!

    ResponderExcluir
  4. É uma grande perda para o mundo dos games.

    ResponderExcluir