Páginas

sábado, 18 de março de 2017

MD Review - X-men 2: Clone Wars (1995)


Fala pessoal,
Parece que estamos mesmo na febre da chegada de mais filmes com os mutantes da Marvel.
Por isso decidi dar uma olhada no meu velho cart do segundo game dos X-Men para o Mega: The Clone Wars.

O início de 1995 foi marcado por um "Boom" de jogos X-Men! Havia jogo dos mutantes pra todos os lados. No SNES havia a experiência de Mutant Apocalypse, nos Game Gear, donos de portáteis divertiam-se com o Game Master's Legacy, e nos Arcades, a Capcom revolucionava seu estilo com Children of Atom. O Mega pretendia arrebentar com um game solo do Wolverine e logo após, lançava este segundo game X-Men, Clone Wars.  



A primeira coisa que estranhei neste game foi a entrada brusca de um dos personagens num cenário de neve e gente me atacando sem nem perguntar. Só depois de ter achado que o game era pirata, apareceu o Título do Game. Vamos entender por quê?


O ATAQUE DOS CLONES
Nada de Star Wars. A história é inspirada numa saga simultânea a das HQ's em 1995. Uma raça alienígena chamada Phalanx vem a Terra e quer dominá-la absorvendo seus habitantes. E os mutantes foram sequestrados e clonados, apenas um pequeno grupo, 6 dos X-Men escaparam da captura por estarem numa missão na Sibéria. A salvação para eles é encontrar seu velho inimigo, Magneto. Atravessando os locais mais inusitados terão de derrotar as Sentinelas, Exodus, Deathbird e mesmo... o Apocalypse!



GRÁFICOS E SONS
Quando saímos de jogos 8 bits e entramos nos 16 bits, pensamos que "os problemas daquele tipo de jogo acabaram", Mas isso é um engano.
Só que aqui, felizmente, isto não acontece. Este segundo jogo aponta as falhas do primeiro. Com gráficos mais escuros, porém mais brilhantes. Sprites que conseguiram ficar melhor desenhadas. E os sons, ambientam bem o clima apocalíptico (desculpe o trocadilho!), com destaque pra música das Sentinelas que lembra o palpitar de um coração acelerado. Trilha composta por ninguém menos que Kurt Harland da Banda Information Society. Tiros e explosões são os efeitos sonoros dominantes com um certo "aah!" antes de perder seu personagem. 


No início  e no Game Over, vemos imagens misteriosas que mostram o Professor Xavier no Cerebro, analisando as perspectivas de resistência da Terra. Cabe você usar os 6 X-Men como melhor convir pra vencer os desafios.
E sempre nos games X-Men a pergunta é ; Quem entra no enredo?


TIME-X

BEAST (FERA) - Um dos dois heróis sem forma humana neste Game, Dr. Hawk McCoy além de ser o mais inteligente é o mais forte de todos os personagens, capaz de derrubar com um golpe só alguns inimigos resistentes.
A (Poder X) - Causa tremor no cenário, no Ar, dá um salto mortal.
B (Ataque básico) - seus socos são os mais poderosos.
C (salto) - salto duplo, e pode grudar nas paredes.

CYCLOPS - O líder de campo dos X-Men tem como seu trunfo seus raios ópticos, mas acho ele mais forte que o esperado do personagem das HQ's (como em Children of Atom da Capcom). Controlar a direção do Raio lhe dá vantagem de atirar em posições mais seguras.
A (Poder X) - Raio óptico, carregável e direcionável.
B (Ataque básico) - socos e voadoras
C (salto) - saltos normais.


Dica: Se segurar o botão A, você aumenta a potencia dos poderes mutantes.
Funciona com Cyclops, Gambit e Noturno. 
Golpes Normais e Especiais podem ser apontados pra cima.

GAMBIT - O personagem francês usa suas cartas como arma, pois pode carregar com energia os objetos. As diferenças para Cyclops é que se não pode direcionar seu tiro, ao menos é melhor lutador com seu bastão. 
A (Poder X) - Cartas energéticas, carregável.
B (Ataque básico) - golpes de de bastão.
C (salto) - dá voadoras "rasantes".

NIGHTCRAWLER (NOTURNO) - Outro personagem de aspecto não humano. É rápido e usa saltos mirabolantes. Além de atravessar cenários, seu teleporte também é bom atingir o inimigo. Melhor que no GG que não precisa "trocar" socos pelos Teleporte.
A (Poder X) - Teleporte, carregável e direcionável.
B (Ataque básico) - socos e voadoras.
C (salto) - Salto Duplo e dá voadoras "rasantes".


