Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

MD How to Use - Primal Rage (1994)


Saudações Pré-históricas e todos!
Hoje resolvemos encarar um novo jogo, fora de todos os padrões. A seção MD vai detonar tudo em Primal Rage.




Conheci Primal Rage quando chegou aos 16-bits na locadora. Diversos jogadores alugavam o Mega e SNES para curtir algumas horas deste game que me deu curiosidade nas revistas sobre game estranho de luta. A História é mesmo assim:

Antes, há 65 milhões de anos, na Terra circulavam livremente os deuses e feiticeiros, representando os poderes da natureza, da vida e da morte. Um mago de outra dimensão, Balsafas, prevendo os rumos perigosos destes seres, tranca os deuses na Lua e elimina estas espécies.


Hoje, com uma outra espécie dominante, os homens, um meteoro atinge e devasta a Terra;  a civilização é praticamente reduzida a cinzas. Neste novo mundo cheio de cicatrizes-radioativas, que os primitivos chamam de "Urth", é coberto por pântanos e várias novas espécies evoluídas.
De volta à Terra, sete dos "deuses" decidem disputar pelo controle do novo mundo; ficando entre aqueles que desejam a harmonizar Urth e aqueles que tentam mergulhar o Urth nas trevas eternas. A sorte está lançada.

GRÁFICOS E SONS

Primal Rage é um jogo que esquenta nas disputas, a primeira que você pode ver é que os gráficos utiliza a mesma arte de Mortal Kombat, parecendo bonecos digitalizados, com a mesma técnica pra produzir Goro, Kintaro e outros monstros. Os cenários são paisagens naturais e ruínas humanas com os sobreviventes. O som do Mega tentou ao máximo reproduzir os rugidos e dentadas do Arcade, embora a trilha sonora não é a melhor do mundo. O sangue é que é bem exagerado, mais que MK I e II. Conta-se que no lançamento, uma mãe se revoltou, e por protestos, levou as versões domésticas terem a Option "Gore" que diminui a sanguinolência, embora não senti nenhuma perda do barato, até preferi durante minhas partidas de teste para as crianças em casa não verem e eu tomar uma bronca da digníssima.

UM TIRANOSSAURO-REX MANDOU AVISAR... [2]

O sistema de combate de Primal Rage é com 4 botões, para acionar o forte precisa apertar dois botões juntos.  Difícil dividir em botão de soco ou chute. 
X e Y são golpes altos como mordida, chifrada e claro, socos, no caso dos macacos. Já A e B são golpes de cauda, chutes e até mesmo, socos baixos no caso dos macacos também.
Os golpes especiais é que são meio exóticos: você segura dois ou três botões enquanto dá toquinhos ou "meia-lua". 

Dividimos como em Eternal Champions aqueles golpes que são vitais pro iniciante, para aqueles que só farão diferença quando você enfrentar os piores níveis (Avançado).
O game tem 2 medidores: o do Coração é o Life natural, o do Cérebro indica a consciência do cara, se estourar, ele atordoa. Lembrando do papo que um Dino tem o cérebro do tamanho de um amendoim...

Os humanos que veneram a luta, são mais que torcida. Após um combo, um deles vai pra linha de combate, e com um comando especial segurando os 4 botões, você pode comê-lo. Isso mesmo, dá uma recarregada no Life.

E claro, não podia faltar o Finishing Moves, os fatalities já consagrados em Mortal Kombat.
Vamos aos "deuses" divididos em Benévolos e Nocivos. 

Talon arrebentando!

Quer sem crueldade, vá na opção Al "Gore".

ARMADON
The Hollows
O deus virtuoso da Vida. Armadon luta pela defesa de Urth, evitando a sua destruição pelas mãos dos Deuses Demoníacos, controlando tudo telepaticamente do Subsolo. Ele é um dinossauro misto de Estegossauro com Triceratops. 
Armadon tem os combos mais fáceis de serem executados, porém têm um alcance curto e um pouco pesado. A Cama de espinhos serve para se defender de alguns ataques como boa surpresa desagradável. Sua magia é secundária, seu negócio é bater de perto. 

