Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ancient Ys Vanished Omen (parte final)


Olá pessoal, quanto tempo não?! Estejam preparados, pois a jornada de hoje será longa e difícil. Vamos em frente!




Lembrando...

Como faz quase um século, aqui estão os links das partes anteriores:

Parte 1:http://qgmaster.blogspot.com.br/2011/12/nova-secao-secao-master-guide.html

Parte 2:http://qgmaster.blogspot.com.br/2012/02/ancient-ys-vanished-omen-parte-2.html

Parte 3:http://qgmaster.blogspot.com.br/2013/01/ancient-ys-vanished-omen-parte-3.html

Capítulo Final: A Temível Torre Do Condenado!

Após matar o Chefe e pegar a Darm Key e o Dabby Book, saia da Mina e então vá em direção às montanhas, onde fica localizado o Templo. Vale ressaltar que para poder prosseguir, você precisa mostrar os três livros para Jeba. Feito isso ela irá dizer o seguinte: "Os restantes livros devem estar na Torre Do Condenado (Tower Of Doomed/Darm Tower). Mas esse lugar é um ninho de monstros! Ninguém pode seguramente ir lá. Visite meu filho Goban, ele vai te mostrar a entrada. Você é um grande guerreiro, você poderá vencer as criaturas do mal na Torre.". Feito isso, siga em direção ao Templo.
Ao subir em direção ao Templo, você encontrará um ponte à direita. Nela está um velho, que diz:"Um de nós, da gangue de ladrões, chamado Dogi(Colin), separou-se de nós na Torre Do Condenado. Se ele está morto, gostaríamos ao menos de recuperar o seu corpo para nos tranquilizar."


Goban Tovah (Goban Tobah), filho de Jeba,
é o grande líder de um grupo de bandidos
que reside no topo da montanha. Com a sua
habilidade em exploração, ele é um dos 
poucos que sabem o caminho para a Torre.



.Estando em frente ao Templo, siga à direita e então encontrará dois caminhos, vá para o caminho de cima. Após avançar, continue seguindo em direção à direita e atravesse as duas pontes, você estará de frente à uma casa, esta que, na verdade, é conhecida como o esconderijo dos bandidos.
Ao entrar na casa, Goban irá te alertar com a seguinte mensagem: "Eu ouvi de Jeba! Você está indo à Torre Do Condenado para procurar os livros! Cuidado, pois é uma torre de demônios! No interior esconde um grande perigo! A entrada é um caminho para que o mal que está dentro não possa escapar! Uma vez que entrou na torre, não poderá sair! A entrada fica logo atrás da casa!". Então será lhe dado as opções Yes e No. Se estiver preparado, escolha Yes.

Entrando Na Torre

Bem...eu fiquei um bom tempo pensando em como deixar as coisas bem organizadas e esclarecidas, e não foi fácil, pois a Torre possui mais de 20 andares, boa parte com duas saídas/caminhos para deixar qualquer um doido. Infelizmente o mapa teve de ser dividido, pois como ficou enorme não caberia na tela sem que perdesse a qualidade, impossibilitando de ler as indicações, portanto, recomendo salvar todas as partes e abrir no computador para não se atrapalhar. Para ajudar, eu marquei as passagens que serão encontradas nessa enorme torre com um número. Aqui está a primeira parte, que mostra do primeiro ao décimo andar:

E quanto aos monstros, você encontrará muitos novos e fortes! Portanto ande com o Power Ring equipado. Desta vez colocarei apenas seus nomes, pois não vi necessidade de acrescentar outros dados como pontos de Exp. e Gold, afinal, você já está no Level máximo e com todos os items importantes já comprados. Estes são os que você encontrará nos primeiros andares:
Refrygun
Jestona
.Assim que entrar, você estará em uma sala com três saídas: 1, 2 e uma escura. A saída 1 te levará à prisão, mas não terá necessidade de ir por lá. A escura te levará para o segundo andar. Este não está no mapa pois tem apenas uma sala, com os itens Mirror, Potion e o Evil Ring (não equipe agora!). Por fim, a saída 2, que te levará para o terceiro andar.


