Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Turma da Mônica em: O Resgate


Prontos para salvar a dentucinha mais querida dos gibis? Rodrigo Menezes devaneando novamente com este Guide de como a Turma irá encontrar o Capitão Feio e resgatar a Mônica!




Eis os status dos personagens:

PA (Poder de Ataque): Quantidade de dano que faz nos inimigos,  pela relação entre o personagem mais a arma que está usando. Considerando que a cor do inimigo influencia sua absorção
PD (Poder de Defesa): Quantidade de dano que você absorve pela relação entre o personagem mais o escudo e armadura.
PE (Poder de Encantamento): No original é o Carisma, o poder de compra. Depende do personagem, mais as pedras ambar e a armadura.

ITENS:
Saúde - Poção que recarrega aleatoriamente sua vida.
Coração - Recarrega seu life, o pequeno um pouco, o grande total.
Caixa com Coração - Aumenta o seu life.
Chave - abre portas trancadas
Pedra ambar - Aumenta seu Poder de Encantamento, juntando 99 libera um poder secreto....
Magias:
Bola de Fogo - Ataque a distancia em zig-zag.
Tornado - Ataque rasteiro que vai e volta até apagar.
Dardo - Ataque vertical.
Bumerangue - É fraco, mas vai, volta e pode-se pegar de volta sem gastar. Também pega itens!
Trovão - Limpa a tela.
________________________________________________________________
O esquema é o mesmo da série Wonder Boy, cabe a você explorar toda a Terra dos Monstros, aperfeiçoando armas e proteções, e ao encontrar o Dragão que domina cada região ser transmutado em outro com maior capacidade de exploração. Vamos ao elenco:

MÔNICA - Inicia o game com a última fase do primeiro game, enfrentar o Cospe Fogo. Ela consegue se abaixar e inicia já com os itens legendários.
PA:100 PD:50 PE:56

CHICO BENTO - É o único personagem que não tem arma de mão e escudo, mas com tiros de seu bacamarte e pode se abaixar, sendo uma pena ser tão fraco. Num RPG genérico seria o arqueiro, no caso, o atirador. Misteriosamente, ele não é danificado em lava (será uma resistência natural do povo da roça?), com certeza explicado na versão original...
PA: 0 PD: 0 PE:0

BIDU - Por ser pequenino, isso pode ser uma vantagem ao entrar em pequenas passagens, e uma desvantagem, ao ter dificuldade de acertar alguns grandes inimigos. Seria o equivalente a um halfling ou anão nos RPG's genéricos. Sua exclusividade é escalar nas pedras xadrez, apertando o direcional pra pedra + botão 2. Sua arma seria a mais divertida, um osso!
PA:60  PD: 10 PE: 20

CEBOLINHA - Cebolácio Junior Menezes da Silva (Putz! forçou, hein Maurício?) é o personagem padrão do jogo, e o que conservou as armas tradicionais de Wonder Boy. A única coisa especial que possui é seu nado, apertando 2 repetido dentro d'água, que lhe permitirá ir em lugares ocultos no mar.
PA: 80 PD: 50 PE: 50

MAGALI - A gulosinha tem duas vantagens, que a torna a melhor em batalha: Seu ataque é o único feito em arco, o que a faz atingir em cima e em baixo, a protegendo de vários inimigos, combinado com o Poder do Trovão, ela terá o melhor acesso cavando as pedras bege. A outra é que depois da Mônica a mais forte. Parece que neste universo, as mulheres são forte e ponto! Num RPG genérico seria o Guerreiro! Ela consegue mais força com o Poder das Plantas, o que em outros personagens seria o Poder do Sol. Sua arma, como já é tradição nos quadrinhos é o pau de macarrão!
PA: 90 PD: 50 PE: 50

ANJINHO - Ângelo, o anjo da guarda da turma, é meio delicado para combates, mas é o único que pode alcançar o castelo do Capitão Feio. Ao contrário dos outros, o melhor escudo é o Especial e não o Legendário. Como fraquezas, seu escudo é meio vulnerável no ar, e não pode molhar suas asas, recebendo dano (isso não seria mais para o Cascão?). Em compensação, pode voar com 2 repetindo atingindo locais de difícil acesso.
PA: 30 PD: 10 PE: 20
__________________________________________________________________
DICAS ÚTEIS
- a força dos inimigos no jogo é medida pela sua cor, indo dos mais fracos (vermelhos) e médios (verdes) até os mais fortes (azuis);

