Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TOP 5 - Melhores jogos exclusivos do Brasil


Saudações, pessoal! Adinan novamente, só que dessa vez com um TOP 5 de jogos lançados exclusivamente no mercado brasileiro de games.

Como parte do excelente trabalho de marketing da Tec Toy para promover o console 8-bits de sua parceira, a SEGA, ganhamos jogos feitos em terra tupiniquim. Muitos não passam de mero hack gráfico, outros são produções originais mas com qualidade duvidosa, além é claro de ports de jogos do Game Gear e protótipos de jogos cancelados na Europa.

Seja como for, esses jogos são pérolas raras, cobiçadas inclusive por colecionadores do exterior. E embora a Tec Toy tenha pisado na bola na maioria das vezes, no final temos produtos bastante curiosos, que me obrigam a admirar a Tec Toy pelo seu esforço em alavancar as vendas de seus consoles. Aliás, até hoje é difícil encontrar uma empresa que tenha se dedicado tanto ao mercado brasileiro de games.

Sobre a lista

Não foi nada fácil elaborar essa lista, mas para facilitar um pouco eu resolvi excluir os ports de jogos do Game Gear (por não serem exatamente exclusivos) e os protótipos (por estarem com bugs e com falta de polimento). O ideal seria fazer um post só para essas curiosidades. Assim resta apenas os hacks e os jogos originais da Tec Toy, os jogos que causaram maior impacto no mercado brasileiro.

Contudo, mesmo restringindo a lista fiquei com bastante dificuldade, pois existem jogos cuja qualidade da localização (hack) não é uma obra prima, mas o jogo original e os personagens adotados tornaram a experiência mais divertida e atraente. Assim estou me focando mais na diversão do jogo do que na qualidade da localização.

Bom, mas vamos deixar de papo furado e conferir essa lista, onde selecionei os jogos que considero os 5 melhores games exclusivos no Brasil.

5º Lugar - Chapolin x Drácula: Um Duelo Assustador


O jogo original, Ghost House, era legalzinho, embora fosse um pouco repetitivo. Mesmo assim, é incrível como a experiência muda só por trocar o protagonista pelo "valente" Polegar Vermelho. E a Tec Toy caprichou bastante: a boxart perfeita, a marreta biônica como power-up no jogo, a escolha do game que parece se encaixar bem com a proposta do seriado mexicano, as telas personalizadas de início e game over...enfim, a Tec Toy conseguiu deixar Ghost House muito mais atraente (para o público brasileiro, pelo menos) com essa hack, e por isso Chapolin x Drácula merece estar no Top 5.




4º Lugar - As Aventuras da TV Colosso


Este jogo não é muito conhecido, afinal deve ser a última hack feita pela Tec Toy. Mas tenho que dizer: em questão técnica esta é a melhor hack feita pela empresa. Além de ter a tela de apresentação personalizada, tem a música tema do programa da Globo em uma excelente versão 8-bits, a maioria dos sprites foram substituídos pelos personagens da TV Colosso, e apesar de ser uma hack do terceiro jogo do Asterix, é incrível como os cães-fantoches se encaixaram bem neste game! Sem contar que o jogo original era muito divertido.




3º Lugar - Sapo Xulé Vs Os Invasores do Brejo


Sapo Xulé, personagem criado por Paulo José, chegou a ser um mascote não-oficial da Tec Toy, que produzia também o boneco do personagem com o tênis que fedia a queijo podre. Pretendo falar sobre ele e seus jogos em outro post, mas por enquanto vou incluí-lo no TOP 5 pelo excelente trabalho que a Tec Toy fez com este hack de Psycho Fox. A tela de apresentação ficou linda, os sprites dos personagens foram muito bem desenhados, e o estilo cartoon do jogo original só beneficia o uso desses personagens. E por ser baseado no Psycho Fox, Sapo Xulé é, conseqüentemente, um jogo muito divertido.





2º Lugar - Mônica no Castelo do Dragão


Ah, como deixar de fora este que foi o primeiro jogo adaptado para o Brasil? Bom, avaliando tecnicamente, essa é uma hack bem meia boca. O sprite da Mônica foi uma das poucas alterações gráficas, e está bem feio. Alguns textos passaram batido pela tradução como "life", "round clear" etc...e o Capitão Feio nem aparece no jogo!!!
Mesmo assim merece estar acima das hacks anteriores, pois além da boxart do jogo ser épica, a tela de apresentação é cativante, o jogo original (Wonder Boy in Monster Land) é essencial para qualquer dono de Master System, como protagonista ninguém menos que a famosa dentucinha dos gibis, foi um dos jogos a causar brigas e mais brigas nas locadoras, e foi um marco histórico para o mercado brasileiro de games.




