Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ancient Ys Vanished Omen (Parte 3)


E aí pessoal, tudo bom com vocês? Vamos prosseguindo com a nossa terceira e penúltima parte do guia. Estão preparados para continuar a jornada comigo? Então vamos!





Capítulo 3: O Que Houve Com Sara?




Na parte anterior do guide (para quem não se lembra já que passou muito tempo, clique aqui), após derrotar Nygtilger e pegar o Book of Hadal, Aron volta para Zepik e então recebe a notícia de que algo havia acontecido com Sara. Saia de Zepik e vá para Minea. Ao chegar na casa dela você será surpreendido por um velho, que vem com a seguinte notícia: "Você é Aron? Eu tenho uma notícia terrível, Sara foi assassinada, isso é muito triste. Pegue este livro, Sara deixou comigo caso algo acontecesse com ela. Suas últimas palavras foram "Siga para Mina Abandonada!".

Depois da conversa você recebe o Book of Tovah, o segundo livro da história de Ys. Nele está escrito o seguinte: "Naqueles tempos, Ys era governado por duas deusas e seis sacerdotes. As deusas eram a fonte de vida para todos, e simbolizavam a força de Ys."


Agora faça o seguinte:
. Verifique no inventário se tem o item Wing, caso não tenha passe no Village Market e compre um.


. Caso tenha vasculhado tudo em Minea deve ter notado que há uma mulher
parada ao nordeste do vilarejo (foto ao lado). Ao se
aproximar ela vai dizer: " Eu sou a poetisa Reah (Lair). Minha Harmonica, a minha mais preciosa possessão, foi roubada. Eu não consigo tocar minhas canções sem ela, o que irei fazer?"

Parece que temos dois casos a serem resolvidos, então saia de Minea e siga em direção à Zepik. Chegando na entrada você notará que há uma outra entrada, mais ao norte. É aqui onde está a Mina Abandonada, o nosso próximo desafio.

Explorando a Mina Abandonada

Dividido em 3 andares, o nosso segundo desafio é um pouco complicado pelo fato do local ser mal iluminado, por isso é bom ter muito cuidado e paciência pois os monstros que vamos encontrar por aqui são fortes. Abaixo você confere o mapa:

Segue também as informações dos monstros que vamos encontrar aqui:

Nubrrow (Madabacs)
Exp:200
Gold:200

Gryel (Galbeafras)
Exp:240
Gold:240

Othclos (Vermians)
Exp:240
Gold:240

Com o mapa em mãos, vamos começar com o seguinte:
. Primeiro pegue o Timer Ring e equipe imediatamente, pois os monstros estão muito fortes e com o anel equipado fará com que fiquem lentos, te ajudando a dar os golpes nos locais mais vantajosos (lembra da explicação na primeira parte do guia?). Depois pegue a Silver Armor e, caso esteja precisando, a Potion.




Feito tudo isso vá para o próximo andar. Se você achou os monstros do andar anterior uma grande dor de cabeça, se prepare porque vem mais por aqui: 

Dynick
Exp:320
Gold:200
Karon (Mirvmen)
Exp:360
Gold:240
Menon (Eyeballs)
Exp:400
Gold:280

E vamos lá:
. Os monstros aqui são complicados, por isso fique esperto ao pegar os itens pois você vai cruzar com alguns durante o trajeto. Se quer uma sugestão de qual item pegar primeiro eu faço na seguinte ordem: Roda Seed, Heal Ring e por fim a Harmonica. Ufa, agora que está com o Heal Ring você pode se recuperar a qualquer hora, basta ficar parado e esperar que os teus pontos de vida aumente, mas tome cuidado para não ser atingido por nenhum monstro enquanto fizer isto.

. Feito isso use o Wing para voltar ao vilarejo de Minea, caso não tenha, sem problemas, é só voltar pelo mesmo caminho. Aliás, a Mina nem é tão longe assim de Minea então aproveite essa caminhada para ganhar Exp. pois acredite ou não, você está perto de alcançar o nível máximo no jogo, que vai até o 10.

Voltando em Minea, entregue a Harmonica para Reah. Agradecida, ela irá dizer o seguinte: "Obrigada por encontrar a minha Harmonica! Ela estava na mina abandonada? Mas que diabos ela estava fazendo lá? Não importa, eu vou lhe recompensar com uma canção!". E assim começará uma música que só vai acabar se você apertar algum botão...





. Lembra da Roda Seed que pegou na mina? Então, saia de Minea e, depois de atravessar a ponte, você vai notar que existem umas árvores com um formato triangular. Elas são as Árvores Roda, com a semente você poderá entender a linguagem delas, e a primeira irá dizer o seguinte: "Você entende a linguagem das plantas, não? Eu sou Roda. No pé de um dos meus irmãos está uma Espada de Prata (Silver Sword). Ele foi enterrado no solo de Ys desde os tempos antigos". Depois de ouví-la, vá para o sul que você encontrará a árvore a qual está enterrado a espada. Ela irá dizer: " O mundo está cheio de tormento. Os tempos de Ys voltaram, bravo guerreiro! Agora chegou a hora para começar a tua  jornada!" E assim surge um brilho vindo em direção da raíz, é a Espada de Prata. Agora vamos vasculhar o restante da Mina!

Dica:
Antes de voltar para a Mina, verifique se está com a Reflex Armor (5.000 Golds) e o Large Shield (6.000 Golds) no inventário. Caso algum dos itens esteja faltando é bom juntar dinheiro para comprá-los pois serão de grande importância para uma futura ocasião. E aproveite para comprar mais um Wing (2.000 Golds) caso não queira passar pela Mina inteira depois de verificá-la toda.