- guarde os dardos para as nuvens e o bumerangue para os ninjas, são os inimigos mais enjoados do jogo; 
- as chaves são usadas tem duas funções: fechaduras verdes abrem para sempre, fechaduras vermelhas sempre vão precisar de chaves a cada entrada;
- A poção pode ser acumulada até três. É importante você estar parado para ela recarregar mais sua vida. 
- É preciso pedras e armaduras para aumentar o PE (poder de encantamento), isto é prefira a armadura antes de comprar espadas e escudos.

ARSENAL
Nome original e características 
Poder Sol
Legendary Sword – Mais forte do Jogo (Cova do Dragão)

Poder Trovão
Thunde rSword – Quebra Blocos (Castelo do Deserto de Lava)

Poder Estrelas
Ivory Sword (Já Incluso)

Poder Terra
MagicalSword – Constrói Blocos nas paredes de estrela (Direita da Dungeon)

Poder Vento
MithrilSword (Cidade)

Poder Lua
Lucky Sword– Itens mais uteis e mais dinheiro (Loja de blocos Acima do Poço)

Poder Chuva
Shogun Blade (Floresta)

Poder Plantas
Ninja Blade – Com Magali torna-se mais forte que o Poder do Sol (Dungeon)

Poder Cristal
Crystal Sword (Alto da Torre, nas pedras xadrez)

Poder Montanha
Kashmir Sword (Beco secreto Dungeon)




Escudos e Armaduras
Legendária
Legendary Armor – Armadura Mais poderosa (Fosso Castelo do Dragão)
Quartzo
Goblin Mail – Mais forte que Diamante / (Escudo - esquerda do Hospital da vila/ Armadura - Praia)
Ferro
Ivory Armor (Já Incluso)
Platina
Samurai Armor (Escudo - Piramide/ Armadura - Acima do Poço)
Aço
Mithril Armor (Cidade)
Diamante
Dragon Mail – Imune à Lava (Armadura – Lava/ Escudo - primeiro vão do Oceano à esquerda)
Bronze
Shogun Lamellar (Floresta)
Mágica
Prince Armor (Armadura – Castelo Japonês/esquerda do Hospital da vila/ Escudo - casa no fim da praia)
Cristal
Crystal Armor (Alto da Torre, nas pedras xadrez)
Especial
Hades Armor – Dá Vida Infinita, Escudo mais forte pro Anjinho (acima do poço)

___________________________________________________________________

PRÓLOGO - MÔNICA
O jogo começa exatamente onde termina o primeiro game da série, Mônica no Castelo do Dragão.

Estamos com a Mônica no último labirinto, praticamente na reta final do mesmo. Siga em frente, matando as cobras verdes, salte na mola, mate a cobra azul e siga por cima. Mate os ciclops e caia na bifurcação. Nos dois morcegos, siga pelo lado esquerdo e lá embaixo continue pela esquerda até chegar na porta do chefe.

BOSS - DRAGÃO COSPE FOGO
O primeiro chefe é simples, pois é praticamente impossível morrer aqui. Acerte-o na cabeça e desvie do fogo recuando.  O life dele é o EV, Energia do Vilão.
Com a vitória, pegue as moedas que caem antes da chama.  A chama azul aprisionará Mônica e no mesmo instante aparecerá Chico Bento com a invenção do Franjinha (assim é que o roteiro nos fez entender).

Chico com o status ainda da Mônica, deve ir para a direita. O ciclopede verde guarda a chave para sair. O corredor tem pedras que você deve ter paciência em esperar, no fim do corredor elas formarão uma escada.
Saindo do poço, (lembre do poço!) vá para esquerda que vários esqueletos te esperam. Você se tiver sorte até pode ganhar uma bola de fogo...
_______________________________________________________________________

TERRA DOS MONSTROS - Após a vinheta do Castelo finalmente destruído, a turma usará a vila como base de sua exploração.  Vamos explicar todos os caminhos deste mundo, sugerindo pular esta parte se você não quiser spoilers do texto.

