Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

GG Review - X-Men (1994)





Olá Pessoal!

Continuamos viciadíssimos no GG e desta vez vamos  falar de um game muito esperado pro console. Confiram comigo o primeiro X-Men pro Portátil.


Para quem não sabe, X-Men: Mojo World do Master (que já apareceu aqui) foi o terceiro game de uma franquia dos mutantes no Game Gear. Algumas revistas como a Videogame fez pequenos previews, orgulhosos do lançamento do game eles supunham que haveria no limitado G. Gear, 5 mutantes disponíveis e até multiplayer com o cabo.


Na Sala de Perigo, selecione o personagem com
 toques na horizontal e a fase com toques verticais. 

OS ÚLTIMOS DOS MOICANOS
Na história deste game, o Professor X é alertado de um ataque de seu adversário e irmão Juggernaut, e para detê-lo envia Cyclops e Wolverine. Mas tudo era um plano pra atacar a Mansão Xavier e Magneto sequestrar os principais membros da equipe.
Sua tarefa, é a mesma  de Mojo World: Os dois X-Men restantes (sem multiplayer) devem salvar cada membro dos chefes de fase, assim aumentando seu elenco, podendo mesmo trocar de personagens no meio da fase. Mas se um deles for derrotado, será descartado do seu naipe, parece que isto se tornou o tom do estilo de todas as versões Game Gear.


Dica: Wolverine precisa abusar do fator de cura.
 Ao ver o ícone de X, acione o poder mutante (aperte Pause sem segurar) e recarregue seu Life,
 quando estiver satisfeito pegue o item pra aumentar de novo Poder Mutante.

ARMA-X
E quem aparece nesta versão? Tudo indica que a Revista Videogame se enganou: Não eram 5, mas conseguiram a proeza de unir 7 dos mutantes do Universo X-Men. Tudo isso?! Não acreditei. Vamos falar deles e suas habilidades de jogo.

CYCLOPS - O líder de campo dos X-Men. Além de ter um punho de longo alcance (coisa mais que preciosa nos jogos do GG) e ter salto duplo, o poder mutante de Cyclops é disparar seu raio óptico e poder direciona-lo para onde quiser. Um único Raio é suficiente pra abater alguns inimigos.

WOLVERINE - O mais destemido e popular dos X-Men. Mas não se engane. Neste jogo, e somente neste, não é dos melhores personagens, apesar de forte e ter pulo duplo. Seu poder consiste em liberar as garras, que infelizmente tem curto alcance, o seu maior trunfo é o Fator de Cura, em que ficando parado troca Poder Mutante por Life que vai gastando enquanto é acionado. Acredito que enfraqueceram o herói, acreditando ser muito vantajosa esta habilidade.

PERSONAGENS DE FASES INCIAIS
STORM (TEMPESTADE) - Tempestade é a senhora do Tempo e uma das mutantes mais poderosas. Seus golpes normais consistem em rasteiras e voadoras além de socos. Não possui pulo duplo, mas seu poder mutante é dos melhores, ela dispara raios das mãos e pode voar. Para limitar um pouco, apenas pode lançar raios do Chão, e como Wolverine, seu poder vai sendo gasto com o tempo. - Chefe: Calistto

PSYLOCKE - Às vezes confundida com Jean Grey pelos fãs da TV, mas aparece em boa parte dos games X-Men. Possui o pulo duplo e seu poder é a adaga psiônica, que causa bastante dano, mas só. Esta ninja é infelizmente a pior personagem pra escolher. - Chefe: Scorpion Queen

NIGHTCRAWLER (NOTURNO) -  Este X-Men secundário não tem forma humana e por isso tem características normais diferentes. Ele é rápido, e mesmo sem pulo duplo, salta mais alto. Seus poderes são mais de mobilidade, grudar em paredes e tetos e teleportar. Infelizmente, tem pouco poder de combate. - Chefe: Sebastian Shaw