1º Lugar - Turma da Mônica em: o Resgate


Só mesmo a continuação de Mônica no Castelo do Dragão para superar o original.
Neste jogo a Tec Toy fez bonito! Os sprites foram muito bem desenhados, cada personagem está bem reconhecível, os vendedores foram alterados pelo Franjinha e o Cascão, o jogo está inteiramente em português, e o jogo original (Wonder Boy III: the Dragon's Trap) é simplesmente um clássico que supera o antecessor em todos os sentidos. Se já era bom de mais pra ser verdade poder controlar a Mônica, imagine então controlar o Chico Bento, o Bidu, o Cebolinha, a Magali e o Anjinho?
Vale lembrar que o manual de instruções possui inclusive uma história em quadrinhos de 3 páginas, feita pelo próprio estúdio Maurício de Sousa, contando o enredo do jogo. Enfim, é um clássico obrigatório para qualquer dono de Master System.




Quase Top - Castelo Rá-Tim-Bum


Me lembro que houve uma certa repercussão quando anunciaram Castelo Rá-Tim-Bum para o Master System. Esse plano da Tec Toy parecia infalível, afinal Castelo Rá-Tim-Bum era O seriado infantil da TV brasileira. Mas além de ser um pouco tardio para lançar este game (1997 - época dominada por Playstations e pirataria), o grande problema deste jogo é a jogabilidade, que não é das melhores. É possível se divertir com ele, mas para isso tem que lutar contra o controle duro de Pedro e Biba. De qualquer forma é uma atitude louvável da Tec Toy em se aventurar a criar um jogo inteiramente brasileiro, e por pouco não ocupa este Top 5.





O que achou deste TOP 5? Concorda com os jogos escolhidos, ou mereço ser apedrejado? Não deixe de comentar logo abaixo.

Abraços, e até o próximo post! :D

12 comentários:

  1. Sei lá, não curto muito esses hacks da Tectoy. E quando eles programavam por conta própria, então? Cruzes.

    Prefiro mais o Dynamite Headdy. XD
    Não sei como a Tectoy conseguiu que o port fosse lançado exclusivamente aqui, mas aconteceu.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava um pouco de jogar essas versões, principalmente o Chapolin X Dracula. Mas pra mim a coisa mais brilhante que a Tec Toy fez foi traduzir os jogos como Phantasy Star.

    ResponderExcluir
  3. Fala Adinan!
    Muito bem escolhido as posições do Top. Com certeza Mônica merece a dobradinha primeiro e segundo lugar.
    Turma da Mônica o Resgate é um dos melhores jogos do Master, claro que escolheram a dedo os jogos do Wonder Boy para inserir a dentucinha.
    Concordo que, tecnicamente, o Castelo do Dragão deixa a desejar, mas vamos da um crédito pois foi o primeiro. Quanto aos 3 anteriores, trabalho bem feito da Tec Toy, só que fizeram tardiamente, depois de todo mundo usar e abusar dos originais. Uma pena.

    Belo post meu amigo. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. @yoritoshi
    Eu até que curto essas hacks, no caso do Chapolin eu acho que a Tec Toy melhorou o jogo, o Polegar Vermelho é muito mais carismático do que o protagonista original.

    Dynamite Headdy é um ótimo jogo, preciso jogar o port de GG para ver como ficou em relação ao Mega Drive e quem sabe fazer um review do jogo. A Tec Toy conseguiu o port exclusivo para SMS porque basicamente só ela teve a idéia de passar jogos do Game Gear pro Master System. Mas no mundo todo o pessoal pôde curtir esse game no portátil da SEGA.

    @Matheus T.
    Pode crer, foi genial a Tec Toy traduzir todos os Phantasy Stars, até os do Mega Drive estão em português. Quem dera outras empresas da época, como a Playtronic, tivessem se empenhado em fazer mais localizações como a Tec Toy, não é a toa que o Brasil foi da SEGA por quase uma década.