A VILA - A Vila é bem simples. Da direita pra esquerda nós temos: 1) Igreja: para pegar a senha de Save com Cascão; 2) Casa de 2 andares: o de cima tem uma janela indicando uma loja e o de baixo é passagem para o poço; 3) Torre: o andar de baixo leva a um túnel bem interessante, o andar de cima tem a porta trancada para subir a torre; 4) poço: esquerda da torre, protegido por pedras quebráveis no chão, onde apenas Bidu e Magali podem penetrar; 5) Hospital: onde Franjinha te espera; para curá-lo; 6) muro xadrez, onde apenas Bidu e Anjinho podem passar.

DIREÇÕES PARA A TERRA DOS MONSTROS

CASTELO CELESTE                           DESERTO          CASTELO DO COSPE FOGO

FLORESTA                                              VILA                          PRAIA

CASTELO JAPONÊS                          DUNGEON              FUNDO DO MAR    

_____________________________________________________________________
ESTÁGIO 1 - CHICO BENTO (1-3 CORAÇÕES) 
Aqui é o ponto inicial da turma. As primeiras providencias são: ir à Torre e no túnel conseguir o Coração. Se conseguiu muitas moedas vá até a casa, na loja e se equipe: proteções de Aço e Poder do Vento (Mithril Sword) estão disponíveis (tudo fica 91$). Chico, como um bom católico, vai à Igreja se confessar... digo, pegar a senha. 

Agora, precisamos abrir a porta da Torre. Onde a achamos? no final da Praia. Entre na porta de baixo da Torre e caia no poço, atravesse até a direita.


PARTE 1: NA PRAIA* - A primeira porta é seu retorno, a praia é formada por 3 entradas no mar. Você deve evitar ao máximo cair pois não é o seu ambiente, onde enfrentará a Pi Rainha e o Polvoroso. Se cair no primeiro vão, só vai sair no segundo que possui molas. Chico deve enfrentar nos dois primeiros trechos, cobras e carangueijos (menos mortal que no game anterior, mas dão trabalho pois precisa se abaixar). O terceiro vão é cheio de plataformas e a saída é numa porta com 2 polvos, tenha paciência. Se quiser arriscar uma grana, pule na beirada e vá pra esquerda há uma porta com um baú de tesouro. Uma planta te espera atirando (menos mortal que no game anterior). A choupana é a saída do terceiro vão, então não entre! Quando o carão gueijo verde te der um dardo, é hora de se equipar com ele, o terreno vai descer, e além de carangueijos azuis, uma nuvem estará protegendo o local. 
Pronto! Encontrou uma loja, uma porta com um baú  e um bloco pendurado na parede (segredo!). No baú, está sua chave se tiver 180$ leve a Armadura de Quartzo (Goblin Mail)

P.S: Quando joguei pela primeira vez, achei que o cenário do fundo era um morro, depois vi que não era... 
* Homenagem ao nosso amigo e colaborador do QG, Marcel.

Agora você vai fazer o mais difícil... voltar tudo até aquela porta no início da praia. Agora é só abrir a porta, subir, pegar as plataformas e entrar na porta do céu.

PARTE 2: NO DESERTO -  Há duas direções a seguir, pela direita o céu seria alaranjado, e você encontraria lava que você é imune e sapões azuis que você irá penar muito. Vá para a esquerda onde o céu é violeta. Você enfrentará 3 sequencias de cobras vermelhas e verdes (estas se camuflam nos cactos) e plantas carnívoras (girassóis esquisitos que são atingidos no alto e embaixo).
Depois além destes deverá pular 3 poços com escorpiões vermelhos, 1 verde e 1 azul. Eles atiram para cima e você deve pular após o tiro mais alto. O Tornado dá conta deles. Se cair no poço você encará um caminho aquático com Piranhas verdes, mau negócio. O oásis, as piramidezinhas e duas nuvenzinhas (um tanto baixas, a primeira dá pra abater no pulo-tiro) é sinal de chegar no seu destino, a pirâmide. Se você tiver fibra, escale a piramide e desça, encontrará protegida por um Arqueiro monstro, a Esfinge. Lá tem um baú com o Terceiro Coração. Você deverá voltar depois a esta Esfinge. 
Dica: se cair no poço do escorpião, cairá neste
 rio subterrâneo.  A portinha leva à piramide.