PERSONAGENS DE FASES MAIS DIFÍCEIS
ROGUE (VAMPIRA) - Personagem do primeiro escalão, além de linda. Como absorve a força de quem toca, possuiu permanentemente os poderes da Miss Marvel. Ela não tem pulo duplo, mas abaixa de projéteis. Seus poderes que são gastos com o tempo, são os mesmos de Miss Marvel: o voo e super força e resistência. Pena que ela não drena a força de ninguém com o toque... - Chefe: Omega Red

ICEMAN (HOMEM DE GELO) -  O homem gelado que estreou na primeira versão de X-Men com Cyclops não foi esquecido. Iceman tem grande poder físico e seu super poder dispara bolas de gelo nos inimigos, acredito que é o melhor personagem. - Chefe: Sauron



GRÁFICOS E SONS
Mas há um preço a se pagar. Em relação aos vários personagens, os sprites são menores que Mojo World, parecendo um ensaio pra este game, No terceiro game, reduziram o número de personagens mas aumentou seu tamanho um pouco. O pulo duplo aqui é bem mais desenhado. Os cenários são detalhados e bonitos, destacam os castelos japoneses de Madripoor, porém o pior são os "efeitos especiais": no Preview do game eu pensava que algo na tela eram "cordas brancas", mas jogando vi que era o "slash" das garras do Wolverine, meio mal feito. Outro caso são os poderes de Tempestade e Psylocke, o raio de Tempestade uma mera bola amarela e a arma de Psylocke só um jato vermelho, pelo menos tivesse o efeito "piscando" já daria outro visual. Os sons são satisfatórios, mas as músicas chegam a irritar qualquer jogador, a de Brood Cave é a pior de todas as músicas. As imagens antes da fase são outro problema. Algumas são bonitas  mas não há um padrão: Na fase Hellfire Club a imagem é de Sebastian Shaw, chefe da fase, até aí ok. Já na Brood Cave, não aparece a chefe, aparece a Psylocke, personagem resgatada naquela fase, até aí certo. Mas no Morlock Tunnel, aparece o Wolverine que nada tem a ver com a fase e em Savage de Sauron aparece um Tiranossauro que nem tem no jogo! 




FATOR-X
Mas com todas as críticas, acredito que o desafio é muito maior que Mojo World. o terceiro game terminei rápido enquanto o primeiro game tive um trabalhão. Não é impossível, mas a começar pelas fases-labirinto, em que várias vezes achei estar indo no caminho certo e fui enganado. As duas fases lineares, o Savage e Madripoor (só disponíveis na Dificuldade maior)  são bem longas que fazem a gente quase desistir. E os itens  não são tão abundantes no cenário: o coração que aumenta o Life e palpita quando está quase morrendo, e o "X" vermelho e azul que recarrega seu poder mutante. 


Dica: No tunel Morlock, deve se guiar pelas plataformas móvel.
 As do andar de cima te levarão a um X azul. As do de baixo te levarão à chefe Calisto.

Os inimigos comuns aparentam ser "inteligentes", pois os bandidos do Hellfire Club atiram em você mirando quando você salta ou está numa plataforma baixa. Os ninjas "lutam" com você mesmo, quando não usam bastões ou shurikens alternam socos e chutes, coisa rara em games de gênero, se alguns chefes saltassem seria mais real, mas também mais difícil.  


Dica: O boss Shaw é imune aos seus ataques mutantes.
 Use o cenário para feri-lo o atraindo, Vampira e Tempestade
 por voarem são as melhores neste serviço.

Update: o nosso leitor Beagle nos corrigiu quanto ao nome do vilão, Sebastian, e não Bernard. Obrigado!


Quando você entra num trecho do cenário, há o Boss Stage, você nem sabe ao certo onde está o chefe, ele anda livremente pelo enorme cenário e quase todos são muito resistentes.   A maioria dos inimigos são padronizados seus ataques, com exceção de Shaw, Sauron e o próprio Magneto. Escolher o X-men correto é a chave pra terminar aquela fase, mas o caminho e o chefe traz um desequilíbrio na escolha.  


