Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Master System em desenho animado


Saudações Galera!

Tô passando rapidinho apenas para comentar uma curiosidade que o leitor Bruno mencionou no post "Qual Master System Comprar".

Nas palavras do próprio Bruno: "Esses dias estava assistindo um desenho novo na Cartoon Network com meu irmão mais novo, eis que me deparo com um dos personagens portando um Master(primeiro modelo). Não acreditei, achei q estava vendo coisas, e perguntei ao mestre google.

Encontrei a imagem, e achei no mínimo interessante o fato de os criadores do desenho terem colocado o console ali, mesmo sem citarem o nome, é notório de que se trata de um SMS. Aqui vai o link, caso vocês queiram adicionar essa "curiosidade" ao blog."



O desenho em questão é o Regular Show (Apenas um Show no Brasil) e consiste em um pássaro e um guaxinim que passam o tempo com coisas diversas, entre elas videogames antigos. Não consegui achar o episódio completo ou dublado, mas vocês podem conferir no vídeo abaixo a aparição do nosso querido Master System nesse desenho.


Além disso, tem uma matéria muito interessante no Destructoid (em inglês) falando sobre o show, e sobre a aparição do Master System. É engraçado a forma como eles falam do console, pois para eles o Master é como uma relíquia que pouquíssimas pessoas conheceram. A matéria completa você podem conferir neste link: http://www.destructoid.com/regular-show-representing-the-retro-gamer-194369.phtml

Obrigado pela dica, Bruno!

Abraços e até o próximo post.

16 comentários:

  1. Engraçado, muita gente vai me contrariar e alguns devem até me espinafrar pelo que direi, mas essa semana mesmo eu vi uma propaganda desse desenho e fiz a associação dos personagens justamente com o Sonic e o Tails. Não fazia idéia de que animais estes personagens eram, eu só achei que eram de certa forma coincidentes com os personagens da SEGA por algumas características.
    De qualquer forma, interessante logo depois disso acontecer ver este post com o video e a imagem do tão querido Master, que não é tão conhecido em terras norte americanas.
    Muito bacana!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, aliás me arrisco a dizer que o criador do desenho é/foi um Seguista dos bons, um dos poucos que teve o Master System. E realmente dá para associar os personagens com o Sonic e Tails sim.
      Abraços

      Excluir
  2. SENSACIONAL!!!! Nunca imaginei ver o Master System num desenho animado e muito bem feito, as características do console estão perfeitas, muito legal!!! Só faltou aparecer o botão pause ao lado do reset ao inves do power, hahaha Parabéns ao Bruno pela descoberta e ao Adinan por descobrir mais sobre.
    E vc tem razão caduco, é facilmente associado ao sonic e tails pelas cores e alguns detalhes. Acho que o criador do desenho era grande fã da Sega!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu Leo! Curti muito a descoberta do Bruno, e bem legal ver como os americanos sabem tão pouco sobre o Master System, embora muitos concordem que o console era show de bola, só não teve um marketing tão bom quanto o Genesis por lá. E sim, o criador do desenho deve ser um Seguista de mão cheia! =D

      Abração

      Excluir
  3. Esse é um dos melhores desenhos da atualidade!

    Pra quem não conhece, é basicamente sobre Mordecai e Rigby (a gralha e o guaxinim, respectivamente), dois funcionários de um campo de golfe que passam o dia procurando formas de matar o serviço para fazer coisas como jogar videogame.

    Além da óbvia referência ao Master System, existe um episódio em que eles jogam um arcade de motocross bem no estilo retrô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Ygor, eu nem sabia da existência desse desenho, foi só com a dica do Bruno. Parece ser muito bacana, e o legal é que tem muita referência retrogamer nele, vou acompanhar mais vezes!

      Abraços

      Excluir
  4. Engraçado porque SMS nos States é menos popular que o NES, por isso o Destructoid referiu ele como raríssimo! O Leo deve saber melhor que eu, mas tem um episódio de Zillion, em que eles também jogam o Mark III.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rodrigo. O SMS lá nos states é que nem o Turbografx16 para nós brasileiros: um excelente console que poucos tiveram a oportunidade de jogar. Essa do Zillion eu não sabia, depois vou dar uma conferida.

