Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

O primeiro console a gente nunca esquece > Master System

É galera, o meme tava rolando solto nos principais blogs da blogsfera retrogames e eu, vacilão mor, marcando toca. Graças aos deuses 8-bits, o Adinan foi convidado para participar e contou aqui no QG como foi o seu desvirginamento gamístico. Se você não viu, clica aqui.
Bom, resumindo, eu, Leo S., não fui convidado oficialmente para participar do meme, por um motivo muito óbvio: eu sumi! Desapareci da blogsfera por um bom tempo para cuidar de assuntos profissionais que consumiram o meu tempo. Mas agora estou de volta, e o próprio Adinan convidou o restante da equipe do blog para participar deste meme. Então, aqui estou pronto para relatar como foi minha primeira vez (no mundo dos games, claro!).


Nasce um retrogamer

Em novembro de 1980, chegava ao mundo Leo S., este que vos fala (ou melhor, escreve). Foi nesse mesmo ano que meu tio adquiriu seu Atari 2600 com um amigo que viajava muito para os EUA.
Durante 9 anos a casa dele era o point da criançada. Meu primo, filho desse mesmo tio, era um pouco mais novo do que eu e me convidava para dormir em sua casa quase que todo fim de semana a fim de jogarmos muito Atari. A diversidade de jogos que ele tinha era algo monstruoso.

Até 1989 eu só pensava no dia em que ganharia o "meu Atari". Eu estava prestes a completar meu nono aniversário e pedi de presente para o meu pai um Atari de presente, mas eu disse: "Pai, quero um videogame" e não especifiquei que era o Atari, porque até então era o único que eu conhecia. E foi exatamente um mês antes de eu completar meus 9 aninhos, que eu fui apresentado à era 8-bits...
  
É um jogo, mas poderia ser verdade

Naquela época em que ainda não existiam tvs a cabo (pelo menos não aqui, em Sorocaba, interior de São Paulo), a população brazuca em peso dava muita audiência para as novelas da Globo. E eu, com apenas 9 anos, morando em apartamento, sem videogame, sem ter o que fazer, sentava minha bunda no tapete da sala e assistia a novela com meus pais, sendo que a bola da vez era Tieta. Lembram? E qual a minha surpresa quando vejo dois personagens do enredo jogando um videogame muito superior ao Atari que eu conhecia? Com muitas cores, sons e etc. Fiquei pasmo. O jogo de futebol que mostraram tinha até disputa de penaltis.


Merchan na novela Tieta, adiante até 2:27

Eu pulei do chão e mostrei apontando o dedo na tv que aquele videogame era o que eu queria. Não um... "Atari"... agora eu queria o da novela. E só Deus sabe como é que meu pai aceitou, pois aquele Videogame tinha apenas um mês de vida em terras tupiniquins e devia custar bem caro. Pra ser mais exato, a Tec Toy lançou o Master System por aqui em setembro de 1989.
Dois meses depois, em novembro, no dia 11 eu ganhei aquele que se tornou o meu maior sonho de consumo. E ainda com o jogo que vi na novela: Super Futebol. E de quebra ganhei a pistola Light-Phaser e uma "pá" de outros jogos: Great Baskteball, Wonder Boy, Alex Kidd in The Lost Stars, Ghostbusters e Phantasy Zone II the tears of Opa-Opa. Fora os da memória: Hang-On, Safari Hunt e o joguinho escondido (Easter egg) conhecido como Labirinto, ou Sega Bios Snail Maze.

 
 Quando vi essa caixa foi amor à primeira vista...
  
A cada dia que passava eu amava ainda mais o meu Master System. Alugava todos os cartuchos, de lançamento a clássicos, repetidamente. Comprava todas as revistas especializadas: VideoGame, AçãoGames e SuperGame. E aquele meu primo, o do Atari, agora dormia todo fim de semana na minha casa. Até que o pai dele comprou um Mega Drive. Mas eu não ia mais na casa dele todo fim de semana pra jogar o Mega. Tá... vez ou outra ia sim, eu adorava Sonic do 16-bits. Mas eu curtia mesmo era alugar meus cartuchos do 8-bits.



 Anúncio do Master System de 1991, postado pelo blog gamenostalgia.

Infelizmente, o tempo passou, as locadoras deixaram, pouco a pouco de alugar jogos do nosso querido Master System e eu cresci. Mas mesmo depois de tanto tempo, toda vez que volto a jogar eu retorno no tempo e volto a me divertir como se ainda vivesse em 1989...

E você? Qual foi o console que tirou sua "cabacisse" gamística? 

Blogs participantes:

E saiba quais foram os consoles que tiraram a “virgindade” de outros gamers da blogosfera retrô!

23 comentários:

  1. Sou super suspeito para falar... AMO Master System até hoje!

    Realmente o console marcou a infância de uma geração inteira como nenhum outro aqui no Brasil

    ResponderExcluir
  2. Arrasô no participamento tardio!

