Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mônica no Castelo do Dragão (parte 1)


Oi pessoal! Preparados para muitas coelhadas? A dentucinha mais amada dos gibis, está pronta! Nosso Guide vai aventurar no mundo de Wonder Boy Mônica no Castelo do Dragão.


OS ITENS

ARMADURAS
SIMPLES - ROSA - $60
BRONZE - VERDE CLARO - $100
ESPECIAL -VERDE ESCURO -  $150
AÇO - AZUL ESCURO - $360
DIAMANTE - AZUL CLARO - $540

ESCUDOS
SIMPLES - ROSA - $40
FERRO - VERDE - $120
AÇO - AZUL ESCURO - $240
DIAMANTE - AZUL CLARO - $360

BOTAS
PANO - ROSA - $50
COURO - VERDE - $80
ESPECIAIS - AZUL CLARO - $180
MÁGICAS - AZUL ESCURO - $380

ARMAS MÁGICAS
BOMBAS DE LIMPEZA - $10
DETERGENTE - $20
REDEMOINHO - $30
RAIO - $50

DICAS INDISPENSÁVEIS:
- Os monstros só dão moedas na primeira vez que são derrotados, assim que são mortos na terceira vez, morrem e não voltam. O caranguejo é o monstro que dá os melhores itens.
- Pule em cantos de casas, em cima de casinhas ou lojas no centro-esquerdo, nos troncos de árvores, na beirada dos degraus e nas nuvens, geralmente lá se encontram as moedas;
- Espere quicar as moedas, geralmente o valor aumenta;
- As lojas de suco e vitamina, além de recarregar o life, dão dicas;
- Os monstros tem um hierarquia de cores: vermelho, amarelo, verde e azul; do mais fraco ao mais forte;
- As cavernas sempre tem portas secretas;
- Os chefes tem um medidor de life no corpo, quando faltar um golpe, ele fica vermelho;
Vamos lá, o mapa da Terra dos Monstros

ROUND 1: REINO DO CAPITÃO FEIO

Aqui começa o game e tudo é bem simples. Pule na segunda árvore e pegue uma moeda. Entre na casinha, onde você vai conhecer Zuleica, pegar o Sansão e criar o degrau pra iniciar a aventura. Pegue 3 moedas em cima da casinha de Zuleica. No canto esquerdo da lanchonete, pule para pegar o saco de dinheiro. O guardião da chave é o Sr. Foice (porque não é logo a dona morte do penadinho?) Basta chegar perto, que ela desce, não precisa pular. Na distância certa, dois golpes o detonam. Você termina a fase com aproximadamente 80 a 90 moedas.


ROUND 2: VALE DOS MONSTROS

Na cidadezinha, você tem a impressão de estar no Super Mario World, cheio de cogumelos. Há um saco de dinheiro na linha da casa à direita da loja de escudos, e na nuvem à esquerda da mesma.Você já tem um dindim pra fazer a primeira compra séria, eu antes comprava o escudo pra proteger de projéteis, depois comprava botas.  Percebi que era um erro: deve comprar de cara as botas de couro, você anda mais rápido, pula mais alto, na lava da caverna e na fase do deserto e da pirâmide pode ser fatal nas plataformas móveis.

 O duende zim que protege a caverna (mais parece um indiozinho) é um dos inimigos mais chatinhos. Quando ele pula é que vai lançar a flecha. Pule no segundo cacto que tem moedas. Na caverna, os morcegos dão coração. Há uma porta secreta, onde Zuleica vai te dar uma carta pra Lili Jacaré na cidade dos pântanos.

Na casinha da caverna você encontra o chefe morcego rosa, que coisa gay! que com 3 golpes, lhe dará o bônus para aumentar a força do Sansão.

Saindo da caverna, você pode achar moedas no degrau perto do hospital, subindo na primeira nuvem e na árvore perto do duende que guarda a porta pro chefe. O chefe cogumelo é só você calcular a queda dele, dois golpes levam ele pro chinelo.


ROUND 3: CASTELO DO CONDE MALVADO
Lembro que quando me via a idéia de "Castelo do Dragão" eu pensava era nessa fase. Por que será? Há 4 andares nesta fase. Aqui no primeiro andar, você enfrenta os fantasminhas (parecem chamas) vermelhas. Espere a ultima te seguir longe, pra correr até a escada. Há uma ampulheta no terceiro andar perto da cobra. Economize 150 pratas pois no quarto e ultimo andar há uma porta secreta para armaduras perto do duende zim. Compre Especial (verde) pois não pesa as botas. Suba as escadas à direita. Descendo, o degrau à direita, você enfrenta o primeiro chefe "interno" (não dá chaves, pois já está dentro da dungeon, ou aumenta a força do Sansão). O Conde Malvado apenas pula com a espada sobre você. Quatro golpes, com o timing certo, e ele tomba.

