Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mega Drive 3 - Isso é Mega

Saudações galera!

Dando continuidade ao Espaço MD, hoje vou fazer uma análise do Mega Drive 3 que eu comprei ano passado e noticiei neste post.

Na era dos 16-bits, fiquei do lado N da força e segui em frente com o Super Nintendo até a geração atual. Foi um dos meus videogames prediletos, mas mesmo curtindo o SNES eu salivava ao ver os games exclusivos da SEGA para o Mega Drive, e cada vez mais eu desejava ter o console rival. Finalmente realizei meu desejo e adquiri essa belezinha no Mercado Livre.

Enfim, chega de enrolação e bora para o review.



História

Como vocês sabem, no Brasil a Tec Toy lançou 3 modelos de Mega Drive no seu auge. O primeiro modelo, e o mais nostálgico, é aquele que vinha com Altered Beast, com entrada para fone de ouvido e controle de volume, e um design show de bola. O segundo modelo é apenas um bundle diferente com Sonic the Hedgehog ao invés de Altered Beast, mas é o mesmo hardware do primeiro.

Já o terceiro modelo lançado por aqui é uma versão "slim" do console, conhecido lá fora como Genesis 2 ou Mega Drive II. Aqui no Brasil ele se chama Mega Drive 3 e tinha bundle do Sonic 2, do cartucho de 10 jogos em 1, do Genesis 6-pak, e o do Show do Milhão. Os modelos com 10 jogos em 1 e do Show do Milhão eram os infames consoles capados com hardware diferente do original, apresentando incompatibilidade com alguns jogos como Street Fighter II.

Minhas impressões


O Mega Drive 3 pode não ser tão charmoso e nostálgico como as suas versões anteriores, mas ainda assim é um console muito bonito. Tem um design compacto e futurista, ocupando pouco espaço e ao mesmo tempo parece respeitar o design da versão anterior. A saída para fone de ouvido e o controle de volume foram eliminados, mas sinceramente não vejo muita perda nisso. Felizmente o console ainda tem o botão de Reset, essencial para jogos como X-Men. Porém, de acordo com alguns sites que andei pesquisando, o botão de reset dessa versão é bem frágil e é comum o botão parar de funcionar depois de um certo tempo de uso, sendo necessário trocar a pecinha.

O MD3 que eu comprei foi modificado, ganhando uma saída S-Video ideal para usar o console em TVs atuais sem perda de qualidade. A imagem roda sem pixels estourados e com qualidade bem próxima ao que seria visto em uma TV de tubo. Mesmo testando o console em uma TV de tubo tradicional com o tradicional cabo AV, a qualidade de imagem é boa e o áudio em estéreo não faz feio. Aliás é muito legal ouvir o som das argolas alternando entre as caixas de som esquerda e direita da TV ao jogar Sonic 2. =)

Quanto aos controles, aahhhhh os controles do Mega Drive! Até hoje não encontrei um joystick tão perfeito como o de Mega Drive. Ouvi falar que o controle de Saturn é ainda melhor, mas esse eu joguei muito pouco. De qualquer forma, meu console veio com um controle de 6 botões americano e depois adquiri outro controle de 6 botões da Tec Toy que encontrei em uma loja de jogos antigos perto da minha casa, um belo achado!

O design é muito confortável, se encaixando perfeitamente nas mãos. O direcional e o layout dos botões são perfeitos para jogos de luta, e os botões tem o tamanho ideal para não machucar os dedos. Ainda não testei com jogos de luta para ver se cria calos nos dedos, mas o maior tempo que fiquei em frente da TV jogando foi com Battletoads e até zerar o jogo não tive nenhum desconforto com o controle. E sim, zerei Battletoads no MD, embora não seja tão difícil quanto o do NES. =)

Esse console veio com dois jogos: Combat Cars e Tiny Toon Adventures - Buster Hidden Treasure. O primeiro é um joguinho de corrida estilo Micro Machines da Accolade, com uma trilha sonora muito boa! Pena que a jogabilidade em si não é das melhores. Já o segundo é um jogo de plataforma da Konami; e embora eu considere a versão de SNES melhor, essa versão é muito divertida também, lembrando bastante o Tiny Toon do NES. Uma boa pedida para quem curte jogos de plataforma!

No geral o console, mesmo nos dias de hoje, enfeita muito bem um quarto ou uma sala de estar com seu design, e a qualidade da Tec Toy impressiona. Meu MD funciona como se fosse novo, e li relatos em diversos sites de pessoas que ainda hoje possuem o console funcionando perfeitamente. Posso dizer o mesmo do meu SNES que saiu da caixa no natal de 93 e ainda hoje funciona muito bem! É muito bom ver que a Tec Toy e a Playtronic fizeram um ótimo trabalho em criar consoles capazes de atravessar gerações.

Biblioteca de jogos do Mega Drive


Chega a ser cansativo dizer mais uma vez que a biblioteca de jogos do Mega é sensacional, e uma prova de como valeu a pena viver e participar dessa guerra dos 16-bits. Mas de qualquer forma, vou escrever minhas impressões sobre a biblioteca como um todo.

A SEGA japonesa sempre teve um objetivo que tentava repetir em cada um dos seus consoles: vender uma experiência "arcade em casa" para os clientes. Do Master System ao Dreamcast, os consoles da SEGA são famosos por seus ports de arcade. O Mega Drive não é uma exceção; basta olhar sua biblioteca inicial de jogos que apresentava 4 ports de arcade (Super Thunder Blade, Altered Beast, Space Harrier e Ghouls & Ghosts). Isso torna o Mega Drive a melhor opção para quem curte jogos difíceis e rápidos, no bom e velho estilo papa-ficha.

É claro que o Mega oferece bem mais do que arcades, e é justamente isso que o torna um rival à altura do SNES. Há jogos de RPG, plataforma, esportes, corrida, shmups...acredito que o Mega Drive é capaz de agradar jogadores de qualquer um desses gêneros. É claro que a Nintendo levou vantagem por ter Final Fantasy e Chrono Trigger em sua biblioteca de jogos, mas em compensação a SEGA teve Gunstar Heroes e Mortal Kombat com toda a violência do jogo original.

A verdade é que na época era bem difícil decidir qual dos dois 16-bits levar pra casa, assim o critério de desempate estava na linha de jogos exclusivos para cada console, e nisso a SEGA não desaponta. As franquias da SEGA são carismáticas e em nada perdem para a rival. Apenas para listar algumas das principais, no Mega encontramos Sonic, Golden Axe, Out Run, After Burner, Space Harrier, Phantasy Star, Shining Force, Ristar, Streets of Rage, entre outras.

Resumindo, sempre que quero uma jogatina rápida e sem compromisso, posso contar com o Mega, embora o SNES também tenha alguns jogos de Arcade. Caso queira uma experiência mais duradoura, posso contar com o SNES, embora o Mega também tenha alguns jogos de RPG. E como eu amo as franquias da SEGA, o Mega Drive não pode ficar de fora da minha coleção.


No momento tenho os seguintes cartuchos: Combat Cars, Tiny Toon, Rocket Knight Adventures, Battletoads, Juju Densetsu, Genesis 6-pak (Columns, Golden Axe, Super Hang On, Return of Shinobi, Sonic the Hedgehog, Streets of Rage), SEGA Top 5 (Shadow Dancer, Sega Soccer, Flicky, Super Monaco GP, Super Thunder Blade), Valis III, Chuck Rock, Dick Tracy, Pac Man 2, Chiki Chiki Boys e Sonic the Hedgehog 2. E claro, minha coleção não vai parar por aí! ;)

Aproveitando e copiando descaradamente os posts de consoles do meu amigo Gamer Caduco, segue abaixo o meu TOP 20 de jogos do Mega Drive. Sim, tive de fazer um TOP 20 porque 10 jogos é muito pouco. Confira:

  1. Phantasy Star IV
  2. Sonic the Hedgehog 2
  3. Rocket Knight Adventures
  4. Streets of Rage 2
  5. Castle of Illusion
  6. Super Monaco GP
  7. Golden Axe II
  8. Juju Densetsu
  9. Super Shinobi 3
  10. Gunstar Heroes
  11. Dr. Robotnik Mean Bean Machine
  12. Rockman Megaworld
  13. Alien Soldier
  14. Shining in the Darkness
  15. Monster World IV
  16. Decap Attack
  17. Batman
  18. Road Rash
  19. Castlevania Bloodlines 
  20. After Burner II

E olha que foi difícil montar essa lista, tem muito jogo bom que deu dó deixar de fora (Alladin, Kid Chameleon, Out Run, Ristar, entre outros). Enfim, se você nunca jogou um Mega, faça um favor a si mesmo e vá jogar! Tem bons emuladores para PC, o Dingoo agora possui um ótimo emulador para o sistema nativo, e até o DS pode emular Mega Drive. E claro, se puder compre um Mega antigão da Tec Toy, são consoles caprichados e com uma durabilidade assustadora!





E é isso galera, espero que tenham gostado desse post. Não deixem de comentar e sugerir algum jogo para "Mega Review". Pretendo analisar os cartuchos que comprei, mas é claro que toda sugestão é bem vinda! =)

Abraços e até o próximo post!