Verificando o Terceiro Andar da Mina Abandonada

Voltando para a Mina, vamos diretamente para o terceiro andar (caminho nº2 no mapa). Se prepare pois teremos novos monstros por aqui:

Chelasken (Nofenix)
Exp:440
Gold:200
Limendy (Armagots)
Exp:480
Gold:240
Brayzal (Death Lords)
Exp:515
Gold:280

. Pegue a Key to Doomed (Darm Key) e, caso precise, a Potion. Em relação aos monstros você não terá problemas com Chelasken e Limendy, mas vai passar por apuros quando encontrar alguns Brayzals pelo caminho.

Aconselho evoluir para o level máximo antes de prosseguirmos. Um bom local é no caminho onde pegamos a Key to Doomed, onde está cheio de Brayzals.
Depois de recolher os itens, equipe o Ring Mail e vá para o caminho nº 3. Você entrará numa sala onde tem um baú, é ali onde está o próximo livro. Mas ao encostá-lo, você será surpreendido por Vagullion, o terceiro Boss:

Vagullion
HP:255

Vagullion não é difícil, porém exige uma paciência para derrotá-lo, pois ele se divide em vários morcegos e nesse momento fica invulnerável. Quando isso acontecer mantenha distância e esquive dos morcegos quando vierem em sua direção. Após uma série de ataques, Vagullion voltará à sua forma normal. Quando isso acontecer ataque imediatamente pois a transformação dele é apenas momentânea. Uma dica é você sempre atacar pelo meio para não correr risco de ser atingido por ele quando se dividir. Com um pouco de sorte você pode causar até dois danos por vez.

Vagullion é um verdadeiro teste de paciência.
Após derrotar Vagullion, o baú surgirá novamente então abra-o e pegue o Dabby Book (Dabbie Book). Nele está escrito: "Qual foi o 'grande problema', tu perguntaste? Um inimigo apareceu de repente, e atacou a cidade. Lavas começaram a sair do solo, queimando tudo em seu caminho! Corremos em todas as direções para escapar.
De alguma forma, o Creria (Cleria) era a raiz de nosso problema, então selamos ele e enterramos no fundo da terra. Se caso desenterrarmos, o problema poderia começar de novo."

Além do terceiro livro, Aron também encontrou a chave que dará acesso a um dos maiores desafios de suas aventuras. Quem estará nos esperando por lá? Saberemos isso na nossa parte final do guia, que ficará pronto em 201.....

Curiosidades de Hoje: Conflito Entre Versões



Não é de hoje que vemos alguns problemas na hora de localizar os games japoneses para o resto do mundo. No caso de Ys, a coisa foi ainda mais séria.
Tudo começou quando o Turbografx-CD recebeu a sua versão, com uma tradução diferente da que vimos no Master System. Para piorar a situação, o jogo também apresentou outras diferenças, como o fato dos calabouços serem invertidos, o que acabou gerando grandes discussões em fóruns, onde pessoas procuravam buscar respostas para saber qual versão estaria correta. Afinal, naquela época nem todos conheceram e muito menos ouviram falar da versão original, lançada em 1987 para o computador da NEC, o PC-8801.

Comparação entre a versão de Master System e Turbografx-CD.
A versão do Master causou confusão por conta dos dungeons invertidos.Mas em compensação, ele exibia o jogo numa resolução bem mais alta em relação à outras versões.
Por fim, a própria Falcom declarou que a localização (me refiro às traduções e aos calabouços) correta seria aquela utilizada no Turbografx-CD, tanto que passou a ser reutilizada nos jogos posteriores aqui no Ocidente. O que pode comprovar tal fato é esta imagem, tirada de uma artwork lançada no Japão:

Do lado esquerdo: a imagem tirada de uma Artwork. Do lado direito: uma scan do manual da versão do PC-8801.
É isso pessoal, espero que tenham curtido o texto de hoje. Até mais!

6 comentários:

  1. Um guia bem interesante esse viu de um grande jogo eu nem lembrava mas dele espero um dia jogar esse jogo mas tenho que zerar alguns ainda por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, Matheus. Eu já entrei nesta caverna algumas vezes antes da hora. Como meu cart não tá com bateria (valeu por explicar, Adinan!) parei na centopeia, mas tava bem difcil... Vamo lá!
      Abraços!

      Excluir
    2. Vixi Rock, sei bem como é isso. Eu tive a brilhante ideia de começar vários jogos, que pra piorar a maioria são RPGs hahaha. Mas não deixe de jogar esse jogo pois garanto que você vai curtir. =D

      E valeu Rodrigo! Essa caverna me trouxe grandes problemas quando joguei pela primeira vez, demorei um tempo para decorar os caminhos. A centopeia é difícil por fazer um movimento aleatório, então a gente acaba matando meio que na sorte mesmo hahaha.

      Abraços!!

      Excluir
  2. Ah que bom ver mais uma parte do guide de Ys, a galera tem amado esses posts! E não é pra menos, tá muito caprichado! E agora sim o bicho vai pegar com aquela gigantesca torre onde o chefão está escondido, momentos tensos nos aguardam no próximo post! :)

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Adinan, demorei muito mas aqui estou \o/. E rapaz, essa torre vai dar um trabalhão hein, já estou até me preparando mentalmente porque a coisa vai ser tensa hahaha.

      Abraços!!

      Excluir