PARTE 3: PIRÂMIDE - Antes de mais nada, relaxe! Desertos nestes jogos são sempre demorados e teste de resistência. Você pode entrar pelo primeiro poço, ou pode ir à esfinge. Vai à Esfinge?! Tudo bem: escale a pirâmide e desça, um arqueiro monstro (versão evoluída do duende zoing) te espera, dê tiro abaixado nele.  Entre na esfinge e ganhará o terceiro coração. A pirâmide tem 5 andares, toda em pedra xadrez, com arqueiros monstros e aboboras de Halloween (???). Franjinha está na porta do segundo andar se precisar. Pegue a chave e entre na porta. Chegou no boss?!! Não, na segunda parte da pirâmide. O caminho é horizontal. As grandes vilãs são as bocas de pedra, mas aparecerão sapos vermelhos, arqueiros e o kisusto (um fantasminha) que quase sempre dá um coração. Você pode evitar se machucar só andando na primeira parte sem parar ou atirar. Na terceiro o chão está cheio de molas. Quando chegar numa parede que a boca dá tiros horizontais pra direita, pule na plataforma esquerda, mas não caía no chão falso, você entrará numa sala cheia de tesouros e uma saúde.   Você vai cair no chão falso, fuja dos tiros até a porta e enfrente o primeiro Dragão!

BOSS - DRAGÃO MÚMIA. Você vai descobrir por que Chico é o único que atira e abaixa, o truque é: Pule e dê 2 a 3 tiros, quando ele estiver mais alto, se abaixe para evitar seu gás. Não tem erro.
Agora, você se transformou em Bidu. Desça a piramide (entendeu por que ela é toda de pedra xadrez?)  até o primeiro andar (não o subsolo que você entrou). Entre pelo teto numa abertura direita que leva a uma porta. 
Um baú com 4 pedras, um coração que recarrega te espera. Cascão te venderá o Escudo Platina (Samurai Shield) por apenas 430$. Hora de voltar à Vila.

ESTÁGIO 2 - BIDU (3-5 CORAÇÕES)
Vamos agora com o mascote do game. Tem bom acesso por causa de sua habilidade de escalar e ser pequeno para entrar em locais apertados. Vá para a esquerda, você escalará a parede xadrez, mas não terá como comprar ainda nada na loja. Você verá  um bosque que a cada tela o céu vai escurecendo e uma nuvem mais forte vai persegui-lo. A nuvem azul lançará chama que te seguem, mas param com o escudo. Seria simples, mas os Olhos do Mau bloquearão seu caminho. Num labirinto de pedras xadrez que só Bidu consegue entrar, há 3 saídas: a de cima leva a um baú oculto e a do meio à Floresta.

PARTE 1: FLORESTA
Seu caminho agora é pra lojinha abaixo de você, onde é essencial conseguir o Poder da Chuva (Shogun Blade), e em segundo plano os itens de bronze. Essa arma aumenta o valor das moedas enquanto luta e as chances de conseguir pedras magias. Siga reto para a esquerda sem grandes problemas contra rodas, sapos verdes e esqueletos. Quando ver um vão, uma parede xadrez e um kisusto (fantasminha), mate-o pois ele guarda a chave. Desça no vão onde haverá água e uma porta. A porta guarda o baú do Quarto Coração e uma loja de Saúde (única do game!), mas não compre nada ainda, se ainda estiver com life alto. Volte e suba toda a parede até encontrar a Fortaleza roxa. Entre na porta.


PARTE 2: FORTALEZA
Aqui na fortaleza, não tem mistério, é um túnel com paredes xadrez no chão e no teto. com 5 andares duplos. Você vai descer no primeiro buraco, em busca de uma porta com  um baú, encontrará entre os itens, a Saúde.  Suba, fique atento para os Dai Lai Lama que caem alternados nos andares (cima-baixo ou cima-cima-baixo). Sugiro lutar quase sempre no chão, apenas no teto para evitar o tiro dos Cabeça de Pedra ou das Rodas azuis. No Topo, você cairá! A musica mudará e você terá de subir de novo... só que do lado direito.


