Páginas

domingo, 26 de abril de 2020

Mobile Review - Sonic and Sega All-Stars Racing (2010)



Saudações, amigos! Tudo bem com vocês?
Fugindo um pouco da "praia" Master System (não muito), acabei aprontando este review inusitado... e inesperado. Nem sabia que o game existia.

É antiguinho mas, ainda diverte.
Recentemente, deu vontade de revisitar, alguns games que curtia em um antigo celular, daqueles, que rodavam aplicativos em Java. Esses aparelhos de terceira geração, já eram capazes, de ter jogos mais elaborados que o famoso "Jogo da Cobrinha". Entretanto, as limitações ainda eram muitas e, na grande maioria dos casos, eram modestos passatempos de curta duração. 
Empresas como a Gameloft e Glu Mobile foram as que se destacaram no segmento, trabalhando, com franquias consagradas como Need for Speed, Tomb Raider ou Prince of Persia. O interessante nestas duas foi que, faziam deles, verdadeiras propagandas das versões para os videogames, um "aperitivo" mesmo. Mensagens do tipo "Tenha uma experiência completa no X-Box 360, Playstation 3 e Game Cube" eram comuns durante as telas iniciais.
Mas, com tudo isto que disse, porquê se dedicar à algo rudimentar, sendo que, há opções mais sofisticadas para o sistema Android hoje? Encare como uma curiosidade. E, caso deseje deixá-los em seu aparelho, tais arquivos, não costumam ter nem 1 mega de tamanho... ocupam quase nada de espaço.

O game - Numa explicação bem "rasteira", diria se tratar, de uma versão minimalista do game de kart do Sonic. Mesmo assim, todos elementos comuns ao gênero, estão presentes aqui. Ítens de velocidade, projéteis para atingir adversários ou "super poderes" podem ser achados na pista e, uma vez coletados, usá-los para facilitar sua vida na corrida.

Os gráficos são muito bonitos e bastante detalhados.
Ainda que simplezinho, possui bom número de pistas, pilotos e modos de jogos. Os gráficos são muito bonitos e, mesmo em 2D, dão uma ótima sensação 3D. Os efeitos sonoros são os habituais e, as músicas são... bem... aqui, cabe uma explicação, para os que não conhecem games em Java. Devido as limitações técnicas, as melodias costumavam ser poucas, tocando, em determinados momentos na abertura ou menus. Por vezes, nas fases, havia música e não tinha efeitos ou, quando ouvia-se efeitos, nada de música... os dois ao mesmo tempo, não rola. E, isto, se aplica aqui também. No começo, pode parecer estranho mas, dá para se acostumar. 
Entre os modos de jogo, há o "Trophy" (50cc, 125cc e 250cc), Arcade (todas as pistas em sequência), Time Attack, Missions (certos parâmetros à serem cumpridos) e Tutorial. E, para desafiar suas habilidades no volante (ou guidom), pode-se escolher o Sonic, Shadow, Amy Rose, Dr. Robotinik, Amigo, Knuckles, Tails, Ai Ai, Alex Kidd e Ryo Hazuki (os três últimos, precisam ser desbloqueados).

A galera presente no game. Sonic Vs Alex Kidd, aqui, é possível.
Controles - Não sei vocês mas, jogar em celulares, nunca foi confortável. Hoje, é possível conectar controles físicos mas, no passado, era necessário se virar com as teclas do telefone. Mesmo usando um emulador, o teclado virtual, está longe do ideal. Entretanto, tem uma vantagem: a tela é muito maior que as disponíveis na época, dando melhor visibilidade. Até fiquei surpreso em saber que, os desenvolvedores, capricharam nos detalhes, deixando tudo muito nítido. 
Ainda com relação ao teclado virtual, há pessoas, que estão acostumadas com touch screen e jogam numa boa. Para elas, não será problema. Quanto a mim, nunca me habituei direito por necessitar do "tato", de sentir um botão. Meus dedos, sempre acabam saindo da área de contato (deve ser coisa de velho. Rss!).
Como fica a tela rodando o emulador.
Como de costume nos jogos de corrida mobile, os veículos aceleram sozinhos e, o jogador, fica responsável por virar e acionar as demais funções. Neste, as teclas 4 e 6, esterçam o volante; 2 aciona o turbo (com o medidor de argolas cheio); 5 usa os itens; 8, atira para tras; e o Asterisco, freia.
A dirigibilidade de cada personagem varia, de acordo com seus status. O Sonic, por exemplo, é o mais equilibrado, enquanto seu amigo Tails, tem boa velocidade e pouca aceleração. Já o Alex Kidd, possui aceleração decente mas pouco peso (menos estabilidade). Assim, experimente todos e veja qual se encaixa melhor no seu estilo de pilotagem. Porém, em modos como o Time Attack, um carro lento, não será o mais adequado.

Considerações finais - Este game, é fruto de um período, que se jogava o Snake num "Motorola Tijolão" e ninguém reclamava. Então, quando os celulares ficaram melhores e capazes de rodar um Sonic and Sega All-Stars Racing, era quase como ter um Game Boy no bolso (e bem menor dentro dele, diga-se de passagem). Se, assim como eu, o usa de forma esporádica, um game levinho e que não ocupa quase nada da memória do aparelho, ainda pode lhe servir muito bem. Para quê, um "Triple A", na fila do banco? Bom, em todo caso, vai do gosto de cada um.
Para os interessados, uso o emulador "Retro 2 Me", baixado, via Google Play Store. Ele é bem tranquilo de ser operado. Já os jogos no formato "Jar", são facilmente achados em sites na internet.
Até mais!




3 comentários:

  1. Esta ai um jogo que me parece ser bem maneiro viu.

    ResponderExcluir
  2. Saudações, "Rock"... o mais fiel!
    Tudo certinho?
    Levando em conta, se trata de um game em java, ele impressiona bastante. É possível que renda uma jogatina decente, naqueles momentos, que estiver na "fila do banco" (disse isto pela segundo vez, né? É porque, eu jogo nas filas. Rss!!!).
    É meio difícil recomendar games assim, com uma oferta gigante de games para Android existente hoje. Então, escrevi, mais à título de curiosidade. Ainda assim, posso adiantar, que me deparei com outro game do Sonic, tão bom, quanto este. Não o experimentei direito mas, caso ache interessante, pode ser, que dê as caras aqui no QG também.
    Abraço, obrigado pela força e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai sim faz um post desse jogo ai sempre é bom saber que tem outros jogos bons do Sonic.

      Excluir