ROUND 4: CIDADE DOS PÂNTANOS
Aqui, o caminho é pela esquerda. Há uma espécie de praia, cheio de bichos branquinhos pulando (ainda me sinto no Super Mario...) Fique atento pois tem sacos de dinheiro na segunda e na terceira plataforma, na plataforma pequena em seguida, e após o caranguejo, esbarrando na esquerda da nuvem.
Chegando na cidade propriamente dita, os ratinhos são chatos e podemos vencê-lo batendo em zig-zag. Devemos já ter um dindim pra comprar o escudo (pode ser um baratinho por hora) a lanchonete vai te dar uma dica que a Lili Jacaré está no andar de cima, numa parte onde não há porta do lado da loja de escudos. Ela te dará uma flauta que ficará com você por muuuito tempo. (eu achava esses itens no inventário uma delícia!)


Pule no limite esquerdo da parede da foto. Lá tem um saco de dinheiro. Na plataforma, tem uma mola que te leva a uma nuvem acima de uma ilha com um caranguejo. Cuidado pra não cair no lado esquerdo! Atravessando a água por 2 plataformas você encontra a casinha do chefe Coisa, uma lula esquisita. Tem 3 moedas no centro esquerdo do telhado da casinha. Aí entra um dos truques do game. Só após vence-lo, você pula na água. No canto esquerdo há uma loja com armas mágicas e/ou uma banho/vida. Compre a vida, filhinho, pois ela é rara! Só depois pense em uma arma mágica ou outra. Quando sair pelo túnel d'água , você retorna à ilha do caranguejo e poderá enfrentar o Coisa novamente, ganhando o dobro do dinheiro e um coração.

ROUND 5: DESERTO DO FOGO
Aqui, o caminho é de novo pela esquerda. Há moedas na primeira árvore antes e terceira árvore após a lanchonete. Dois duendes zins pra atrapalhar, antes de pular no poço, na Dungeon há uma porta invisível com um chefe gorila, ele joga pedras, é fácil de desviar, mas ele é muito resistente. Ele vai lhe dar um novo Sansão. No deserto propriamente, vá na lanchonete e peça 2 vitaminas, o jacaré vai pedir pra enviar uma carta para uma garota chamada Bete. No deserto, a chave da pirâmide não é guardada por um chefão. Ela está numa areia movediça. Há 4 morcegos no buraco e cada morcego morto libera uma plataforma pra subir. Sem as botas será quase impossível. Quando você voltar o primeiro cacto lhe dará 1 moeda. O duende zoing, igual ao zim mas é azul, é o último inimigo pra entrar na pirâmide. 

ROUND 6; PIRAMIDE DO DUQUE ARMADURA
A pirâmide é simples, mas mortal! Primeiro, com o chão cheio de espinhos vá pelas plataformas, as vermelhas caem, principalmente com botas fracas. Há 2 Srs. Foice esperando esperando você chegar perto pra atacar. Se passar dos espinhos, estará numa plataforma cheia de cobras azuis, pule na primeira direita, lá perto da cobra verde, você receberá três sacos de dinheiro. Evite a planta que cospe tiros a qualquer custo. Bete está no andar de baixo numa porta com interrogação, há na parte de cima deste subsolo uma loja de botas escondida separada por uma parede da porta do boss, pode comprar a melhor bota que puder. O Duque Armadura, o primeiro chefão realmente difícil, está na parte baixa à direita na porta vermelha. Ao encontrá-lo, ele vai te propor um enigma, as respostas mais comuns (ele troca a cada jogada, se você não resetar o game):
- O lanche preferido: cachorro quente
- Game preferido: After Burner
- Segredo do poder: Magia
- Esporte preferido: Futebol.
Se acertar, só recolher as pratinhas. Se não, ele usa um raio diagonal e teleporte. Deve esperar no centro, pular com o escudo pra detê-lo e mandar armas mágicas já esperando onde ele teleportará.

Ufa! Feito tudo isso é só a primeira parte do que tá por vir!! 
 (TO BE CONTINUED....)  

17 comentários:

  1. NUNCA consegui terminar esse jogo, pois gastava o escasso dinheirinho nos itens errados, mas vou seguir esse guia de cabo a rabo pra saber o que comprar e quando comprar.

    Belo detonado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cosmão!!
      Esse game todos do QG sabem que é especial pra mim. E uma questão dehonra detoná-lo. Quando joguei na época de moleque era muito ingênuo, cheguei na última fase sem descobrir metade dos segredos, desta vez foi diferente!

      Abraços e se liga na continuação!!