BOSS -  DRAGÃO ZUMBI
A tática é bem simples. O monstro vem rasteiro. Pule o vai-e-vem dele. Quando se levantar ataque o focinho, para inibir a névoa que cai em ondas rasteiras. Será fácil.
Agora você se transformará em Cebolinha. Na porta da fortaleza, pule no poço, e você facilmente nadará até a porta de volta. É uma boa comprar a Saúde na loja. Você pode acabar com o Ciclopede usando o bumerangue que serve pra pegar os itens.

ESTÁGIO 3 - CEBOLINHA (5-6 CORAÇÕES)
Com meu parente Cebolácio, é que há uma quebra no ritmo do jogo. Revisitamos locais do Chico Bento em outras direções, começamos com a troca de personagens nas sala de transformação, e adquirimos dois poderes opostos, que não podem ser comprados (Terra e Trovão).

PARTE 1: DESERTO DE LAVA
Nossa primeira missão é busca o Poder do Trovão para habilitar a entrada no próximo "castelo". Suba a Torre, e ao entrar na porta vá para a direita. Tenha cuidado pois enfrentará de quebra um Nimbus (não é o japonesinho da turma, mas o nome da nuvem!) e entrará na região de lava. Na tela 1, os sapões azuis não darão muito trabalho se atingi-los enquanto ainda estão sob efeito do primeiro golpe. Na tela 2, haverão as   regiões de lava, com flores e Dai Lai Lamas (evite atacar e deixar vivo, pois eles reagem com tiros). Na tela 3,  atento aos escorpiões, busque usar a magia tornado. Na tela 4, você achará um esqueleto e uma lojinha. Daquele caminho em diante é impossível continuar pela lava. Entre lá, você poderá se curar e comprará a Armadura de Diamante (Dragon Mail) por 300 merréis, que permite afundar na lava.  Na tela 5, quando vier os esqueletos, atento para o que soltam a cabeça, é preferível correr deles.  Na tela 6, fique atento às flechas do Arqueiro monstro, usar bumerangues ou tornados para não perder a defesa é vital.

No Castelo, após as pedras que cospem, você irá primeiro nadar a até a primeira porta. Na porta de cima haverá uma sala de transformação, nos personagens já usados, escolha Bidu. Entre na terceira porta. Agora suba até o final na direita e abra o baú. Você conseguiu o Poder do Trovão e poderá quebrar as pedras à sua esquerda. Desça e quebre todas as pedras pois há itens em algumas. Entre na porta de saída.
É nesta entrada para o poço que achamos a sala de
transformação da Vila, basta quebrar a pedra da esquerda.
[PERCURSO OPCIONAL] Agora peguemos o Poder da Terra, de volta à Vila, ainda com Bidu, grude na pedra xadrez da torre, e desça para quebrar a pedra abaixo. Caia no poço. Na dungeon, vá pra esquerda, há 4 poços. Caia no primeiro para quicar no teto e caia no ultimo, haverão pedras quebráveis e  xadrez. Tenha certeza de estar grudado nas xadrez e vá quebrando. De ponta cabeça, quebre a pedra solitária de baixo. No baú, pegue o Poder da Terra.  Com este poder, crie blocos nas pedras de estrela pra chegar à porta.[Você poderá fazer esta incursão depois, até  se tornar Anjinho]


PARTE 2: FUNDO DO MAR
Você pode pular do poço e entrar numa loja coberta de blocos. Lá terá o Poder da Lua.
Caia no terceiro abismo e vá pra esquerda onde tem o Quarto Coração! Depois o segundo abismo, onde tem blocos e uma seta. Suba e desça. Haverá um caminho pra direita cheio
de Polvorosos azuis, plantas verdes e blocos. Subindo, haverá um polvo de cada lado. À sua esquerda haverá um hopital. À sua direita, encontrará o Navio e descobrirá que aquele Morro na praia é o casco do Navio... Desça no poço, haverão blocos e Pi Rainha azuis.  No bauzinho, haverá o próximo Coração!! Quanto mais fundo você descer, mais escuro será a água no fundo.

