Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

How to Use - Spellcaster (1988)


Oi amigos, como vão? Paramos um pouco o andamento das matérias de rotina. Finalmente, conseguimos chegar ao final de um game muito querido do QG: o Spellcaster. Se você já se encantou com o review do Léo, aqui nós comentamos o passo-a-passo deste game incrível!


INICIAÇÃO À MAGIA:
O Review do Léo já explicou bastante como são os comandos, mas retomemos um pouco. Vamos aprender a usar nosso monge guerreiro.
- Botão 1 dispara magias, pode carregar o poder simples segurando, e usar o especial segurando enquanto aperta baixo.

-        - Botão 2 dá saltos.
A relação das esferas:
Esfera Azul: Aumenta força (Life)
Esfera Laranja: Aumenta Energia (Poderes)

Menu
Move: Leva o personagem a outro lugar selecionado.
Talk: Conversa com personagens específicos
Look: Observa com genericamente (Terrain) ou especificamente, para falar ou pegar um item.
Take: Pega itens específicos após o Look.
Use: Apresenta ou utiliza o item escolhido.
Spell: Utiliza Magias dos deuses incluindo a Password.



A relação entre os deuses e poderes é esta: 
Magias
Efeito
Custo
Hakuji
Solta um raio pelo deus da Luz
3
Indra
Evoca uma rajada pelo deus hindu do Trovão
10
Fudo
Uma forte bola de Fogo com a força do Buddha Justiceiro
20
Kannon
Exorciza os seres das trevas abrindo o Templo da Fênix
5
Hatten
Evoca uma rajada pelo deus do Vento
10
Mars
Restaura forças pelo deus grego da Guerra
25
Makiri
Permite voar por 30 segundos pelo deus voador
20
Nobota
Um escudo feito deus da proteção
30

Agora que aprendemos um pouquinho, vamos ao desafio:




Summit Temple
Aqui começa nossa jornada, Kane saúda o mestre Daikaku, seu mentor. Ele lhe explica o que precisa para investigar. Você irá então ir para o Move para o Mt. Enriku.

Mt. Enriku
Esta fase é apenas para treinar os poderes de Kane enfrentando samurais e alguns monstrinhos. Se é a segunda rodada nem use os deuses, mas economize seus poderes. Uma pena que o Kane original levita suas roupas de monge quando carrega seu poder. Dentro do templo, você encontrará o monge protetor com catchup, sangue na boca e ele fala a palavra Izumo.
De volta ao mestre Daikaku ele fala para ir investigar Izumo.


Izumo
A primeira pessoa que você encontrará está na barraquinha de macarrão. Usando o look no macarrão, aparecerá Kuma, o vendedor. Preste bastante atenção, você sempre poderá contar com ele para comer um bom prato de spaghetti (yakissoba no original japonês) e repor suas forças.
Você se moverá pro templo Izumo, bem mais difícil que o Mt. Enriku.
Aqui surge o primeiro boss, o inimigo desconhecido.  Ele tem um raio elétrico fácil de vencer. Mantenha distância e dê tiros carregados. Ele dirá a palavra "Kusanagi" (sério? The King of Fighters aqui?!) antes de morrer.
De volta à Daikaku, você deve comentar sobre a palavra com ele.


Attaro
Quando for pegar a espada no templo surge outro boss, Jukaku. Ele usa shikigamis, monstros que surgem de cartas (é o máximo, né?). No anime original, ele usa óculos ray-ban. Ele luta bem, mas facilmente é vencido com o Hakuji. Ele não morrerá, mas te explicará ser o protetor de Kusangi e que a espada é falsa. Pegue-a mesmo assim, ele não vai mais se importar. 

De volta à Daikaku, você deve mostrar a espada e ele indicará o Monte Miwa. Mas antes, pode passar em Izumo e filar um macarrão de novo!


