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sábado, 12 de agosto de 2017

MD Review - The King of Fighters 99 (19XX)











Saudações pessoal! 

Desta vez, farei um review para o irmão mais novo do Master System, o Mega Drive. Mas, não será de um jogo oficial, mas sim, de uma tranqueira saída de algum lugar obscuro lá da China: The King of Fighters 99. Segura aí, porque, a “parada é doida”!

Se você está na casa dos trinta e poucos anos, está ligado que, a China, solta jogos não licenciados no mundo, desde muito tempo. Quem aí não ouviu falar, ou mesmo conheceu, os mitológicos Street Fighter 2 da Yoko Soft e seu hack, Mario Fighter, ambos para o Nintendo 8 bits? Aliás, este console, foi o mais “privilegiado” neste sentido. A lista é imensa e, até hoje, surge algo novo. E não foi somente o NES, o Mega Drive também, recebe os seus.
Esses jogos são tão ruins que, para mim, acabam sendo ótimos... sempre me arrancam muitas risadas. São mal feitos em todos os sentidos, quase nada funciona direito e, os bugs, são mais corriqueiros que alguns games modernos (que precisam de DLCs para serem arrumados). Há casos raros de bons jogos piratas, que são bem feitos mas, não pode-se dizer o mesmo deste KOF.

OBS.1: Daqui para frente, verão muitos termos inventados por mim. Como não achei informações detalhadas à respeito dele, resolvi fazê-los desta forma.
OBS.2: Sim... devo ser doido. Joguei tanto essa joça que, acabei aprendendo. Rss!!!

Olhando assim... até engana.  
O Game - The King of Fighters 99 é um fighting game sem vergonha de ser ridículo e criado por uma companhia desconhecida. Segundo andei vendo em buscas na internet, a “autora do crime”, foi uma tal de X Boy. Apresenta uma engine pra lá de rudimentar, com física e colisão de sprites, totalmente descoordenados.
A seleção de lutadores é uma “belezura só”! Retiraram sprites, cenários e efeitos sonoros de vários jogos da Era 16 Bits, entre Street Fighter, Fatal Fury, Art of Fighting e... X-Men. Sim, tem um Ciclope perdido ali no meio. Essa bagunça toda resultou em “ripagens” porcas onde, vemos um Iori Yagami anão e um Takuma Sakazaki gigante, totalmente, sem padrão de tamanho e qualidade da imagem.
Os cenários são um “copiar/colar” de games diversos. Tem aqueles que ficaram bacaninhas, enquanto outros, bem pobres em termos de detalhes. No geral, até “quebram o galho” e nem são o pior deste jogo.
A trilha sonora, é terrivel! Se conhece alguns destes trabalhos chineses, já sabe o que esperar. São composições genéricas, sem qualquer inspiração (ou competência), com batidas curtas, agudas e repetitivas.
Agora, o “filé”, é a jogabilidade. Os comandos até respondem, você faz um Hadouken e ele sai numa boa, porém, a física é toda bagunçada. Balanceamento? Esquece! Tem “tapa” que tira mais life que “socão” e “rasteirona” que não derruba mas, um “peteleco”, manda o oponente pra longe. Um verdadeiro “Samba do Chinês Doido”.
O mais engraçado é que, se tiver um pouco de paciência, dá para pegar a manha. Para isto, deixe de lado as mecânicas que está acostumado, vistas, nos grandes games do estilo. Aqui, o negócio é mais “old school”... pelo menos, aqueles mais toscos.

_ Sai pra lá, Bizonho!
Personagens "Sombrios" - Podemos ver, lutadores com paletas de cores trocadas mas, diferente de outros piratas (para enganar, como se tivesse um monte de opções), aqui, possuem algumas mudanças na lista de movimentos. Este ponto me surpreendeu... mas, nem tanto. Muitos destes, tem poucos golpes como o Evil Ryu, que não tem Hadouken e Shoryuken, por exemplo. 
Os nomes de uns Chars foram trocados também, como “Robert” por “Lobat” mas, como são todos conhecidos, então, pouco importa. Fica a piada, para a gargalhada geral da galera.


Sobre os movimentos - Como este jogo possui uma engine muito restrita, você está “confinado” à utilizar apenas um botão de soco e outro de chute. Os “Especiais Normais” seguirão esta lógica: os feitos com socos, serão os “Fracos” e, os com chutes, os “Fortes”. Ainda sobre socos e chutes, você obtém variações entre Fortes e Fracos, usando-os, junto com os direcionais para frente ou para trás.
Há os “Super Moves”, acionados, quando o ícone “Max” aparecer embaixo de sua barra de vida. Poderão ser executados por quatro vezes, enquanto estiver na tela. O Max surgirá, quando estiver, com cerca de 25% de "saúde".
Você ainda pode bloquear, tanto da forma tradicional, colocando o direcional para trás ou apertando o botão A. 