PARTE 3: NAVIO FANTASMA
O Navio de ponta cabeça tem 6 níveis, o primeiro tem fantasmas vermelhos e abóboras verdes. O segundo tem fantasmas verdes e blocos. O terceiro tem fantasmas e Ogros verdes (cuidado com eles!). O quarto fantasmas e Bocas de Pedra. O quinto, Polvos azuis e fantasmas verdes. O sexto fantasmas verdes e azuis e Ogros verdes, o ultimo eles pode ter um bom item te esperando. Deve tomar cuidado, pois os fantasmas esperam você passar pra atacar suas costas.

BOSS -  DRAGÃO PIRATA
Ele que é um marinheiro amaldiçoado, ataca apenas com ganchos em zig-zag, e pulos. Sua fraqueza é na cabeça. Sinceramente, não consigo alcançar sua cabeça com a espadinha, então como tática lanço os bumerangues, dá uns 50 golpes (!!) mas dá pra fazer a façanha.

ESTÁGIO 4 - MAGALI (6-7 CORAÇÕES)
PARTE 1: DUNGEON SEGURA
Desça no poço, quebrando as pedras do chão da Vila. Refazendo o percurso do Bidu, você encontrará outro chão de blocos. Destrua e caía no buraco. Para direita, haverá vários blocos guardando o Baú com o Sétimo Coração. Pegue a porta da esquerda e volte tudo. Diante dos 4 poços, quebre o bloco alto e aparecerá uma loja. Compre lá o Poder das Plantas (ninja Blade), a arma que, apenas nas mãos da Magali, é a mais poderosa (P.A 250!!). Agora pule no terceiro poço, mas cuidado, pois o primeiro é uma mola e o segundo você vai ter de voltar tudo...

PARTE 2: A DUNGEON PERIGOSA
Temos aqui 5 telas. As de fundo laranja indicam o calor da lava, e as azuladas, indicam que você estará seguro, ou não. É importante trocar as armaduras pela de Diamante, quando chegar a terrenos de muita lava. Na primeira tela, temos Cobras e Morcegos Verdes. Na tela 2, vá por cima  e desça. Na tela 3, desça e enfrente os Kisustos (fanstasminha) e Abóboras, cuidado com a Lava. Na tela 4, suba. Haverão 3 poços de lava, e fantasmas azuis que podem atacar nas suas costas.   Quando encontrar as nuvens e flores numa parede azul, suba num beco sem saída, onde haverá uma loja secreta onde poderá comprar o Poder da Montanha (Kashmir Sword) por 1430$. Desça depois. Na ultima bifurcação, desça para enfrentar o Ogro azul, para ele recarregar seu life, e volte por cima enfrentando as flores. Mais um Ogro, entrará no pátio do castelo.

PARTE 2: CASTELO JAPONÊS
Se liga, aqui começa os inimigos mais fortes do jogo! Os ninjas vermelhos, os ninjas verdes com olhos bloqueando o caminho e os samurais vermelhos no pátio. Use magias para não perder a guarda e ataque durante seus saltos. O interior tem 7 níveis!!! Os inimigos ninjas, morcegos, samurais (cuidado extremo!!) e blocos. Em alguns deles, os ninjas estarão pendurados furando a defesa do seu escudo com o shuriken. Os samurais se atingidos pulam pra trás e atiram em você. Você terá lutar muuito nos dois últimos corredores onde só há azuis!!

BOSS - CORONEL DRAGÃO
O coronel, ou melhor dizendo "Daimyo Dragão", luta com uma naginata (lança com ponta de espada). Ele primeiro anda para dar um ataque recua e lança algumas esfera pro alto. O truque é atacar sempre primeiro e desviar quando cair as esferas.


ESTÁGIO FINAL - ANJINHO (7-8 CORAÇÕES)
Enfim, temos o último personagem. Ângelo começa voando da porta do Castelo. Deve voar até a porta do telhado. Lá haverá alguns bons itens para comprar, incluindo uma Armadura Mágica (Prince Armor) .