Mt. Miwa
No pé da montanha, uma anciã mandará você embora no pé da montanha. Use a Espada Kusanagi. Ela se revelará uma  guerreira de armadura vermelha parecida com o de Izumo. Ela gira no ar e dispara para todos os lados.  Tem um ponto cego na tela que te atinge. Basta esperar ela descer e carregar o Ki nela e abaixar os tiros, é moleza. Com as portas abertas, passando as estátuas dos shinigamis, vc tem que saltar nas árvores com cuidado, ou os montrinhos te derrubam, uma dica é dar um passo pra trás antes de pular quando vê-los. Suba o monte e cuidado com os abismos. Na segunda tela de abismos, sugiro usar o Makiri pra atravessar e chegar ao Templo. 



No Templo, encontrará Wakahiko (que lembra o Jiban, como Léo lembrou!), seguidor do deus serpente (no original, "Orochi", sim, você lembrará de KOF ou Blue Seed, mas é tudo de uma lenda bem antiga japonesa) quer se vingar de tudo o que você já causou. Wakahiko usa um campo de força e bumerangues, o ideal é ainda o Ki carregado e mirar também nos bumerangues, indo dum ponto a outro da tela. Agora retorne à Izumo, coma mais macarrão e vá falar com Daikaku.   Ele te mandará ao Templo de Kashima.


Kashima
Aqui vai parecer Izumo, mas o trecho aqui é bem difícil, você enfrentará raposas de fogo (Kurama? Naruto?) e os abismos bem difíceis, talvez necessitando do Makiri. Você verá uma pedra sagrada prestes a ser destruída por um inimigo de fogo. Começa a luta pra impedi-lo. O Boss Fire é nojento, ele é o mais difícil subindo e descendo com chamas. A única forma de vencê-lo é acertar um Fudo muito bem colocado. (Erro 10 vezes antes de acertar em cheio!) ou mandar o Hatten que puder.


Shimono
Aqui é uma parte bem interessante do game. Você está num píer, usando o Look 2 vezes, encontrará uma garota (que deixará Kane embasbacado!) 



Porém um tornado a arrebatará e você tem que pensar rápido. Tá aí uma solução bem criativa: Use o Hatten para enfrentar o vento! Enquanto a moça cai, mande o Makiri para voar e apanha-la. Ela estará num sonho enfeitiçado, então então use o Kannon, o Templo da Fênix a libertará. 



Ceninha original do anime.

Eles conversarão, e descobrirá que o nome dela é Midori (Verde em japonês) ela o levará para casa e apresentará o avô. Ele vai te explicar que o mar está cheio de espíritos e pescar está perigoso. Você poderá sendo meio “entrão”, comer um sushi e um ovo frito feitos por Midori, e “jogar um verde” pra ela: “Quero casar com uma boa cozinheira como você”.



Shimono Sea
Pois bem, você já teve seu momento romântico e está no mar. O Move modificará para as quatro direções ou pular na água. Uma boa quebra no ritmo do jogo. Temos o mapa pra você não cometer erros.


Bracers 
D
Ondas
Rodamoinho
Ondas



Ondas

Lute
B
Fantasma A
Helmet C

Fantasma A

Fantasma A

Fantasma
A

Fantasma
Vajira A-C 



Fantasma 
A 



No ponto A você encontrará espíritos (samurais esqueletos), basta você evita-los, pois em combate, indo na direção deles ou qualquer outra ação, eles vão aos poucos te minando a vida. É no ponto B que você deve chegar, entre na água. Um fantasma cantor que você deve exorcizar com Kannon. Pegue o Lute. Agora você pode enfrentar os fantasmas, bastando usar o Lute.  O Lute também serve para acalmar os trechos de tormenta. Aqui você pode conseguir uns itens bons.  No ponto C você encontra outros itens como a Varija e o Helmet que aumentam seu ataque e defesa. No ponto D, você achará um inimigo bizarro, um Peixe de cara humana. Você deve ataca-lo com a boca aberta e pular sua investida. Conseguirá os Bracers. No centro-fim do mar há um redemoinho. Usando o Lute ele quebra e surge os Beads. Basta repetir a operação e o mar abrirá ´para você. Caia na Água.