19 comentários:

  1. Excelente análise!
    O Mega Drive foi um videogame que marcou por ter muitos jogos bons, mesmo aqueles que não usava o todo o potencial gráfico, mas possuía uma trama de fazer perder horas na frente da TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dinho! E concordo, tem muito jogo que não aproveitava todo o potencial do console e mesmo assim era muito bom! E sem dúvida tinha jogo com trama bem envolvente, mesmo em shmups!
      Abraços

      Excluir
  2. Cara, tenho um Mega Drive 3 com TOP TEN. Já vi a fita do TOP 20, meu primo tinha antes de vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara essa do top 20 eu não conhecia! A TOP 10 já vi pra vender no Mercado Livre, mas gosto mais das coletâneas de 6 e 5 jogos por causa do menu que apresentava as artes dos cartuchos originais no estilo Super Mario All-Stars.
      Abraços

      Excluir
  3. Demais esse post Adinan curti pra caramba nunca tive um Mega Drive mas vivia jogando na casas de amigos e locadoras e cheguei a zerar até o jogo do Captain America and the Avengers pelo que me lembro.Hoje em dia eu jogo no meu psp e no meu Ps2 alguns jogos desse videogame que é demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rock! Mega Drive é eterno, joguei muito também no emulador de PS2. O DS também emula mas não tão bem assim, agora no PSP deve ser muito louco, e com a vantagem de jogar em qualquer lugar! =)
      Abraços

      Excluir
  4. Putz,vendo esse post me deu uma saudade do meu Mega 3.
    O meu era esse mesmo que o seu,ele vinha com o Sonic 2 e um controle de 3 botoões.
    Época deliciosa,em que a gente esperava a sexta-feira pra ir correndo alugar um jogo pra passar o fim de semana.

    Hoje o meu Mega já não funciona tão bem assim.Felizmente temos várias opções pra jogar esse belo console.

    Grande post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa cara pode crer, eu também ficava louco para chegar o final de semana só para alugar um game, e ia namorando o cartucho até chegar em casa! Bons tempos de locadora que não voltam mais! Inclusive, escrevi um pouco sobre locadoras aqui no QG, você pode conferir aqui: http://qgmaster.blogspot.com.br/2010/12/locadoras-de-games-nostalgia-pura.html
      Abraços

      Excluir
  5. grande post! não tinha o console, mas zerei Castlevania e Golden Axe com o meu irmão. pena que não tinha muitos lugares para jogar Mega na minha cidade. quase tudo era dominado pelo SNES, era um dos poucos que insistia no Mega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leandro! E sabe que aqui na minha rua eu também não conheci ninguém que tivesse Mega. SNES dominava geral por aqui, só jogava Mega na casa do meu primo mesmo. Lá lembro de ter jogado joguei Altered Beast, ESwat, Pelé, Turbo Outrun, Super Monaco GP e Sonic & Knuckles. Ao menos foram esses que me marcaram na época.
      Abraços

      Excluir
  6. Ae, finalmente achei um tempo pra ler.
    O post ficou sensacional, vc me fez parar pra pensar num detalhe que eu nunca tinha pensado antes: o Mega é realmente um console cheio de jogos mais rápidos e o SNES é mais voltado para os duradouros. E quem pegou essa geração acabou se "moldando", sei lá como explicar, mas acabou dando preferência para o estilo de jogo que o console da geração 16 bits tinha. Pelo menos eu conheço muita gente assim pras gerações seguintes.
    Muito legal o Top 20, tem jogos que eu até hj não conheci e sei que preciso, como o Rocket Knight Adventures e o Shining in the Darkness. Sem falar no Phantasy Star IV que é uma grande mancada minha comigo mesmo. Só tem um que eu não gosto que é o Juju, eu peguei uma bronca lascada desse jogo na minha adolescência... hehehe!
    E a sua coleção de jogos tá ficando muito boa, vários grandes clássicos que só de olhar pro cartucho deve dar uma vontade enorme de jogar.
    Aliás, dois controles originais de 6 botões vc tá muito bem, eu ainda preciso de um segundo pra jogar Street Fighter II. Na época tive o cartucho (pirata! haha) e joguei bastante, mas sempre dava briga em casa pq ninguém queria jogar com o controle de 3 botões. Com o de 6 fica muito bom de jogar, acho bem melhor que jogar no SNES (apesar do som ser capado no Mega), pq eu nunca me acostumei e nunca vou me acostumar a usar os botões L e R em jogos de luta de console algum. É por isso que sou tão ruim nesses jogos (cof cof cof... era ruim no Mega tb... kkkk).
    Ah, eu não sabia que o áudio stereo do Mega 3 fazia tanta diferença, sempre achei que não fazia nenhuma. Agora me empolguei pra ter um. Preciso de um Mega americano ou brasileiro pra rodar alguns jogos que não rodam no meu Mega japonês, de quebra vou tentar fazer o combo com um SEGA CD, mas até hj não consegui ganhar na loteria pra sair comprando tudo que quero. Pretendo conseguir, espero que não demore muito! hauuahhuaa
    Muito bom, Adinan. Agora faltam os posts com os jogos do Mega, acessórios e etc! Nada contra o Master, o grande foco deste blog que é o meu xodó, mas é que o Mega ainda é na minha humilde opinião o melhor console de todos os tempos. Que os Nintendistas me desculpem, mas gosto é gosto! :)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cadu! Na época eu conhecia muito pouco os jogos do Mega e quando via nas revistas pensava que os jogos eram parecidos com os do SNES. Só depois jogando no emulador percebi que os jogos de Mega eram mais rápidos e voltados para Arcade. No final das contas ainda não consigo decidir qual dos dois sistemas 16-bits eu gosto mais, acredito que para mim os dois sistemas se completam justamente por terem focos diferentes. E como amo tanto jogos duradouros como jogos rápidos, acabo amando tanto SNES como Mega.

      E cara, demorou para jogar Rocket Knight Adventures, é um dos melhores jogos de plataforma do console! É um jogo bonito, rápido e divertidíssimo, cheio de desafios e variedades que fazem com que o jogo nunca fique cansativo. Vale a pena! E Juju confesso que não é um dos melhores games de Mega, mas sei lá porque eu adoro esse joguinho e por isso ele nunca falta na minha lista de prediletos.

      Ah eu também queria muito fazer um combo SEGA CD e até 32X, mas os preços no ML desanimam demais rsrsrs mas quem sabe um dia eu encontre alguma oferta mais em conta.

      Abração

      Excluir
  7. Fala Adinan, que infame cara, esqueceu o Sonic 3 no seu top 20, que na minha opinião, de longe foi o melhor Sonic já feito.
    Esse Mega Drive 3 sempre será muito especial pra mim. Ganhei ele no natal de 96, foi o meu primeiro videogame e tenho ele até hoje, funcionando 100%, a todo o vapor rsrs. E minha opinião é igual ao do Gamer Caduco, na guerra entre Mega Drive e Super Nintendo, pra mim foi o Mega que venceu.
    Flw amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lipe! Cara o pior é que não esqueci do Sonic 3, é que eu não sou muito fã dele mesmo rsrsrs sou mais o Sonic 2, embora eu curta bastante o Sonic 3 & Knuckles, porque sozinho acho o Sonic 3 um pouco mal acabado. Mas junto ao Sonic & Knuckles ele fica muito bom!
      Fico imaginando como deve ter sido loco ganhar um Mega de natal. Ganhar videogame no natal era maravilhoso! E legal saber que seu Mega tá funcionando desde então, isso prova o quão caprichados eram os consoles da Tec Toy.
      E para mim, bom creio que quem ganhou na guerra entre Mega e SNES fomos nós jogadores, pois no final tivemos dois grandes consoles 16-bits recheados de ótimos jogos! Quem pôde ter os dois consoles na época se deu muito bem!
      Abração

      Excluir
  8. Dae beleza? Muito bacana. sou colecionador de games e videogames, tenho o mega drive 1 e 2 na coleção e varios cartuchos. No Top 20 poderia incluir o Comix Zone, que é muito dificil e bem feito.

    Curti muito sua analise, se puder acesse meu site/podcast:

    http://conexaonervosabr.blogspot.com.br/

    e me adicione no facebook; sergiocaos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa blz Sergio, assim que eu puder vou acessar seu site! =)
      Abraços

      Excluir
  9. Muito caprichado teu post, Adinan!!
    Vc arremata com muita perfeição seus textos!!
    Adoro o Mega, considero um dos consoles mais bonitos e com uma das melhores seleções de jogos, aliás eu incluiria o Comix Zone na lista também! rss
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu pelos elogios, Rodrigo! =D

      Realmente faltou Comix Zone na lista, mas também tem tanta coisa boa de fora! Sofri demais pra criar essa lista!
      E concordo, o Mega tem uma das melhores seleções de jogos da história dos games! Digna de respeito com certeza!

      Abração

      Excluir
  10. amigo, poderia me ajudar, eu tenho esse mega drive: http://www.gamesstationretro.com/images/geneses2.jpg
    achei que era americano, porem é fabricado pela tectoy =/ fiquei muito triste ao saber disso, poderia me dizer qual mega drive é esse?

    ResponderExcluir