PARTE 1: DE VOLTA AO CASTELO DO DRAGÃO
Surpresa! Você pensou que a fase do Castelo era inútil, ou só flash back? Não! voaremos para direita da Vila. Passaremos pelo poço. E passando na loja dos blocos entraremos na outra loja onde compraremos um chave e um Escudo Especial (Hades Shield). No vão que dá pra praia, vamos cair e entrar voando (cuidado pra não se molhar!) pela esquerda, lá teremos um baú com um Coração!! Saia e suba de novo e prossiga para a direita. Achará o Castelo de Cospe Fogo aos pedaços (Mônica fez um estrago!) Siga o mesmo caminho da Mônica apenas cuidado que numa das descidas há um Olho Mau te esperando no chão! Vá para onde estava o Cospe Fogo e você achará o Poder do Sol (Legendary Sword). Retorne na porta uma segunda vez e achará vários itens. Na saída, é possível que consiga a Armadura ou Escudo Legendário. matando um dos Ogros. Quando sair, continue no poço. Há uma porta secreta, para comprar o Escudo Legendário, (apenas 5840$!) caso não o consiga antes.   



PARTE 2: PORTA CELESTE
Agora, uma partezinha chata... Volte à Vila. Lembra da Esfinge no Deserto? Volte lá, será fácil voando. Lá dentro, quebre os blocos e caia. Haverão 6 baús com itens e magias, mas você só pode abrir um por vez e voltar. 
 Retorne à Viila. Voe para a Esquerda da Torre, onde há uma porta no céu cercada de blocos. Você entrará numa sala de pedras de estrela. O lance é criar e destruir as pedras para achar uma interrogação que leva à uma porta. Enfim, encontrará sob a luz das estrelas, o Castelo do Capitão Feio. 

PARTE 3: CASTELO CELESTE
O bicho pegou! Primeiro, voe a média altura e passe rápido pelos Cabeça de pedra. Haverá uma porta de um Hospital. Suba com cuidado pois rodas e Cabeças de pedra te atingirão. Lembre de ficar no chão para seu escudo ter mais efeito. Passe as paredes falsas. O bloquinho no chão pode ter um coração ou não. Siga até a porta perto das paredes xadrez e vire Bidu
Agora, passe na parede falsa (haverão várias). Carangueijos e nuvens te infernizarão. Suba nos degraus e passe na parede falsa. Desça, mas não precisa enfrentar as cabeças de pedra, ande e atravesse a parede falsa. Uma porta, com o ultimo Coração te espera! Haverão ciclopedes vermelhos e 2 nuvens, que você fugirá quebrando a pedra de pulo. Desça fugindo dos Cabeça de Pedra. Caia na água e entre rápido na porta para virar Cebolinha.   
Entre em outra porta com água. Um corredor com plantas e ninjas azuis primeiro, e após os degraus, fantasmas e samurais azuis. Use as magias. Entre na porta e para quebrar pedras, vira Magali
Desça 3 telas matando os monstros que vierem. Você cairá num corredor escuro com Arqueiros, fantasmas,  pedras e ninjas. Entre na porta, agora você deve descer (os monstros iludem o caminho) duas telas escuras. Você cairá num corredor com uma parede falsa no fundo. Abra a porta oculta nesta parede. Agora, transforme-se no Anjinho!  
 Vá subindo 3 telas, principalmente com as cabeças que tiram dano extremo quando voa. Atravesse a parede falsa e enfim chegamos na ultima batalha!!! 

BOSS - CAPITÃO FEIO
Enfim, o ultimo inimigo. Capitão Feio, aparece de todos os cantos da tela e seus tiros sujos são mandados sempre quando voa na vertical. Você deve ter reflexos para esperar de onde virar e atingir seu corpo e não sua cabeça.

Ao vence-lo, descerá a Cruz de Salamandra! Um a um voltará pra sua casa. É apresentado um dos finais mais lindos do Master System!
________________________________________________________________________
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este é um game longo, de dificuldade adequada ao investimento do jogador. Colorido, Brilhante e mágico por si só. A versão brasileira torna mais divertido ainda. A Tectoy e Maurício de Sousa estão de parabéns por um dos melhores jogos do Master System.  

13 comentários:

  1. Ai sim viu curti esse detonado do jogo da Mônica esta no jeito com as tabelas das armas e escudos passo a passo com os detalhes de cada fase e chefes.