Dica; a Arma psiônica de Psylocke não funciona com máquinas.

PSYLOCKE - Unica mulher para o jogador, mas dá um banho naquela versão do GG que falamos. Psylocke é rápida, usa muito bem sua espada. A Faca psiônica serve pra ataque e voo, só atinge seres orgânicos. 
A (Poder X) - Adaga psiônica, com salto voa. 
B (Ataque básico) - Espada
C (salto)  - Salto Duplo e gruda e gruda na parede

WOLVERINE - Logan é o mais popular dos X-Men, em força só perde pro Fera. Tem o poder de cura, mas é um pouco limitado. Você deve parar quando estiver com a energia piscando, e então recarregará. Mas apenas recarrega até 3 barras pra você sair da linha de perigo.
A (Poder X) - Investida.
B (Ataque básico) - Garras.
C (salto) - Salto Duplo e escala paredes.



O interessante é que os poderes mutantes estão liberados neste jogo, como em Mutant Apocalypse, mas são limitados pelo Life. Se seu Life estiver no máximo com 9 ou 10 barras, seu poder mutante aumenta o impacto. Novamente, ponto pra essa versão contra o primeiro game, os controles mostram-se mais rápidos e precisos, principalmente se comparar com o Wolverine de Adamantiun Rage.


Dica: Em Savage Land, lutadores animalizados como Wolverine e Fera
parecem se sair melhor.
Diferente das versões GG, todos os personagens são muito competentes pra passar as diversas fases, uma questão de costume. E o maior barato é entrar no modo 2 jogadores.

Dica: No coração dos Sentinelas escolha um 
personagem que usa Raios como Cyclops.
Destrua as  placas giratórias.
O nível de Dificuldade é outro ponto importante. Senti um desempenho melhor quando comecei do que nas versões 8 bits, mas é um erro pensar que este jogo é fácil. Mas o sistema não é injusto, não senti-me penalizado no modo 1 player como em Batman & Robin. A primeira fase é um treino indispensável, em intuir que um inimigo pode aparecer sem avisar do outro lado da tela. A exploração do cenário é divertida com as habilidades de subir nas paredes ou o Teleporte de Noturno. Não temos nenhum X-Men voador nesta versão, mas creio que seria um pouco canja demais. Ou teríamos um personagem voador?... 

Super Dica QG Master: Após terminar a fase das Sentinelas, o cenário vai explodir. Você precisa rapidamente refazer a parte dois da segunda fase (desviando das explosões) até a saída de emergência. Disponibilizamos o Mapa pra ficar sussa. Recomendo Noturno pra escapar com rapidez.




Um dos conceitos legais deste Game, é uma aliança que faz um grande sentido na História, como vão ser dominados humanos e mutantes o combate com Magneto na terceira fase, lhe dá o direito de usar o "Vilão" como parte de sua equipe.


Derrote Magneto e você terá sua aliança temporária.

MAGNETO 
A (Poder X) - Explosão. No Ar, aciona o voo. Mas só levita.
B (Ataque básico) - Raio Magnético.
C (salto)  - Salto Comum.


Com Magneto e com Life máximo, fica bem mais fácil!
___________________________________________
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Se você ainda está no pique de X-Men: Apocalypse e entrou na fila pra assistir Logan, esse é um game mais que recomendado, mesmo os fãs exigentes vão se divertir com longas e desafiantes fases. Divirta-se!


4 comentários:

  1. Hum legal esse post ja´tinha ouvido falar a respeito desse jogo vou dar uma conferida um dias desses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim ,Rock! Esse é muito bom e recomendado de vários pro Mega Drive.

      Excluir
  2. Tenho esse cartucho no meu Mega a bastante tempo, na minha opinião devido a jogabilidade, personagens com movimentos diferentes, fases que exigem habilidade para passar e ter q aprender as fraquezas dos chefes de cada (só não exige tanta habilidade quanto o Revenge of Shinobi) belas cores de cenários, por tudo isso (tem também opção jogar com parceiro 2 players) eu o considero um dos melhores jogos estilo aventura para passar de fases diversão garantida! Colega meu q tem SNS pira qnd vê esse jogo! Mas seria uma boa vc postar aí os cheat codes as dicas. Com as dicas desse X-men 2 é possível dominar totalmente as fases e transitar á vontade entre elas com personagem invulnerável, imortal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente tem os cheats e conhecemos eles.
      Obrigado, é uma ótima ideia pra seção Master Dicas!

      Excluir