    @Leo S.
    Opa, valeu Leo! Pois é, embora hajam hacks melhores, as da Mônica são lendárias! E é uma pena mesmo que as outras 3 hacks foram lançadas tardiamente. Mas de qualquer forma vale a pena conferir o trabalho bem feito da Tec Toy nessas hacks, especialmente a do TV Colosso, a que mais me impressionou. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. eu lembro de ter um gibi da monica contando a história do 1 jogo E o final.
    Ela entra no VG. Eu lembro que ver o jogo no quadrinho foi muito louco, e eu queria jogar o jogo a qq custo!!! até que um dia meu vizinho alugou e me chamou pra jogar......

    hoje me orgulho de ter o jogo (castelo do dragão) completinha =D

    edit: preciso comentar! a capitcha foi "older" hahahaha

    ResponderExcluir
  6. @Edwazah
    "Older" no captcha foi boa rsrsrsrs XD

    Só as propagandas do jogo da Mônica me deixaram louco pra jogar, se eu tivesse lido essa história em quadrinhos eu teria enlouquecido mais ainda. A história em quadrinhos baseada no jogo você encontra no site oficial da Mônica neste link: http://www.monica.com.br/comics/cap-feio/

    ResponderExcluir
  7. Adinam, acho que o nome deo top deveria ser Top 5 Cirurgias Plásticas no Master System kkkkkkk

    Muito bom XD Sapo Xulé vs Invasores do Brejo é para mim o nome mais engraçado da história dos games XD

    ResponderExcluir
  8. @Sabat
    Verdade XD acabei listando apenas as cirurgias plásticas da Tec Toy rsrsrs

    Em um determinado momento eu pensei em renomear para Top 5 Hacks brasileiras, mas no final das contas os verdadeiramente exclusivos na minha opinião são as hacks e os jogos originais. E bem...os jogos originais vou reservá-los para um outro Top rsrsrs aguarde! =D

    "Sapo Xulé" por si só já é um nome muito engraçado, com o "vs. Invasores do Brejo" fica épico rsrsrs! Ô nominho lindiuu! XD

    ResponderExcluir
  9. Eu prefrio o velho e bom sonic the hedgehog *-*
    sem falar do Indiana Jones, q é bem dificil, qualquer toque e o jones morre xD
    sasausauhasijasa
    são tantos

    MAS O CHAPOLIN EU GAMEI ADOREI NOTA 8MIL P/ NOSSO AMADO POLEGAR VERMELHO \o

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Anônimo xD
    o bom e velho Sonic The Hedgehog é show *-*
    mas tbm curto series diferentes, como, Incrivel Hulk, Street Of Rager, Alex Kid, Ninja Gaiden ( O ninja gaiden na minh epoca de 8 anos eu ownava xD )
    Porra Indiana Jones é dificil p/ porra, mas eu zerei *-*

    Chapolin tbm tah de parabens mas nom zerei =3

    AHHHH EXISTE MAIS DE MIL JOGOS Q JOGUEI QND ERA MULEKE XD
    SE QUIZER ADD AI QUER AMIGOS *-*

    otachi_stand-by@live.com só add geral é bem vindo xD

    ResponderExcluir
  11. o melhor e inconstestável foi a série Mônica com Wonder Boy. Pena que a Tectoy poderia ter feito outra versão do Castelo no Dragão (ainda venderia na época de declínio do Master) com sprites melhores da Mônica e outros personagens da turma no lugar de alguns monstros que ajudam no caminho. O Resgate já é impecável dado o trabalho que cheguei a ver numa revista especializada da época. Só a produção do Sprite da Mônica e do Chico Bento,já tinha visto que seria muito melhor que o primeiro jogo.
    O TV colosso é covardia pois se aproveitou do Asterix que é um mega game 8 bits.
    Já o Chapolin concordo que tornou o jogo Ghost House que era meio chué, bem mais divertido.
    De resto, não curti muito os hacks da Tectoy, que ela continuasse traduzindo RPG's.
    Dado o Sucesso no Brasil, bem que ela poderia ter feito um game do Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons) mas aí to sonhando demais...

    ResponderExcluir
  12. Eu cheguei a jogar o Chapolin vs Dracula =D, nem sabia o que era um hack, nessa época XD. Parabéns pelo blog maninho ;D.

    ResponderExcluir