      Abraços

      Excluir
  5. O Master System não deu melhor sorte nos Estados Unidos e Japão pois a Nintendo "amarrou" todas as principais softhouses da época em contratos de exclusidade.
    A Sega, para ter tido jogos como Gouls'n Ghost, Mercs, Double Dragon, Ninja Gaiden, entre tantos outros, teve que adquirir licensas com suas donas e fazer ela mesmas TODAS essas versões para eeu 8 Bits.
    Acho que não houve caso como o da Sega que, abasteceu praticamente sozinha, sua biblioteca de jogos para o Master System. Só à partir dos anos 90, com o Master fazendo sucesso em países da Europa e Austrália, é que títulos como Mortal Kombat, Battlemaniacs bem como os de sucesso da Sega saídos para o Mega Drive, acabaram ganhando conversões em 8 bits.
    Então, o fato do Master System estar presente neste desenho animado, por si só, é uma piada pois em solo norte-americano, o NES reinou absoluto. Mas, não se enganem... mesmo lá, quem teve (ou tem ainda) um MS só faz elogios e é fácil achar vídeos dos gringos comparando versões de jogos entre ele o Nintendo.
    A Sega não fez jogadas de marketings decentes, pelo que sei, o quê ajudou a ferrar com a imagem do console. Mesmo assim, sair atrás do NES mais de dois anos depois de lançado, com uma base instalada enorme, seria um trabalho complicado de reverter. Por esta razão, a "Mãe do Sonic" optou por lançar logo o Mega Drive... e o resto, é história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Douglas, realmente o caso da SEGA foi excepcional, ela sozinha conseguiu abastecer o Master de tal forma que o danado fez sucesso em outros países onde a Nintendo era fraca ou o marketing foi mais agressivo. Aqui no Brasil o NES tinha tudo para reinar mesmo com seus clones, mas a Tec Toy foi mestre e fez com que o Master System se tornasse sinônimo de videogame por aqui. Já a Tonka Toys, a empresa que ficou responsável pelo Master nos EUA antes da SEGA lançar o Genesis, fez um trabalho porco de marketing, e a dominação do NES por lá também não ajudou muito.

      Agora, pelo que os caras do Destructoid escreveram no artigo, a aparição do Master nesse desenho não foi piada não. Tudo leva a crer que o criador da série era Seguista mesmo. =)

      Depois vou conferir esses videos de comparações. Adoro esse tipo de vídeo. Tinha um que comparava jogos de Amiga e PC, era muito legal ver como o Amiga era anos luz a frente dos PCs tradicionais.

      Abraços

      Excluir
    2. Com certeza, o caso da Sega ter bancado sozinha o Master, é algo excepcional. Infelizmente, não se pode dizer o mesmo sobre o Marketing feito por ela... hoje, quem sabe, poderíamos ter 4 empresas brigando pelo mercado de games.
      Já com relaçâo ao que disse sobre ser piada o Master System aparecer neste desenho, nâo foi para depreciá-lo, mas o sentido foi o de curiosidade ou ironia. Um norte-americano que viu o NES dominar o mercado de 8 bits e acabou gostando do console da Sega... um fato inusitado.

      Excluir
  6. Tem um episódio do cosmic cast em que o Eric Fraga comenta sobre esse desenho, se eu nao me engano eh um dividido em duas partes em que ele e o Danilo vão pra um forte de salvador e conversam sobre jogos e filmes. Vale a pena conferir, nao só esse mas todos os casts. Fikdik!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer, Guilherme! Cosmic Cast é show de bola! Meu predileto é um que o Eric tá tentando jogar PS3 mas deu aquele apagão da PSN e enquanto isso a blogosfera está pouco lixando curtindo jogos retrô! Esse deles comentando sobre jogos e filmes eu ainda não vi, vou conferir agora mesmo.

      Abraços

      Excluir
  7. Vocês trabalham rápido, hein galera(^^)?

    Primeiramente, gostaria de dizer que me sinto lisonjeado em ter sido citado como o "descobridor" desta rara curiosidade em pleno 2012, era esta na qual a molecada só dá a importância para os gráficos. Possuo um Xbox 360, mas nunca terei os mesmos laços que tive durante a infância com meu Compact, hoje fora de combate.

    Graças à dica do Adinan, procurei meu fiel encaixotado hoje, e resolvi dar uma fuçada, pra tirar a "prova dos nove", se realmente queimou naquela fatídica tarde de verão de 1997. Descobri algo que até então desconhecia: uma tampa vermelha de fusível embaixo do console.

    Nunca me veio à cabeça(talvez devido à pouca idade na época) de que o pequeno teria um dispositivo de segurança contra altas tensões. Abri a tampa, e lá estava o fusível de 15 ampère, com o vidro escurecido, resultado do "coice" que o pobre coitado levou devido à minha falta de cuidado.

    Me resta agora a esperança de que tenha sido apenas um 'sono profundo' de longos 15 anos, e que o fusível tenha, de fato, suportado o acontecido. Assim que sobrar um tempinho, comprarei um novo fusível, e lhes darei o feedback.

    Até lá, acompanharei o blog sempre que possível, e curtirei no Facebook.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bruno, eu que agradeço pela dica, foi um verdadeiro achado! E fique à vontade para curtir o blog, mandar sugestões e comentar os posts, seja bem vindo e volte sempre! =D

      E cara, fico feliz em saber que há esperança para o seu Master III. Nem passou pela minha cabeça que ele poderia ter fusível para proteger o hardware do console, essa é outra prova de que a Tec Toy sabia fazer consoles duráveis e de boa qualidade. Se você conseguir ressuscitar o seu Master, não deixe de nos avisar!

      Abraços

      Excluir
  8. Putz, faz um tempo em que havia conferido isso enquanto assistia a animação, pensei em comentar com vocês, mas fostes mais rapido caro companheiro! hahahahahaha!!

    MASTER RULES DUDES!

    ResponderExcluir