Páginas

domingo, 2 de janeiro de 2011

Mega Drive 4 Guitar Idol - 100 Jogos

Fala Galera, Leo S. de volta depois de um tempinho sumido. Depois de enfrentar o caos de uma agência de publicidade em fúria no fim do ano, zerei os trampos e consegui uns merecidos dias de descanso na praia. Agora que passei de fase, ano novo, tudo tranquilo novamente (espero eu), vamos dar continuidade ao blog. Pra começar bem o ano, vamos falar sobre uma promoção que o papai aqui levou a melhor.

No mês passado (dezembro), a Tec Toy fez uma promoção de Natal para os seguidores do @tecblogger. O sorteio foi realizado no dia 21/12 pelo sorteie.me. E adivinha só? Eu ganhei!!! \o/
Aliás, fica uma dica aí: o blog da Tec Toy (Tecblog), está sempre fazendo promoções, fique ligado, siga o @tecblogger e quem sabe você também não ganha um Mega Drive pra você? Agora tá rolando outra promoção, através do Play na sua diversão, confere lá!

A TecToy

Se você não conhece a TecToy, de duas uma: ou você não viveu no Brasil nos últimos 24 anos ou não se liga em brinquedos eletrônicos e videogame (e o que tá fazendo lendo esse blog?).
A TecToy, fundada em 1987, era representante exclusiva da Sega (que não tinha uma boa imagem no Japão e EUA) e fez um trabalho excepcional de marketing no Brasil, chegando a possuir 80% do mercado brasileiro de videogames na primeira metade da década de 90. Pra quem não sabe, a TecToy chegou a desenvolver jogos completos para o Master System como Street Fighter II, Mortal Kombat, Castelo Rá-Tim-Bum e o Sítio do Pica Pau Amarelo e alguns para Mega Drive como Férias Frustradas do Pica Pau e outros. Muitos ficaram bem caprichados, até acima da média graficamente, mas com jogabilidade comprometida, pois a empresa era nova nesse ramo de desenvolvimento de jogos. Porém, o trabalho competente e que resultou inúmeros sucessos, estão além disso. Entre eles podemos citar:

:: Traduções para jogos Phantasy Star (Master System), Phantasy Star II, Phantasy Star III, Shining in the Darkness (Mega Drive), e Riven (incluindo vozes dubladas para o Saturn).

:: Conversões de jogos lançados apenas para o Game Gear como Baku Baku Animal, Legend of Illusion, Sonic Blast e Virtua Fighter Animation, etc., feitas somente aqui no Brasil.

:: Hacks para inclusão de personagens conhecidos do publico brazuca, inserindo nos jogos personagens como a turma da Mônica, Geraldinho, Chapolim, Tv Colosso, entre outros.

Além disso, a empresa manteve viva no Brasil a chama dos antigos consoles, como o Master System e o Mega Drive, comercializando-os com uma nova roupagem até os dias de hoje.
No dia 25 de maio de 2009, a Tec Toy lançou o primeiro console de video game brasileiro: Zeebo.

Se você não lembra, a logomarca da Tec Toy era assim:


Agora ela é assim:
 

O Mega Drive 4

Recebi o produto poucos dias após saber que ganhei na promoção. A equipe da TecToy merece elogios, pois trabalhou com extrema agilidade. Ele veio todo embalado como manda o figurino e me assustei quando peguei a caixa pois era muito leve. E o formato indicava ter apenas a guitarra lá, então me perguntei... e o console??? Mas foi abrir a caixa e vi que estava tudo lá. Fiquei positivamente surpreso com o tamanho compacto e leve do Mega Drive 4.
A quarta geração do console chega com um visual bem bonito e leve. O visu todo branco e com a logomarca do Guitar Idol (sua principal atração) estampado na parte superior deram a ele um aspecto bem moderno.
 
