Páginas

domingo, 29 de julho de 2018

GG/Master Review - Sonic Chaos (1993)



Salve pessoal!
Calcem os tênis de corrida e vamos embora! Vamos vasculhar novamente a biblioteca do Ouriço mais amado do mundo.  Vamos de Sonic Chaos.


Sonic Chaos seria a ultima aventura de Sonic no Master System, mas é originário do Game Gear como o primeiro jogo da série que leva o nome no Japão como Sonic & Tails.


EQUILÍBRIO DISTANTE
A história não é muito diferente das outras, mesmo não sendo canônica, acontecendo pouco antes de Sonic 3 do Mega Drive. Após um grande tremor na Ilha do Sul, Flicky o passarinho foi investigar uma caverna. Descobriu que Ivo "Eggman" Robotnick conseguiu roubar uma das Esmeraldas do Caos, a Vermelha. A estabilidade da Ilha está ameaçada. Então, ele corre pra pedir ajuda à Sonic e Tails, e nossos heróis partem para a nova base do vilão, a Electric Egg.


GRÁFICOS E SONS
Esta terceira aventura tem pontos positivos e negativos que impedem o consenso dos fãs. Os cenários tem cores suaves e tem uma boa sensação de profundidade, mesmo não sendo 3D. O ponto fraco é o sprite do Sonic que ficou com um aspecto "Cyber". Sonic também aparece com animações novas como correr nas pontes em espiral e dar cambalhota ao cair nas molas. 


A Great Turquoise faz a vez de Green Hill do jogo enquanto Mecha Green Hill é um quase labirinto com excesso de verde. O Electric Egg é uma das fortalezas mais bacanas da série. O ponto negativo é não ter os containers que prendiam os animais, mas Sonic e Tails tem uma animação disparando saindo estrelas com uma vinheta bonitinha.


Agora, os sons são o que há de melhor nesta versão. Você ouvirá belíssimas melodias principalmente a Mecha Green Hill que retorna remixada na batalha final com Robotnick. Acqua Planet tem uma melodia mística com uma bela pegada de piano e Electric Egg tem uma melodia futurista misteriosa no sintetizador. Os sons são aqueles de sempre plin-plins dos anéis e o "opa!" ao respirar na fase Acqua Planet. Parece exagero meu, mas a Revista Electronic Gaming Monthly elegeu o jogo do Game Gear em 1993, igual fora Sonic 1 pro Mega Drive em 1991. 


CORRENDO CONTRA O TEMPO
Para muitos fãs, Sonic Chaos é o verdadeiro Sonic 2 de Master. Ele repete dois elementos de Sonic 2 que não haviam no Sonic 1: os loopings nos cenários e a recuperação dos anéis, graças aos 4 Megas do cartucho.


Agora pela primeira vez você pode escolher Tails no jogo. Agora há os elementos principais do segundo jogo do Mega como o Spin-Dash. Cada personagem tem um estilo. Sonic é o único que acessa as fases de bônus (que guardam as Esmeraldas), Tails ganha mais continues. Com cima+pulo, Sonic dispara o Rush Dash e Tails voa. As novidades, além das pontes que você corre pra não cair e a corrida em espiral, é o jatinho que te permite voar por uns segundos.


Os Chefes é que são desbalanceados. O primeiro chefe joaninha e o quarto chefe besouro são muito fáceis. Já o segundo chefe  centopeia é o mais difícil. Mas o destaque é a maquininha do Robotnick no final.
O jogo em geral, é o mais fácil dos três, mas as fases bônus são medonhas. Com Tails zerei em 35 minutos quase sem vidas perdidas.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este Sonic não é o maior clássico da série, mas cumpre seu papel de jogo digestivo pro portátil da SEGA. O capricho gráfico é um dos melhores pros 8 bits e a musica imperdível. As fases bônus ainda acrescentam um elemento extra no desafio! Recomendo pra todo fã do Ouriço!



6 comentários:

  1. Há quanto tempo não entro aqui no QG...saudades, aliás esse Sonic preciso zerar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo! Estamos sempre aqui pra receber o povo com novidades.
      Este Sonic é bem fácil, mas vale muito a pena jogá-lo.
      Abraços!

      Excluir
  2. Muito bom, parabéns. Você planeja continuar a série sobre Ultima IV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Puxa, se pediu temos a obrigação de fazer! (o retorno de vocês é muito importante)
      Voltaremos ao Ultima sim!!

      Excluir
  3. Esta ai um jogo que joguei bem pouco na época quando tinha meu Master System não cheguei a zerar pelo que me lembro mas curtia muito a sua jogabilidae.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Rock! A jogabilidade era ótima, iniciava o Spin Dash na série 8 bits, mas por isso mesmo, ficou mais fácil. Jogo sempre que estou querendo um jogo sem stress e bonito!
      Abraços!

      Excluir