Iniciante
Cama de Espinhos
YAêé
Iron Maiden
YAçé è
Mega Charge
XAçêè

Intermediário
Disparo de Espinhos
YBçé

Avançado
Giro da Morte
XBçèê
Gut Gouger (P)
YAèç

EAT HUMAN
éèê

FINISHING
Meditation
XYABèêçèè
BLIZZARD
The Cliff
O deus virtuoso que é própria essência da Natureza. Ele foi congelado no Himalaia há milênios e foi libertado pelo meteoro. Ele morava no alto de uma montanha e descia até o chão quando ameaçado. Blizzard pretende desfazer o dano causado à Urth pelo meteoro e pelos deuses demoníacos. Blizzard é o líder dos Deuses Virtuosos, e seu poder animal, da antiga sabedoria e de mover projéteis congelados faz dele um personagem muito poderoso. Suas habilidades se baseiam em gelo e agarrões como bom macaco. O sopro congela à moda Sub Zero e O Geiser de Gelo funciona como anti-aéreo. Use a rasteira dupla pra passar debaixo de magias e o arremesso aéreo quando o inimigo saltar.
Iniciante
Sopro Congelante
XYB çè
Geiser de Gelo
XYB êé
Mega Soco
YB êè

Intermediário
Arremesso Aéreo (P)
YA  no Ar

Avançado
Mega Soco Rápido
YAB êè
Mega Arremesso (P)
YAèêçé


EAT HUMAN
çé èê

FINISHING
To-da-Moon
XYABêêêêé

TALON
The Strips

 O deus da sobrevivência. Talon é o patriarca de uma enorme ilha de raptors caçadores oculta no sul do Pacífico, em que ele é o seu protetor. É por causa deles que ele entrou na guerra. Talon é o personagem mais rápido no jogo, mas não é nenhum Vega de SF II. Talon é também o menor personagem, e numerosos ataques à distância executados contra ele simplesmente passam por cima dele. Ele também é o único personagem no jogo que não tem nenhum ataque projétil. Use a Corrida pra se aproximar e afastar estrategicamente. Alterne o Quebra Crânio por cima com a Investida-e-Evade por baixo de magias pra enganar. Bem perto use o Cortar a Face para arrebentar a energia do inimigo, só não erre. Prepare-se pra sua Fúria Dançante para surpreender o inimigo.
Iniciante
Fúria Dançante
XB êè
Investida-e-Evade
YA êè
Quebra Crânio
YA çéè

Intermediário
Corrida
XA èouç

Avançado
Lâminas
XYB êè
Cortar a Face (P)
YB êè


EAT HUMAN
èêç

FINISHING
Shredding
XABèêçéè
SAURON
The Cove
O deus da fome, na minha opinião um deus mais neutro que benévolo como dizem algumas fontes.   A imortalidade de Sauron só dura enquanto ele estiver comendo carne humana, já que a sua fome é insaciável, e por isso, muitos humanos fugiram de seus domínios. É forte e lento, seus ataques se baseiam no seu "poder vocal" e na força de seu corpo. Seu Rugido Atordoante é um feixe de energia semelhante à respiração nuclear do Godzilla. Grito Primal, lançando um escudo de energia como um ataque ofensivo. Seus ataques "caudais" são mais fáceis de usar do que as suas mordidas. Não é recomendado como primeiro personagem a jogar.
Iniciante
Rugido Atordoante
XAçè
Grito Primal
XA êé
Esmaga Crânio
XB êé

Intermediário
Arremesso Aéreo (P)
YB no Ar

Avançado
Agarra Pescoço (P)
YB èç
Tremor
YB éê

EAT HUMAN
êéê

FINISHING
Carnage
XYABçèçèç
CHAOS 
The Ruins
O feiticeiro da decadência queria controlar a evolução do planeta, mas o feitiço deu errado transformando Chaos em sua forma, preso à imundice pra sempre. Chaos orou a Trosti, deus da podridão para libertá-lo. Agora luta com os demais deuses para ser libertado. Entre os três Deuses Demoníacos, o Chaos é o deus mais cruel e sórdido de todos, com movimentos nojentos com vômitos e puns.
Chaos tem diversos movimentos difíceis, mas é um inimigo implacável. Use a Rasteira com dois botões para escapar de magias. O gás Voador é um projeto dificil de deter que atordoa o inimigo.  
Fora seu Finishing Move "Golden Shower" (onde Chaos dissolve a carne do oponente urinando ácido) que foi o estopim para polemizar o game, tendo retirado o fatality de algumas versões. 
Iniciante
Vômito
XBé è
Ombrada
XAèè
Agarrar e Lançar (P)
YB èç

Intermediário
Tremor
YA ç

Avançado
Gás Voador
YBêèé
Fúria
YAêèéç


EAT HUMAN
èêçé

FINISHING
Cannonball (somente alguns cenários: Ruins, Cove, Tomb)
XYABêèé
DIABLO
The Inferno
O coisa ruim em pessoa. Como Sauron, é um Tiranossauro. Trancafiado nas profundezas, ele voltou e quer reduzir Urth em um pesadelo, para destruir e atormentar a todos eternamente, só sobrevivendo os maus.  Ele é praticamente idêntico a Sauron, porém de cor vermelha Diablo é rápido com chutes, e seu combate se baseia em Fogo. A Bola de Fogo e Tocha, é no esquema das magias de Dhalsim de SF II, rRespectivamente, Yoga Fire e Yoga Flame. O Pé Quente é bom pra atingir de surpresa.  O Inferno Flash além de teleportar, queima o inimigo que está perto.
Iniciante
Bola de Fogo
XAê è
Pé Quente
YB ⇖⇘
Inferno Flash
YAB é

Intermediário
Tocha
XAé è

Avançado
Pulverizador
XBé èê
Mega Logro

XBêé

EAT HUMAN
êéê

FINISHING
Death Fireball
YABèèèèè
VERTIGO
The Tomb

Vertigo é a gatinha do game... A única "menina" do jogo era uma feiticeira aprisionada pelo mago Balfalas. Após o meteoro, o escudo que a prendia enfraqueceu e a dromossaura retornou à Terra para escravizar a Humanidade e construir um Templo em sua honra.
Vertigo acredito que seja uma das melhores pra primeira jogatina, e vai agradar fãs de Mortal Kombat.
Iniciante
Veneno
XAèè
Feitiço Vodu
YAç,ç
Teleporte 
YBêê (no Ar êé)

Intermediário
Ferrão do Escorpião
YAèè

Avançado
Puxão de Cauda
XAç,ç
Teleporte Aéreo


YBêé (no Ar)

EAT HUMAN
êèé

FINISHING
Petrify
YBççç XYABèè

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este game é literalmente, Animal!  A versão Mega Drive não desapontou diante do que a versão Arcade ofereceu. Fica aquém do esperado é o primeiro game que se inspirou tanto em Mortal Kombat que manteve 7 personagens apenas pra corresponder (dizem que cada dino equivale a um dos sete guerreiros shaolim), e uma batalha final que imita o modo "Endurance", em que luta com mais de 1 inimigo, Comecei a jogá-lo achando simplório, mas no final, acabei mesmo gostando dele, principalmente com um amigo. O que faltou mesmo foi pelo menos um boss de respeito no game, mas nada que a continuação não tentou corrigir. A História é bem mirabolante, mas há quem vai curtir. Se você quer grandes emoções, pode se divertir com Primal Rage!



2 comentários:

  1. A versão de Mega e de arcade não joguei, mas tenho o jogo para Super Nintendo e eu gosto muito.

    Deixo uma observação: os caracteres da execução dos golpes estão "desconfigurados"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu joguei também a versão Nintendo na primeira vez.
      E obrigado, de fato, os caracteres ficaram esquisitos depois de um tempo,não faço ideia do porque.
      Abraços!

      Excluir