.Chegando ao terceiro andar, use a Mask Of Eyes (lembre-se que, com ela equipada, os monstros ficam invisíveis, então cuidado!) para ver uma passagem secreta entre a quinta e sexta estátua (imagem ao lado). Dentro desta sala está um velho, que dirá o seguinte: "Eu nunca o vi por aqui antes. No entanto, não posso perder tempo com você. Temos que obter essas estátuas para Rauba (Rasta)."

Bom, parece que temos algo a ser feito, mas afinal quem é Rauba? Parece que o velho não quis entrar em detalhes. Continuando, no quarto andar não haverá nada além de um baú vazio. No quinto andar você terá duas portas. A saída escura te levará ao sexto andar, com uma sala repleta de monstros, estes inclusive são encontrados apenas aqui:
Acumate
.Quanto à saída 5, você será levado ao sétimo andar. Aqui uma surpresa: Aron ficará sob feitiço das estátuas que te encaram na entrada da sala. O que será que houve com ele?

Aron encontra-se em meio à prisão. Ele começa a se revistar, e então percebe que perdeu alguns de seus pertences, entre eles seus equipamentos de Prata. Agora entende porque avisei tanto para comprar os outros equipamentos? Equipe-os!

Na mesma cela haverá um homem, que dirá o seguinte: "Sou Luther Jemma (Luta Gemma). Fui pego na torre. Eu estava em uma sala repleta de estátuas de pedra quando vi um homem velho; diante dos meus olhos, ele desapareceu em uma parede! Logo depois, fui capturado."

Nota-se que o velho a qual ele cita na conversa aparenta ser o mesmo que vimos escondido na passagem secreta. O que será que ele nos esconde?

Após aguardar por alguns segundos, um homem surgirá na cela, destruíndo a parede. Ao se aproximar, ele dirá: "Você veio na hora certa! Sou Dogi. Eu não sei o que está acontecendo aqui. Tudo que eu sei é que é preciso estar sempre em guarda. Há um velho na torre chamado Rauba. Pergunte a ele sobre a torre. Em seguida, pegue essas Estátuas para Rauba. Ele precisa delas.
Você, sentado no canto! É melhor fugir, também!"
Parece que está ficando tudo claro agora, aquele velho é mesmo o próprio Rauba. Mas porque quis esconder sua identidade, falando como se Rauba fosse outra pessoa? Enfim, vamos para lá entregar as estátuas a ele!

.Voltando para o terceiro andar, cuidado com os monstros, já que você estará com equipamentos mais fracos, e entre na passagem secreta. Dando as estátuas para ele, Rauba dirá: "Te agradeço por retornar minhas estátuas. Se caminhar ao redor da torre, é melhor que tenhas este Colar (Necklace). Ele vai te proteger do mal. Sou Rauba. Não se esqueça.". Bom, parece que agora ele se apresentou como Rauba. =P

.Equipe o Blue Necklace antes de voltar ao sétimo andar. Agora poderá seguir em frente, então vamos ao oitavo andar, onde você encontrará uma nova Silver Sword, além de um novo monstro:
Zinoyd

Andando na mesma sala, encontraremos também Dogi, o mesmo que nos libertou da cela. Parece que tem mais uma dica:" Nos encontramos de novo! Sou eu, Dogi! A Haste (Rod/Brooch) que é semelhante a teu cristal pode ser encontrado em algum lugar na torre. Sem ele, não podes penetrar nas profundezas da torre. Ouvi isso há muito tempo a partir de uma velha chamada Jeba Tovah."



.Agora faça o seguinte, vá para o nono andar (saída 7), e antes de vasculhar a sala suba mais um andar (saída 8) e pegue o Silver Shield. Fique atento, pois a sala estará cheia daquelas mesmas estátuas que nos impedia de prosseguir no sétimo andar, porém estas aqui ganharam vida, e são perigosas! Recomendo utilizar o Timer Ring para reduzir a velocidade e facilitar na hora da fuga. Ah sim, aqui está seu nome:
Normass
Feito isso, volte para o nono andar e prepare-se com o Ring Mail pois você terá um confronto com um dos Chefes da Torre: Pictimos.
Pictimos
Para derrotá-lo não tem segredo. Mantenha a distância e então ataque quando ele lançar a terceira garra, mas ficando sempre atento com as outras que estão voltando.
Derrotando-o, você terá acesso a dois baús na sala seguinte, um com o item Hammer e o outro com o Messa Book, o quarto livro de YS:
"Nós ficamos cercados no grande templo por seis criaturas gigantes. Eles gradualmente fecharam-se sobre nós. Decidimos que devemos deixar esta terra, mas tenho fé que vamos voltar."

Aqui a segunda parte do mapa, que mostra do décimo primeiro andar ao décimo sétimo:
.Agora vamos subir alguns andares, precisamente no décimo segundo andar (saída 10), onde teremos dois caminhos distintos: A saída 11, que leva ao décimo terceiro e décimo quarto andar, e a saída 13, que segue para o décimo quinto andar adiante. Na mesma sala, um novo monstro:
Xomack

.Primeiro vá ao décimo quarto andar, mas antes, destrua um dos pilares no corredor que leva ao décimo terceiro (ou seja, assim que entrar no ponto 11 do 12F, o quinto pilar à direita) com o Hammer (equipe no inventário, e então pressione o Botão 1).

.Chegando no décimo quarto andar, você encontrará Luther Jemma, com a seguinte mensagem:"Aron, sou eu. Luther Jemma. O velho homem Rauba me disse que uma garota foi levada para a Torre Do Condenado. Se não se apressar, ela poderá ser morta. Salve-a, rapidamente."

Parece que temos mais uma tarefa. Enfim, retorne ao décimo segundo andar, desta vez entre na saída 13, que levará ao décimo quinto andar.

.Aqui temos duas portas, a escura (vermelha no mapa) te levará à uma sala vazia, e a outra que te leva para os próximos andares. Suba para o décimo sétimo andar.

Nesta sala, encontraremos Rauba, que dirá: "Te agradeço pela minha liberdade. No final da encruzilhada, três andares acima, é a Torre de Rado. Eu vi uma menina sendo levada para lá mais cedo. Há uma forte maldição sobre a torre, apenas criaturas do mal pode entrar, eles dizem. Não posso fazer nada lá. Cabe a ti para salvar a garota. Quando eu falo muito, minhas feridas causadas pelas criaturas do mal começam a doer, mas era melhor contar tudo antes que eles voltem. Se atrasar por muito tempo, a menina será morta antes de você conseguir salvá-la!"

.Depois da conversa, siga para a porta escura antes de subirmos para o próximo andar. Aproveite o corredor para recuperar a energia e também equipar o Power Ring, pois um Chefe lhe aguarda:
Khonsclard
Para derrotá-lo, atente aos seus ataques: Khonsclard sempre arremessa as pedras no sentido horário, então aproveite os intervalos que há entre os arremessos e ataque!


Derrotando-o, você terá acesso a dois baús, um com o Rod (Brooch) e o outro com Jemma Book (Gemma Book), o quinto livro de Ys:


"O inimigo reúne seus servos para nos atacar. Enquanto as pessoas sofriam esse terror, nossas deusas desapareceram diante de nossos olhos, e não foram vistas desde então.
Há um item que tem sido passado de geração em geração na família Jemma. É um medalhão transparente feito de metal azul. Este medalhão contém energia suficiente para quebrar qualquer maldição ou feitiço lançado por magia malígna."

.Agora, volte para o décimo sétimo andar e então prepare-se pois iremos à outras salas de um jeito diferente: através dos espelhos (saída 16).

A Sala Dos Espelhos

E vamos prosseguindo com a nossa jornada. Nesta área, somos recebidos por novos monstros:
Wilwaper
Vilvan
Seguindo a mesma estratégia dos outros monstros da Torre, use o Timer Ring e ignore-os. Aqui você encontrará mais dois espelhos, vamos no ponto 17 primeiro. Nesta área você encontrará um espelho que o levará à uma sala, com mais um espelho, que dará em um local com um baú, protegido por um Wilwaper. Dentro do baú você encontrará uma Silver Armor.

.Ao entrar no espelho, você será transportado ao décimo sétimo andar. Volte à Sala dos espelhos, desta vez iremos entrar pelo ponto 18, nos mandando para a Sala 3, uma área minúscula com dois espelhos à nossa frente. O ponto 19 não passa de uma cilada, onde te levará à uma sala com um espelho que te mandará de volta ao décimo sétimo andar. Quanto ao ponto 20, você será enviado para a Sala 5, onde possui dois espelhos. Entre no ponto 21 pois o outro também é uma cilada.

Bom, parece que esta é a última sala de espelhos, pois o próximo destino (saída 22) nos leva para um corredor.

Aqui a última parte do mapa, que mostra do décimo oitavo à sala final:



Na próxima sala, já no décimo oitavo andar, teremos mais duas saídas: 23 e 25. Mas antes de explorar, procure pelo baú que fica ao sul, dentro dele você encontrará um novo equipamento: o Battle Shield. Agora vamos ao vigésimo andar, portanto siga pelo caminho de letra 23.



No décimo nono e vigésimo andar teremos novos monstros: Irebowg e Molfes. Tenha cuidado pois eles são absurdamente fortes!
Irebowg
Molfes
Chegando ao vigésimo andar, você notará que no mapa há uma porta vermelha, vá até lá e então use o Evil Ring. Ao abrir a porta, uma surpresa: A garota raptada era Reah, a poetiza da Harmonica! Durante a conversa, ela explica: "É você Aron? Sou eu, Reah a poetisa. Eu sabia que viria para me salvar. Na verdade, eu tenho algo para ti, então deixei que me capturassem de propósito. A lente na minha mão foi designada especialmente para a leitura dos livros de Ys. Apenas a pessoa que estiver usando esta lente poderá ler os livros de Ys. Você deve ler os livros, então fique com a lente.
Um homem sob um manto negro chamado Dulk Dekt (Dark Fact) me prendeu aqui. Ele pretende governar a nossa terra através do poder de suas criaturas do mal. Você tem que matar este Dulk Dekt. Porém tenha cuidado! Sua capa é feita de um material estranho, apenas uma espada feita de Creria pode machucá-lo. Mesmo que esta Torre Do Condenado seja tão assustadora, eu de alguma forma me sinto ligado a ela. Eu tenho algo que preciso fazer; vá sem mim!"

Dulk Dekt....então é este o responsável por tudo isso. E parece que temos uma pista em relação ao seu ponto fraco: uma espada feita com Creria, o mesmo material da Silver Sword! Vamos, temos um longo caminho pela frente!


.Agora volte para o décimo quarto andar (vá até a sala 5 e utilize a passagem que leva ao décimo sétimo andar) e fale com Luther Jemma. Espantado ao ver que você está com o Jemma Book, ele dirá: "Por que você está com o livro, há muito tempo perdido, de Jemma? Era um livro bem conhecido pelos meus antepassados. Eu ouvi isso do meu pai, que os livros de Ys contém a chave para o enigma das bestas malígnas da Torre. Se você pode entender esta informação, então será capaz de restaurar a paz em nossa terra. Este Amuleto  (Charm/Amulet) tem sido da minha família por gerações. Por favor, tome isso. Ele irá te proteger. Fui ferido pelas bestas, não posso mais andar. Vá em frente sem mim."

Agora que pegamos o Amulet, adivinhe? Sim, vamos subir tudo de novo. Desta vez, vamos explorar o vigésimo primeiro andar.
Lá vem mais corredores...
Ao entrarmos no vigésimo primeiro e segundo andar, seremos recebidos pelos seguintes monstros:
Kelmarel
Selnurge
.No caso de Kelmarel, é recomendável utilizar o Ring Mail pois o local é bem pequeno, com passagens bem fechadas, e para complicar ainda mais eles costumam atacar em conjunto. Como está indicado no mapa, aqui tem um baú com Potion, pegue caso precise. Avance para o próximo andar.
Um Kelmarel ficou bem na frente do caminho. Mas que sacanagem....
Aqui você não terá muitos problemas contra os Selnurges, pois o lugar já é mais aberto, então use o Timer Ring e desvie quando puder. Vamos sob a passagem à direita, onde entraremos numa sala com um baú, e dentro dele uma Battle Armor (Esteja com o Blue Necklace equipado, se não você não conseguirá abrir). Oh droga, mais um monstro:
Chryolos
Feito isso, retorne para o vigésimo segundo andar e avance para o próximo. Ao caminhar pela sala do vigésimo terceiro, você será surpreendido pela parede, que se rompe e então revela uma passagem secreta e cheia de monstros, como eles:
Towars
Por incrível que pareça, nem mesmo com a mais resistente das armaduras você terá sossego. Faça como eu, salve o progresso um pouco antes e tente a sorte para entrar na passagem desviando deles. Na sala a seguir, tenha mais cuidado pois tem dois protegendo o baú. O negócio é dar um "empurrãozinho" neles e esperar que eles saiam do caminho. Dentro do baú, uma Flame Sword. Infelizmente, nem ela é forte o bastante para derrubar esses monstros. Fugir continua sendo a melhor estratégia.
Nem aqui você terá sossego. Corra enquanto pode!
.No vigésimo quarto andar você tem apenas uma passagem, que será feita através de um espelho. Além disso, novos monstros para fazer companhia:
Euchreas
Bordish
A nova sala de espelhos não é tão complexa como aparenta. O ponto A leva para o início da sala (onde marca 29), enquanto o B leva para o ponto A. O ponto C até consegue enganar, o levando para uma outra sala com espelho, porém o mesmo leva para o início (ponto 29). Por fim, nos resta o ponto 30, então entre e continue subindo até o ponto 31, na sala final. No espelho a seguir, um novo Chefe:
Yogleks & Omulgun
Aqui a coisa complica um pouco pois estaremos lidando com dois Chefes atacando ao mesmo tempo. Para piorar, apenas Omulgun (a cabeça amarela) sofre danos, e quando isso ocorre as cabeças trocam de lado. Uma boa estratégia é esperar eles ficarem no meio, pois com as cabeças próximas de nada resolverá trocar de lado.

Após derrotá-los, você notará que há uma porta e um espelho, este por último é uma grande perda de tempo mesmo pois te levará à uma sala com duas saídas: uma te levará à saída 28 do vigésimo terceiro andar, enquanto a outra para a saída 29 da sala dos espelhos 2. É...parece que nos restou apenas a porta. Equipe-se com todos os equipamentos de Prata, suba as escadas e prepare-se, pois esse é o seu desafio final:
Dulk Dekt  te aguarda no centro da sala.
Chegando na sala, Dulk Dekt estará te esperando. Ao se aproximar ele dirá:" Você fez muito bem ao encontrar todos esses livros. Mas, se aprendesse todas as informações contidas nos livros, os meus planos seriam arruinados. Devo te matar, então, para que o meu nome viva para sempre!"
Dulk Dekt
Aqui a estratégia é: Dark Dulk sempre se moverá pelas diagonais, enquanto isso ele lançará duas magias de fogo, uma que se espalha em quatro partes em direções retas e a outra nas diagonais. Até aí é fácil, o problema é que a cada golpe que você desfere nele, uma parte do chão (justamente no ponto onde Dulk Dekt estava na hora do dano) é destruída. Então tenha cuidado para que os buracos não fiquem muito espalhados pois em alguns casos você poderá ficar encurralado, e até mesmo sem espaço para atacá-lo.
Derrotando-o, você terá em mãos o último livro, o Book of Dekt (Fact's Volume). Nele está escrito:"O amanhecer é brilhante; o ataque do inimigo, de repente, parou. Por que, eu não sei, mas é uma ocorrência feliz, pelo atual desastre ter deixado temporariamente a nossa terra. Vamos selar o poder de Ys nesses livros para o dia em que os viajantes retornarão. Aquele que reunir estes seis livros será capaz de recorrer a esse poder e restaurar a paz a esta terra conturbada."

Após ler todos os livros, surgirá mais um texto:"O amanhecer começa a iluminar o mundo. A silhueta da torre se ergue contra o céu. Os pássaros começam a cantar enquanto as criaturas do mal derretem na luz do dia. Uma grande carga é levantada a partir do coração de Aron e a paz então desce sobre a terra. Aron vê a história de Ys desdobrar diante dele. Os acontecimentos dos livros aparecem e desaparecem ... um conto de séculos viveram em um piscar de olhos. Em seguida, as deusas de Ys apareceram diante dele. Mesmo que ele não possa ver seus rostos, Aron de alguma forma os conhece bem. Aron fica parado como uma pedra e olha para fora sobre a terra. Ele mal pode ver a casa de Jeba à distância. seus pensamentos se voltam para Feena. Se ele fosse voltar agora, ele primeiro à procuraria para falar de acontecimentos que têm vindo a passar... e outras coisas. Mas uma luz suave envolve Aron, como se ele tivesse sido abençoado pelas deusas de Ys. Mas uma coisa nunca será. Conhecendo-o, Aron, o espadachim, sai em sua próxima aventura ..."

Fim!

Curiosidades

Sound Test
Curtiu as músicas enquanto se aventurava em Esteria? Pois saiba que o jogo possui Sound Test. Para acessá-lo, aguarde o fim dos créditos (como na imagem abaixo) e então segure o direcional na diagonal inferior direita e pressione 1. Agora é só curtir!

É isso pessoal. Um abraço e bom feriado a todos!!

8 comentários:

  1. Fantástico, amigo!!
    Como esperei o fim deste post-Master, mas valeu a pena!
    Assim que terminar, dou meus pareceres!

    ResponderExcluir
  2. Matheus, ficou divino essa série! Enfim terminou com chave de ouro este maravilhoso guide de Ys! Servirá como referência para qualquer jogador que queira iniciar a saga de Adol! Muito bom mesmo!

    Joguei Ys inúmeras vezes, conheço essa torre melhor do que o bairro daqui de casa rsrsrs e foi muito bacana rever cada momento, do uso da máscara para achar o esconderijo do tiozinho, o anel diabólico para conseguir resgatar Reena, e o confronto final com Dark Fact que era épico e absurdamente difícil. Me deu até vontade de jogar novamente este clássico! :)

    Abraços e parabéns por concluir este maravilhoso guide!

    ResponderExcluir
  3. Matheus, parabéns! (Sim! Eu estou vivo!) fiquei admirado com sua dedicação e a qualidade do material. Até me animei para jogar Y's. Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Matheus, parabéns! (Sim! Eu estou vivo!) fiquei admirado com sua dedicação e a qualidade do material. Até me animei para jogar Y's. Um abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. Excepcional! Há cerca de 20 anos atrás eu e um amigo jogamos até uma boa parte da torre dos condenados e não conseguimos chegar até o fim. Não lembro exatamente onde ficamos ficamos travados na torre, procurando por meses um caminho para prosseguir e nunca encontramos! Naquela época ainda não podíamos usufruir desse advento maravilhoso que é a Internet e jogos longos como esse dificilmente eram "detonados" pelas revistas de games da época. Parabéns pelo guia, espero ter um tempo para deixar mais uma vez nessa incrível aventura e, finalmente, extinguir o mal da nossa fita que ainda deve estar com ele, nos aguardando para o desafio final. Não delete o guia, por favor :)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Cara que legal esse detonado, bem elaborado, eu salvei esse jogo hoje dia 22/06/2018 e conhecer a história dele foi muito importante pra mim.

    Joguei ele a uns 20 anos atrás no meu master e não o salvei, e hoje o fiz no emulador, valeu amigo

    ResponderExcluir
  7. ahh esqueci de mencionar, fora que a trilha sonora desse jogo é a mais incrivel do Master com certeza!

    ResponderExcluir
  8. Vale ressaltar que para vc entrar na torre tem que entregar a gaita a menina que fica em MINEA se não fazer isso vc não pode entrar na torre,passei um bom tempo procurando e deduzindo já que sei um pouco de inglês no mais obg pelo detonado

    ResponderExcluir