      Excluir
  2. Aê Rodrigão! Sempre engajado, hein? Maravilha!
    Só tenho que confessar uma coisa, e não fique bravo comigo, ok? Não li seu post todo... só o comecinho. Explicando: Comecei à jogar este game e sou do tipo que não curte spoilers. Sou "chatão" com essas coisas. Mas tem que os curtem, e respeito.
    Tanto é que nunca li detonados em revistas pois ficaria com a sensação de estarem me tirando a surpresa, o prazer da descoberta em como se superar os obstáculos propostos.
    Pelo mesmo motivo, não uso continues nem "saves states" para se voltar no último ponto salvo antes de uma morte. A não ser que o game já tenha sido feito desta forma (como em Shining Force, onde se vai direto à uma igreja para ressucitado. Ou seja, não há Game Over), para mim é "Morreu? Começa outra vez". Em suma, uso o save somente para continuar a jogatina depois, já que tais games demandam muito tempo, além do convencional. Doideira, né? Heheheh!
    Voltando ao assunto do post...
    Jogando hoje este "Wonder Mônica", fico com aquela sensação de "pagamento de dívida" pois, na época, não pude jogá-lo como queria. Não cheguei à ficar com o cartucho mais do que poucas horas, numa única tarde. Passou o tempo, o cartucho não apareceu mais para mim e, tão pouco, curto emuladores.
    Nestes últimos dias, tive que dar um tempo pois andei ocupado mas, retomarei com força pois creio que falte pouco para concluí-lo... cheguei na nona fase da última vez.
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa Douglas,
      Sei que é como contar o roteiro de um filme.
      Eu uso os detonados e os diários de bordo (o Leo tá me ajudando no Phantasy Star, por exemplo), assim: "folheio" um pouco, mas não me atenho aos detalhes, e só procuro pra valer quando não tenho solução. O guide da Mônica é também pra mim uma coisa de "honra lavada", mais do que zerar a Mônica, publiquei um detonado completo! hehehehe
      Abraços!

      Excluir
  3. Opa ai sim em pessoal um detonado desses que eu esperava ainda com dicas que beleza vou acompanhar de perto pra ver como eu zero esse fantastico jogo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diria um certo "político": "No caminho te explico!" Se liga na continuação. Valeu!

      Excluir
  4. Show de detonado hein meu amigo! Esse jogo é um dos melhores, sem sombra de dúvida, não me canso de jogar e jogar e jogar novamente. Belas dicas, eu só lembraria que, na segunda morte dos bichos, ao invés de moeda eles deixam itens de valor que acumulam pontos e ajudam a aumentar mais rapidamente um coração no life.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, boss!
      O Coisa e o Segundo conde Malvado podem ser enfrentados uma segunda vez, garantindo um coração, podendo finalizar o round por perfect, o que aumenta as chances de aumentar o life. Depois tem mais coelhada.
      Abração.

      Excluir
  5. Olha só, não sabia que se vc mata 3x um inimigo ele não volta mais. E olha que joguei bastante esse jogo! Não sabia também das quicadas valerem mais.
    Belo detonado, com certeza vai ajudar muita gente! Que venha a continuação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe! Tô meio sem tempo, Caduco, mas vou terminar tintim-por-tintim!
      O segredo das quicadas das moedas, percebi quando tinha pressa pra pegar e não tinha.
      Vou terminar em breve!
      Abração!

      Excluir
  6. Caraca, que post animal, Rodrigo! Esse guide ficou muito bem feito e bem explicadinho! Vou seguir suas dicas, pois da última vez que joguei até consegui zerar, mas não consegui comprar os itens lendários, só cheguei na armadura, bota e escudos azul-escuro. Essa da moeda quicar e dar mais valor eu não conhecia, vou me utilizar desse recurso também.

    E essa de comprar as botas primeiro é uma bela pegadinha. Todo mundo costuma comprar o escudo e as botas mais simples, mas o ideal é investir na bota de couro pois a de pano é meio que perda de dinheiro, e pelo menos nesse estágio o escudo é dispensável, mas se puder comprar o escudo também melhor ainda.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Adinan!
      Tô ficando especialista na série Mônica! hehehe
      Parece que é o contrário do Wonder 3, a moeda valoriza com algumas quicadas, na continuação é o contrário.
      Pode testar na primeira fase. Só algumas cobras que dão 1$ às vezes independente de quicar.
      A bota de pano é perda total, melhor a Mônica descalça, mas pode ser a morte na quinta e sexta fase com essa bota.
      Se liga que vamos (tentar) desvendar tudo! Até o labirinto!

      Abração!

      Excluir
  7. Caraca Rodrigo, ficou ótimo o seu post. Achei bacana você ter dado dicas e detalhes de cada item. Lá vem mais um jogo pra mim acompanhar hauhauha.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, eu amava esse jogo, devo ter o cartucho ainda... pena que meu Master pifou... Adorei relembrar, devo ter vencido umas 3x no mínimo de tanto que jogava.

    ResponderExcluir
  9. Para obter mais grana é pressionar o botão PAUSE no console por 100x . Será aumentado o dinheiro de 40 em 40. Good luck.

    ResponderExcluir
  10. Muito vom. Também sou muito viciado nesse jogo se precisar de uma ajuda para complementar a parte 2 me avise. maurojosejunior@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado pela visita. Temos também nossa parte 2, incluindo o segundo jogo da Turma toda!
      Muito Obrigado!

      Excluir