    Incrível como seu pai acertou em cheio... acho que ele deve ter chegado na loja e falado exatamente o que você falou: "Moça quero comprar o Atari da Novela das 8 pro meu filho".

    Só faltou uma fotinha de você criança... já ia me esquecendo, como você vai fazer com seu filhote? Já pensou em qual será o primeiro console dele? Precisa pensar bem, afinal o #primeiroconsoleagentenuncaesquece.

    ResponderExcluir
  3. Milagre uma novela colocar o som original do jogo. Geralmente coloca um videogame de última geração com sons clichês de atari...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns de todos os que participaram desse meme o seu foi o melhor relato. Me fez sentir saudades de quando ganhei meu Phanton System... Valeu

    ResponderExcluir
  5. @MarCel
    Seu blog (marcelnapraia4.blogspot.com) é prova desse amor pelo console mais querido do mundo 8-bits, hehehe

    @GLStoque
    Valeu Titia, pois é meu pai deve ter falado exatamente isso!!! Hehe
    Fotinha? Nem... deixa pra lá, hehe.
    Agora, o primeiro console do meu filhote? Tem que ser um Master System, é claro!!!!!! huauhauauh

    @Big Lui
    Pois é, bons tempos de merchan bem feito nas novelas, a idéia de inserir o Master System nela matou a pau, tenho certeza que muita molecada ficou louca pra ganhar, assim como eu!!!

    @Anônimo
    Pô, valeu mesmo! Fico muito contente com seu elogio! Então, conta como foi o sua experiência com o Phanton, mesmo que resumida, hehe! Abração!

    ResponderExcluir
  6. Excelente post, Leo! Não tinha como não ser feliz com a quantidade inicial de jogos que você teve, só jogão! =D

    O que me impressiona é o investimento da Tec Toy na época. Foram quase 6 minutos de propaganda do Master! Não é à toa que a Tec Toy dominou 75% do mercado nacional de games! E o Master tinha potencial de sobra para ser um sucesso!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Retribuindo a cortesia, li o post todo, e li também todos os comentários... Hehehehe... Mais de 50, para 6...

    Muito bacana seu relato, ficou um texto suave e bom de ser lido, naquele epoca em um ou outro programa de TV era normal aparecerem os videogames, mas não lembrava, nem nunca tinha visto nenhum comentário a respeito da novela Tieta, fiquei surpreso com a importância que deram para o negócio, foram muitos segundos, normalmente só mostra uma cena rápida, apesar de que para mim vendo hoje, pareceu um pouco artificial... Fiquei confuso, mas entendi, no video você pede para avançar até 2h27, duas horas?!?

    O Master System realmente deve ter sido um videogame que marcou muita gente, não conheço quase ninguém que tenha tido um quando mais novo, normalmente era um Atari ou um Nes, na minha cidade quando as locadoras se firmaram, o Mega Drive já tava se consolidando, lógico que tinha cartuchos de Master System, mas notadamente se via que não era o foco, e normalmente na locadora só tinha para o Master os mesmos jogos que tinham para o Mega, ae passava a impressão de que o Master era um videogame "pior" que o Mega sem jogos exclusivos e tudo mais.

    Para ficar registrado, escrevi lá em cima que não conhecia quase ninguém... Lembrei aqui, já até falei antes, teve um amigo que ganhou um Master System Super Compact, nem sei o nome daquilo, era aquele que não tinha fio e usava pilha, cê jogava longe da TV, acho que até tinha versão para menina, rosa, o dele era o azul, e o controle era o próprio vídeogame, lógico que a imagem vivia falhando, mas criança se importa com isso?!?

    Joguei alguns jogos legais, Jurassic Park e Lucky Dimer (acho que não escreve assim) do Pato Donald, ainda vou jogar esses jogos de novo, e Golden Axe Warrior tá na fila também.

    Vê senão some da B.E.R.G. novamente, aquele abraço...

    ResponderExcluir
  8. @Adinan A.
    Valeu Adinan! Cara, imagina um moleque de apenas 9 anos ganhando todos aqueles jogos de uma vez só. Quase fritei o pobre Master de tanto jogar, hahaha.
    Tem razão, a Tec Toy fez bonito com o lançamento do Master, pena que perdeu a mão com o passar dos anos.
    Abraços

