Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Meme Retrogamer: O que Você jogou em 2020?

 


Salve pessoal!

2020 foi um ano atípico e não é surpresa pra ninguém!

Muita correria, adaptação, notícias tristes, mas também alguns momentos de alegria e alívio.

Mesmo assim, seguimos a tradição e nossos membros vão contar sua experiência gamer do ano e o que recomendam:

 

----------------------------

 

ADINAN

 

Saudações amigos!

 

Dizer que esse ano foi um terror é um eufemismo. Espero que todos estejam bem e se protegendo dessa pandemia, e que 2021 seja melhor e de preferência livre desse vírus. Felizmente ainda pude aproveitar alguns jogos este ano. Vou listar aqui os que mais curti, tudo RPG:

 


Crusader of Centy (Mega Drive)

 Esse jogo é bem curioso. A maioria conhece por causa do Easter Egg do Sonic na praia, mas o mais interessante é como esse jogo surgiu. Foi o primeiro jogo do projeto Mega RPG Project, uma iniciativa da Sega de 1994 para competir com a vasta biblioteca de RPGs do SNES. Pena que o projeto perdeu o foco por causa do Sega Saturn, rendendo apenas 5 jogos para o Mega e 2 para o Sega CD, mas ao menos tivemos este game que é um ótimo action adventure inspirado em Zelda. Neste game controlamos um garoto que está passando para a fase adulta e deseja seguir o caminho de seu pai que foi um bravo guerreiro. À medida que o jogo progride perdemos a habilidade de falar com seres humanos e passamos apenas a falar com os animais, e aí entra um elemento interessante que é a equipe de animais. Podemos recrutar cachorro, pinguim, leão e outros animais, e cada um acrescenta uma habilidade ao herói. O jogo é recheado de puzzles e vai fritar bastante os neurônios do jogador para progredir na aventura.

Vale muito a pena conhecer este jogo, um excelente produto do Mega RPG Project!

 


Drakkhen (SNES)

Caindo um pouco de nível (talvez um pouco mais) vamos conhecer este que é considerado por muitos o pior RPG do SNES, se não o pior jogo do console. Mas vou confessar: gostei do game.

Ele tem claramente aquela cara de jogo de lançamento, e tem umas bizarrices com relação ao som dos inimigos que parecem estar vomitando o tempo todo. Mas sendo um port de jogo de computador, Drakkhen é um cRPG. Ou seja, aqui não temos um jogo na pegada de Final Fantasy ou Phantasy Star, mas sim algo mais próximo de Ultima ou Might & Magic. E considerando os limites do SNES e o fato de ser um jogo de lançamento, o port ficou competente. O jogo oferece um tutorial para ajudar a se acostumar com a interface e os comandos, e apresenta uma direção inicial ao jogador. Tudo é recheado de mistério, e andamos pelo mapa sempre com a sensação de que o perigo está à espreita, qualquer coisa pode dizimar a equipe. E essa atmosfera e a narrativa mais aberta tornam este jogo bem interessante, e depois que se pega o jeito fica até fácil de jogar. Lógico que o SNES tem RPGs muito melhores, mas acho que vale a pena conferir com a mente bem aberta e ciente das limitações.

 



Emerald Dragon (SNES)

Para finalizar, mais um RPG desconhecido que por muito tempo ficou restrito ao Japão mas felizmente foi todo traduzido. O gameplay dele é bem esquisito, nas batalhas controlamos apenas o protagonista e o restante da equipe é comandada pelo PC, o que não é muito efetivo. Mas o ponto forte deste jogo é sem dúvida a história, sobre a amizade entre um dragão jovem chamado Atrushan e uma humana chamada Tamryn que sobreviveu a um naufrágio e passa a morar na ilha dos dragões por toda a infância. A ilha é o único lugar onde dragões podem morar, pois fora dela há uma maldição que enfraquece dragões até a morte. Ao se tornar adulta ela decide partir, e Atrushan lhe dá o seu chifre esquerdo, dizendo a ela que caso precise de ajuda, é só assoprar o chifre que ele viria em seu auxílio. Anos depois o chifre é assoprado, e assim Atrushan precisa se tornar humano para poder sair da ilha e atender o chamado de Tamryn. 

A partir daí conhecemos mais personagens e nos envolvemos em uma guerra da resistência contra a Devil Army comandada por lorde Ostracon e o rei demônio Garcia. A trama básica de um bom e velho jRPG. Mas apesar do clichê a história é bem escrita e os personagens são memoráveis e carismáticos. 

Certamente é um RPG bem diferente em termos de combate e sistema, mas vale a pena conhecer mais um exemplar da vasta biblioteca de RPGs do SNES.

