Páginas

domingo, 10 de abril de 2016

MD How to Use - Weapon Lord (1995) - parte 1



Saudações Moçada!
Este é o ano de aportamos mais na seção MD e vamos adentrar numa jornada louca e desvendarmos os diversos fighting games do Mega Drive. Mas você não irá apenas ler, será convidado a ir pra telinha e testar nossos golpes e estratégias.
Hoje iremos a um exercício de coragem e desprendimento com um dos meus fighting games preferidos: Weapon Lord em 2 posts!

Neste primeiro, a História e o Guide para iniciantes.

No segundo, a Análise e o Guide Avançado para quem já dominou e quer mais ação.
Para ler com calma...



A HISTÓRIA  
A história se passa toda numa região imaginária habitada por bárbaros. Um guerreiro mercenário à beira da morte é possuído por um demônio, se tornando o Demon Lord. Ele é compelido por uma Profecia a montar um torneio de força (que original, tava indo tão bem!) para manter seu poder. Seis guerreiros se levantam para enfrentar o desafio de Zarak, o Demon Lord, todos eles possuem 25 anos, nascidos sob a Lua de Sangue como ele.

O maior mérito de Weapon Lord é a sua história, mais típica de um RPG que de um Fighting Game, e sua "fidelidade": você não enfrentará um ninja ou um índio, são personagens de um mesmo universo que se enfrentam.


Você pode encarar 6 Guerreiros em uma longa jornada no Story,
ou os 7 lutadores no Modo Arcade tradicional com sósias e tudo mais.
APRENDENDO A JOGAR
- Você alugou este game, não conseguiu fazer nada, e devolveu bravo? Quer tentar de novo com a gente?
- Você é "destroçador de joystick" que vai fazendo as manhas de sempre e acha que tudo tem que ser igual? Então este game não é pra você.
- Você quer uma experiência única num jogo de luta antigo? Então, não vai se arrepender.

Weapon Lord pega um lógica de elementos que detectei Virtua Fighter, Primal Rage e Eternal Champions principalmente. Confiram comigo!

Você verá esta cena várias vezes se não
tiver paciência, gafanhoto!
O QUE MUDOU?
1- Os controles não são de Soco e Chute, mas Back (golpe Revés, Botão X, Y e Z) e Fore (Golpe Direto, Botão A, B e C). Quase nenhum chute. Mas confesse: Em Samurai Shodown tinha 3 chutes e mal eu via alguém usar 1 deles, só os mais feras. Há menos motivos ainda, já que não são ninjas ou samurais no jogo. Você usará geralmente X, Y e Z pra especiais altos e a A, B e C para baixos.


2- Sistemas de Ataque e Defesa: Sempre quis um jogo de karatê ou kung-fu que rolasse contragolpes ou coisas assim, ainda em 1989. Weapon Lord realiza isso muito antes da Capcom fazer os Counter attacks em seus jogos. Veja os sistemas:

GUARD DROP (GD)- Este golpe força o inimigo a baixar a guarda. Sabe quando nos filmes as espadas travam e o herói desempata com um bicudo? É bem isso. Só o de Talazia recomendo no inicio.

THRUST BLOCK - Com frente+ X ou A, ou baixo+ X ou A no ar, você paralisa o inimigo uns segundos a mais e também é útil contra o Guard Drop.

POWER DEFLECT (PD) - Este golpe desvia ao mesmo tempo que ataca. Mas recomendo só com experiência, mais útil, na minha opinião, nos personagens que usam escudos. Útil pra iniciar combos.

WEAPON-TO-WEAPON - inspirado em Art of Fighting e melhorado em Yu Yu Hakusho, um golpe de espada bem colocado pode desviar outro ataque, uma técnica bem realista usada em alguns RPG's de mesa.


3- DEATH MOVE (*) -  É o fatality, que é acionado com um golpe especial durante a queda final do personagem, os golpes tipo mergulho, geralmente o acionam. Já fui detonado por dois fatalities seguidos, primeiro fui destroçado e depois decapitado.