    @Solo Player
    Pois, assistindo hoje também achei bem forçadinho, mas na épca me encantou a disputa dos dois.
    Caraca, coloquei 2h27... hahah, ainda bem que vc avisou, já tirei o h!
    Então, tinha mesmo o Master System Super Compact que emitia sinais de radio e funcionava à pilha. E existia essa versão rosa chamado Master System Girl (da mônica) que é o mesmo que o Compact, mas para meninas.
    Pô, vc jogou dois excelentes, Jurassic Park e Lucky Dime Caper são fantásticos.
    Pode deixar, não sumo mais, espero.. rsrs XD
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Grande Leo, adorei seu relato. Você foi um "quase Atari" hein? Bom, a única vez que vi uma novela fazer algo de bom por uma pessoa, já que foi por esse capítulo que você conheceu o Master System... Ainda bem que seu pai não se confundiu, o Atari em 1989 não ia ser tão legal não, tenho que admitir (não que teria sido ruim, de maneira alguma... você entendeu! :P)

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Muito Show o post sem dúvida Master System foi inesquecível,na minha opnião um dos melhores consoles que eu já tive(só perde pro meu primeiro mega drive),mas teve jogos que eu acho insuperáveis até hoje.
    Bom continue com a diversão retro,Ótimo site xD

    ResponderExcluir
  11. @Eric Fraga
    Fala Eric! Pois é, por pouco fui um "quase Atari". Eu ia gostar muito também, mas ganhar o Master quando mal sabia que aquela tecnologia toda existia foi incrível. Abração!

    @L. Henrique
    Valeu meu amigo! Com certeza o Master tem jogos insuperáveis e memoráveis até hoje! Sou suspeito pra falar, rsrs. Abração!

    ResponderExcluir
  12. Porra que investimento a Tectoy fez, não é mesmo??? Muito bacana seu relato!
    Tive pouco contato com o Master, mas jogava em um amigo meu!

    =D

    ResponderExcluir
  13. @Nesbitt
    Fala Juliano! Valeu!
    Então, o depto de Marketing da Tec Toy fez um verdadeiro Case! Foram muito felizes na campanha toda, que envolvia merchandising, publicidade e diversas ações diferenciadas. Realmente animal.
    Abração!

    ResponderExcluir
  14. O primeiro video game que joguei foi o master system 3... mas o primeiro que foi meu foi o Snes... haha eu joguei muito Alex Kidd que veio na memória... Motal Kombat 2 eu acho... TV colossus.. e outros mais... muito legal sua matéria !! =D

    Obs:. Tieta é sacanagem KKKKKKK

    ResponderExcluir
  15. @Administrador_Leonardo
    Valeu xará!
    haha, cara, Tieta veio, demaissss!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  16. Blz Xará, já coloquei! Depois eu dou um pulo pra conferir, abração!

    ResponderExcluir
  17. putz comecei com um master system também mas no meu caso foi o 2 com alex kidd na memória; na verdade era do meu irmão e eu herdei dele pq eu nasci bem depois que ja existia o supernes
    gostei da historia apesar de eu nunca ter assistido essa novela acho que eu ia ter a mesma reação!!! Continue com o bom trabalho no blog.

    ResponderExcluir
  18. @Arnold Baby
    Fala bixo, blz? cara o Master System 2 era muito show, pois já vinha com Alex Kidd. Eu tenho que confessar, quando foi lançado eu fiquei com ciúmes de quem ganhou esse, pois adorava o jogo... hehehe
    Abração!

    ResponderExcluir
  19. Caramba Leo ahUHAhau MASTER SYSTEM NA TIETA AHuahuHAUhauUA rachei com a disputa, dois nuba total kkkkkkkk mas home, que massa, eu imagino você criancinha berrando É ESSE PAIÊ, É ESSE DA NOVELA PAIÊ!!! COPRA ESSE VÍDEOGAME DA NOVELA PAIÊÊÊ!!

    Muito bom cara, e desculpe o comentário atrasado amigo XD

    ResponderExcluir
  20. Fala Sabat!
    Foi exatamente assim meu amigo, gritando e pulando na frente da novela... hahaha, ainda bem que meu veio foi camarada, no lugar dele qualquer outro dava um cola brinco e mandava ir pro quarto, hahaha
    Abração!

    ResponderExcluir
  21. Cara o meu foi um Atari também viu nas horas que passava o horário politico eu ia la no meu amigo que morava no mesmo quintal e ele tinha um Atari.Jogavamos até começar a novela das 9 ai eu ia pra minha casa bom tempo esse viu .

    ResponderExcluir
  22. @aki é rock
    Pô, nem fale, que tempo bom mesmo! Saudades dessa época!

    ResponderExcluir
  23. O Natal em que ganhei o Master System foi inesquecível, era o Master System 3 Compact com Alex Kidd na memória. Joguei este jogo até conseguir zerá-lo, para depois passar a alugar jogos todos os finais de semana. Me desfiz deste console para adquiri um Mega Drive (virei fã da Sega por causa do Master). Apesar de me divertir com o Mega, a emoção e a diversão nunca foram iguais as do Master System! Penso em adquirir um Master deste modelo que tive para reviver algumas destas memórias!

    ResponderExcluir