    ResponderExcluir
  2. Otimo jogo! Recomendado principalmente para quem acompanhou os gibis na infância!
    Terminei este jogo na época do Master, porem a um tempo atrás, jogando no emulador, fiquei travado no cebolinha.
    Deu vontade de jogar novamente! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Rock Agradeço mesmo, a tabela eu já tinha anotado quando tinha zerado o jogo, mas aproveitei e dei uma pesquisada sobre o Wonder boy 3, para ver os nomes originais.
      Acho que facilita muito.
      Eu já havia zerado e depois de um tempo percebi que vários blogs já tinha feito o detonado deste game, recomendo também o do Shugames que tem mais detalhes que o meu sobre as lojas e portas secretas. No meu guide, só usei meus caminhos já de vício de jogo. Mas no Master Dicas vou por o truque para jogar com a Mônica e ir direto nos chefes! Só aguardar.

      @Andre realmente é um reencontro com minha infância. Ganhei o cart quando fiz 15 anos, acho que minha tia me deu como uma "despedida" de criança...
      O Cebolinha e o Chico são os mais demorados, porém o Cebola tem trechos mais de quebrar a cuca.

      Excluir
  3. Tenho o cartucho na caixa até hoje! Simplesmente incrível!
    Vale ressaltar que o jogo é um mod do Wonder Boy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, mas o label e o manual por negligencia da minha irmã dançou. Temos o review também explicando a origem por Wonder boy.

      Excluir
  4. É um dos meus jogos favoritos do Master até hoje! Desde pequeno me encanto com a magia que este jogo consegue transmitir. Uma vez cheguei a sonhar com uma dungeon secreta, e ficava horas tentando achar a tal "porta" que levaria a essa dungeon, EHAUEHAUE

    Um dos games que me motivam até hoje a desenvolver meus jogos. Ah, podia colocar também sobre as portas secretas das pedras!

    Algumas portas que poderiam ser citadas também: a da pirâmide, não tem o chão falso que dá no chefe do Chico bento? A esquerda tem aquela porta secreta, mas se voar pelo teto com o Anjinho, tem outra sala secreta! Na esfinge, onde existem baús com itens, você pode sair daquela sala em qualquer lugar, pois a parede é toda feita de portas falsas. Ainda na esfinge, na sala onde quebramos os blocos para cair, encima destes blocos, existe uma porta que leva diretamente para o chefe do deserto.
    Na porta na vila que leva para o deserto, bem abaixo dela encostada no teto, existe uma linda loja para comprarmos pedras e trovões! E, na sala onde pegamos o primeiro coração com o Chico Bento, na vila, bem acima da porta para voltar à parte superior da torre, existe uma loja escondida que vende apenas magias.

    Bem, devem ter outras que esqueci de mencionar, foram as que eu lembrei, hehe o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas dicas eu já ia mandar na Seção Master Dicas, com mais algumas, só aguardar! ;)

      Excluir
  5. Guide perfeito, Rodrigo! Desse jeito não tem como não zerar essa belezinha! E quem nào jogou por favor jogue até o final, é um dos melhores Metroidvanias da história dos games, com uma boa pitada de RPG e muita diversão!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa é pra mim o melhor game de action/RPG dos 8 bits. Meu preferido!
      Abraços!

      Excluir
  6. Cara, vou usar o seu Master Guide pra zerar esse game! hahahah! Por incrível que pareça eu quase morri no primeiro BOSS xD

    Logo vou upar o gameplay no youtube!

    Guia magnífico man, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partiu usar, parceiro!
      Eu enrolei, enrolei e pronto, taí o post com menos detalhes que eu queria, mas taí...
      Obrigado e Abraços

      Excluir
  7. como passar do dragao pirata? to quase quebrando o cartucho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço assim: Antes de ir atrás dele, tento adquirir uns 3 bumerangues no minimo.
      Vou pro navio e antes da porta do boss, escolho o bumerangue. Fico no canto da tela esperando passar os ganchos por cima de mim, salto e mando o bumerangue. Demora muito, pois tira de 1 a 4 pontos só, mas consigo vence-lo.

      Excluir