É preciso precisão para o último golpe, geralmente Down Strike,
enquanto não consegue, não perca a cabeça! (Ops!) 

4- A Namco prometeu 138 decisões de confronto contra 22 de SF II!! É porque existem 70 golpes especiais, 10 pra cada um dos 7 lutadores. Isso assustou o público, como foi com EC ou PR. Uma coisa é seu personagem preferido, como Chun-li ou Sub Zero, que você conheceu com 3 golpes, ir ganhando um comando novo a cada versão, outra é surgir um desconhecido total com 10 no pacote e difícil de fazer. Como em Primal Rage uma boa parte é segurar o botão de golpe e aí sim, digitar o direcional.


5- Controles: Na verdade, se vc não for um expert, só vai usar entre 4 a 6 (que selecionamos previamente) especiais e treinar os comandos mais fáceis.

Você deve treinar sozinho no Vs ou no modo "Adventurer" (Fácil) ou "Warrior" (Médio Fácil). Sem saber golpes ou combos, nem tente o Barbarian (Normal) ou Warlord (Difícil)! A CPU tá pronta pra fazer 7 hits a cada erro!


TREINANDO GOLPES (1):
Não espere shoryukens ou hadoukens, a maioria dos golpes bons são sequencias de golpes que atingem em pontos estratégicos.  Aliás, era pra ser algo novo, né? Os golpes decisivos na dinâmica são os multiplos (Frenzy), depois os de mergulho no Oponente (Down Strike) e golpes que derrubam (Take Down).

Com o joystick, treine alguns movimentos sem largar o direcional. Os comandos devem ser feitos a maioria com deslize do direcional sem tirar o dedo.

Você verá meia-luas por cima ao invés de por baixo. Um exemplo é feito éçê: meia lua de cima para baixo:


Há também um movimento conhecido pra quem usa o Annu Mutsube (Nakoruru de Samurai Spirits) abaixo, mas o final ou o inicio pode ser para cima:



Outros tem golpes de carregar seguido de meia-lua (De boa, pra quê tudo isso?). Deve treinar os golpes tipo Haoh Shokouken (Ryo de Art of Fighting), um toque para uma direção, uma pra oposta e meia-lua, mas iniciando em direções como baixo ou cima.


Este movimento acima é semelhante à meia lua como o Yoga Flame de Dhalsim, só que para cima. Fique tranquilo, pois você não pula enquanto segurar o botão.


O movimento acima funciona (apesar de diferentes comandos!) para o Double Strike de Korr e o Death Frenzy de Jen-Tai, golpes essenciais para estes personagens. Este movimento é semelhante ao shoryuken de Ryu (várias vezes) ou o primeiro fatality do Sub-Zero.


O movimento acima usado para o Berseker de Bane, é como o Haoh Shokouken de Ryo, mas ao contrário: toquinho pra trás e meia-lua pra cima. O movimento contrário dá golpes como o Psycho Blades de Divada.

Este acima é um comando para golpes simples, como na "magia" de Zorn, você pode tentar usar como meia-lua apenas. Há versões que são diagonal por cima e não por baixo.

Este até é um movimento comum nos games, é usado por Jen-Tai. Um dos golpes de Divada é parecido, mas o ponto de partida é diferente.




Esse comando é como o shoryuken, mas você treina fazendo pra cima, enquanto segura o botão. Com ele você dá golpes verticais como o 360º Flaming Strike de Korr, o Air Frenzy de Talazia e o Chaos de Zarak.





A lista de golpes aqui é diferente daqueles que Namco (sem apresentar todos) sugeriu pro iniciantes, baseado em dois critérios: utilidade para um não-entendido (se ainda não sabe fazer combos, melhor não perder tempo com outros) e facilidade de execução (nem sempre...).