UnderWater
Você encontrará peixe-homens menores, caranguejos e dragões do mar, vencidos com 2 ki carregado. Demorei pra entender, mas deve cair no primeiro buraco, do contrário ficará dando voltas. Neste trecho, o Hatten é útil contra os rodamoinhos. Você cairá num palácio antigo cheio de fantasmas samurais e estátuas que atiram.    



Encontrará o Imperador Fantasma e sua mãe. Eles pedem ajuda para se curar. O Kannon os fará descansar em paz. O melhor é que eles deixam pra você a verdadeira Espada Kusanagi.
Uma turma de barco está te esperando, basta usar a Sword Kusanagi que ganhou e dispensará uma dura luta. Vaporiza geral.


Izumo 2
Faça o mesmo percurso anterior, Kuma estará por perto pra lhe render um macarrão. Você enfrentará Asaka na forma de um Dragão. Eis a luta que você estava esperando! Atire quando abrir a boca. Depois da luta, encontrará Shimazu (muito parecido com um Cavaleiro de Ouro de CDZ) e a tensão diminuirá. Usando o Talk. Do lado de fora do santuário, uma enorme centopeia, típica do folclore japonês, atacará seus ex-inimigos. Esse é um dos maiores e mais criativos do jogo: Você deve ficar na posição que seus tiros não atingem e disparar em sua cauda. Vencendo, Shimazu está ferido de morte, mas lhe dá uma bola.  Use o Take.
  
Kumano Shrine
Use o Talk para chamar Utsuho, ele tentará ataca-lo, então deve mostrar a Ball of Shimazu para ele acreditar em você e continuar a conversa.

"Eram os deuses astronautas?"
Kakogen
Você está em uma fazenda japonesa, enfrentará uns samurais e descerá num poço. Fique ligado para imediatamente usar o Makiri ou cairá no abismo. Haverão vários inimigos simples e até um sino. Entre num poço. Um lugar estranho, está cheia de equipamentos eletrônicos piscando e monstros de fogo que parecem robôs. Uns jatos indestrutíveis que você deve pular, uns cuspidores de fogo que parecem cachorrinhos (invencíveis quando cospem) e bonequinhos que parecem bombeiros explosivos. Você chega no santuário e lá dentro há um pote. Use o Indra para quebrar as barreiras e Use a Ball of Shimazu nela, o Pote se abrirá. Mova-se para dentro.... e tcharam! É uma nave espacial chamada Ameno. Kane usando o Look concluirá que é uma antiga civilização. Isto é, o autor deve ter lido “Eram os deuses astronautas”. Há uma marca de mão no painel. É ele que vamos procurar.
Volte todo o percurso até a caverna. Aqui é o melhor lugar para turbinar sua Energy, rapidamente chegando a 900 pontos! Basta ir e voltar. Na hora de sair, eu morri dezenas de vezes usando Makiri. Pulei pro lado esquerdo estreito. Fui saltar o vão (desistindo e querendo morrer!)  e toquei o vão do teto. Assim consegui sair o poço. Vá pro canto esquerdo, e parará em Kumano. Utsuho vá te explicar sobre a nave e o deus serpente. Hora de partir pra Hinokami.   



Mt. Hinokami
Eis o trecho mais hard do  game. Plataformas sobre lava quente. Com todo cuidado, os pássaros morrem com Kannon, mas mais preocupantes são as 4-esferas que só o tiro carregado ou Hatten dão  conta. O dragão é vencido com Tiro Carregado. Apenas não seja atingido durante o Makiri ou é morte certa na lava. Você enfrentará Kezeus e um insetão que parece que saiu do Kenseiden. Vencendo, você conseguirá a mão, (Armor Bracers) volte pra Kakogen, e Use para decolar a nave.