   

---------------------------

DOUGLAS

 

Saudações, amigos do QG Master! Tudo bem com vocês?Seguindo com a tradição - elas são importantes, livram a humanidade da barbárie (profundo, não? Rss!!!) - trago aqui, alguns dos games que mais gostei neste ano de 2020. São títulos que revisitei depois de muito tempo, outros,que conheci tardiamente e acabaram chamando minha atenção. Vamos à eles!

 


Playstation 2 - O absurdamente bem vendido Playstation 2, por incrível que pareça, foi um que não tive em sua época. O pouco contato, se deu, por meio de amigos e de forma esporádica. 

Levando em conta, o fato, que perdi o"hype" de acompanhar de perto o mercado, fez com que sentisse pouca necessidade de me atualizar. Meu último videogame de ponta foi o Dreamcast e, Mega Drive, Master System, Nintendo ou Super Nintendo (por exemplo) ainda me divertem horrores. Por aí, ja dá a idéia, do tipo de gamer que sou. Este meu console surgiu, repentinamente, no começo do ano. Simplesmente, me deu vontade e fui procurar um. 

Em abril, no post de dicas do aniversariante, cheguei a citar alguns e, durante os meses, acabei conhecendo Need For Speed Undercover e Mortal Kombat Armageddon. A franquia de velocidade da Eletronic Arts, chegou com o Undercover no Play 2 em 2008, já com os consoles da geração posterior dominando. Até tomei um susto com a qualidade gráfica por, não esperar, algo deste nível. Aí,quando reparei na data, fez todo sentido. A empresa explorou ao máximo as capacidades do aparelho e entregou um produto competente e bonito de se ver, ainda hoje. O game tem aquele "Modo História" característico, mapas enormes e uma penca de carros estilosos para comprar e "tunnar". Um prato cheio.

Já Armageddon é algo curioso. O comprei, praticamente, junto com o videogame e só dei uma testada básica... e nada mais. Porém, bastou ver os anúncios dos novos packs de MK11 e pensei: "Tenho um aqui e nem joguei".Coloquei o disco na bandeja, liguei o console e falei em voz alta: "P@#$ que P@#$%! Isto é bom pra C@#$%^&!".MKA reúne as melhores coisas dos games de luta de seu tempo, uma mistura (das boas) entre o próprio Mortal Kombat, Soul Calibur e Tekken... e tudo funciona que é uma maravilha! Ed Boom e "Cia Ltda", mandaram bem demais. Além do elenco gigante (cheio de "genéricos" mas, os clássicos, estão todos presentes... ufa!), o conteúdo extra é equivalente em tamanho, coisa rara, mesmo em títulos atuais. 

Temos um modo principal que todos conhecem; o Konquest, "adventure" que explora a história do armagedom; o Motor Kombat, um bacanudo game de kart; e aversão arcade de Ultimate Mortal Kombat 3. Como se não bastasse ter um verdadeiro "Compre 1 e Leve 4",  ainda pode acessar a "Kript" e destravar itens como skins, artes, fotos, vídeos e sons. 

E não acabou ainda! Se achar 62 selecionáveis pouco, que tal, fazer seu próprio? Com o "Kreate a Fighter, um editor bem completinho, é possível criar uma gama de tipos enorme. Ryu, de Street Fighter, fazendo Fatalities? Edite-o e vá para cima dos oponentes sem dó nem piedade (o Akuma seria mais indicado, né? Dá para fazer ele também)."Agora, que não jogo outra coisa mais!" ... e tem sido assim, desde então. 

 


Master   System   -  O   Play   2   foi   tão   presente   que,   mesmo   o   Master,   joguei   emulado   nele.  As  praticidades   da tecnologia, estão aí, para isto mesmo.  

Aerial Assault  é um que, volta e meia, o revisito. Ele é muito simpático,possui uma simplicidade em seu visual que me agrada. Nada ali é exagerado, até porque, armamentos bélicos do mundo real, serviram de inspiração (na maior parte do tempo). Portanto, nada de raios laser e monstros pavorosos do tamanho da tela. 

Agradáveis também, são as melodias que acompanham a ação, a pura essência do 8 bits da Sega é escutada aqui.As fases são longas e, o desafio, fica bem afiado da segunda fase em diante. Mas, tudo bem. Os controles são precisos e não te deixarão na mão em nenhum momento. Shooter dos bons, um dos meus preferidos. 

Earthworm Jim, no Master, é uma das proezas da Tectoy. Convertido à partir da versão de Game Gear, me causou surpresa ao  vê-lo.  Aliás,   nem me lembro,   porque o selecionei no meio de tantas roms. Melhor  assim, o game conseguiu me prender. Com certeza, na tela pequena de um portatil, os gráficos se tornam melhores de se ver. 

Entretanto, numa TV (ainda mais, nas de hoje), qualquer falha, fica muito evidente. Como não há cenários de fundo, com tudo numa única cor, o visual ficou pobre. Por outro lado, se levarmos em conta o "demake", é um trabalho excepcional. A animação do Jim,mesmo com sprites reduzidos, possui boa qualidade. Ele corre, atira, se pendura e escala plataformas de forma bem fluída. Até a fase da "motoca espacial", incluiram aqui... e ficou bem decente, viu?Mas, nem tudo são flores. O hitbox equivocado, torna dificil, saber a distância do alvo porque, o que é visto, não bate com o tamanho do sprite. A "chicotada" é ruim de acertar e, a pistola, não se sabe de imediato, se está atigindo o inimigo. Até acostumar com o timing, vai passar apuro e tomar muito dano. Mesmo com esses detalhes, valeu a pena conferir o game. Recomendo!

Então, é isso!Que 2021 seja repleto de alegrias, sucesso e diversão para todos nós.

Até mais!

 

--------------------   

RODRIGO

 

Saudações a todos!

2020 foi um ano tenso em todos os sentidos. Inclusive não foi um ano fácil pra se dedicar aos games, mas o que nós desfrutamos este ano?

 


Contra: Hard Corps (Mega Drive)

Definitivamente um dos melhores shoot n' up do Mega Drive este clássico da Konami. Ele aparece cronologicamente num período após a Guerra Alien (Contra 3 do SNES). Podemos escolher entre 4 heróis: o fortão, a mocinha, o lobisomem metamorfo, o robô. Uma pena é que uma das versões foi censurada colocando os 4 como robôs aleatórios. Por acaso, a versão americana é mais difícil, pelo fato de ser "tocou-morreu". E o melhor de tudo são os vários caminhos que podem levar a fases e finais diferente.

 


Mazin Saga (Mega Drive)

Tá aí um jogão que ouvi muitos elogios nas revistas da época e nunca mais ouvi falar na Internet.

o jogo que leva o subtítulo de Mutant Fighter é baseado num anime ambientado num futuro distópico: tem gelo na Índia, deserto na França, etc. e o herói de armadura e espada conta com uma bela movimentação e golpes bonitos. Destaque nos sub-chefes enormes e no Boss Battle com os lutadores em close no estilo Black Belt. Jogão!

 


Beyond Oasis (Mega Drive)

Poderia citar algum RPG que sempre falo, (sim zerei Phantasy Star 2 com muito suor) mas destaco este jogo que me divertiu bastante. O Mega tem alguns "clones" de Zelda, mas este aqui com uma pegada Beat n' up, é muito original pra ser simplificado assim.

Beyond Oasis conta a história de uma ilha em que o príncipe Ali encontra o bracelete de ouro e deve vencer o poder do bracelete de prata que traz o caos ao mundo. 

Um conceito muito legal são os espíritos conjurados pelo bracelete e para isso são necessários elementos no cenário com fontes d'água, fogueiras, etc. E alguns chefes te surpreenderão pelo tamanho e visual. Uma obra-prima 16 bits!

 

 _________________________

Bom pessoal, isto é um pouquinho que temos pra compartilhar com vocês.

Esperamos que 2021 seja um ano melhor e com muita jogatina!       

 

13 comentários:

  1. Muito bom. De todos citados eu curti mais é o Mazing Saga. Excelente jogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mazin Saga é ótimo e sempre fui fã, qiando lançou.
      Obrigado!

      Excluir
  2. Amigos, gostei das escolhas de cada um! Douglas, aproveite bem o PS2 que é um videogame maravilhoso! E vou conferir o Aerial Assault, confesso que nunca joguei esse game. Rodrigo, conheci o Mazin Saga faz pouco tempo e adorei esse jogo! A animação e as boss battles devem ter deixado os donos de Mega de queixo caído! Muito bom!

    Abraços a todos, feliz natal e um 2021 melhor para todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O Mazin Saga foi impressionante em muitos pontos!
      O Aerial Assault eu tive dificuldades na época, mas gosto muito também.

      Excluir
  3. Saudações pessoal!
    Curti muito as escolhas de cada um.
    Poxa, Adinan o Crusader of Centy eu adoro, mas pra investir nele, queria um cartucho repro que cabesse no orçamento. O Esmerald Dragon já quis conhecer.

    Douglas, por muito tempo considerei o PS 2 o Console, o Need for Speed é um dos jogos que mais gosto!
    Boas festas a todos!!

    ResponderExcluir
  4. Interessante a versão do Earthworm Jim para Master, respeitadas as limitações ficou bem semelhante a versão do Mega.
    Vou dar uma conferida na mesma no emulador para ver esta versão “em ação”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Earthworm Jim eu conferi e digo que apesar do personagem menor, o trabalho até que ficou bom como demake!

      Excluir
  5. Só jogo bom nessa lista de vocês pessoal depois vou postar o que andei jogando.E olha foi muita coisa esse ano de 2020 antes de terminar o ano vou zerar mas uns jogos que me falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é que jogou, Rock.
      Mande sua lista sim que conferimos aqui!

      Excluir
  6. Olá, pessoal!
    2020 ainda não acabou (tenho uns 20 minutos ainda) e dá para fazer um "adendo".
    Final de semana passado, faltou luz aqui em casa, saquei um tablet e fui jogar alguns games de Nintendo. Nestas condições, era o disponível para este sistema. E tenho jogado três, desde então: Teenage Mutant Ninja Turtles 2, Contra Force e Built to Win. Destaco este último.
    É um título de corrida tão bom que, tamamnha semelhança com Top Gear 2, não pode ser mera coincidência. Seria uma espécie de "predecesor espiritual"? E vou além, talvez seja o melhor jogo de corrida em 8 bits. Quem curte o gênero, recomendo!
    Feliz 2021 à todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre pegamos os minutos finais quando podemos, Douglas.
      Eu por exemplo, zerei com alguns personagens não convencionais o Super Street Fighter pouco antes da virada. Tartarugas 2 e Contra são sempre bem vindos. Esse Built to Win não conhecia, bom saber.
      Feliz 2021!

      Excluir
  7. Opa pessoal, bela retrospectiva de vcs do ano que foi tão difícil. Ainda bem que tem os videogames pra dar uma aliviada nessa tensão de ficar preso em casa, não?

    Adinan, não joguei nada do Mega RPG Project. Não lembrava do Crusader of Centy, mas acho que tive algum contato com ele no passado, pq ele é muito familiar (fora a imagem do Sonic na areia que sim, é bem famosa). Drakkhen eu vou deixar passar batido (rs) e Emerald Dragon eu tô na dúvida, pq acho que vou passar nervoso com a falta de controle da party! hahaha

    Douglas, vc pegou jogos do PS2 que eu não conheço, se bem que esta geração eu deixei passar um pouco batida mesmo. Anotei os dois pra conhecer no futuro. Aerial Assault é um dos jogos que eu sempre esqueço, bem lembrado, coloquei na lista. E, acredite: eu nunca joguei Earthworm Jim em console nenhum, não mais que 10 minutos. Qual o motivo? Não faço ideia! haha!

    Rodrigo, Hard Corps tá na minha lista faz tempo, é outro que não tem explicação pq não dei a atenção devia até hj. Cara, Mazin Saga... caraca... eu não lembrava dele, acabei de botar na minha lista pra jogar! Ótima dica! O Beyond Oasis não faz muito meu tipo, mas respeito o jogo... rs.

    É isso, pessoal. Ótimas escolhas, sempre vira uma porção de ótimas dicas também para os leitores!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Esta é a minha lista pessoal de jogos de 2020 amos lá:

    WonderSwan Color - Mega Man Battle Network,Final Fantasy,Rum-Dim Return to Earth

    Game Boy - Rockman World,Taz Mania, Mickey Mouse 2,Double Dragon,Mickey Mouse 4,Aero Star,Rockman World 2

    Game Boy Color - Quest Rpg Brian´s Journey,Spider Man,Power Spike Pro Volleyball,Suzuki Alstare Extreme Racing

    Game Gear - Magic Knight Rayearth,Defender of Oasis,Tail´s Adventure,Ninku,Yu yu Hakusho 2

    Neo Geo Pocket Color - Rock Man Battle Fighters,Neo Turf Master

    Sega CD - Sega Classic 4-1,Bloodshot (Battle Frenzy)

    PC Engine CD - Valis 4,Ane-San

    PlayStation - Capcom Generations 2 Arthur Chronicles,Alundra

    Nintendo 64 - Banjo Kazooie,Sin Punishmnent

    Nintendo DS - Final Fantasy Crystal Chronicles Ring of Fate,Prince of Persia the Fallen King,Dragon Ball Kai Ultimate Butouden

    PlayStation Portable - Brandish the Dark Revenant,Crisis Core Final Fantasy 7

    Neo Geo - Blazing Star,Cyber Lip,Mutation Nation

    Mame - Aliens,Aliens vs Predador

    PlayStation 3 - Tales of Symphonia,Uncharted 2 Among Thieves,Dragon Age 2,God of War Origins,Soul Calibur 5

    Xbox360 - Batman Arkham City,Prototype 2

    Celular - Swordigo,City Fighters,Asdivine Dio,Callys Cave 3,Ninja Arashi,Apple Knight

    ResponderExcluir