__________________________________________________________________
OS PERSONAGENS


KORR
Jovem Mestre Guerreiro,
Arma: Broad Sword
Background: Nenhum (geralmente Evil Sands. God of Skulls no modo Arcade)


Korr é o típico favorito do game como Ryu, Liu Kang, etc. Alguns associam ao Kratos de God of War.
Um honrado guerreiro que deixa a tribo de Tarok pelo desafio, um guerreiro brutal, mas honrado, que perdeu seu irmão gêmeo não-idêntico há 7 anos. É em várias vezes o primeiro personagem que o desafiará no modo Story, no seu próprio cenário (ao usá-lo, ele enfrentará Divada).

Korr tem o grande lance de usar espadas flamejantes em golpes duplos com o Double Flaming Strike. O golpe estratégico é minar a energia com o Fore médio abaixado, quando o inimigo agachar em média distância.
Na falta de magias, use o Elbow Smash para se aproximar com uma ombrada, e complete com o Tarok Strike, um "voleio" mortal por baixo, é Death Move na certa!
Uma boa tática é alternar o Double Flaming Strike e 360º Flaming Strike, quebra a defesa do inimigo. Quando pegar o jeito, memorize o Gut Smash. Um bom combo é Elbow Smash e completar com uma Rasteira (Fore forte baixo).

Double Flame Strike
(y ou Z) êè
Elbow Smash
èè+ B ou C
360º Flame Strike
(y ou Z) èé
Gut Smash
çêè+ B ou C
Tarok Strike
(B ou C)êè

__________________________________________________________________
BANE
Lobo Solitário
Arma: Stone Warhammer
Background: Cursed Path


Bane é "Zangief" do jogo: Grandão e pesado. Dizem as lendas que este guerreiro amaldiçoado que perdeu a memória, se esconde nas montanhas, na companhia dos lobos, e matou um Dente de Sabres, utilizando suas presas no punho, e seu Martelo de Pedra. Devem temê-lo as meninas Jen-Tai e Talazia.

Bane é pesado, mas não é tão lento quanto outros pesadões. Seus inimigos devem evitar proximidade. Berserker consiste num giro triplo bem inspirado no lutador russo. Skull Crusher é um dos muitos golpes do tipo Mergulho, calcule onde vai cair. Mutilator é um salto curto com efeito de defesa, impactando no chão. Em curta distância, capriche nos golpes médios seguidos, e finalize com Head Rock. Boa combinação é usar o Skull Crusher médio seguido de Mutilator médio.  Quando ficar fera tente o seguinte combo: Salte com Fore forte, emende um dois-em-um com Fore médio e finalize com Hammer Slash, também use o seu  Power Deflect, o Power Hammer, é útil pra se aproximar.

Skull Crusher
(y ou Z) çé
Berserker
(B ou C) çè
Hammer Slash
(B ou C) éçê
Mutilator
êê+Y ou Z

________________________________________________________________________________
ZORN
O Saqueador
Arma: Ivory Axe n' Skull Shield
Background: Dragon's Arena


Zorn é o típico malvadão pro jogador se simpatizar, um ladrão que adquire grandes tesouros, em especial armas exóticas. Ele é um lacaio de Zarak, e entrou no torneio para se rebelar contra seu amo. É o segundo guerreiro do Império, apenas abaixo de Jen-Tai, e estranhamente, sinto uma rivalidade entre os dois (Vai ver, Jen recusou um convite pra sair e cortar umas cabeças!).

Seus ataques com o machado podem levantar uma onda de energia vermelha infernal, embora alguns de seus movimentos sejam lentos. O Back forte tem um enorme alcance e pega duas vezes, e o Fore médio no ar bom para voadoras. Zorn é pra quem gosta de combate defensivo. Este personagem parece que leva alguma vantagem contra Talazia e Bane CPU.

Para jogadores que ainda sentem necessidade de magias, o Ancient Axe arremessa seu machado. Ataque o inimigo enquanto recua e complete com o Heel Grinder, arranca 1/5 da energia se bem colocado. Fuja por baixo ou se aproxime de surpresa com o Roll. Bem perto, agarre o inimigo com o Axe Lift. Uma dica é quando dominar o jogo aprenda o Skull Crusher, um dos melhores Power Deflects, pra derrubar o inimigo e completar com um Back Forte no chão ou Fore médio dois-em-um.