Pyramid
Nem acredito que comecei um jogo como um monge lutando em templos, e agora estou numa nave. E pra onde vou? Isso mesmo, numa pirâmide! O mangaká leu “Eram os deuses...” mesmo! O Move mostrará 4 pontos cardeais. Na parte leste da Pirâmide, mande o Fudo na placa verde e aparecerá a primeira porta. Inimigo simples como escorpiões que pulam e estátuas de Anúbis com machados, típico de um filme de múmia. Pegue a ponta de pirâmide. Vá pra fora e use o Makiri pra ir ao topo. Use o Pyramid Point. Outro Makiri pra descer. Agora entre no Sul da pirâmide   que agora começou a fase de verdade. Um labirinto cheio de esferas azuis e os últimos itens do jogo. Sim, você pensava que não tinha labirinto neste jogo, né? Mais uma novidade!




Que labirinto infernal, viu?
As esferas estão marcadas nas salas com a bola vermelha. As paredes quebráveis estão marcadas em verde, mas você precisa pegar o Hammer que está com o o boss da parte A. A parede do item C tem as pernas da Armadura à direita  e o Tridente (vindo da China) à esquerda.  A parede do item D, o Torax. A última escada é uma droga porque sempre tem uma cabeça alada pra te derrubar. Derrote-o e aparecerá a Rainha. Talk com ela 6 vezes. 

Você pegará o Ameno novamente, e Daikak poderá mandá-lo para o Underworld.
  

UnderWorld
No Gate do Submundo você verá um guarda que usando o Talk, não quer você lá. Use a Sword of Kusanagi para lhe abrirem a porta. 

Vá pro Ferry, onde há o barco para o outro mundo (sim, fãs de shinigamis é o rio que leva ao mundo espiritual). Use o Look para o barqueiro  gordinho (Caronte?), ou Ferryman, que dorme. Volte pro guarda e lhe explique (Talk) a situação, ele te dirá pra ir ao Chizu Mea.

Você verá uns sacerdotes numa espécie de festa. Toyo, uma mulher lhe oferecerá Nectar (Ambrosia-Amrita), a bebida dos deuses. LookTake para pegar o Nectar. Um gole te recarrega. Dê um pra o barqueiro e ele te acordará. O segundo para levá-lo onde você quer. Vá pra Yomotsu

Uma zona muito estranha com Onis (ogros) e youkais (monstros e elementais), cabeças voadoras e Olhos-Podres que crescem se você só der um tiro. Cuidado com o Oni do bocão: o tiro fraco o partirá em vários onizinhos. Há uma árvore e duas escadas. Entre na árvore, lá dentro terá um Oni rosa com um chifre chamado Amano. Ele irá atacá-lo, então mostre-o a Sword Kusanagi. Agora ele será teu guia. Na primeira escada, converse com a linda Izanami, ela te guiará para a segunda escada, à direita. Use o Makiri e vá atirando pra não cair nos buracos. Você encontrará um cão azul (na versão inglesa, Cérberus) Fale com ele, mesmo não conseguindo. Será engraçado você tentar entrar: "Cãozinho bonito!...Cãozinho bonito!...

Volte a falar com Amano. Ele te explicará que ele gosta de música. Fale com Toyo, e o Ferryman. Agora mova-se Toki Fields, onde tem uma pedra. Use o Look numa rachadura. Encontrará algo. O Take não permitirá pegar, a pedra é pesada.  Peça ao Ferryman que ele emprestará o Remo (Oar) e Use na Pedra. Take para a Harp. Vá até Toyo e toque, ela te ensinará a tocar direito. Agora vá naquele angu do Yomotsu e toque pro "cãochorro", e Yomotsu aparecerá, ele lhe explicará sobre o Espelho Sagrado e as 7 Espadas.   

