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sábado, 28 de outubro de 2017

GG Review - Crystal Warriors (1991)


Salve pessoal!
O que estão achando dos nossos posts do Game Gear? 
Íamos dar uma sossegada quando pintou este jogo e não desisti dele até terminá-lo. Vamos comigo com Crystal Warriors.



Na história do jogo, o mesmo enredo conhecido. Um continente de fantasia chamado Tyramus é atacado por uma horda de guerreiros  de um conquistador gigante chamado Jyn, que quer se apoderar dos cristais dos 4 elementos. 
Todos passam a temer o tirano até que se levanta uma Princesa chamada Iris, que apesar da aparência fofa, é muito corajosa e lidera, de cidade em cidade, um exercito de resistência. A sorte está lançada. 


Crystal Warriors surgiu para mim como puro acaso. Nunca ouvi falar do jogo até testar a Rom. Trata-se de um RPG de estratégia, bem no estilo anime, mas se você espera algo como um outro Shining Force, devemos preveni-lo de algumas coisas.

GRÁFICOS E SONS


No meu primeiro contato, não quis levar Crystal Warriors a sério. A Arte mangá dos personagens bem como dos cenários, beira ao infantil. Tentava entender na minha cabeça a imagem do mago grisalho ou da guerreira de biquini num corpo infantil. A música é igualmente alegrinha, e (não sei se é minha Rom) não há música dentro da cidade. As batalhas chegam a ser engraçadas parecendo realmente briga de crianças, quando o personagem agita sua espada loucamente e o inimigo esbugalha o olho. Ao menos as magias podiam ter efeitos personalizados.
  


Mini-Shining
Se você gosta de RPG's sem frescuras, Crystal é adequado. Apanhei pra entender o esquema que é simples: Seu exército aparece sobre um castelo e enfrenta outro grupo situado em outro castelo que você desconhece (os bonequinhos aparecem com "?") até que haja um ataque ou você use a magia "Scan" por Iris ou um dos seus magos.

A maioria destas conversas são só ilustrativas.
O terreno, colorido como um jardim de infancia, é variado e possui alguns monstros que seus guerreiros podem capturá-lo (bem no estilo Pokemon), mas são opcionais. O seu objetivo é derrotar ou o exército inimigo ou Iris invadir o Castelo. Nos primeiros níveis isso não é tão óbvio, mas o inimigo tem a intenção de derrotar Iris ou invadir o seu castelo. Mas o jogo não é piedoso como Shining Force, não rola nenhuma ressurreição de personagem perdido e se Iris dançar, Game Over. Para piorar, personagens curadores não podem curar a si mesmos. 

Romi é um dos poucos Magos do jogo.
Não prossiga sem ele ou Friye

Neste game não há iniciativa, o que me confundiu também. Há um cursor que você seleciona a ação de todo seu grupo primeiro (Botão 2). O cursor também analisa (Botão 1) o Status dos personagens conhecidos. O cursor em caso de ataque vira uma espada e magia, um báculo. 

Proteja os personagens mais vulneráveis naquela batalha.
Aposte num ataque multiplo pra eliminar Magos com o Sethe.

O turno de Batalha são 4 ações, duas do atacante e duas do defensor. Se o inimigo for muito forte, posso usar um monstro capturado pra  distrai-lo. Já ocorreu de inimigos fracos pularem sobre Iris, e serem derrotados por ela, só se defendendo. Em outras, Bayne, minha guerreira principal, foi minada por 3 ataques seguidos, dois de magos.  Um mago pode retaliar uma magia se estive no alcance.


Dentro das cidades, o cenário, além de sem som é idêntico. Há 6 prédios. Na pousada, você salva o game e pode "comprar" um aliado se houver. Achei uma dupla de guerreiros chamados "Tyris" e "Flare", homenagem a Golden Axe. No templo, alguém te "prediz" sobre o exército inimigo. Há duas casas normais com conversas. Uma loja de armas e de magias.

Dica: elimine Bane, o clérigo, primeiro. Ele não pode se curar
e recarrega aquele inimigo que você gastou todos seus ataques.


O Ultimo Mestre do Ar
Mas qual o diferencial deste simplório RPG? É justamente o equilíbrio e estratégia dos personagens por serem regidos por um dos quatro elementos. Foi frustrante não saber que seu personagem que tinha evoluído bem era muito vulnerável a um inimigo de elemento mais poderoso. 

Mesmos elementos, o que conta é o nível.
A Regra é assim:
> O Vento vence a Água.
> A Água vence o Fogo.
> O Fogo vence o Vento.
> A Terra apenas conta os Níveis.

Evite que Murak dê o golpe final no monstro, pois ele não os captura.
Personalize  seus magos pra enfrentar 3 elementos.
Iris e os Magos tendem a ser elemento Terra. As magias ofensivas também são baseadas em elementos, bem no estilo do RPG brasileiro 3D&T: Há a hierarquia Fire-Flash-Cold, respectivos Fogo-Vento-Água e causa dano maior ou menor no inimigo de acordo com seu elemento. Suas versões mais fortes são Blaze-Bolt-Frost. 

Eu pensava que era só isso, quando vi um dos personagens andando na lava vulcânica. Descobri que o terreno também influencia os lutadores mais fracos ou mais fortes. Por exemplo, o Madd, um "lobisomem" que é um guerreiro do Ar (Ranger) é o único inimigo que anda no meio das árvores, dá um trabalhão nos primeiros níveis, mas no último vira "soldado raso" de Jyn.




CONSIDERAÇÕES FINAIS
Crystal Warriors não é um jogão. O clima infantil e o enredo como disputa pra enfrentar batalhas impede-o deste título. Mas o elemento de adivinhar o inimigo secreto a cada round, e a rivalidade dos elementos, me rendeu bons dias de diversão. Para o final de semana, pode valer um bom desafio. Desfrute. 




6 comentários:

  1. Eu também conheci ele como você, selecionando a rom por acaso. De cara gostei dele. Ainda não joguei mas jogarei em breve. O post serviu até para lembrar disso, muito bom.

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    1. Puxa, Ulisses!
      Esse é o nosso propósito aqui, suscitar alguma lembrança de coisas que estamos perdendo... Eu continuo fuçando na esperança de continuar achando coisa boa que não conheci.
      Até!

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  2. Hum gostei do estilo do game vou tentar jogar depois esse jogo me interessou um pouco.

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  3. Saudações!
    Tudo bem?
    Pois é... mais um que nunca tinha ouvido falar. E, mais um, cujas capas japonesa e "overseas" são completamente diferentes.
    Essa arte ocidental, deve ter chegado ao ponto, de enganar muito consumidor na hora da compra... o jogo em si, tem ar "cômico". Rss!!!
    Até mais e parabéns por mais um ótimo review.

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    1. Poxa, isso é o que mais pensei! Mais um com temática oriental, meio pro infantil e na capa parece um épico solene.... rsss
      Eu pensava que só tinha Shining Force de estratégia pra GG, ai descubro esse!
      Até, amigo, e obrigado!

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