Ancient Axe
çè+ Y ou Z
Hell Grinder
ç+Y ou Z,è 
Axe Lift
(B ou C) é
Roll
è⇘⇙+ Y ou Z

___________________________________________________________
TALAZIA
Amazona-pássaro
Arma: Talon Blade n' Claw Shield
Background: Tree Tops


Nas alturas da floresta, encontra-se Talazia, a amazona cujo totem é o falcão, e pergunta-se quem é ela. O povo universitário das miçangas é que deve curtir o visual dela.
A principio não gostava dela, sua arma é curta e visual é estranho (para bárbaros), mas foi a primeira que consegui zerar no modo normal ("Barbarian"). Alguns de seus movimentos lembram a capoeira brasileira, parece que estou forçando, mas é só ver os movimentos. Enfrentá-la é osso, por isso o jogador deve evitar a curta distância da CPU, especialmente com Bane, Korr ou Jen-Tai.

Seus movimentos imitam e tem nome de pássaros, e obviamente tem vantagem no ar. De perto, o Double Talon Blade (um bater de asas baixo) atinge o inimigo 2 vezes, e fura defesas, é o seu golpe principal, que lhe dará vantagem sobre Korr e seu Double Strike.   Seu Guard Drop, o Falcon Strike, é de longe o melhor, um mergulho baixo como o do Vega, use quando o inimigo estiver esperando ou abaixado.   O Talon Blade, além de ser um projétil, serve como Death Move, e útil após um Back Médio dois-em-um.  O Fore forte vira um combo de cotovelos e chutes facilmente chegando a 4 hits, emende algum golpe como o Phoenix Strike. Quando tiver memorizado estes movimentos, tente o Air Tear para mergulhar no inimigo a média distância. Um ótimo combo é saltar e mandar um Back médio, mandar Fore forte dois-em-um, e com Back médio mandar o Air Tear.     

Air Tear
(y ou Z) éè
Talon Blade
çêç+ y ou Z
Phoenix Strike
(Z) çêè
Double Talon Strike
(y ou Z) èêè

_________________________________________________________________________________
DIVADA
Bruxa da Morte
Arma: Twin Staff Blade
Background: Evil Sands

Divada, uma curvilínea e poderosa bruxa, saiu de seu palácio, que dizem guardar tesouros secretos, para enfrentar Demon Lord, alguns creem que sentiu seu poder ameaçado por um mal maior.

Divada tem poderes legais, é a mais parecida com um personagem dos outros games de Luta. Difcil são os comando de especiais físicos. Seu Back Forte (botão Z) é duplo e bem eficiente. Use o Back Forte como rasteira.
Soul Blaster é uma magia que atinge o chão e o inimigo caído, Já Orb of Souls e Displacer Soul, ela se transforma em um globo mágico, funcionando quase como a bolinha do Blanka, para fugir ou contra-atacar. Atravesse o inimigo e complete com um golpe forte. O Soul Drill é um mergulho, mas não é tão eficiente quanto o de Talazia, é lento e você aterrisa no lado oposto. Quando pegar o jeito, treine o Power Flip, que é ótimo contra voadoras. Lance o Soul Baster duas vezes, e no chão caía com o Power Flip.


Ground Blast
(y ou Z) çê
Soul Drill
çè+ Y ou Z
Orb of Souls
(y ou Z) éé
Soul Displacer
(B ou C)êê

Power Flip 
(y ou Z) êèê


________________________________________________________________________________
JEN-TAI
Rainha da Guerra
Arma: Falchon Sword n' Spiked Shield
Background: Circle of Horns


Jen-Tai é a mulher mais forte do game, e talvez da maioria dos games que conheço (exceto Sheeva de MK 3 e Angela de Power Instinct!). A marombada com olho de japa começou sua carreira como mercenária e depois tornou-se uma campeã de duelos, considerada a favorita desafiante de Demon Lord. Na verdade, é junto com Korr, dois dos favoritos do game. Mas possui uma postura mais defensiva, trabalhando a espada (para defesa também) e o escudo (para ataque também).

Ela luta de forma elegante (mas os programadores fizeram uma posição de queda bem contrangedora), usando tanto com sua espada quanto com seu escudo pontiagudo.
Use voadoras com Fore forte com inimigo no chão e médio quando ele saltar. Fore forte também atinge bem alto. Back Blade Strike é belo golpe que defende e ataca ao mesmo tempo, bom quando tenta recuar.
O seu Power Deflect, o Shield Toss é bom pra se aproximar, na verdade, um dos mais úteis, use quando ver um ataque difícil ou ao se levantar.
Use o Leg Breaker pra derrubar o inimigo que defende em pé, é Death Move se acertá-lo 2 vezes. Death Blade faz um belo estrago quando o inimigo faz a besteira de ir em sua direção, e claro se conseguir memorizar mais um golpe, agarre com os chifres com Ram Toss, aquele chifre todo tinha que servir pra algo.
 O melhor combo é derrubar com o Leg Breaker e retalhar com Death Brade Frenzy no chão, se ficar fera, você completa com um Fore Forte no meio (botão C). Ao sentir que o inimigo saltou ou mandou um projétil, mande Back Blade Strike: ele defende ao mesmo tempo que ataca, podendo atingir duas vezes.


Death Blade Frenzy
(B ou C) êè
Leg Breaker
êè+B ou C
Back Blade Strike
(B ou C) çêè
Ram Toss
 (B ou C) èéç(P)




______________________________________________________________________________________
ZARAK
O Demon Lord
Arma: Guillotine (Axe n' Spear)
Background: Final Destiny



Possuido pelo coisa-ruim, Zarak era um guerreiro moribundo que hoje carrega um poder imbatível por décadas. Dá a sensação que espera uma "bela morte", isto é, ser derrubado na arena pelo melhor.

Nas mãos do jogador, vê-se que Zarak não é apelativo. É forte como Bane, mas um pouco mais ágil. Zarak tem grande alcance de sua arma que batizou de Guillotine (Mas a Guilhotina não foi inventada na Revolução Francesa?!) misto de bastão, machado e arpão, e seus poderes são baseados em aranhas, como mostra seu elmo. Você pode lançar teias como projétil ou cuspir em baixo, furando a defesa alta. O Chaos é uma dança com a lança fulminante, mas um pouco lenta comparada à Korr ou Jen-Tai, então tenha certeza que acertou. Jogue teias com o Web Rip. O Inferno é parecido com o Mutilator de Bane, mas de menos alcance.Uma sequencia útil e simples é pular e mandar o Fore Forte, acertar o Back Forte dois-em-um, e emendar um Warp Spider.

Chaos
(y ou Z) èé
Inferno
(y ou Z) è
Web Rip
è+ B ou C
Warp Spider
(y ou Z)éç

GD: Power Vault
çè+ B ou C


__________________________________________________________________________
Conseguiu executar os golpes, ou já desistiu? Paciência, você acostuma.
Na próxima seção, faremos a análise geral e revelaremos mais golpes para os mais experientes!

3 comentários:

  1. Que coincidência boa! Ontém à noite eu estava jogando a versão de Super Nintendo dele! "Jogando" leia-se tentando jogar... Curioso que na época que joguei ele, joguei bem até, mas agora não consigo mais jogar :P

    Vou tentar a versão de Mega Drive :)

    ResponderExcluir
  2. Bom, LGD. Coisa legal, este post estava sendo mexido e remexido, e hoje cismei de postá-lo, queria esperar mais, descobrir mais táticas, etc. Mas disse que era tempo demais. A Versão Mega só é um pouquinho inferior na parte das limitações do console, mesmo.
    Meu conselho e ler o Guide aqui, dá pra pegar o jeito rápido. rss
    obrigado pelo reply!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Só é dificil de entender os golpes prq nao tem legenda dos botoes.... Tipo "z" como se acha isso no snes? E também "èè" sem legendas só na sorte mesmo

    ResponderExcluir