Os lutadores – Quem quiser tentar a sorte neste KOF 99, aqui está, a lista de comandos. Não estranhem as versões "Sombrias" com poucos golpes. Pra "variar", eles são zuados assim mesmo.
 
Eeeeita! Esse jogo promete! (Sabe de nada, inocente!)

Andy Bogard
Sho Ryu Dan: Frente, Baixo, Baixo/Frente + B ou C
Hi Sho Ken: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B 
Choreppadan: Baixo, Baixo/Trás, Trás, Baixo/Trás, Baixo, Baixo/Frente, Frente + C

Dark Andy
Reppadan: Baixo, Baixo/Trás, Trás + B ou C
Super Combo: Trás, Baixo/Trás, Baixo, Baixo/Frente, Frente + B




Terry Bogard
Burning Knuckle: Trás, Baixo/Trás, Baixo, Baixo/Frente, Frente + B ou C
Rising Tackle: Frente, Baixo, Baixo/Frente + B ou C
Power Wave: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B
Power Geyser: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B

Hungry Terry
Crack Shoot: Baixo, Baixo/Trás, Trás + B ou C
Rising Tackle Combo: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B




Guile
Sonic Boom: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B ou C
Flash Kick: Baixo, Baixo/Trás, Trás + C
Sonic Hurricane: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B

Mercenarie Guile
Sonic Rush: B, DB, D, DF, F + B ou C
Total Wipeout: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B




Ryu
Hadouken: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B ou C
Shoryuken: Frente, Baixo, Baixo/Frente + B ou C
Tatsumaki Senpukyaku (parado): Baixo, Baixo/Trás, Trás + B ou C
Shinku Hadouken: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B

Evil Ryu
Tatsumaki Senpukyaku (movendo)Baixo, Baixo/Trás, Trás + B ou C
Shoryureppa: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B




Ryo Sakazaki
Kou Oh Ken: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B
Kohou: Frente, Baixo, Baixo/Frente + B
Zanretsuken: B repetidamente ou Segurar B + Para Trás x2
Haoh Shoukoken: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B

Serious Ryo
Blazing Kick: Baixo, Baixo/Trás, Trás + B ou C
Ryuuko Ranbu: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B




Joe Higashi
Tornado Upper: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B ou C
Tiger Kick: Frente, Baixo, Baixo/Frente + B ou C
Machine Gun Punch:  B repetidamente ou Segurar B + Trás x2
Screw Upper: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B

Furious Joe
Slash Kick: Baixo, Baixo/Trás, Trás + B ou C
Hyper Tiger KickBaixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B




Takuma Sakazaki
Kou Oh Ken: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B ou C
Flaming Kick: Frente, Baixo, Baixo/Frente + B o C
Haoh Sho Koh Ken: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B

Serious Takuma
Flying Kick: Baixo, Baixo/Trás, Trás + B ou C





Robert Garcia
Kou Oh Ken: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B
Zanretsuken: C repetidamente ou Segurar C + Para Trás x2
Kohou: Frente, Baixo, Baixo/Frente + B
Haoh Sho Koh Ken: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B

Serious Robert
Super Zanretsuken: Trás, Baixo, Baixo/Trás + B ou C





Iori Yagami
Exorcism: Baixo, Baixo/Frente, Frente + C
Dark Crescent Slice: Baixo, Baixo/Trás, Trás + C
Deadly Flower Punch: Frente, Baixo, Baixo/Frente + B
Bloody Rage: Baixo, Baixo/Frente, Frente, Baixo/Frente, Baixo, Baixo/Trás, Trás + C


Riot Iori
Sem Mudanças

(*O Bloody Rage é difícil de sair. A resposta ao comando é muito ruim)




Cyclops
Optic Blast: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B ou C
Rising Upper: Frente, Baixo, Baixo/Frente + B ou C
Mega Optic Blast (???): Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B

Acolyte Cyclops
Sem mudanças





Vega
Psycho Crusher: Baixo, Baixo/Frente, Frente + B ou C
Teleport: Baixo, Baixo/Trás, Trás + B
Scissor Kick: Baixo, Baixo/Trás, Trás + C
Psycho Ball: Baixo, Baixo/Frente, Frente x2 + B

Psycho Vega
Sem Mudanças

  




Considerações Finais – Este foi mais um review zueira, do quê qualquer outra coisa. Portanto, sem maiores preocupações em fazer justiça. Muito pelo contrário... ele é ruim de doer!
Penso que, a principal função de um jogo, é entreter. Assim, esta coisa bizarra, até consegue fazer isto, claro, que não se pode esperar nada dele, a não ser, muito “non sense”. Talvez, com isto em mente, você consiga achar alguma diversão aqui. Se não for seu caso, fuja, ou terá sérios danos em suas faculdades mentais (provavelmente, eu já esteja ferrado).
Por fim, um detalhe... joguei no meu novo Mega Drive, via Rom e usando o maravilhoso controle de 6 botões. Fui fazer um teste no PC, com um controle de Playstation 2 e, a situação, ficou complicada. O que já era ruim, ficou impraticável!
Obrigado Sega, por inventar um controle tão foda que, até uma draga como este The King of Fighters 99, fica jogável com ele!
Até mais!
O jogo é tosco mas... é o Ryu! A gente respeita.


10 comentários:

  1. Parabéns pela Matéria, Douglas!
    Esse me chamou a atenção! Agora, vou dizer que quem já jogou naqueles flipers de Street que a gente teleportava, Balrog dava hadouken e Guile tinha sonic boom com força tripla, esse deve divertir pacas!
    Vale a pena pela diversão. Só é pena que poderia ser melhor equilibrado isso aí!

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    1. Valeu, meu amigo!
      Hahahaha!!! O "Street de Rodoviária"... bem lembrado!
      Este KOF 99, só dá pra encarar, se for na zueira... sem esperar nada mesmo. Eu nem sei porquê, "encasquetei" em jogar isto. Quando dei por mim, já tinha pegado a manha e fechado o game (tem uma trolada no fim). Rss!!!
      Como eu disse no texto, um game, foi feito para entreter. Se ele conseguiu (seja lá como), já cumpriu sua função.
      Abraço.

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  2. Me parece ter uma jogabilidade bem zuada olhando pelas imagens aqui eu assisti o pessoal da Warpzone jogar ele pelo youtube já faz alguns meses se não me engano.

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    1. Saudações!
      Tudo certo?
      Zuado é pouco, meu amigo... ele é "todo torto"!
      Mas, já estou acostumado com isto. Eu tive o Fighting Masters naquela época, saiba que era ruim, mas adorava ele assim mesmo (Opa! Pode ser o próximo review! Rss!).
      Abraço!

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  3. Rapaz esse jogo é mta loucura kkk
    Adoro esses jogos piratas chineses, são toscos mas chegam a ser divertidos pela tosquice.
    Lembrei de uma outra pérola, o Top Fighter 2000, onde você pode realizar o sonho de ver o Muhammad Ali dar uma surra no Michael Jordan, Ciclope contra Goku e por aí vai kkk
    https://youtu.be/DofIg_VeXyQ

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    1. Salve, Adinan!
      Tudo certinho?
      Este é outro "crássico", o desfecho de uma trilogia: KOF 98, 99 e Top Fighter 2000. E não para por aí.
      Se não tô enganado, ainda tem Lord of the Rings, Soul Fighter (Soul Calibur), Samurai Shodown 2... tudo, feito com esta engine tosca.
      Se esses chineses tivessem e mesma manha dos russos que hackeram o Ultimate Mortal Kombat 3, transformando no Ultimate Mortal Kombat Trology, daria para sair um jogaço. Mas, "é o que tem pra hoje". Rss!!!
      Abraço.

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  4. Esse é um hack bem safado mesmo. Tenho a rom do 98 e é tão horrível quanto esse.

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    1. Saudações"
      Tudo bem?
      Esses "chinas" são doidos mesmo.
      Acabei de descobrir que portaram aquele jogo de luta dos Power Rangers, só com os Zords, para o Mega Drive.
      Visualmente, fizeram uma boa "ripagem" do Super Nes, com graficos legais e boa animação. Mas os controles e a música, "só Deus na causa". Rss!!!
      Abraço.

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    2. Caramba, desse hack eu não sabia.. Vou procurar aqui para testar.
      Os chinas sempre "homenageando" o mega drive, o problema é que a "homenagem" deles nunca fica muito boa. hahaha

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  5. esse jogo é um update do KOF 98 do MD, a versão anterior é melhorzinha

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