Os joysticks são ergonômicos e tem 6 botões, com o formato padrão do Mega Drive original. Tive a sensação que são mais leves, mas também mais precisos, responderam perfeitamente aos comandos.
E a guitarra é um show a parte. Muito bonita e caprichada, não pesa nada também e responde com extrema precisão. Se na época que eu tive um Mega Drive existisse uma dessas eu pagaria o que fosse pra ter ela. Ia toda minha reserva. Não tem o que dizer, a Tec Toy fez um acessório muito competente para esse Mega Drive. Arrebentou!


Os 100 jogos

Ok, chegamos a um momento polêmico: a escolha dos jogos. A Tec Toy nunca conseguiria agradar a gregos e troianos nesse quesito. O Mega Drive tem muito jogo bom para ser resumido em apenas 100. Seria o mesmo que tentar expremer 10 litros de suco num jarro de 5 litros.
Porém, é preciso dizer aqui que dos 100 jogos na memória, 52 são clássicos do Mega Drive que você conheceu, 43 são jogos da Tec Toy feitos especialmente para esse console, 4 são jogos novos feitos pela EA Games e 1 é o Guitar Idol com 60 músicas.
Com certeza você vai encontrar jogos que você adorava como Sonic 3, Alex Kidd in the Enchanted Castle, Altered Beast, Golden Axe, Shinobi III, Kid Chameleon, Bonanza Bros e outros. Clique aqui para ver a lista completa. E, infelizmente, não vai achar outros que fizeram sua infância mais feliz como: Castle of Illusion, Quack Shot, Turma da Mônica na Terra dos Monstros (esse merecia estar no console, pois foi um trabalho excelente da própria Tec Toy), Mortal Kombat, Bare Knuckles, etc.
Mas você me pergunta, os que tem valem a pena? Eu respondo: SIM! Vale muito a pena. Os jogos que tem são sensacionais. Tinha um que eu adorova, o GROWL, jogava muito e nem lembrava o nome.
Confira algumas telinhas abaixo:

 
 


 


E os jogos que a Tec Toy mesma fez e lançou, posso dizer que tem alguns viciantes, apesar de mais simples.  Minha esposa se amarrou num que se chama Bolas e Cores. =P
Interessante é o jogo do Pense Bem. Eu tive um quando moleque e adorei jogar novamente através da telinha do video game. Esse vem com 10 jogos (são somados para dar os 100 totais) e apesar de graficos simples, são muito divertidos. Eu curti muito.

 Matando saudades do meu primeiro notebook XD


E na minha opinião, achei interessante a Tec Toy lançar jogos educativos, pois crianças podem jogar e vão gostar muito, minha sobrinha por exemplo aprovou.
Ah, e se você esta se perguntando se esse console vem com slot pra cartucho a resposta é não. Mas antes de malhar a empresa, pensa comigo, por que eles fariam uma versão mais cara (e teriam que cobrar mais caro), se poucas pessoas comprariam só pelo fato de ter o slot? É tudo questão de marketing, a empresa quer manter viva esse video game que é uma lenda e pra isso fez uma coletânia de 100 jogos e ainda lançou uma inovação que é o Guitar Idol e você ainda vai reclamar? Um casal de amigos esteve aqui hoje pela manhã e mostrei a eles o Mega Drive. Eles gostaram tanto que vão dar de presente para o afilhado deles, já que eles não queriam dar um Playstation 2 (que está com preço acessível), mas que ele não saberia lidar pois é muito criança. Tenho certeza que ele vai gostar e muito desse Mega Drive 4!


Guitar Idol

Chegamos ao que eu chamaria de "A cereja do bolo" desse console. Quando me contaram que o Mega Drive ia ser relançado com uma guitarra do estilo Guitar Hero a primeira coisa que eu pensei foi nas músicas. A reação foi ruim é claro, na minha cabeça pensei "Eca! Um jogo estilo Guitar Hero com som no formato mid?" Nem ia rolar, é claro. Mas os caras surpreendaram, fizeram um jogo para o 16-bits com ótimos gráficos para ele e com som mp3. E muita música boa, muita mesmo, confira aqui a lista. Bandas como Aerosmith, Mamonas Assassinas, Paralamas do Sucesso, Red Hot Chili Peppers, The Ramones e muitos mais. Dá pra jogar com dois jogadores simultaneamente, no modo cooperativo, tanto com os joysticks quanto a guitarra. E por falar em guitarra, esse acessório matou a pau: tem até a alavanca com função Idol Power. O jogo tem 3 níveis de difuculdade e medidor rock e combo. Sensacional.





Conclusão

Nostalgia, diversão, interação e inovação. Esse Mega Drive reune todas as características que um retrogamer ou até um novo gamer vai gostar muito. Eu provei e aprovei. Agora vou ficar na torcida pro Tecblogger e a Tec Toy sortearem um Master System Evolution com 132 jogos na memória!!! Eu quero!!! \o/

27 comentários:

  1. Ae, Leo! Mais uma vez parabéns pela aquisição! Esse Mega Drive é show de bola! o/

    Eu confesso que ia curtir muito mais esse MD se tivesse slot pra cartucho, mas realmente não dá para reclamar dessa versão considerando que além de 50 clássicos o Guitar Idol parece ser muito bom. =)

    Agora, fiquei na dúvida ao ver a pequena entrada do lado esquerdo do conector de joystick...esse MD tem entrada para cartão SD?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem entrada pra cartão SD, e tem como colocar músicas e jogos.

      Excluir
  2. Faz um review falando sobre a qualidade da emulação, uma vez que com certeza roda um emulador em algo como um fpga ou um altera.... Curti o joguinho da guitarra, bem feito.

    ResponderExcluir
  3. Fala leo!! Seu largo, ganhou o console ae po aHUAHuhau
    Parabéns XD vo até seguir esses mequetrefe aí pra ver se eu ganho algo tb XD

    Bom véio, a pergunta que não quer calar: por que diabos a TecToy não lança o console com no mínimo um slot pra cartão SD já que ela lançou um portátil com esse recurso?? E olha que a desculpa do portátil foi que ele vinha com jogos na memória e se fosse formatado, perdia a garantia... mas era só formatar e encher ele de roms que o negócio emulava tudo kkkkkkkkkk!!! Não custa, não encareceria o valor do console, e teria uma venda absurdamente maior... provavelmente EU MESMO compraria um sem pensar!

    A guitarra não é design oficil deles não mano XD Essa bixinha aí ja vende desde o 1º Guitar Hero e sob várias marcas, a Sega só mudou a cor!

    Agora mano, uma dúvida: todas as músicas são covers?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem entrada pra cartão SD, e tem como colocar músicas e jogos, que eu saiba todas as músicas são covers mesmo, nisso eu não posso dar uma boa notícia :(

      Excluir
  4. @Adinan A.
    Fala meu amigo. Cara, tem entrada SD sim, segundo o manual é para reprodução de músicas MP3. Eu ainda não testei, mas farei isso assim que der.

    @Anônimo
    Eu achei que os jogos rodaram com uma qualidade excelente, eu mesmo não saberia dizer se é emulação ou não. O Guitar Idol é sensacional.

    @Sabat
    hahaha, fala Sabat!!! Bicho, esse tem entrada SD, pelo que sei não adianta enfiar roms nela. Vou até tentar por desencargo da tal da consciência, mas esse lance de formatar pra poder encher de rom, igual ao portátil, sei não, será??? Bom, eu não tenho nem idéia de como fazer isso, rsrs
    A guitarra não é original então? Mesmo assim é bem caprichadinha, XD
    Bom, quanto as músicas, todas que joguei até agora (vc tem que ir destravando elas e o sistema guarda na memória mesmo que você desligue o console) foram covers, mas muito bem feitos, não achei que isso desabonou o jogo de forma alguma.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobriram um jeito de colocar roms, tem que formatar o SD em fat32 (eu acho) e criar duas pastas chamadas mp3 e roms, só irá aceitar roms com formato .bin nela

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. qual nivel destrava as musica do guitar idol no mega drive 4??

      Excluir
    4. Você vai destravando jogando as anteriores

      Excluir
  5. Leo,pelo que andei lendo essa entrada SD dá pra fazer igual o pessoal ando fazendo com o MD Play.

    Salvar uns Rons no SD e colocar no console, quase certeza que deve rodar. É difícel fazer o bloqueio disso.

    Parabéns ae pelo post e pelo prêmio.

    Falow

    ResponderExcluir
  6. @Anônimo
    Pois é, eu achei um esqueminha que o A. Percy, (leitor do Gagá Game) fez para o MD portátil:

    "Peguei um cartão SD qualquer que tinha e formatei, no caso a capacidade do meu é 256Mb. As ROMs DEVEM estar em formato bin (pode ser usado o “Super converter 1.1b” pra converter smd para bin). Crie uma pasta chamada “GAME” na raiz do cartão SD e dentro dela coloque as roms. Pronto, só ligar, escolher a opção de usar SD card, escolher o jogo e se divertir."

    Fiz igualzinho, mas no MD 4 não rolou...
    Mas vou procurar por mais dicas, quem sabe.

    Valeu! Abração!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom review esse o seu, Leo! Sobre os cartuchos, eu não me importo muito com isso não desde que eles lancem um Megadrive 5, com mais músicas, compatibilidade com ROMs de um cartão SD externo, as combinações de Sonic & Knuckles e um visual idêntico ao do 4, mas preto, para dar uma sensação mais retrô (Caso alguém não saiba, o MD original era preto).

    Mas já que eles não vão fazer isso... SEU SORTUDO!

    ResponderExcluir
  8. @Light Force
    Hum... um MD 5 com compatibilidade com ROMs... matava a pau!!! Boa pedida, vou mandar um email pra TecToy sugerindo... quem sabe??? Esse eu fazia questão de comprar mesmo já tendo o 4. ^^
    Valeu Light, abração!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo prêmio Léo!
    Arrasô!
    ...
    Você só esqueceu de falar sobre a qualidade da emulação... Sonic 3 roda perfeito? E os outros?
    ...
    Eu não compraria, mas adoraria ganhar um Zeebo. Esse aí só para coleção mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Valeu Gabriel!!!
    Então, aqui rodou perfeito, Sonic 3 arrasou no emulamento, rsrs e os outros que testei show tb
    Adoraria ganhar um Zeebo tb. Aliás, adoraria ganhar todos os que puder ganhar... ganhar é muito bom! hehe XD

    ResponderExcluir
  11. Opa demorei pra comentar mas eu estou aqui ^^. Caraca Leo mas que presentão hein hehehe, só é uma pena não ter entrada para cartucho, bem que a Tec Toy poderia corrigir isso colocando um slot pra cartucho ou então colocar mais jogos na lista, afinal de contas até que está bom essa lista de jogos, mas seria bem melhor se tivesse clássicos como Phantasy Star 2,3 e 4, a série Shining Force, Castle Of Illusion e outros.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. Gagá atrasadão também!

    Antes de mais nada, eu também participei dessa promoção, e queria começar logo dizendo uma coisa: MORRA, MALDITO!

    Agora seguindo em frente... gráficos, música, é tudo redondinho mesmo? Tinha medo da emulação ser uma droga.

    E parabéns! Mas... MORRA.

    ResponderExcluir
  13. @Matheus T.
    Valeu, meu amigo. Pois é, eles poderiam pensar em mais jogos na lista para a próxima versão. Seria muito bacana.
    Abração!

    @Orakio "O Gagá" Rob
    hahahahahahahahahahahahaha
    Falando em morrer, viver e prêmios... acabei de receber uma ligação da minha esposa falando que chegou o meu prêmio dos "Pecados Gamísticos" (que o Gabriel do GLStoque enviou). Ainda hoje posto uma fotinha com meu chaveiro 1up do Mundinho das Artes (www.mundinhodasartes.com.br) da sua dignissima Lady Gagá. É ano passado eu tava com a sorte do meu lado, ganhando tudo que participava, rsrs
    Quanto a emulação, olha eu achei tudo muito redondinho, dos gráficos às músicas. Muito bom mesmo.
    Valeu, abração!

    ResponderExcluir
  14. É SIMPLESMENTE UM ABSURDO NÃO INCLUIR CLASSICOS COMO:

    1= QUACK SHOT
    2= CASTLE OF ILLUSION
    3= SUPER MONACO GP
    4= FANTASIA
    5= SUPER VOLEI BALL
    6= STREETS OF RAGE 1
    7= SONIC 1
    8= SONIC 2
    9= TOKI
    10= STRIDER

    ( CITEI APENAS DEZ CLASSICOS ) QUE FIZERAM O ABSURDO DE NÃO COLOCAREM NA LISTA !!!

    UMA PIADA !!!

    NA MINHA OPINIÃO, MERECE NO MAXIMO UMA NOTA SEIS 6 !!! E SEM FALAR QUE ÉSSA DE INOVAR COM GUITARRA, TAMBEM NÃO TEM NADA HAVER COM O MEGA DRIVE. EU COMO SOU DA ÉPOCA EM QUE O MEGA DRIVE ÉRA UM SUCESSO, FIQUEI TOTALMENTE DECEPCIONADO !!! DEIXARAM CLASSICOS IMPORTANTISSIMOS DO VIDEO GAME, PARA COLOCAREM COISAS QUE NÃO TEM NADA HAVER COM O VIDEO GAME E COM ÉSSA GERAÇÃO.

    ResponderExcluir
  15. @FLAMYLIFE
    Quack shot e Castle of Illusion eu até perdoaria, pois os problemas de licenciamento com a Disney barram inclusive que esses games sejam lançados nas Virtual consoles da vida. Mas realmente, sem Sonic 1 e 2 é uma blasfêmia.

    No final das contas, a maior falha dos consoles atuais da Tectoy é a falta da entrada para cartucho, que permitiria que eu pudesse curtir os cartuchos originais desses games não inclusos na memória.

    P.S.: Toki é mto foda! Um dos meus prediletos do Mega Drive! =D

    ResponderExcluir
  16. Oiii..
    Então, eu comprei esse aii mas só depois que eu vi as zilhões de reclamações! :/
    Queria saber se é tão ruim assim.. Se realmente dá as engasgadas durante os jogos, se o som é ruim e afins.
    Se realmente for ruim, eu vou pedir pra trocar né.. quase R$ 200 num video game não é caaaaro, mas tbm não é pouco pra ser jogado fora né? hahaha

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Barbara, pelo que o Leo comentou a emulação é redondinha. Acho que os dois maiores problemas é que não há como adicionar mais jogos e o som possui algumas diferenças em relação ao original, mas no resto não chega a ser um console ruim, apenas um console que tem grande potencial perdido.
      Abraços

      Excluir
    2. Ahh, obrigada! (:
      Eu acabei abrindo o pacote mesmo assim.. hehe
      E os jogos rodam normalmente, viu... Não deu nenhuma 'engasgada' como eu li em outros blogs tb, aquele 'Sega' que fala antes de começar o Sonic é zuado mesmo, mas o jogo roda normal! E o da guitarra tb.. hehe :D
      Acho q o meu eh um depois desse, pq dá pra colocar SD e os botões dos controles são todos cinzas... Enfiim! :D

      Obrigada msm assim!

      Excluir
  17. pelo a amor de jesus alguém me da de presente esse vide-o game ele marcou dms minha minha infância eu tenho 16 anos meu sonho e ter esse vide-o game de novo tec toy me manda um vide-o game desse dnv eu tenho só a guitarra de lembrança, pelo amor de deus responda esse comentário tec toy

    ResponderExcluir