Talk para o Ferryman e ele te levará a onde está a Sword of Fury. Tem umas cabeças voadoras que você elimina com o Fudo. Pegue a Espada e leve a Yomotsu e depois a Amano. Ele te falará para ir a uma rocha azul no final direito da fase. Antes ela estará fechada. Há 6 Espadas presas na rocha. Use o Move 4 vezes para achar a Rocha vazia. Use a Sword of Fury pra enterrá-la e abrir uma passagem. Lá terá um lagarto com cabeça voadora. Use o Fudo sem dó. Aparecerá o Espelho. Leve para Izanami.

Agora ela te contará o Segredo de como vencer o deus Serpente. Deixo com você as palavras sagradas de Izanami. Você automaticamente pegará o Amano e parará em Summit Temple.


Ceninha do Anime para a batalha final.

Final Battle
Daikak ficará com o Espelho e lhe dará a Sword of Branches.

Recomendo ir pra Izumo. Kuma cuidará de recarregá-lo com seu spaghetti. Agora, uma surpresa: Use o Look no pescoço de Kuma e adquira o Necklace! Impedirá um pouco mais de morrer.

Vá para Kashima onde havia aquela pedra prestes a ser destruída pelo inimigo de Fogo. Cuidado para não errar! Use a Sword of Branches para quebrar o lacre. Irá surgir o deus serpente. Atire o Mirror para enfraquece-lo e a Sword of Kusanagi para rechaçá-lo preparar a grande luta. Agora é perícia:
Você aumentará seus poderes, seu Life sobe pra 200! Criará grandes asas para uma batalha aérea (os poderes serão acionados com cima+baixo). Isto é, o jogo mudou completamente.




Surgirão 4 sub bosses para impedi-lo.
O primeiro demônio vermelho joga um jato de fogo, basta carregar o tiro e ficar em zigue-zague para evitar tiros e soltar no encontro.
O segundo é uma aranhinha azul chata que atira flechas, repita a tática com mais cuidado.
O terceiro demônio vermelho cospe filhotes que te perseguem, é melhor usar o Kannon para evitar maiores danos.
O último surge no céu escuro, e teleporta. Mas você pode vencê-lo só como os dois primeiros.
Aí surge o gigantesco deus serpente. Não deixe de usar o Mars pra recarregar. Use o Fudo pra destruir os olhos e inutilizar as cabeças laterais e concentrar apenas na última cabeça no último duelo.
_______________________________________________________________




Muito bem! Se você conseguiu sobreviver é merecedor de ver este final incrível! 
Uma pena que o final da versão japonesa é bem mais caprichado. 
Este é um daqueles jogos que você diz que vale a pena possuir um Master System com a profundidade que ele te envolve, a variedade de jogabilidade e claro, com o desafio que te proporciona.
Dificilmente, haverá um outro como Spellcaster!







16 comentários:

  1. Meu rapaz, que belo texto. SpellCaster foi uma das pérolas do Master System que na época não consegui jogar por não dominar Inglês, e depois de adulto não consegui dar uma nova chance ao game. Joguei muito sua continuação no Mega Drive sob o título de Mystic Defender. Parabéns novamente, seu How To certamente me ajudará a jogá-lo com mais facilidade.

    Old-Hutter

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio. Este game é injustiçado, pois foi um dos melhores games que não se popularizou. O meu domínio do inglês como o de todo mundo era beeem limitado. O Guia está aqui pra isto, pra dar uma segunda chance e fazer valer este jogo campeão! Em breve falaremos de Mystic Defender! É só aguardar! Abração

    ResponderExcluir
  3. Olá galera do QG Master, tudo bem? Eu sempre adimirei este blog já anos... Já terminei vários clássicos desse console.

    Sou do blog Ultimate Retro Player, deêm uma olhadinha lá:
    http://ultimateretroplayer.blogspot.com.br/? m=1

    Abraço a todos, QG Master é Eterno!!!

    ResponderExcluir
  4. Opa, tudo bom!! obrigado mesmo, muito bom saber, a gente dá uma boa olhada sim, e vamos multiplicando a blogosfera retroplayer!!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir