Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

How to Use - Ultima IV: Quest of The Avatar! (Parte 2)


Continuando a nossa jornada no mundo de Britannia para o game de Ultima IV.
Se você deseja ver outra parte, clique aqui
Conheça a ti mesmo.


PARTE 3 – AMBIENTAÇÃO

A HISTÓRIA DE BRITANNIA
Após uma grande batalha com Stranger (um terráqueo) e seus aliados com Mondain, Minax, e Exodus, as terras de Sosaria foram devastadas (Ultima I a III). Lord British agora soberano de toda Sosaria, agora chamada Britannia, convoca mais uma vez um campeão terráqueo (The Stranger). 
As Virtudes são baseadas nos príncipios: amor, coragem e verdade.
Você foi escolhido para livrar Britannia do mal, de uma vez por todas. O amuleto que foi concedido a você é o Ankh, o símbolo da vida e do renascimento. Só quem possui o Ankh pode tentar o “Quest of the Avatar”. Seu objetivo é simples - alcançar o Abismo, e ler o Codex da Sabedoria Final. (Wisdow Ultimate). Atingir esse objetivo, no entanto, é, possivelmente a tarefa mais difícil que você realizará!

Para ganhar entrada para o Codex, primeiro você deve ter obtido a iluminação em cada uma das 8 Virtudes: Honestidade, Compaixão, Valor, Justiça, Sacrifício, Honra, Espiritualidade e Humildade. Apenas a mais pura das almas tem alguma (pequena) chance de chegar ao fim desta longa estrada!
Para se iluminar, você precisa encontrar nos 8 santuários (Shrines) e entrar em meditação. A única forma de entrar é encontrando as Runas (Runes) escondidas nas suas respectivas cidades (ou não). E a meditação é feita quando você descobre qual o mantra é o específico. Para isso, você bancará o detetive e localizará as Runas, os mantras, e quando estiver corajoso o suficiente, encontrar as pedras (Stones) escondidas nas dungeons.

Aqui começa sua jornada.


JOGANDO CARTAS COM A CIGANA
Para iniciar o jogo, você deve sentar com a cigana e escolher uma das cartas. Diante dos dilemas que ela te dá, é que define sua classe, aqui chamada de Profissão. EU RECOMENDO DEIXAR ROLAR, e você espontaneamente receberá sua classe (Assim Garriot planejou), mas se você quer escolher mesmo a classe, damos a dica.
Se você quer um personagem com mais tarimbado no mental e magias, procure virtudes nesta ordem: Honestidade em especial, Honra, Justiça; e se for caprichar no físico, busque as virtudes nesta ordem Valor em especial, Compaixão, Sacrificio, Honra, Justiça.
Espiritualidade e Humildade dizem respeito a todas as características. A profissão é definida pela última carta, agora vamos à elas e suas respectivas cidades...    

Obs: Por questões geográficas é mais fácil começar o jogo com as seguintes profissões (nesta ordem): Bards, Druids, Paladins e Tinkers que iniciam o jogo no continente. A ordem diz respeito à proximidade com o Castelo de Lord British.


Profissões

Mages

Os magos de Britannia são conhecidos por suas magias poderosas e fascinantes encantamentos. Reunidos em Moonglow, perto do Lycaeum, estudam pergaminhos antigos e conhecimentos arcanos da terra em sua busca incessante de promover a virtude da Honesty. Apesar de sua natureza erudita e estrutura frágil em comparação com cidadãos mais robustos de Britannia, o mago se faz um poderoso companheiro de viagem e um adversário perigoso.
Com pouco preparo pra combate físico, a maioria dos magos protegem-se com simples Cloth e carregar um dagger ou sling. A principal arma do mago, óbvio, é a mágica. A única arma mágica que podem usar é a varinha (Magic Wand)Os magos mais poderosos foram conhecidos para conjurar encantamentos que podem causar a própria terra se mover.

Moonglow é uma cidade mágica, em que um jogador desavisado pode facinho ser acusado de desonestidade pois parece que todo mundo está de boa fé, no sul da Verity Isle perto do Liceu (Lycaeum). Se procura um mago para seu grupo, deve atentar pelo nome Mariah que deixa seu baú ao ar livre. Veremos magos fantásticos como o escritor Shakespeare e Cosima (a esposa de Richard Wagner), e encontraremos lojas de ervas mágicas ao ar livre. Talvez queira que uma mulher leia sua mão, sem medo de charlatanismo. Atente para a sabedoria do moribundo Shazom e do pequeno Christian perto da pousada, algumas crianças são muito sábias. Diz a lenda que um sábio chamado Nigel tem o segredo de conjurar magias de Ressurreição. O shrine fica na grande ilha ao norte da Verity Isle.

Para fins de jogo, o Mago é o personagem mais frágil fisicamente, mas o com mais poder mágico (limite de 2 vezes a Inteligência) já começando com cerca de 20 MP (já aplica magicas nível de avançado). O pré-requisito é Inteligencia +3. E geralmente já carrega na bolsa 3 a 4 Ginseng e Garlic.  


Bards

Os bardos de Britain são conhecidos por seus contos divertidos e baladas maravilhosas, mas também por atos de bravura e ousadia em seu próprio mérito. Encontrados em todo o país, eles são frequentemente encontrados num pub ou corte real. Dedicados a iluminar as almas daqueles que gostam de ouvir seus contos, os bardos aderem à Compassion. Bardos são vistos procurando o Santuário numa caverna há duas pontes no leste do Castelo de British. A arma de escolha pros bardos costumam ser o Sling ou bow. A preferencia de proteção dos bardos tem sido de couro, incomodados com o barulho de metais, embora, a escolha é mais por praticidade. Sua profissão exige cantar, tocar instrumentos musicais, lutar, e até mesmo lançar feitiços (MP maximum igual a Inteligência). Eles dão excelente companheiros de viagem.

Se você quer realmente escolher uma profissão, sugiro começar pelo Bardo. Para fins de jogo, Bardos são o meio termo de todas as classes. A única arma que não usa é a Halberd, e algumas versões mágicas: Magics Sword & Axe, assim como a Magic Wand dos Magos. Seu nível de magias é igual a sua Inteligência, metade do nível de um mago. Seu Requisito é Destreza +3.

E não é por acaso que próximo do Castelo de British, encontra-se Britain.
Na Britain Bay, no centro do mundo. Você encontrará crianças ávidas por buscar a compaixão. Um bardo cheio de belos contos como Julio está escondido em seu quarto, conhecedor de mantras. Não será dificil encontrar Criket, indispensável de conhecer, e Iolo, personagem clássico da série. Cricket mostra-se um chato, mas pode ser útil se souber “leva-lo”. Na estalagem, você poderá encontrar o Shepherd Mentor que lhe contará o que acontece em sua cidade natal. As lojas de armas tem boas opções para aventureiros de primeira viagem (staff, dagger, sling, sword) e proteções simples (cloth, leather, chain).
 Lá haverá várias oportunidades de você provar esta compaixão, embora tenha a maior espelunca do jogo, uma pousada que o estajadeiro me avisa pra não ligar pros ratos, achei uma coisa muito interessante no beco dela, e no meio da noite fui atacado por mais que um rato, mas um ladrão...   

Fighters

Quando alguém se aproxima Jhelom, a ilha lar dos combatentes de Britannia, o barulho de aço e o grito de homens de armas aperfeiçoando suas técnicas se torna inconfundível. Estes homens de combate podem ser encontrados em todo o país, a serviço de algum nobre senhor, ou talvez, envolvidos em uma aventura em seu próprio proveito. Através de sua coragem incomparável, esses guerreiros promover-se em virtude do Valor.

Os guerreiros de Britannia são mestres na arte do combate armado, e pode usar qualquer arma forjada em toda a terra, embora, a espada de dois gumes, uma arma verdadeiramente temível nas mãos de um mestre qualificado, é a sua ferramenta preferida. Anos de treinamento têm lhes fortalecido a ponto que nenhuma armadura é além de suas habilidades, os mais ricos guerreiros escolhem a plate para proteger-se. Confiantes em suas habilidades e armas, alguns guerreiros optam por abandonar encantamentos mágicos. Para fins de jogo, ele pode usar qualquer arma normal e a Magic Sword. Qualquer armadura normal e a Magic Chain. Seu Requisito é Força +3.

Jhelom é uma cidade bélica e fechada, você verá guardas protegendo os primeiros corredores no norte e sul. Uma ótima cidade Possuem afinidade particular com cavalos, como o nobre corcel Valorian. Um mistério guarda os muros da cidade onde diz os mitos que possuem prisioneiros. Geoffry é um dos guerreiros alojados em seu alojamento, que apenas espera uma Quest para provar seu Valor. A cidade obviamente tem uma das melhores lojas de armas de Britannia, nas lojas de Armas temos de Chain à Magic Plate. Axe, Crossbow, Halberd. O Shrine fica numa ilha do sul. Impossível entrar (ou sair) da ilha sem um barco ou o portal lunar que abre à Lua Cheia.   

Druids

Fazendo suas casas na Deep Forest, no noroeste do Britannia, os místicos druidas chamam consideram Yew sua própria cidade. Eles podem ser encontrados em meditação profunda nos bosques de carvalho sagrados, que defendem ferozmente de tudo que iria prejudicar a floresta que protegem. Eles se aprofundam na virtude da Justice, e estão sempre envolvidos nos assuntos do Supremo Tribunal do juiz Talfourd. Conhecimento da natureza dos druidas é sem igual, e sua compreensão de ervas medicinais e os hábitos de vida selvagem da Britannia torna um abençoado companheiro. Isto, junto com suas poderosas artes místicas, os tornam valiosos em qualquer aventura.
Os druidas lutam com varias armas, embora preferem de madeira. Em combate, muitos preferem um Staff de carvalho robusto ou Mace pesada, os mais poderosos terão o privilégio de usar a Magic Wand. Os druidas tendem a afastar-se de obras de metal, preferindo Leather bem trabalhada, pois acreditam em manter comunicação estreita com a natureza, embora, alguns estão dispostos a deixar de lado suas convicções para promover uma causa maior.

Para fins de jogo, a profissão é a única sacerdotal e bem semelhante àquela de D&D. As armas restritas são machados e espadas, e a proteção limita-se ao couro. É a segunda profissão que domina melhor as magias, embora comece com um poder baixo (MP maximum igual 150% da Inteligência, ¾ do poder de um mago), ele vai aumentando. Seu Requisito é Destreza e Inteligência + 1. Ele começa com os mesmos componentes que um mago.

Yew nem sei se podemos chamar de cidade, pois não bastasse estar quase escondida na floresta, ainda tem muitas árvores dentro dela encobrindo muitos trechos. É bem exótica: Encontramos um solene tribunal, uma prisão com prisioneiros sábios e algumas surpresas, e numa mata, druidas (que não dizem seus nomes) escondidos ou em transe recitando mantras. Escondido nestas matas verá Calumny, que detém o segredo da magia Quickness. A cidade está cheia das duas profissões irmãs, Druidas e Rangers. Talvez Janna se interesse por participar da busca do Avatar. Seu santuário está numa península à Noroeste extremo protegida por um espinheiro contaminado...  


Tinkers

A cidade de Minoc, nas costas frias do norte de Lost Hope Bay, é conhecida por seus ferreiros e artesãos. Estes finos artesãos também são lutadores excelentes, pois sua profissão exige força. Os Tinkers promovem a virtude do Sacrifíce, vindo do tempo e energia dedicados ao conserto dos artigos quebrados de outros. Tinkers são qualificados em vários ofícios, incluindo: serralheria, fabricação de relógio, sopro de vidro, artefatos explosivos, escultura, marcenaria, arquitetura e engenharia. Numa aventura é um especialista útil quando ameaçado com a multidão de armadilhas escondidas para mutilar os incautos, o grupo não deve se preocupar com seus artigos de madeira e metal entrando em desuso.

Ferreiros em geral, tem desconfiança de mágica, apenas colocando fé no que pode ser construído à mão, embora, alguns estão dispostos a concordar com o uso de magia de engenho quando a vantagem é evidente. Os Tinkers fortes podem suportar o peso da armadura ou armas mais pesadas, porém, o Axe é seu favorito. Tinkers para fins de jogo, são idênticos aos Paladinos no uso de Armas (somente a Magic Wand Restrita), mas não usam armaduras mágicas. Seu Requisito é Força e Destreza +1.

Minoc é uma cidade pequena, com uma considerável loja de armas (haverão até armas mágicas!) e uma perigosa forjaria (lógico), Procure Azure. Você encontra armas como Mace, halberd e mesmo Magic Axe. Zircon faz armas para a guarda pessoal de Sir Simon e Lady Tessa. Talvez você se sensibilize com uma casa de Pobreza em que as pessoas mendiguem, aspirando sacrificar o corpo e aperfeiçoar o espirito. As casas de cura também aceitarão doação de sangue... Entre os ferreiros, Julia é uma candidata à aventureira. Talvez para conseguir a runa seja necessário um grande sacrificio do jogador. O santuário do Sacrificio encontra-se numa ilhazinha à sudeste de Minoc, tendo a vila de Vesper ao sul como abrigo para viajantes.     

Paladins

Estes nobres guerreiros são oriundos de Trinsic, no quente sul de Britannia, entre dois rios. Lá, o juramento é tomado em grande valor, e não há medo da traição, pois os paladinos vivem a virtude da Honor. Suas crenças profundas no valor de um bem é a origem do seu poder. Paladinos tem um código muito rigoroso que vivem de perto. Eles valorizam esse código acima de todas as coisas, incluindo a sua própria vida. Paladinos nunca roubam ou iniciam disputas mesquinhas. Eles são companheiros poderosos e confiáveis mesmo na viagem mais perigosa.

Anos de treinamento em armas permitiu os paladinos serem hábeis na maioria das formas de combate, e eles podem usar até a Halberd mais pesada ou a Sword de duas mãos. Assim, nenhuma forma de armadura é muito pesada para esses guerreiros honrados. A sua forte fé dá poder de magia, e eles não têm medo de confiar-se às armas e armaduras encantadas. Para fins de jogo, Paladinos usam qualquer arma, exceto a Magic Wand dos magos. Eles usam magias de MP igual à Inteligência (metade de um mago). Seu Requisito é Força e Inteligência +1.

Trinsic é outra cidade que tem características de outras cidades ao sul da vila de Paws. Lá, você terá a oportunidade de encontrar Armas mágicas à venda!! Kline é uma das pessoas mais informadas da cidade, e o paladino Dupre terá prazer em iniciar uma Quest pela honra, desde que você prove para ele seu valor, coisa que só consegui no sexto nível e conseguindo a Runa. Os cantos da cidade é que tem coisas estranhas, um mago num canto parecendo proteger alguma coisa, um garoto com medo de um burro que fugiu (e o menino parece saber coisas que adultos não sabem) e até um esqueleto escondido!  O shrine se encontra na baía à sudoeste do continente.


Rangers

Ao largo da costa ocidental da Britannia situa-se a ilha dos rangers. Aventurando-se longe de seu retiro, eles são encontrados em todo o reino, porém, a floresta mística de Spiritwood ou o solene Empath Abbey, onde eles rezam para a iluminação, são mais encontrados. Guiados pela virtude da Espirituality, buscam melhorar as condições de todos por todo o país. Rangers são conhecidos por proteger ferozmente a floresta que chamam de casa. Sua espiritualidade lhes dá força mística, tornando-os usuários de magia proficientes (MP maximum igual a Inteligência).
Os rangers são hábeis no uso da maioria dos tipos de armas, e sua familiaridade nos caminhos da magia não temem empregar armas e armaduras vinculados com encantamento mágico. Muitos optam por limitar sua proteção, por nada mais pesado do que Leather.
Para fins de jogo, seu repertório de armas é parecido com o do Bardo, mas diferença está no acervo mágico, ele pode usar o Magic Sword, mas não pode usar o Magic Wand.  

A cidade de Skara Brae é outra cidade bem estranha. De poucos muros, o fascinante nesta cidade é encontrar frente a frente com um Ankh (este ainda não é o Ankh da espiritualidade que você procura, ele está em outra dimensão, mesmo assim deve usar o mesmo mantra que ele) rodeado por heróis como Shamino. Os habitantes tem bom gosto em discutir magia como Caryle que possui o poder de Iceball, ou Romasco no Mystic healer e Presto (Caverna do Dragão?!) na casa de ervas.  Não devemos subestimar mendigos como Granted. Perca as esperanças: a Runa não se encontra na cidade. O estranho foi encontrar nesta cidade um personagem isolado que atende pelo nome de Buddha...
  
Shepherd

São pessoas que conduzem rebanho como vida, especialmente ovelhas. Seu trabalho tem pouca recompensa e não existem condições de melhoria. Mas é a base de grande parte da economia de Britannia. Assim, o pastor é o verdadeiro codinome da virtude da Humility. Muitos pastores vivem na ilha de New Magincia, onde há abundância de pasto suas ovelhas para pastar. Seu conhecimento da terra, e sua natureza despretensiosa simples, torna-os um companheiro firme em qualquer aventura. Quem sabe, você encontre a furtiva Katrina pro seu grupo?

A maioria dos pastores são qualificados em qualquer forma de combate, e alguns nunca recebem treinamento nas artes místicas. A maioria está acostumado apenas com o básico necessário para proteger os seus rebanhos, como staffs, daggers, ou um sling simples. Leather geralmente é a proteção mais forte que Shepard pode pagar ou desejar.

Para fins de jogo, este personagem deve ser o odiado pelos jogadores-advogados. Apenas por aqueles que querem um bom desafio vão se sentir felizes jogando com um Pastor. Eles não usam Halberds (armas para paladinos), Bows e CrossBows (armas típicas de caçador), mas podem usar Axe e Sword, que estão vetados aos Druidas.
Magincia já spoileando um pouco, é um lugar ingrato para início de jogo, pois o lugar está devastado pela vaidade (Pride) como uma cidade fantasma. Devemos lembrar o mito de Édipo quando percebermos o que aconteceu na cidade. Splot, Faultless e Casperian (Gasparzinho) podem nos informar sobre coisas difíceis de saber em outros lugares. Não te animes em buscar suprimentos nesta “humilde” cidade. Perca as esperanças: a Runa também não se encontra na cidade. Minha surpresa foi ter ouvido uma frase do filme “O Advogado do Diabo”... Katrina, a shepherd estará apenas à espreita da cidade.
O shrine é encontrado na entrado do Stigian Abyss. 

OUTROS LUGARES
Não bastasse as oito cidades, temos outros lugares que até as complementam, conforme veremos aqui.
Paws – Talvez mais importante vilarejo pro jogador. Você encontra indo ao sul da Britannia Bay, contornando um rio e depois duas pontes. Paws você pode comprar um cavalo por 100 GP por personagem, o que te ajudará a economizar comida e conseguir fugir de monstros. Possui também uma loja de magia escondida e até uma das Runas ou Pedras alegam estar escondida.
Castle British – Ao lado de Britain, o ponto zero de Britiannia, onde você vai parar sempre que morrer. É indispensável falar com o vidente Hawkwind e o Rei, para examinar suas virtudes, ressuscita-lo, subir de nível, e até cura-lo. O castelo tem várias passagens secretas. No meio do seu tesouro (escondido) há um item essencial para terminar o game, mas será sensato abrir um dos baús de sua majestade? Única má notícia é que você acabará perdendo o cavalo a cada conversa com o soberano...
Lycaeum Castle – Na Verity Isle. O item mais fantástico é um telescópio que lembra o farol de Lost. Em frente a ele use a opção Search para ver as cidades. 
Empathy Abbey - Também conhecido como o Castelo do Amor, governado por Lord Robert e Lady Marcy, próximo à Deep Forest à Oeste de Yew. 
Vesper - Lugar relacionado à Minoc presidido por dois anciões e repleto de Shepherds. Lá você encontrará um Guilda que vende equipamentos como Chaves (essenciais para explorar Jhelom) e Tochas.  
Cove - Uma cidade de magos em que você encontra o próprio Merlin? Sim, Cove é a cidade da Sabedoria, oculta no lago perto do Santuário da Compaixão.


O MUNDO DE BRITANNIA
Disponibilizando o Mapa. O alfabeto runico está no outro post. Cada lua corresponde um Moongate próximo a uma das 8 cidades.

CONTINENTE BRITANNIA
O Castelo de Lord British – No centro de Britannia, na Britannia Bay.
Serpent Spine – Norte do Castelo de British. Ponto mais alto de Britannia, lar dos Ettins e Cyclops.
Yew e Deep Forest – Noroeste de Serpent Spine. Lar dos Druids e da High Coourt.
High Stepes – Leste de Deep Forest. Lar de Cavalos, mas assaltado por Wizards e Rogues.
Blood Plains – Próximo à Hig Steps onde o Mal é forte e certas fases da lua os Mortos levantam.
Minoc e Hope Lost Bay – Norte de Blood Plains, famosa por seus Tinkers.
Trinsic – Sul do Castelo, após um campo, montanhas e florestas. Paladinos são recrutados para Lord British.
Castle Serpent e Cape of Heroes – Na ponta do Sul do continente. É numa das ilhas que se situa a Order of Silver Serpent.
ILHAS
VALARIAN ISLE
Jhelom – Nas Valarian Isle ao sul de Cape of Heroes, que envia valorosos Fighters para Lord British.

Skara Brae – Ilha à oeste, lar de valorosos Rangers.

VERITY ISLE
Lycaeun – Na Verity Isle ao Nordeste. Centro do Saber.

Moonglow – Sul de Verity Isle, com famosos Mages.



SISTEMA DE VIRTUDES
Honestidade (Princípio: Verdade) -  Você furta o que não é seu? Paga o valor justo ou mente?
Cor: Azul
Compaixão (Princípio: Amor) -  Você ajuda os outros? Poupa seres não malignos?
Valor (Princípio: Coragem) -  Você enfrenta os perigos ou foge?
Cor: Vermelho.
Justiça (Princípio: Amor e Verdade) -  Você trapaceia ou cumpre a lei?
Cor: Verde
Sacrifício (Princípio: Amor e Coragem) -  Você dá sua vida pela causa? Doa sua energia (vida) pelos outros?
Cor: Laranja
Honra (Princípio: Verdade e Coragem) - Você tem quantos méritos e buscas concluídos?  
Espiritualidade (Princípio: Todas) -  Você purifica sua alma no Shrine? Evoca o mantra corretamente?
Cor: Branco
Humildade. (Princípio: É a Base de Todas) -  Você se gaba de suas virtudes?


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Não é por acaso que Richard Garriot ficou rico, é famosa sua fortuna pela indenização de uma viagem espacial não realizada, mas tem outros motivos. Ultima IV tem qualidades e complexidade maior que qualquer outro RPG 8 bits. Eu confesso: sou outro gamer após ter realmente aprofundado este jogo. O sentido de realidade é muito grande e a sua busca cria uma viagem pessoal hipnótica, tendo no fim a indagação do próprio jogo do que você aprendeu com ele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário