Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

TOP 5 - Os Melhores Jogos de 1992


Saudações amigos, aqui é o Marcel e hoje eu faço minha estreia no TOP 5.
 
Mil novecentos e noventa e dois (ou 1992 para os íntimos), mais de 20 anos passados e tantas histórias para contar. Ainda que o nosso Master System já tivesse perdido a guerra no Japão para a Nintendo, muita coisa boa adentrou o catálogo da SEGA. Pensando nisso, reuni nesse TOP 5 aqueles que considero Os Melhores Jogos de 1992

Venha comigo conferir!

5 - Prince of Persia
Jogado nas profundezas de um castelo, você foi separado de sua amada. Para conseguir salvá-la, será necessário cruzar em 60 minutos um calabouço repleto de armadilhas, segredos e perigos nessa difícil aventura.
Gráficos e desafio nota 10
Um quinto lugar merecido: o game que iniciou sua vida nos PC’s de mesa, ganhou vida no 8-bits da Sega numa das versões mais bonitas lançadas a época. Recheado de pequenos puzzles e segredos, Prince of Persia não envelhece com o tempo e ainda se conserva desafiador.

4 - Desert Strike
Tensões no Oriente Médio podem ser o estopim de uma guerra sem precedentes. O governo americano manda os seus melhores pilotos em missões estratégicas para minar os planos nucleares de um ditador enlouquecido e trazer paz para a região.
Obrigatório
O belo trabalho de Mike Posehn aportou no Master System fazendo bonito nesse que pode ser considerado um misto de shooter com elementos de estratégia. Desert Strike vai desafiar mesmo os mais experientes com suas missões extensas, cheias de detalhes e pequenos objetivos a serem cumpridos. Um dos meus jogos favoritos e absolutamente indispensável.

3 - Ninja Gaiden
O Ninja Ryu Hayabusa (o último do clã dos Ninjas-Dragão) precisa recuperar o sagrado pergaminho Bushido que dá o poder de dominar o mundo. Após sua vila natal ser atacada, cabe a Ryu encontrar o pergaminho e impedir que ele caia em mãos erradas.
Impecável
Lançado apenas na Europa e no Brasil (thanks Tec Toy), a aventura do Ninja da Tecmo aportou no Master em grande estilo. O Jogo é irretocável: jogabilidade perfeita, gráficos bons, level design caprichado. Ninja Gaiden é figurinha certa em qualquer lista de melhores do console e pouca coisa o superou no ano de 1992.

E vamos aos dois primeiros... 


2 - Sonic the Hedgehog 2
O temível Dr. Ivo Robotnik transforma os animais da floresta em robôs mecânicos e mais uma vez inicia seu plano de dominação global. Será que Sonic e seu amigo Tails permitirão uma maldade dessas?
Um prato cheio pra meninada da década de 90
Em meio a tantos mascotes e bons jogos sem continuação, Sonic the Hedgehog 2 é uma bela surpresa. A sequência manteve o mesmo padrão de qualidade em diversos aspectos como gráfico, jogabilidade, desafio, ainda que com músicas não tão marcantes. Sonic 2 se consolidou como a continuação de um sucesso, com boas novidades.

SEGUNDO LUGAR??? É, pois é! Não foi fácil deixar a sequência de Sonic com a medalha de prata. Mas convenhamos, o primeiro lugar está entre os melhores jogos do Master.


1 - Land of Illusion
O camundongo mais famoso do mundo, não consegue ter sossego. Após ler um livro, Mickey Mouse adormece e acorda num estranho mundo de contos de fadas onde embarcará em mais uma aventura.
Primeiríssimo lugar e recheado de momentos mágicos
Outro grande jogo da Disney que merece ser jogado e jogado sempre. Disparado o melhor jogo lançado em 1992 e uma das melhores produções que o console já experimentou. Muito elogiado por sua beleza e jogabilidade, Land of Illusion faz bonito com uma mapa enorme a ser explorado e muita variedade de fases. O game usou e abusou de tudo que deu certo no antecessor Castle of Illusion e elevou a terceira potência, fazendo desse um game marcante para toda uma geração.


###
Comente, curta e compartilhe.

Um abraço!

19 comentários:

  1. Excelente post!!
    Land of Ilusion é um clássico do console, na minha opinião perde somente para Asterix como o melhor jogo do Master!
    Sonic 2 também é sensacional, porém na época somente conseguia o final "ruim", sem coletar as esmeraldas do caos.
    Prince of Pérsia também é um jogaço, e os gráficos ficaram acima da média dos demais do console.
    Os outos dois não cheguei a jogar na época, sempre acabava escolhendo outros jogos quando ia para a locadora no final de semana (bons tempos)!!
    Os comerciais de TV feitos pela Tectoy ajudavam a influenciar a escolha pelo Sonic e Land of Ilusion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asterix. Excelente lembrança. A briga é feia. Joguei muito na infância.

      Excluir
    2. Brigado Cláudio.

      Desses o que eu menos joguei foi Sonic 2. Diferente de Land que joguei até sangrar os dedos no controle. hehe

      Um abraço e feliz 2016.

      Excluir
  2. Cinco jogos? Difícil, hein? Os jogos do Mickey no Master são excelentes, e arrisco dizer que até mais divertidos que no Mega Drive. Castle e Land estão entre os melhores da plataforma, sem nenhuma dúvida, assim como Sonic 1 e 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que toda lista de TOP é difícil por isso eu tentei me limitar ao ano para não ser "apenas mais uma lista baseada em escolhas pessoais".

      Eu colocaria vários jogos e minha lista de TOP, mas de 1992, eu fico com esses mesmos.

      Abraço!

      Excluir
    2. Poderia fazer isso com todos os anos da vida do SMS, seria bem bacana

      Excluir
    3. Poderia fazer isso com todos os anos da vida do SMS, seria bem bacana

      Excluir
    4. Vamos anotar a dica, 1992 é icônico, mas dá pra estender outros anos sim. Obrigado, abraços!

      Excluir
  3. Cinco jogos? Difícil, hein? Os jogos do Mickey no Master são excelentes, e arrisco dizer que até mais divertidos que no Mega Drive. Castle e Land estão entre os melhores da plataforma, sem nenhuma dúvida, assim como Sonic 1 e 2.

    ResponderExcluir
  4. 1992... o início da sobre-vida do Master System no mercado. Se ele não tivesse vingado na Europa, não passaria daí.
    Sorte a nossa, que pegamos carona nisto tudo por conta da Tectoy que, até jogos do Game Gear, portou para o Master.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tec Toy apostou muito no Master e fez muitas boas escolhas. Mas acredito que o que derrubou de vez o Master foi a falta de visão da SEGA em matar muitas franquias boas que nasceram no 8-bits.

      Um abraço e até mais!

      Excluir
  5. 1992 foi um ótimo ano para o Master aqui no Brasil! Me lembro quando vi o Ninja Gaiden na locadora, aluguei na hora e adorei aquele jogo! Curti demais o Castle of Illusion, então quando vi o Land of Illusion não deu outra, tive que alugar! E claro, Sonic 2 que tive que reservar devido a alta demanda na locadora, foi um clássico que embora não seja tão bom quanto o primeiro ainda assim foi uma ótima sequência!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente 1992 foi um ano bacana. E com certeza foi o último ano com uma boa quantidade de jogos a aportar no console.

      Um abraço!

      Excluir
  6. 1992?!! Cara, vc foi fundo, pois eu acho um ano com grande números de jogos de qualidade (muito mais que "jogos que gosto" na minha visão). O Master (pelo papo que tenho com um povo da Europa) era ainda uma boa opção, pois mesmo na rica Europa, 16 bits ainda era pra poucos, a maioria da galerinha jogava mais no Pc.
    Talvez por isso, o Prince of Persia portado, vi muito na casa do meu primo a versão NES e quando vi a versão Master fiquei embasbacado com o requinte dos cenários.
    Lindo, vontade de admirar o jogo apenas. Já Sonic 2 lembro quando aluguei pela primeira vez, um dia muito legal de sábado com um amigo (que nem mais sei o que faz da vida) na minha casa, e meu pai fazendo um lanche pra gente. E a atração principal, descobrir o jogo e como empinar aquela asa-delta! rss Tempo que não volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico sempre me perguntando o que não seria o Master se o sucesso dele nos EUA e Japão fosse igual ou parecido ao que foi no Brasil/Europa. Lá no Velho Continente apareceram pérolas como Desert Strike que são de uma qualidade ímpar.

      Excluir
    2. ...E como pude esquecer? O Ninja Gaiden é pra mim o melhor game de ninja do console! Atrasado após toda um franquia no NES, mas esta versão é bem superior à primeira do concorrente.

      Excluir
    3. ...E como pude esquecer? O Ninja Gaiden é pra mim o melhor game de ninja do console! Atrasado após toda um franquia no NES, mas esta versão é bem superior à primeira do concorrente.

      Excluir