O segredo desta fase é achar uma ponte com uma cor diferente.
Pise-a várias vezes para que ela caia e mostre o segundo caminho.
Cyclops é uma ótima escolha para maioria dos cenários, pois tem salto duplo, combate bem e tem seus poderosos olhos. Já Noturno, tem que ser muito criativo em usar o teleporte nas plataformas e agarrar as paredes, e você deve se perguntar como ele venceria um chefe sendo tão defensivo. Com ele consegui chegar rápido em Avalon, a ultima  fase, mas tomei uma surra do Magneto. Quem leva a pior é Psylocke que possui pouco diferencial tanto pra correr uma longa fase quanto pra usar sua arma sem levar o troco de um chefe desaforado. 


Se ver que sua vida está baixa, segure o Pause e aperte 1+2
 para evitar que esta cena ocorra. Você trocará de herói.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se você gostou do X-Men de Master, é obrigatório dar uma olhada nesta belezinha aqui, pois tem um desafio maior. Se você não curtiu, talvez redimirá a franquia dando uma olhada neste pequeno, mas poderoso game que precisa da maior dedicação. Não perca tempo! Vista logo o colant azul-dourado, e entre no time do Professor X, que Magneto lhe espera!



    

8 comentários:

  1. Saudações, Rodrigão!
    Tudo certinho?
    A Sega "espremia" o Game Gear, a ponto de, tirar "até a última gota" de desempenho dele (mesmo que, a parte sonora, fosse muito sacrificada).
    Sei lá mas, a Tectoy, poderia ter feito mais portes de GG pro Master... teria suprido bem mais o console aqui no Brasil.

    P.S.: Mandou bem no review... como sempre!
    Rss!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas!
      Certíssimo!
      Pois bem, tenho na minha "Cruzada Game Gear" visto tanto jogo bom, que acredito que a Tectoy escolheu nem sempre os melhores títulos, a biblioteca poderia ser tanto maior como melhor equipada do Master. Dá pra ver que nem sempre a SEGA usava todo o poder do GG, o som não dava pra fazer melhor, mas o gráfico podia fazer coisas que o SMS não fazia. Em breve, trarei outros jogos GG e outros jogos X-Men, acredito que no Mega Drive. Só aguardar!
      Abraços.

      Excluir
  2. Já tinha visto a versão do Mater System mas não cheguei a jogar nunca imaginava que tinha uma para Game Gear e vendo as imagens achei até que interesante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Rock.
      O Game Gear tem 3 X-Mens! A versão Master é o ultimo game do GG.
      Confira lá que é ótimo!

      Excluir
    2. Ah sim!
      Não é bem (e somente) X-Men mas... tem outro game que os muntantes fazem parte: Spider-Man/X-Men - Arcade's Revenge.
      As versões de Mega Drive e Super Nes foram muito comentadas na época e, só soube que o Game Gear recebeu um port, muitos anos depois, já em emulação. Naqueles tempos, encarei a de Mega e achei "divertinha"... pelo menos, valeu a locação no fim de semana. Rss!!!

      Excluir
    3. Joguei este crossover também, achei divertida a versão Mega na época, mas quando vi os jogos solos dos X-Men, bem melhores graficamente e em desafio. A versão GG me enganou pois lembro de uma revista que apenas anunciou Spiderman e na foto tinha um "Mini-Wolverine" rs. Este também experimentei, só não sei se avançaria e faria um Review dele. Acho que para quem jogou Sinister Six, ele cumpre bem o papel.
      Abraços

      Excluir
  3. mojo world é o melhor da trilogia,os personagens estão grandes e bem desenhados, mas por outro lado limaram as cut scene.
    Só uma coisa o nome do vilão da primeira fase é sebastian shaw (não bernard)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, nem eu sei porque escrevi Bernard, acredito que seja um escritor. Hahahaha (falha nossa! Corrigirei)
      Mojo World é legal, gráfico e música melhor, mas perdeu muita coisa, alguns labirintos muito fáceis e liberdade de cenário no boss battle, nos dois jogos anteriores o herói e o vilão "passeavam" no cenário.
      Abraços.

      Excluir